3 de set. de 2022

iPhone 14 Pro: Barra de estado com ícone de bateria clássico e Ecrã Always-on

 Com a entrada em cena do iPhone X, e com a nova adaptação ao notch, assim como aos ecrãs "infinitos", a Apple mudou a informação presente na barra de estado da maioria dos seus smartphones. Um dos elementos que desapareceu foi o ícone de indicação de bateria. Há dias, na versão beta do iOS 16

A Apple planeia trazer o indicador clássico de bateria iOS de volta à barra de estado diretamente na barra de estado no próximo iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max, tirando o máximo partido do espaço adicional no topo do ecrã graças a um novo entalhe em forma de pilha de substituição.

Ilustração iPhone 14 Pro com novo "notch"

Novo aproveitamento da Barra de Estado

De acordo com informações e imagens (supostamente retiradas de fontes fidedignas) publicadas nos fóruns, a Apple irá trazer de volta o clássico indicador de bateria iOS para a barra de estado do próximo iPhone 14 Pro, que incluirá a percentagem de bateria e o ícone da bateria separados um do outro.

Já havíamos visto que esta funcionalidade, de forma diferente, fora introduzida há umas semanas no iOS 16 beta 5. Contudo, o ícone é diferente e a percentagem da bateria está colocada dentro da imagem.

Mais novidades, mas só para o iPhone 14 Pro

Juntamente com o indicador clássico de bateria, a Apple irá reorganizar outros elementos da barra de estado do iOS no ecrã de bloqueio e centro de notificação para os próximos iPhones, incluindo mover o indicador de sinal rede móvel para a esquerda, de acordo com as informações mais recentes.

Não se sabe se o indicador de bateria clássico estará presente na barra de estado quando o dispositivo estiver desbloqueado e em uso, dada a necessidade de exibir o tempo à esquerda, reduzindo a quantidade total de largura disponível.

Além desta novidade, consta que "sem querer" foi revelado mais uma funcionalidade nova, embora alvo de rumor há alguns meses. Isto é, o iPhone 14 terá o ecrã always-on.

De acordo com novas informações, o ecrã de bloqueio do iOS 16 interagirá diretamente com o ecrã sempre ativo do ‌iPhone 14 Pro‌. Haverá uma total integração com as notificações e efeitos de profundidade.

Além disso, serão também disponibilizados novos wallpapers para dar mais ênfase ao estado "latente" do ecrã em modo suspenso.

Ilustração de orifícios no ecrã do iPhone 14 pro unidos por software

Por fim, o rumor mais recente é que a Apple, por software, irá unir o "buraco da câmara" com o orifício em forma de cápsula do módulo Face ID. Então, será um recorte menor que o notch, mas unificado.

Fonte: Pplware.

Samsung aproveita a chegada do iPhone 14 para lançar mais algumas farpas à Apple

 As guerras entre a Samsung e a Apple são bem conhecidas, com as empresas a tentarem ficar longe destes cenários. Se na maioria das vezes são os utilizadores a provocar estes confrontos, há situações em que estas acontecem naturalmente e até de forma engraçadas.

Com o iPhone 14 a chegar, a Samsung achou que era oportuno promover os seus smartphones, recorrendo a funcionalidades que estes têm. Desta forma aproveitou e mandou algumas farpas à Apple e ao que esta (não) disponibiliza para o iPhone.

Samsung Apple iPhone fotografia ecrã

Será na próxima semana que a Apple irá apresentar ao mundo o seu novo smartphone. O iPhone 14 deverá chegar com um lote de novidades que tem sido apresentado de forma não oficial e ainda limitada, estando ainda muito em segredo, como é normal na gigante de Cupertino.

Com esta novidade a caminho, a Samsung entendeu ser hora de mostrar como os seus smartphones se destacam no mercado, em especial face aos produtos da Apple. Focou-se no iPhone 14 e no que propostas como o Galaxy Z Flip e o Z Fold têm, não apenas no ecrã, mas também na fotografia.

Com uma simples frase, o narrador aponta o futuro e o que os utilizadores Apple não vão ter acesso tão cedo. Inicia com "preparem-se para o mais recente lançamento da Apple, à medida que entram num mundo onde as cabeças vão virar-se, mas não na tua direção", revelando que o interesse não será para o iPhone 14.

De forma muito direta mostra, a Samsung mostra como as câmaras do Galaxy S22 conseguem um zoom elevado, algo que a Apple não tem ainda. A fotografia da lua, que se mostra de forma única nesta fotografia, com um aumento de 100 vezes é o exemplo perfeito, segundo a Samsung.

Samsung Apple iPhone fotografia ecrã

Há ainda a óbvia tentativa de enaltecer toda a tecnologia associada aos ecrãs dobráveis dos smartphones da Samsung. Em concreto, o vídeo da Samsung aponta os Galaxy Fold e Flip como os exemplos de algo que a Apple e o iPhone vão demorar muitos anos a ter, e que é já padrão nesta marca.

É desta forma direta e muito focada que a Samsung mostra a diferença de tecnologia que os seus smartphones têm em comparação com a concorrência, em especial a Apple. É certo que vão surgir novidades no dia 7 de setembro, mas certamente que estes pontos apontados neste vídeo vão continuar bem distantes.

Fonte: Pplware.

Apple bateu o Android e já domina o mercado dos EUA com mais de 50% dos utilizadores

 O mercado dos EUA é em grande parte uma montra da Apple para o resto do universo global dos smartphones. É aqui que a marca tem mais adeptos e mais seguidores, faltando-lhe apenas uma posição. Dominar face ao Android e a todas as suas propostas nesta área.

Esse momento chegou agora e finalmente a Apple bateu o Android e já domina o mercado dos EUA com mais de 50% dos utilizadores. Este deverá ser uma posição para manter, com a chegada do próximo smartphone da marca, o iPhone 14.

Apple iPhone Android EUA smartphones

Apple e o iPhone dominam nos EUA

A batalha dos smartphones Android e do iPhone decorre em muitos mercados, cada um com a sua particularidade. Nos EUA, onde a Apple tem uma taxa de aceitação elevada, este estava a pender para as propostas baseadas no sistema da Google, mas sofreu agora uma mudança importante.

Foi no final do trimestre que terminou em junho que a Apple conseguiu finalmente atingir a marca dos 50% e assim destronar todos os fabricantes Android. Esta é uma posição importante para a marca porque é a maior desde o lançamento do primeiro iPhone em 2007.

Apple iPhone Android EUA smartphones

A concorrência Android é ainda forte

A concorrência ainda assim é forte, mas está demasiado dispersa. Esta está dividida entre 150 dispositivos que usavam Android, principalmente entre a Samsung e a Lenovo. Jeff Fieldhack, diretor de pesquisa da Counterpoint, referiu que "os sistemas operativos são como religiões sem mudanças significativas".

Esse mesmo analista referiu algumas causas para esta mudança de posição da Apple nos EUA. Nos últimos quatro anos, o fluxo de mudança foi consistentemente do Android para o iOS e que este é um grande marco que poderá ser replicado noutros países ricos em todo o mundo.

Apple iPhone Android EUA smartphones

iPhone domina nos smartphones premium

Enquanto conquistou esta posição, a Apple tem outra situação positiva. A marca continua a dominar nos smartphones premium, com 57% do mercado mundial. Na área dos ultra-premium de dispositivos (de mais de 1.000 dólares), a Apple detém 78% do segmento.

Estas são excelentes notícias para a Apple e que podem mudar ainda mais com a chegada do novo iPhone 14. A sua apresentação será no dia 7 de setembro, momento em que vão ser conhecidas as novidades que a empresa preparou para o novo modelo.

Fonte: Pplware.

Apple Watch salva a vida de um utilizador após o seu coração ter parado 138 vezes em 48 horas

 Não há como fugir à realidade dos factos. Os dispositivos que "vestimos" começam a ter uma preponderância grande na vigilância das nossas atividades e na nossa saúde. O Apple Watch é dos mais creditados quando o assunto é salvar vidas. Agora, este smartwatch está de novo referido após o coração de um utilizador ter parado 138 vezes em 48 horas.

David Last diz que se a esposa não lhe tivesse dado o relógio, ele "não estaria aqui". Mas vamos perceber como tudo aconteceu.

Imagem de David Last com o seu Apple Watch que lhe salvou a vida ao detetar um problema grave no seu coração

Não é por acaso que a Apple tem mais de 100 milhões de Apple Watch ativos e a monitorizar os sinais vitais dos seus utilizadores. São esses sinais que ajudam o software e o hardware dos relógios a detetar anomalias, desvios da normalidade levando os dispositivos a notificar quer o próprio utilizador, quer mesmo as autoridades e equipas de emergência.

O caso de hoje é surpreendente. David Last, um inglês de 54 anos, pai de quatro filhos, atribuiu ao seu Apple Watch o crédito por ainda estar vivo. Segundo informações reveladas ao Independent, o relógio foi determinante para o ajudar numa situação onde o seu coração parou de bater 138 vezes em 48 horas.

Apple Watch: Um presente da esposa que lhe salvou a vida

Conforme é relatado, David, morador em Norfolk, uma região no leste da Inglaterra, recebeu o smartwatch da Apple como presente da sua esposa, Sarah, no seu aniversário em abril.

Quando começou a usar o dispositivo, o Apple Watch começou a dar-lhe avisos de frequência cardíaca anormalmente baixa. Medições tão baixas quanto 30 batimentos por minuto foram registadas quase 3.000 vezes diferentes. A primeira reação do homem foi dizer que o relógio estava com problemas, medições erradas. Mas a sua esposa não ficou satisfeita com a justificação e insistiu para que David fosse a uma consulta com o seu médico.

Eletrocardiograma (ECG) com registo de Holter

Depois de fazer uma ressonância magnética em maio e obter os resultados em julho, Last fez um eletrocardiograma (ECG) com registo de Holter para chegar ao fundo da frequência cardíaca anormal. O hospital, assim que obteve os resultados, tentou entrar em contacto com o paciente. Como David não atendeu de imediato, o hospital teve de insistir, pois tratava-se efetivamente de um caso grave.

Segundo os resultados hospitalares, David tinha um bloqueio cardíaco de terceiro grau assintomático e com risco de vida. Durante o Holter de 48 horas, o seu “coração parou 138 vezes em intervalos de 10 segundos”.

Os médicos conseguiram colocar um pacemaker no seu coração em agosto. Felizmente, o Apple Watch conseguiu alertar as pessoas e mostrar que algo não estava certo. Foram as leituras constantes do relógio que conseguiram perceber a baixa frequência cardíaca. Até então, o homem nunca tinha apresentado qualquer sintoma.

Se ela não me tivesse comprado o Apple Watch no meu aniversário, eu não estaria aqui. Serei eternamente grato a ela por isso. Além de carregá-lo, ele está sempre comigo agora.

Não tive nenhum sintoma. Nós até fomos para a Itália durante 10 dias na nossa lua de mel – eu não fazia ideia de que algo estava errado. Até os médicos ficaram surpresos.

Disse David Last que partilhou a sua experiência.


Fonte: Pplware.




Apple Watch SE 2: O que se sabe até agora?

 Tudo o que se sabe, ou que se pensa saber, está na esfera do rumor. Isto é, nestes últimos dias correram informações de que a Apple irá revelar o Apple Watch SE 2. Alguns anos após a introdução do modelo original, a empresa está a preparar uma segunda geração. Embora não se espere que muita coisa mude neste relógio.

Indo ao baú dos rumores, estas são as informações que podem moldar a ideia sobre os planos que a Apple terá para este novo modelo do seu smartwatch "low cost".

Ilustração Apple Watch SE 2

Apple Watch SE 2: Design e tamanho

Dos vários analistas a falar deste mercado Apple, Mark Gurman da Bloomberg, assume preponderância dado que tem "acertado" em muitas das suas previsões. Como tal, numa das suas newsletters Power On, Gurman disse que o Apple Watch SE 2 não terá o ecrã maior introduzido com o Apple Watch Series 7:

O SE manterá o tamanho do ecrã do modelo atual, em vez de passar para o tamanho maior da Série 7. Mas poderá obter o mesmo chip S8 que o da Série 8, uma atualização do S5 no SE atual a partir de 2020.

Tendo isso em mente, não é claro se a Apple irá trazer um ecrã com a funcionalidade já introduzir do "sempre ligado" com este modelo. Mesmo com 40mm e 44mm, o Apple Watch Series 5 e o Apple Watch Series 6 apresentavam ambos esta tecnologia.

Além disso, não são esperadas alterações radicais, uma vez que tem sido rumor frequente o tal Apple Watch Pro.

 

Processador será o novo ou o já usado na Series 7?

O Apple Watch SE original apresenta o chip S5, que foi disponibilizado com o Apple Watch Series 5. Era semelhante ao introduzido anteriormente, o S4. Atualmente, rumores sugerem que o Apple Watch Series 8 terá o mesmo processador que a geração atual - e o anterior a esta. Com o chip S6, a Apple conseguiu torná-lo 20% mais rápido do que o modelo mais antigo.

Uma vez que a Apple não atualizou o processador nestes últimos anos, é provável que o chip Apple Watch SE 2 seja tão mais rápido como o disponível no Apple Watch Series 8 ou "Pro", embora algumas características possam estar em falta.

 

Será que vai receber o sensor ECG?

O Apple Watch SE original não inclui a aplicação de Oxigénio Sangue nem a aplicação de ECG. Alguns analistas referiram que este relógio não terá o sensor de temperatura corporal há muito esperado, o que significa que a Apple poderá adicionar o monitor de oxigénio no sangue ou pelo menos a capacidade de fazer um ECG com o Apple Watch SE 2.

Além disso, é possível que a Apple esteja a planear atualizar alguns dos sensores mais antigos à luz do anúncio do Apple Watch Series 8.

 

Preço... vamos falar do valor

Tendo em conta que a Apple descontinuou o Apple Watch Series 3, o Apple Watch SE 2 será provavelmente a versão mais em conta para quem não quer estourar com o orçamento na compra de um Apple Watch.

Se os planos não mudarem, esperar que a segunda geração do Apple Watch SE comece a partir de 309 euros, que é a etiqueta de preço atual do modelo original.

Imagem Apple Watch Series 3 com watchOS 8.0.1

Apple Watch Series 3 que será descontinuado pela Apple para dar lugar, eventualmente, ao Apple Watch SE 2 como o relógio "mais barato".

 

Quando é que a Apple lançará o Apple Watch SE 2?

Este relógio da Apple será provavelmente anunciado a 7 de setembro, durante o evento "Far Out" da Apple com o iPhone 14 series, Apple Watch Series 8, e Apple Watch Pro.

Portanto, estes são os rumores até agora sobre o Apple Watch SE 2. Não espere grandes melhorias, mas apenas algumas afinações aqui e ali. Quando a Apple lançou a primeira iteração deste relógio, a empresa disse que poderia ser o par perfeito para pessoas idosas ou crianças que não têm um iPhone.

Fonte: Pplware.