2 de fev. de 2022

Burla com iPhone: Chinês recebe sentença de prisão e tem de pagar 2 milhões de dólares

 Há cerca de 3 anos, Haiteng Wu montou um esquema de burla que exigia da Apple a garantia de equipamentos que eram réplicas, apenas com o IMEI verdadeiro, roubado a utilizadores "reais". Os iPhones falsos vinham da China com uma qualidade impressionante, de tal forma que passavam por verdadeiros. Quando a Apple deu conta, já o esquema tinha prejudicado a empresa num 1 milhão de dólares.

O homem, que vive nos EUA, recebeu agora uma sentença de prisão e uma multa a rondar os 2 milhões de dólares.

Ilustração de burla com iPhone perpetrada por chinês recebe sentença de prisão

Burla à Apple sai caro a grupo de burlões

Haiteng Wu, de 32 anos, natural da República Popular da China, foi sentenciado hoje a 26 meses de prisão por participar de uma conspiração cujo objetivo era fraudar a Apple. O valor da burla ultrapassou 1 milhão de dólares. Isto pode-se ler no site do Departamento de Justiça do Distrito da Colômbia.

Segundo o tribunal, como parte do esquema, Haiteng Wu recebia vários pacotes contendo centenas de iPhones falsificados e inoperáveis ​​de parceiros, em Hong Kong. Os dispositivos continham números IMEI falsificados e números de série que correspondiam a iPhones autênticos dentro da garantia.

Ilustração de iPhone a ser reparado

Para deixar tudo ainda mais real, a gangue possuía múltiplos documentos falsificados de caixas postais alugadas para não gerar suspeitas, e endereços de e-mail espelhados em domínios verdadeiros para criar uma combinação complexa e não suspeita de informações na abertura do pedidos de garantia.

O homem está preso desde 2019, mas ontem a situação piorou após ser sido sentenciado a uma multa de 983 mil dólares, e a pagar o mesmo valor numa ação de apreensão de bens. A sua esposa, Jiahong Cai, assim como outros participantes do esquema de fraude, também estão a ser sentenciados e podem ficar um bom período presos, além de serem obrigados a pagar pesadas indemnizações.

Para já, a esposa de Wu declarou-se culpada de fraude postal, e o juiz condenou-a a mais de cinco meses de serviço comunitário.

Fonte: Pplware.

Apple Watch: Deteção de queda salva a vida de um ciclista

 Não é caso único, bem pelo contrário, começa a ser muito normal este tipo de ações, tendo em conta a quantidade de Apple Watch que existem ativos no mundo. E foi um desses dispositivos que chamou o socorro quando um ciclista caiu, ficou inconsciente e a sangrar da cabeça. Tudo isto foi detetado pelo sistema de Deteção de queda do smartwatch da Apple que chamou o 911 (112, em Portugal).

A polícia de Hermosa Beach no condado de Los Angeles, Califórnia, foi chamada ao local que o relógio indicou aos serviços de emergência como sendo o sítio onde estaria o acidentado.

Ilustração Deteção de queda do Apple Watch num ciclista

De acordo com o departamento de polícia local, os agentes estavam a responder a uma chamada para o 911 (112) que veio de um Apple Watch.

A Apple equipou estes dispositivos com uma tecnologia que já foi creditada como salva-vidas. Quando o relógio deteta uma queda, inicia-se uma contagem decrescente de 60 segundos. Se estiver OK após a queda, pode parar a contagem decrescente antes de os serviços de emergência serem chamados.

Contudo, se estiver realmente inconsciente, o relógio da Apple fará uma chamada automaticamente para o número de emergência (em Portugal é o 112 e nos EUA é o 911). Esta chamada irá informar os socorristas de que alguém sofreu uma queda difícil. O sistema automatizado também partilha as coordenadas de onde ocorreu a queda com um raio de possíveis localizações.

 

Queda deixou marcas severas na cabeça do ciclista

Segundo informações, um ciclista foi fazer uma volta noturna na sua bicicleta elétrica. Por volta da uma da manhã, uma queda forte fez disparar o sistema do Apple Watch que ativou de imediato o pedido de socorro.

A polícia respondeu a essa informação e descobriu um ciclista inconsciente na estrada e a sangrar da sua cabeça. O ferimento exigiu vários dias de internamento no hospital para o ciclista.

 

Quais os dispositivos que têm esta tecnologia?

A deteção de quedas funciona com o Apple Watch SE e Apple Watch Series 4 ou posterior. No outono passado, a Apple atualizou o software do relógio para melhorar o desempenho da deteção de quedas durante os treinos, incluindo o ciclismo. A otimização baseia-se no reconhecimento de movimentos e impactos específicos de quedas durante a prática de ciclismo e outras atividades.

A atualização do watchOS 8 também permite a deteção de quedas apenas durante os treinos.

Deteção de queda

Conforme podem ver, neste menu é também possível ativar a opção Deteção de queda.

Se o Apple Watch Series 4 ou posterior detetar uma queda grave enquanto estiver a utilizar o relógio, irá começar a vibrar, tocar um alarme e apresentar um aviso.

Pode optar por contactar os serviços de emergência ou fechar o aviso ao premir a Digital Crown, tocar em Fechar no canto superior esquerdo ou tocar em "Estou bem".

Se o Apple Watch detetar que está em movimento, irá esperar que responda ao aviso e não entrará automaticamente em contacto com os serviços de emergência. Se o relógio detetar que está inerte há cerca de 1 minuto, irá efetuar a chamada automaticamente.

Quando a chamada terminar, o relógio envia uma mensagem aos contactos de emergência com a sua localização, para que saibam que o relógio detetou uma queda grave e que entrou em contacto com os serviços de emergência. O relógio obtém os contactos de emergência a partir da Ficha médica.

Fonte: Pplware.

Apple lançou o watchOS 8.4.1 para Apple Watch Series 4 e seguintes

 Num lançamento lacónico, sem grandes informações, a Apple disponibilizou uma nova atualização do watchOS para o Apple Watch Series 4 e seguintes. Esta é uma "novidade" que não se estaria à espera, mais ainda depois de na semana passada a empresa ter lançado o watchOS 8.4.

Assim, se tem um smartwatch da Apple que esteja dentro das versões a atualizar, vá a WatchGeralAtualização de software e instale o que lhe vai aparecer.

Imagem Apple Watch Series 7 com watchOS 8.4.1

watchOS 8.4.1 para as séries 4 em diante

Foi há algumas horas que a empresa de Cupertino lançou uma nova versão do seu sistema operativo dedicado aos smartwatches da empresa. Não está claro o que muda exatamente com a atualização, mas as notas de lançamento dizem que o watchOS 8.4.1 vem para corrigir bugs que afetam apenas o Apple Watch Series 4 e posterior.

Embora o Apple Watch Series 3 também suporte watchOS 8, parece que a atualização de hoje não foi disponibilizada para ele.

Conforme referimos aqui, no lançamento do watchOS 8.4, que aconteceu no passado dia 26 de janeiro, a versão corrigiu um bug que impedia que o Apple Watch fosse recarregado com alguns carregadores de terceiros.

Além desta versão, na área de testes para programadores, a versão já disponível é a watchOS 8.5 beta, que saiu aquando do lançamento da também beta iOS 15.4 beta. Contudo, também não há novos recursos notáveis ​​na atualização beta do relógio.

Fonte: Pplware.

3 aplicações para gravar as suas chamadas no iOS

 As aplicações de gravação de chamadas são, como o nome indica, aplicações que permitem que o utilizador grave as chamadas recebidas e efetuadas no seu smartphone. Embora nem sempre seja necessário, por vezes, poderá fazer questão de gravar determinada conversa e, não havendo uma opção nativa, saiba que tem forma de o fazer.

Uma vez que já lhe demos a conhecer gravadores para Android, hoje, deixamos-lhe algumas opções para iOS.

chamada

Caso precise de gravar uma chamada, quer recebida, quer efetuada, poderá fazê-lo com uma das opções que lhe vamos apresentar. Se o seu iPhone não alojar uma opção nativa, trazemos-lhe 3 que pode instalar e farão o trabalho de igual forma.

 

1 - TapeACall Pro

Esta primeira sugestão permite-lhe gravar as chamadas telefónicas recebidas e efetuadas a partir do seu iPhone. É uma das melhores alternativas disponíveis e dispõe de uma panóplia de funcionalidades.

Com este gravador de chamadas pode, então, gravar chamadas recebidas e efetuadas sem limite, descarregar a gravação para o computador e partilhá-la via SMS e em redes sociais como o Facebook. Esta aplicação tem um custo de 10,99€.

TapeACall

 

2 - TrueCaller

Além da possibilidade de gravar as suas chamadas, quer as recebidas, quer as efetuadas, esta opção permite identificar contactos de spam, uma vez que possui uma vasta lista de números na sua base de dados. Além disso, pode ajudá-lo a identificar números desconhecidos.

Embora seja gratuita, poderá aderir à versão premium, desbloqueando outras funcionalidades.

TrueCaller

 

3 - RecMyCalls

Com uma interface bastante intuitiva, esta opção permite também gravar as chamadas recebidas e efetuadas, bem como guardar, exportar ou partilhar as gravações. Com um número ilimitado de gravações, poderá ainda convertê-las em texto e exportar o resultado.

Embora possa testar a aplicação durante três dias, terá de optar por um plano pago.

RecMyCalls

 

Aqui está uma pequena lista de alguns dos gravadores de chamadas disponíveis na App Store. De ressalvar que a utilização deste tipo de aplicação é da responsabilidade de cada um e requer o consentimento de todos os intervenientes.

Fonte: Pplware.




Apple: Alteração na autenticação 2FA trava ataques de phishing via SMS

 Por vezes são pequenas alterações que não revelam de imediato as alterações profundas que estão a acontecer. Um desses casos deu-se agora com a Apple a alterar o comportamento do preenchimento automático de dois fatores (2FA) ao receber códigos SMS. Esta alteração quer garantir que esta técnica só funciona em sites e serviços fidedignos.

O preenchimento automático dos códigos enviados por SMS são uma enorme ajuda na utilização dos serviços quer em aplicações, quer na web, via browser, mas é preciso ter sempre cuidado.

Ilustração autenticação de dois fatores via SMS

 

Esteja atento à alteração que a Apple está a implementar nos SMS

Se já tiver (e deve ter sempre) a autenticação de dois fatores ativada na sua conta da Apple, provavelmente está familiarizado com os códigos que recebe por mensagem SMS. Estes códigos permitem que o utilizador faça login no seu Apple ID e, se estiver num iPhone, iPad ou Mac, este código será inserido automaticamente ou aparecerá na barra QuickType.

Agora, a Apple mudou as próprias mensagens SMS para garantir que o preenchimento automático funciona apenas em sites reais.

Apesar de ser uma alteração "ligeira", a medida impede as tentativas de phishing com sites que se parecem com os da Apple. Agora a Apple insere um identificador à própria mensagem.

Basicamente a Apple fez o seguinte:

Antes mostrava:

O seu código Apple IS é 123456. Não o partilhe com ninguém.

Em novembro de 2021, a Apple referiu que os códigos iriam aparecer neste formato:

O seu código Apple ID é: 123456. Não o partilhe com ninguém. @apple.com #123456 %apple.com

Qual é a finalidade?

Isso significa que qualquer endereço de site que não esteja no corpo do SMS não funcionará com o preenchimento automático. Nesse caso, é o site da Apple, mas outros também podem aproveitar a mesma alteração para os seus próprios sites e serviços. Isto é, poderá ser estendido a muitos outros serviços.

Embora nada disso seja infalível e as pessoas ainda possam inserir o código manualmente e serem enganadas desta maneira, é já um começo. Idealmente, ninguém deverá usar a autenticação de dois fatores baseada em SMS como primeira opção, mas se o fizer, pelo menos é melhor que não ter nada.

Fonte: Pplware.