4 de jul. de 2023

iPhone 15: Apple deve fazer um grande aumento na bateria de toda linha


 Ainda faltam alguns meses para o lançamento oficial da nova linha iPhone 15, mas a ansiedade pela estreia vem junto com os vazamentos. Os novos celulares da Apple devem ter baterias com maiores capacidades, chegando a quase 600 mAh a mais que os modelos anteriores.

As informações foram vazadas por um suposto insider da Foxconn, que fabrica os aparelhos, em Shenzhen, para o site chinês IT Home, nesta terça-feira (4). A melhoria na capacidade vai desde o iPhone 15 básico ao iPhone 15 Pro Max.

Confira as possíveis capacidades dos modelos iPhone 15:

  • iPhone 15: 3.877 mAh
  • iPhone 15 Plus: 4.912 mAh
  • iPhone 15 Pro: 3.650 mAh
  • iPhone 15 Pro Max: 4.852 mAh

A título de comparação, veja a lista com as baterias da linha atual, iPhone 14, lançada em setembro de 2022:

  • iPhone 14: 3.279 mAh
  • iPhone 14 Plus: 4.325 mAh
  • iPhone 14 Pro: 3.200 mAh
  • iPhone 14 Pro Max: 4.323 mAh

O iPhone 14 Pro tem 3200 mAh de bateria, enquanto i iPhone 15 Pro deve chegar com capacidade de 3650 mAh.O iPhone 14 Pro tem 3200 mAh de bateria, enquanto i iPhone 15 Pro deve chegar com capacidade de 3650 mAh.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

O iPhone 15 Pro ainda deve ter consumo de energia reduzido em 35%, pois chegará com o chip A17 Bionic. No irmão mais velho do aparelho e também no iPhone 14 Pro Max, a Apple usa o A16 Bionic. Já os modelos iPhone 14 e iPhone 14 Plus chegaram para os consumidores com o A15 Bionic, o que deve trazer o iPhone 15 e o iPhone 15 Plus com o A16 Bionic.

Os novos celulares da empresa de Cupertino serão, provavelmente, lançados já com o carregador USB-C, ao invés do cabo Lightning. Eles também podem ter armazenamento padrão de 256 GB, deixando para trás os iPhones de 128 GB.

Fonte: Tecmundo.

Certifique-se de que as suas aplicações não o estão a espiar

 A privacidade é um conceito complexo, na perspetiva das empresas responsáveis por algumas aplicações. Por isso, mesmo quando as permissões estão, para si, ajustadas, podem haver surpresas. Hoje, mostramos como pode detetar se as aplicações estão a espiar a sua vida.

Permissões de acesso as aplicações

Aquando da instalação de uma qualquer aplicação, a primeira tarefa é conceder permissões - desde os contactos, localização, microfone, câmara, entre outras. Dependendo da app, há autorizações que fazem, efetivamente, sentido e que vão ser necessárias, quando a for utilizar. Por exemplo, uma aplicação de mensagens querer ter acesso aos seus contactos é justificável.

Contudo, há um leque de outras que não têm um fundamento pertinente. Por exemplo, um jogo querer permissão para aceder à câmara ou ao microfone do seu smartphone, sem que precise destes recursos para ser jogado.

Assim sendo, deixamos-lhe algumas dicas para que se proteja, bem como uma forma de perceber que aplicações estão a aceder a quê, para que possa controlar e agir em conformidade.

Atente ao que as aplicações fazem no seu smartphone

Por ser sabido que a privacidade é um conceito complexo para as empresas-mãe das redes sociais, devemos, em primeiro lugar, e apesar de óbvio, ler as permissões que são pedidas e perceber a sua pertinência.

Depois, estar atento. No Android e iOS, quando uma aplicação decide utilizar a câmara ou o microfone, é ativado um ponto de luz, na parte superior do ecrã. Caso não esteja a utilizar nenhum dos dois recursos e repare que isto aconteceu, estranhe.

Se suspeitar que há alguma aplicação a aceder ao seu microfone ou câmara, sem que tenha utilizado nenhum dos dois, pode confirmar a atividade das suas apps, nas Definições.

 

No iOS...

No caso do iPhone, deverá aceder às Definições > Privacidade e segurança > Relatório de privacidade das aplicações.

No Android...

Caso tenha Android, aceda a Definições Segurança e privacidade > Privacidade > Ver todas as permissões (a partir daqui ser-lhe-á mostrada a Utilização das permissões). Para exemplificação, foi utilizado o Samsung Galaxy s23 Ultra, mas o caminho deverá ser semelhante noutros modelos com sistema operativo Android.

A partir daí, saberá quais as aplicações que acederam a quê, em tempo real, e poderá decidir o que fazer com aquelas que decidem espiá-lo.


Fonte: Pplware.