7 de set. de 2021

Como calibrar o Apple Watch para melhorar a precisão de cada Treino e Atividade

 Por vezes, os smartwatches podem necessitar que os seus sensores sejam calibrados. É uma forma de melhorar a precisão das medições de distância, ritmo e calorias. Assim, hoje trazemos um guia para calibrar o seu Apple Watch que o vai ajudar a obter melhores informações sobre o nível de fitness e passada, o que melhora a precisão quando o GPS está limitado ou indisponível.

Possivelmente, já correram ao lado de alguém que tem um Apple Watch igual ao vosso e no fim do treino os resultados registados foram diferentes. Para resolver estas diferenças, calibrem. Vamos então tratar do assunto.

Imagem Apple Watch calibrado

O Apple Watch é um dispositivo poderoso que traz ao utilizador muitos benefícios. No entanto, se os dados de atividade e treino parecerem desfasados ou até errados, poderá indicar que o smartwatch precisa de atenção.

Em termos de erros, não é um comportamento que aconteça usualmente, a última vez que registamos um erro foi com uma versão beta do watchOS, mas nunca deu um erro com a versão oficial. No entanto, quando comparados lado a lado com outro que fez o mesmo trajeto, há desfasamentos. Apesar de haver vários cenários que podem justificar estes desfasamentos, se calibrar verá que ajuda.

Então, se lhe aparecer algo de errado com os seus dados de frequência cardíaca, passos, distância, calorias ou até mesmo monitorização GPS, existem quatro etapas para tentar corrigir a monitorização de exercícios e atividades do Apple Watch.

Como corrigir desfasamento da monitorização do GPS nos exercícios

Primeiro vamos verificar as definições para termos a certeza que está tudo OK.

  • No iPhone, abra a app Definições.
  • Toque em Privacidade > Serviços de localização.
  • Certifique-se de que os Serviços de localização estão ativados.
  • Desloque-se para baixo e, em seguida, toque em Serviços do sistema.
  • Certifique-se de que a opção Calibragem de movimento está ativada.
  • Em seguida, execute os passos indicados abaixo.




  • Na aplicação Watch no iPhone, escolha o separador O meu relógio no canto inferior esquerdo;
  • Deslize para baixo e toque em Saúde;
  • Escolha os Dados de saúde;
  • Certifique-se de que a sua altura, peso e sexo estão totalmente corretos;
  • Em seguida, vai passar à parte que redefine os seus dados de calibração.

Há ainda outra área que se pode igualmente limpar para começar de novo com os dados renovados:

  • Ainda na aplicação Watch no seu iPhone escolha novamente o separador O meu relógio;
  • Deslize para baixo e toque em Privacidade;
  • Toque em Repor dados de calibragem de fitness.



Bom, agora é equipar e ir para o exterior.

Calibrar o Apple Watch

  1. Com o Apple Watch, vá para uma área exterior aberta, com céu limpo, e plana que proporcione uma boa receção de GPS.
  2. Se tiver o Apple Watch Series 2 ou posterior, apenas precisa do Apple Watch. Se tiver o Apple Watch Series 1 ou anterior, utilize o iPhone para o GPS. Segure o iPhone na mão ou coloque-o numa bolsa para o braço ou para a cintura.
  3. Abra a app Treino. Para começar, toque em Caminhada (ar livre) ou Corrida (ar livre). Para definir uma meta antes de iniciar, toque em ícone ....
  4. Caminhe ou corra ao ritmo normal durante cerca de 20 minutos.

Se não tiver tempo para concluir o treino, pode completar 20 minutos em várias sessões de Treino ao ar livre. Se treinar a diferentes velocidades, deve também calibrar por 20 minutos a cada uma das velocidades em que caminha ou corre.

Sempre que corre ou caminha ao ar livre utilizando os passos anteriores, o seu Apple Watch continua a calibrar o acelerómetro ao realizar a leitura do comprimento da sua passada a diferentes velocidades. A calibragem também pode melhorar a precisão dos seus cálculos de calorias na app Treino e os cálculos das calorias, distância, movimento e exercício na app Atividade.

Fonte: Pplware.

Desempenho do chip A15 do ‘iPhone 13’ continua a dominar os rivais do Android

 A Apple está no bom caminho no que toca ao desenvolvimento dos seus SoCs. Os chips de última geração estão a ajudar a empresa a colocar no mercado computadores, tablets, smartwatches e smartphones com grande poder de processamento, menor consumo de energia e grande longevidade. Segundo informações, o iPhone 13 terá um chip A15 que é o corolário desta realidade descrita.

Um benchmark sobre o que se diz ser o GPU do chip A15 da Apple, destinado ao "iPhone 13", refere que aquele é 13,7% mais rápido que o A14, mantendo a liderança da Apple no desempenho móvel.

Imagem chip A15 do iPhone 13 da Apple

Um teste de benchmark de GPU Manhattan 3.1 mostra que o chip A15 da Apple atingiu 198 FPS durante a primeira ronda de testes. No entanto, a segunda ronda não é tão impressionante, com uma pontuação de cerca de 140 FPS a 150 FPS.

Os resultados do benchmark mostram como a GPU A15 se saiu após duas rondas de testes. As pontuações mostram que o A15 precisa diminuir a sua velocidade depois de algum tempo, mas mesmo quando se considera a queda de velocidade, ele supera os concorrentes por uma margem considerável.

De acordo com um tweet de um leaker conhecido como "FrontTron", os testes de benchmark foram realizados numa amostra do A15 adquirida num lote de julho. Os resultados foram discutidos num fórum coreano chamado Clien.

Segundo o tweet, o iPhone 12 atinge em média 170,7 FPS de desempenho máximo no teste Manhattan 3.1. FrontTron diz que o throttling não é um problema, já que "excede" o desempenho máximo do A14, embora os números pareçam contradizer esta afirmação.




Tudo isto deverá ser confirmado em breve já que os rumores apontam a data de 14 de setembro para a apresentação do iPhone 13. Eventualmente uma semana depois, os utilizadores que comprarem o novo iPhone já estarão a testar estas velocidades para tirar as teimas.

Fonte: Pplware.

TSMC aumenta o preço dos chips da Apple em 3% e da AMD em 5%

 Já não é novidade que várias fabricantes de componentes vão aumentar o custo de produção dos seus equipamentos. A TSMC é uma delas e o aumento implementado poderá chegar até aos 20%.

Agora, as informações mais recentes indicam que a Apple já viu o preço dos seus chips aumentar em 3% e a AMD viu um aumento de 5% nos seus wafers.

Um pouco por toda a indústria, as empresas estão a anunciar um aumento do preço da sua produção, o que irá diretamente afetar o valor a que os produtos vão chegar ao mercado. Por exemplo, a TSMC deve aumentar o preço dos seus wafers até 20%, afetando a Apple e a AMD. E esta é a mesma percentagem que a Samsung Foundry também está a pensar aumentar também. No caso desta última, as grandes afetadas serão a Nvidia e a Qualcomm.

Preço dos chips da Apple aumentados em 3% e da AMD em 5%

De acordo com as informações, a TSMC vai aumentar o preço em 20% para processos acima da litografia de 7nm. Já os chips de 7nm e inferior contam com um aumento de 8%.

Mas parece que esta percentagem não é igual para todos os clientes pois há alguns que são 'especiais' e, por isso, merecem um tratamento diferenciado. Um deles é a Apple, que é a maior cliente da TSMC, responsável por 25% da sua faturação e também a maior cliente no que respeita aos processos de fabrico mais avançados.

Como tal, a fabricante taiwanesa tem para a marca da maçã um aumento de preço mais baixo, de 3%.

Imagem chip A15 do iPhone 13 da Apple

A AMD é também uma das clientes com benefícios, embora não tão especiais como a Apple. Para esta, a TSMC aumentou o custo de produção dos wafers em 5%. Já os restantes clientes receberam a atualização dos valores com percentagens dentro dos valores oficiais, acima mencionados.

Posto isto, é possível que esta alteração de preços também se reflita no valor final dos produtos, destinados aos consumidores.

Fonte: Pplware.

Apple Watch causa alergia a alguns utilizadores. Veja o que deve fazer

 Não é novidade que alguns smartwatches causam alergias e queimaduras a alguns utilizadores. Este problema pode acontecer com qualquer marca, sendo que as causas variam entre o dispositivo em si, a qualidade da pulseira, fatores ambientais, entre outros.

Relativamente ao Apple Watch, alguns utilizadores relatam alergias com o equipamento. Saiba o que fazer caso também experiencie uma situação semelhante.

Imagem Apple Watch para medir a pressão arterial

Mulher sofre queimaduras graves devido ao Apple Watch

De acordo com um recente artigo publicado pelo canal TV WSOCTV, na Carolina do Norte, EUA, uma mulher sentiu o seu pulso 'queimar' enquanto usava o seu Apple Watch.

A mulher, chamada Ann Bracey, julgava que se tratava de uma abelha que ficara presa entre a pulseira e a sua pele. No entanto verificou que a dor era, na verdade, uma reação alérgica que se tornou ainda mais grave no dia seguinte.

O canal entrevistou a mulher, de forma a entender melhor a situação, e também levou a cabo uma pesquisa online sobre casos semelhantes. A pesquisa resultou na descoberta de mais algumas pessoas que tiveram reações alérgicas semelhantes enquanto usaram o relógio inteligente da maçã. No entanto parece que os casos com este equipamento não são tão comuns como outros modelos.

Segundo o que é descrito pelas pessoas afetadas, os sintomas incluem bolhas, sensação de queimadura, irritação da pele, comichão, vermelhidão e pele a descamar.

Entre os cerca de 18 casos encontrados, há um de uma cliente Apple que enviou o seu relógio para a marca analisar. No entanto, e mesmo que a empresa de Cupertino não tenha encontrado nenhum problema, a marca ofereceu reembolso total do equipamento à suposta vítima.

No site oficial da Apple, os utilizadores podem encontrar a lista de todos os materiais usados na construção dos relógios, bem como potenciais alergias que podem afetar algumas pessoas. A empresa alerta ainda que as alergias podem também ser causadas por sabão, suor, entre outras causas.

O que fazer se tiver alergia com o Apple Watch?

A opção mais acertada será procurar um médico especializado em alergias e questões de pele, de forma a analisar e tentar determinar a causa primária da reação.

De qualquer forma, a Apple também deixa alguns conselhos:

  • Certificar-se de que a pele está limpa e seca
  • Ter cuidado com a compra de pulseiras não originais
  • Não usar pulseiras muito largas nem muito apertadas

Alguns estudos desenvolvidos sobre o Apple Watch e as reações que este pode provocar, indicam que o relógio contém níquel, uma substância que pode causar reações alérgicas.

Fonte: Pplware.

Capas de silicone Apple aparecem em vídeo e “confirmam” o nome iPhone 13

 Já se falou muito sobre o novo iPhone, apesar de tudo o que se tenha dito não ter um cunho oficial. Aliás, nem o nome do próximo smartphone da Apple se sabe ao certo. Será iPhone 13? Será iPhone 2021? Ou será outro nome qualquer? Bom, a lógica diz-nos que deverá ser iPhone 13. A corroborar estas informações estão umas imagens de umas capas de silicone Apple que supostamente são fidedignas e têm inscritas o nome correto.

Este vídeo que já corre na web mostra a inscrição "iPhone 13 Pro Max". A ser verdade, não há surpresa na nomenclatura.

Imagem capas de silicone Apple para iPhone 13

iPhone 13 será mesmo iPhone 13...

As imagens apareceram na conta do Twitter @PinkDon1. Nelas podemos perceber que se trata de um lote de capas de proteção para iPhone. Estão empilhadas e presas com um elástico e é possível ver os rótulos "‌iPhone 13‌ Pro Max Silicone Case" com a marca MagSafe logo abaixo.


Apesar de parecer fidedigno, as imagens só por si não garantem nada. O próprio utilizador que partilha as imagens não acrescenta qualquer informação sobre o local de captação deste leak. No entanto, este é mais um indício, a juntar a outros, que suporta a convicção que será o nome que sempre se falou.

 

Superstição ou apenas tara pelo 13?

Há alguns utilizadores que não se mostraram interessados em receber um iPhone que fosse o 13. Isto é, o número trará às pessoas, algumas delas, algum desconforto. Aliás, conforme vimos no início deste ano, uma sondagem da Sellcell, com 3 mil respostas, sugeriu que a maioria desses consumidores não queria que os dispositivos se chamassem "‌‌iPhone 13‌‌".

Então, cerca de 38% dos entrevistados disseram que a Apple deveria chamar a sua próxima série de smartphones simplesmente de "‌‌‌iPhone‌‌‌ (2021)", enquanto 26% achavam que o "‌‌‌iPhone 13‌‌‌" era o melhor nome e apenas 13% disseram que gostariam de ver o dispositivo chamado de "‌‌‌iPhone‌‌‌ 12S".

A Apple deverá trazer um equipamento muito parecido, em termos de design, como o iPhone 12, mas equipado com a mais moderna tecnologia. Para uns faz sentido ser um nome de transição, outros acham que pode ser uma continuidade à linha, como aconteceu entre o iPhone X e depois o iPhone XS.

Fonte: Pplware.