25 de dez. de 2021

Apple domina vendas de smartphones 5G no 3.º trimestre e Xiaomi desacelera

 A estratégia que a Apple preparou no lançamento do iPhone 12 parece estar a resultar. Com a aposta no 5G em todos os seus novos iPhones a partir do modelo 12, a empresa mantém-se no pódio das vendas de smartphones equipados com tecnologia 5G. 

Segundo as novas pesquisas partilhadas pela Strategy Analytics, a empresa de Cupertino continua forte e a Samsung conseguiu ultrapassar a OPPO nas vendas do 3.º trimestre deste ano.

Imagem linha iPhone 13 com 5G

5G: Samsung está mais forte e persegue a Xiaomi na segunda posição

O mercado continua forte, contudo, a batalha é muito feroz no mundo Android, onde a Samsung conseguiu ultrapassar a OPPO e espera agora ultrapassar também a Xiaomi.

A fabricante chinesa Xiaomi registou um abrandamento durante o terceiro trimestre, enquanto que a Honor registou um aumento impressionante. Esta subida atingiu 194% no terceiro trimestre.

A Honor foi a marca de smartphone Android 5G de crescimento mais rápido no que toca à comparação de trimestre homólogos. Os smartphones Honor 5G estão a aumentar rapidamente em popularidade na China. A Honor era anteriormente uma sub-marca da Huawei, mas no início do ano foi criada como uma empresa independente.

Os 50 5G, 50 SE 5G e 50 Pro 5G da empresa foram os seus principais smartphones 5G no terceiro trimestre de 2021.

Explicou Yiwen Wu, diretor da Strategy Analytics.

Imagem do gráfico mostra subida da Samsung e abrandamento da Xiaomi nos smartphones 5tG

 

O abrandamento da Xiaomi

Enquanto o impulso para o 5G está claramente a compensar a maioria dos fabricantes de telefones, o desempenho da Xiaomi no mercado abrandou, especialmente à medida que a Samsung pressionou mais em mercados essenciais, como a Europa.

A vasta carteira de dispositivos com 5G está obviamente a dar frutos à Samsung, especialmente porque a empresa trouxe tais capacidades para modelos mais acessíveis, incluindo a série A.

A Xiaomi, que registou um crescimento impressionante nas vendas globais de smartphones 5G no 2T 2021, viu este crescimento estagnar no 3T 2021, com o crescimento das vendas a um ritmo constante no trimestre mais recente. O ressurgimento da Samsung diminuiu a capacidade de crescimento de Xiaomi na Europa no terceiro trimestre de 2021, enquanto que a OPPO aumentou na China.

Face a uma combinação destes cenários, o da Samsung fora da China e da OPPO na China, a Xiaomi viu a procura dos seus smartphones 5G abrandar consideravelmente no terceiro trimestre de 2021.

Disse Ken Hyers, Diretor da Strategy Analytics.

A Samsung está a preparar-se para lançar novos modelos que continuarão o seu impulso 5G, nomeadamente o Galaxy S21 FE e o Galaxy S22. A Apple continua com fortes vendas em toda a gama iPhone 13 e poderá lançar um smartphone 5G mais barato, com o iPhone SE de terceira geração.

Fonte: Pplware.

A Apple partilhou dez truques e dicas úteis para o iPhone

 São pequenas dicas, truques que permitem aos utilizadores do iPhone tirar mais proveito do sistema operativo e das muitas aplicações nativas. Num vídeo simples, mas com informação gráfica, a Apple deixa 10 sugestões.

No canal do YouTube da empresa, dedicado aos truques e dicas, a Apple tem vários outros vídeos com sugestões que podem ser interessantes explorar. Agora apresentou este conjunto de dicas.

Imagem que ilustra os truques e dicas da Apple

Apple dá umas dicas

Por vezes são estas pequenas explicações que ajudam a atalhar caminho. Este canal da empresa tem essa função: atalhar caminho na utilização do iPhone, iPad, Apple Watch, entre outros. Desta vez foi para o smartphone da empresa.

Saiba que...

  1. Se inserir acidentalmente um dígito errado na aplicação Calculadora, pode deslizar para a esquerda ou direita na parte superior do ecrã para apagar o dígito
  2. A partir do iOS 15, pode fixar conteúdo como links da web numa conversa de Mensagens, basta para isso tocar e segurar o item que deseja fixar e tocar em Afixar?
  3. Para empilhar widgets do ecrã inicial, basta tocar e segurar um espaço vazio no ecrã inicial e arrastar um widget para outro do mesmo tamanho
  4. Para selecionar várias fotos, com o objetivo de adicionar noutra aplicação, toque e segure uma fotografia até sentir um toque, arraste a foto para a outra parte do ecrã enquanto a segura, toque nas fotografias adicionais com um dedo diferente para criar uma pilha, mude para outra enquanto segura a pilha e levante o dedo
  5. Para criar uma abreviatura de texto, como "fds" para "fim de semana", abra a aplicação Definições e toque em Geral > Teclado > Substituição de texto
  6. Para abrir a aplicação Câmara sem desbloquear o iPhone, deslize para a esquerda no ecrã de bloqueio.
  7. Para digitalizar um documento na aplicação Notas, toque no botão da câmara numa nota, toque em Digitalizar documentos e posicione o documento no ecrã
  8. A partir do iOS 15, o utilizador pode copiar e colar texto em tempo real na app Câmara, basta segurar clicar com o dedo no ecrã sobre um documento ou sinal, tocar no botão Digitalizar texto no canto inferior direito e em Copiar
  9. Para passar para a primeira foto de um álbum na aplicação Fotografias, toque no topo do ecrã
  10. Para ter acesso rápido às Sugestões de Pesquisa e Siri no ecrã inicial, deslize para baixo no meio do ecrã

Bom, são dicas simples, é verdade, mas algumas certamente não são do seu conhecimento. Para isso, veja este vídeo produzido pela Apple que explica cada um dos pontos acima elencados:


Use e abuse destas dicas e se quiser ter acesso a mais informação deste género, siga-nos neste link.

Fonte: Pplware.

Problemas a carregar o Apple Watch? A culpa parece ser do watchOS 8.3

 A relação da Apple com os acessórios não oficiais nunca foi pacifica e parece ter tomado uma nova posição com o Apple Watch. A marca nunca foi apologista da sua utilização e quer que os seus utilizadores usem apenas propostas oficiais.

Com queixas crescentes, parece existir um novo problema com o relógio da marca. Estes deixaram de carregar em algumas propostas de outros fabricantes, sendo o dedo apontado à mais recente atualização, o watchOS 8.3.

Apple Watch watchOS 8.3 carregar marca

O Apple Watch deixou de carregar

Foi há poucos dias que a Apple lançou o watchOS 8.3. Este chegou com o lançamento do iOS 15.2, trazendo algumas novidades, nomeadamente associadas à AirTags. Esta foi também que trazia correções para algumas correções e problemas e aparentemente acabou por trazer um novo.

Os relatos estão a acumular-se no Reddit e outras redes socais, com os utilizadores a reportarem o mesmo problema. Ao usarem bases de carregamento não oficiais o Apple Watch ou não carrega ou interrompe o carregamento ao fim de alguns minutos.

A culpa parece estar no watchOS 8.3

Do que é revelado, não existe um padrão e nem um lote de marcas afetadas por este problema nos carregadores do Apple Watch. Marca conceituadas e com provas dadas estão a apresentar o problema. Testes realizados apontam mesmo para este elemento, deixado de fora carregadores e cabos.

O único elemento que é associado a este problema é mesmo a presença do novo watchOS 8.3. Após a sua instalação o problema surge, tendo o Apple Watch deixado de carregar de todo. Apenas com o carregador oficial o relógio da Apple volta a carregar.

A Apple ainda não deu qualquer sinal

Por agora ainda não existe uma solução para este problema do watchOS 8.3 e do Apple Watch. Alguns utilizadores propõem que seja reiniciado e até restaurado o relógio, mas muitos reportam que mesmo com estes passos o problema persiste e não desaparece.

Como é normal nestas situações, a Apple remeteu-se ao silêncio e ainda não reconheceu o problema. Provavelmente estará já a tratar da sua correção, sendo esperado que uma atualização faça desaparecer esta falha e volte a ser possível carregar com qualquer proposta de qualquer marca.

Fonte: Pplware.