8 de set. de 2023

WhatsApp testa atalho para envio de fotos e vídeos na qualidade original


 O WhatsApp Beta começou a testar o atalho para envio de fotos e vídeos na qualidade original. A opção foi encontrada na versão 2.23.19.3 do mensageiro para Android.

O recurso está contido no menu de envio de documentos. Como mostram capturas de tela do site WABetaInfo, autor da descoberta, a ferramenta se chama "Escolher da galeria" e é basicamente um atalho para um método conhecido.

O WhatsApp Beta agora oferece um atalho para selecionar fotos e vídeos da galeria.O WhatsApp Beta agora oferece um atalho para selecionar fotos e vídeos da galeria.Fonte:  WABetaInfo/Reprodução 

Pelo método, a foto ou o vídeo não passam por nenhum algoritmo de compressão do WhatsApp, diferente de quando são enviados pela ferramenta tradicional — mesmo quando em alta resolução.

Por esse caminho, fotos e vídeos são enviados na qualidade original, independente do tamanho — considerando que há um limite de transferência de arquivos de até 2 GB pelo aplicativo. Se forem grandes, as mídias ocupam mais espaço no celular do destinatário e podem consumir mais redes móveis para serem enviadas ou recebidas.

Em testes no WhatsApp Beta

O atalho ainda é exclusivo para testadores do WhatsApp Beta, mas qualquer usuário pode enviar fotos ou vídeos como documento há anos. Para isso, você deve selecionar a opção "Documento" no menu de anexos.

Não há previsão para o lançamento definitivo da novidade, mas por se tratar de algo menor, é possível que não demore para acontecer.

Fonte: Tecmundo

Há uma nova ameaça à integridade do iPhone via Bluetooth

 Há já um ano, mais coisa menos coisa, que existe um dispositivo capaz de atacar a segurança de alguns equipamentos e testar a segurança de infraestruturas. No Brasil, como demos a conhecer, tornou-se viral o uso deste gadget que leva sempre à descoberta de "fendas" na segurança. Desta vez o alvo foi o iPhone. O gadget consegue passar-se por outros dispositivos, como AirTags, AirPods Pro e até mesmo novos contactos. No limite, tornar o iPhone inoperacional através de Bluetooth.

Imagem Flipper Zero que ataca o iphone através do Bluetooth

Há uma crença bem fundamentada de que os iPhones são smartphones muito seguros e, embora isso seja verdade e os graus de proteção e privacidade destes dispositivos sejam muito elevados, isso não significa que sejam impenetráveis e um investigador descobriu um dispositivo que pode torná-los inoperáveis com alguma facilidade.

A cibersegurança está a tornar-se cada vez mais um pilar fundamental das nossas vidas, à medida que estas se tornam mais digitalizadas. E embora ainda estejamos longe de toda a sociedade estar consciente da importância deste aspeto, cada vez mais pessoas estão a interessar-se e a compreender que é importante cuidar da segurança dos nossos dispositivos.

Por isso, o investigador do Techryptic's Blocomeçou este estudo como uma brincadeira destinada a "irritar os fãs da Apple", apenas para mostrar que, apesar do seu poderoso bloco de segurança, há sempre um ponto ou outro que não está assim tão seguro.

Para este "ataque" o investigador recorreu a um pequeno dispositivo sem fios programável chamado Flipper Zero, que se destaca por permitir efetuar ataques sem fios a outros aparelhos próximos. O investigador explicou no seu blog que para efetuar este ataque teve de modificar o Flipper Zero de forma a dotá-lo de ferramentas para efetuar um ataque que designou por "ataque publicitário Bluetooth".

Este tipo de ataque tira partido dos pacotes de publicidade Bluetooth Low Energy (BLE) que permitem a comunicação sem ligação com outros dispositivos nas proximidades.

Como ele aponta, no caso da Apple, a empresa usa este tipo de tecnologia para vários dispositivos, por exemplo, o AirDrop para ver quais dispositivos estão próximos e enviar ficheiros, o HomeKit, que é ativado para descobrir quais dispositivos ligados estão disponíveis, ou o Apple Watch, para ajudar à sincronização com o iPhone.

Segundo ele, para levar a cabo o seu ataque apenas teve de replicar os protocolos dos pacotes de anúncios fazendo-se passar por um grande número de fontes legítimas (dispositivos) e enviar centenas de notificações para o iPhone, que ficou inoperacional com a carga.

O Flipper Zero consegue executar Spoofing nos iPhones. O termo refere-se a programas capazes de simular a identidade de outros dispositivos, como os AirTags.

Disse o autor no seu blog.

Teoricamente, segundo ele, nenhuma versão do iOS está segura.

O Flipper Zero tem a capacidade de lançar efetivamente um ataque de notificação DDOS em qualquer dispositivo iOS, deixando-o inoperacional. Mesmo que o dispositivo esteja no modo avião, não está seguro. A Apple deveria considerar a implementação de recursos para evitar o problema.

O Flipper Zero é um gadget de uma empresa russa, a sua função é clonar radiofrequências. Tecnicamente o equipamento não é capaz de roubar informações dos utilizadores. Mesmo assim, o dispositivo pode causar muita dor de cabeça, principalmente se alguém resolver usar o gadget para bloquear os smartphones iOS na área de cobertura do dispositivo.

Fonte: Pplware.

iPhone 15 com novo visual e USB-C: o que esperar do celular da Apple?


 Já não é mais surpresa para ninguém que a Apple está "cozinhando" a próxima geração de smartphones com a linha iPhone 15, e o lançamento só deve acontecer somente no fim deste ano.

Com anúncio previsto para a próxima terça-feira (12), às 14h, o TecMundo separou os principais rumores sobre o iPhone 15 e o iPhone 15 Pro, como os vazamentos de design, tela, especificações técnicas e tudo que podemos esperar sobre esses aparelhos.

Novo design

A Apple costuma colocar pequenos incrementos nos novos dispositivos. Para 2023, a linha iPhone 15 não deve contar uma alteração visual tão brusca, principalmente com os modelos iPhone 15 "padrão" e o iPhone 15 Plus.

Por outro lado, os modelos iPhone 15 Pro e 15 Pro Max podem receber algumas mudanças. Primeiro, as bordas deverão ser mais suavizadas, e as laterais devem trazer construção de titânio, deixando o acabamento em aço inoxidável de lado.

O uso do titânio na moldura traria, como benefício, uma maior resistência contra quedas e arranhões. Rumores também citam que os iPhone 15 e 15 Pro serão cerca de 10% mais leves, com 185g e 216g, respectivamente.

Ainda na parte lateral, a Apple pretende substituir os botões físicos de volume para controladores hápticos e trocar a chave de volume para um botão. Dessa forma, não haveria uma dupla de botões físicos para apertar, mas sim uma espécie de sensor que reage à pressão dos dedos para aumentar ou diminuir o volume do aparelho.

Um vazamento de películas revelou mais detalhes sobre a diferença entre a moldura em torno da tela. O iPhone 15 Pro Max teria tamanho de 1,55 mm, bem menor quando comparado com a moldura do iPhone 14 Pro Max, que possui 2,17 mm. Isso fará com que parte da tela seja melhor aproveitada.

d IceUniverse/Reprodução 

Além disso, a linha deverá receber novas cores, incluindo uma bem parecida com um vermelho-escuro. Algumas renderizações conseguem dar uma ideia de como o visual seria. Os rumores ainda apontam que os aparelhos também estariam disponíveis nas clássicas cores prata com dourado e cinza.

iphone 15Essas seriam as supostas cores do iPhone 15.

Tela

O iPhone 15 padrão deve ter um display com tamanho de 6,1 polegadas, assim como o Pro. Já o iPhone 15 Plus e o Pro Max podem adotar uma tela de 6,7 polegadas, trazendo painel do tipo OLED. Rumores recentes apontam que mudanças nesse tipo de painel devem acontecer, com a Apple trazendo um display que tenha menos consumo de energia, para melhorar a autonomia da bateria.

d Icer Universe/Reprodução 

Recurso inovador introduzido nos modelos premium da linha iPhone 14, a Ilha Dinâmica agora pode integrar todos os quatro modelos da geração iPhone 15, sem exceções. Na atual geração, apenas as versões Pro e Pro Max têm a tecnologia presente na tela.

Novo hardware

No que diz respeito às configurações internas, a Apple estaria preparando os iPhone 15 Pro e 15 Pro Max para receber o vindouro o chip A17, com fabricação de 3nm da TSMC, segundo rumores. Embora detalhes sobre esse processador sejam ligeiramente escassos, acredita-se que o chip terá 35% a mais de autonomia energética.

Os modelos iPhone 15 e 15 Plus devem chegar com uma versão melhorada do A16, que equipa os topos de linha da atual geração. Como já era de se esperar, todos os celulares terão conectividade 5G. No entanto, alguns rumores revelam que a tecnologia do Wi-Fi 6E também poderia chegar ao iPhone 15 Pro Max.

Outras especulações apontam que os modelos topo de linha poderiam chegar ao mercado com uma atualização de RAM, totalizando até 8 GB. Porém, visto que a Apple trouxe 6 GB somente com o iPhone 14 no ano passado, ainda é preciso levar essa informação com cautela. Também vem sendo especulado que a linha Pro possa receber uma versão com até 2 TB de armazenamento.

Câmeras

Tópico muito aguardado pelos fãs da Apple, os modelos Pro do iPhone 15 não devem ganhar câmeras com resoluções mais altas nesta geração, mantendo os 48 megapixels introduzidos no ano passado. Ao contrário, esses celulares podem, finalmente, ganhar uma lente periscópica para melhorar a capacidade de zoom.

s 4RMD/Reprodução 

Em contrapartida, as versões padrão e Plus devem herdar os 48 MP do iPhone 14 Pro. A grande diferença do iPhone 15 e 15 Plus para os modelos Pro deve ser a chegada do sensor periscópio e novas tecnologias de renderização de imagem, novos recursos de software e afins.

USB-C no lugar do Lightning

Uma grande expectativa nesta geração é a substituição do padrão de carregamento Lightning e para o popular USB Tipo-C. No entanto, a Apple também deverá fazer um aumento na capacidade de bateria de todos os modelos:

  • iPhone 15: 3.877 mAh
  • iPhone 15 Plus: 4.912 mAh
  • iPhone 15 Pro: 3.650 mAh
  • iPhone 15 Pro Max: 4.852 mAh

Ainda não há detalhes concretos, por exemplo, sobre a velocidade de carregamento dos novos celulares. A mudança de conector, entretanto, já vem rendendo piadas dos concorrentes. O Google, recentemente, divulgou uma propaganda do Pixel 7 brincando com a "grande novidade" do iPhone.

Todavia, é esperado que a Apple restrinja a velocidade de carregamento da linha iPhone 15 de acordo com o cabo. Isso significa que apenas cabos licenciados pela empresa conseguiriam atingir as velocidades de carregamento máxima permitida pelos celulares, enquanto outros cabos não-oficiais fariam o carregamento de forma mais lenta.

Data de estreia e preços

A linha iPhone 15 deve ser lançada oficialmente entre setembro e outubro deste ano. Quanto aos preços, ainda é cedo para dizer, mas alguns analistas divergem sobre o possível aumento de preços na nova geração.

A expectativa é de que a versão iPhone 15 (US$ 799) e 15 Plus (US$ 899) continuem com os mesmos valores iniciais nos Estados Unidos. No entanto, para os modelos 15 Pro e 15 Pro Max, a Apple pode fazer um incremento, com preços iniciais de US$ 1.099 e US$ 1.199, respectivamente — os atuais iPhone 14 Pro e 14 Pro Max custam US$ 999 e US$ 1.099, respectivamente.

*Esta matéria foi atualizada por Wellington Arruda em 08/09/2023, às 18h13, com rumores atualizados sobre os celulares.

Fonte: Tecmundo.