27 de abr. de 2021

Apple AirTags… tudo o que precisa saber

 A Apple lançou no passado dia 20 de abril o AirTag.Este dispositivo já estava prometido desde há mais de um ano, quando se começou a falar neste equipamento com pistas deixadas pela própria empresa. Apesar de não ser um dispositivo inovador, a Rede Encontrar da Apple será, em conjunto com os AirTags, um produto único.

Depois da Apple ter aberto as encomendas, na próxima semana começarão a chegar aos utilizadores. Assim, hoje deixamos respostas a várias dúvidas que possam existir.

Imagem AirTags da Apple com indicação de localização

As etiquetas de localização não são uma novidade. Há muitas e há muitos anos. Contudo, os AirTags são especiais porque têm um ecossistema gigante, algo que nenhum outro tem.

Não sendo um dispositivo complexo, em termos tecnológicos, os AirTags abrem um grande número de cenários. Há dúvidas, eventualmente ainda não se sabe tudo delas, mas vamos tentar responder a algumas questões pertinentes.

 

1 – Os AirTags serão indexadas a um utilizador?

Sim. Segundo o que a Apple referiu, os AirTags serão sempre relacionadas com um ID Apple. Isto é, a ligação poderá ser no ato da compra ou no ato da ativação. Portanto, não haverá uma utilização anónima da etiqueta localizadora.

Imagem Apple AirTags com indicação de indexação ao ID Apple

 

2 – Existe ou não um limite de AirTags para cada ID Apple?

Existe sim. Conforme foi dado a saber pela executiva da Apple, Kaiann Drance, a empresa impôs um limite de dispositivos por ID Apple. É 16 o número máximo de AirTags que cada utilizador poderá indexar ao seu ID.

 

3 – É possível desligar um AirTag depois de ligado?

Não. Os AirTags não têm botão físico de ligar e desligar. Os dispositivos vêm numa embalagem e estão desativados e desligados. Isto porque não existe contacto entre a pilha e o hardware.

Posteriormente, quando é retirado o plástico que envolve o AirTag, esta é ligada de imediato. Depois disto, a única maneira de desligar o AirTag é retirando fisicamente a pilha.

Imagem Apple AirTags ativação

 

4 – A pilha do AirTag pode ser substituída facilmente pelo utilizador?

Sim. O AirTag usa uma bateria CR2032, que pode ser substituída pelo utilizador. A Apple colocou um acesso fácil à pilha e escolheu uma pilha que é muito comum nos mais variados dispositivos, como as chaves dos carros, comandos, etc.

Imagem pilha tipo botão das etiquetas de localização da Apple

 

5 – O AirTag é resistente à poeira e à água?

Sim. O AirTag tem certificado IP67. Isso significa que é resistente à poeira e à água (até 30 minutos à profundidade máxima de 1 metro). No entanto, não é à prova de água, portanto, embora possa sobreviver a um banho na piscina, poderá mesmo parar de funcionar.

 

6 – Quais as finalidades que a Apple planeou para o AirTag?

A Apple projetou o AirTag para ser usado num vasto leque de cenários. Segundo as potencialidades da tecnologia, as etiquetas localizadoras permitem localizar objetos que as pessoas perdem com frequências. Por exemplo, as chaves do carro, de casa, a mala ou a mochila.

A empresa desenhou esta peça para ser anexada a um qualquer objeto, apesar de ser necessário um “invólucro” para a envolver.

 

7 – O AirTag poderá ser usado para localizar pessoas ou animais?

Não. Isto é, a Apple projetou este dispositivo para localizar coisas e não pessoas, ou animais. Aliás, a empresa tem mesmo um sistema que avisa alguém que tem um AirTag a “vigiar” a sua localização, se esta etiqueta for usada para fins não convencionais.

No que toca a animais de estimação, este não será o cenário que a Apple idealizou, apesar de ser possível e até beneficiar do facto de o AirTag poder ser lido com um smartphone Android, via NFC. Mas, reforçamos, não foi este o objetivo pensado para o dispositivo.

 

8 – Como se consegue emparelhar um AirTag com um iPhone?

Primeiro é preciso o utilizador ter a certeza que o seu iPhone está a utilizar o iOS 14.5 ou superior para emparelhar o AirTag. Como outros dispositivos da Apple, emparelhar um AirTag com o iPhone é muito simples.

Conforme vão ver de imediato, basta aproximar o AirTag do iPhone, de preferência próximo ao botão ligar/desligar, e uma caixa de diálogo aparecerá, a solicitar que o utilizador emparelhe o AirTag.

 

9 – O AirTag é compatível só com os iPhone 11 e iPhone 12 e dispositivos com chip U1?

Não, o AirTag é compatível com todos os iPhones e iPads com iOS 14.5 ou superior. No iPhone 11 e o mais recente iPhone 12, que trazem o chip U1, o utilizador terá o recurso Localização exataque usa o chip U1 para oferecer a localização interna precisa do AirTag.

 

10 – Como encontrar um AirTag perdido?

O utilizador depois de ativar os AirTags terá na app Encontrar uma área onde estes estarão localizáveis. Lá estará a informação para encontrar o dispositivo perdido.

Dependendo se o iPhone do utilizador está ou não dentro do alcance do AirTag, há duas formas de o localizar. Um AirTag desconectado de um iPhone durante mais de três dias emitirá um som para que o utilizador o possa localizar facilmente.

Se o AirTag estiver ao alcance do iPhone do utilizador, este pode usar o recurso Localização exata na aplicação Encontrar para ter a sua localização exata. A Apple afirma que o AirTag oferece um alcance de cerca de 10 metros, mas isso dependerá de muitos outros fatores.

 

11 – Como encontrar um AirTag offline?

Um AirTag fica offline quando não está perto do iPhone emparelhado. No entanto, aproveitando a rede Encontrar, um AirTag perdido ainda pode transmitir a sua localização para os servidores da Apple para que o utilizador possa encontrá-lo recorrendo à app Encontrar.

Abaixo está como a Apple explica o processo:

O seu AirTag envia um sinal Bluetooth seguro que pode ser detetado pelos dispositivos da rede Encontrar que estão por perto. Estes dispositivos enviam a localização do AirTag para o iCloud. Só precisa de abrir a app Encontrar e ver o objeto perdido no mapa. Todo o processo é anónimo, encriptado para proteger a sua privacidade e é tão eficiente que não precisa de se preocupar com a autonomia da bateria ou com a utilização de dados.

 

12 – Isto é seguro? A minha localização ou do AirTag ficará visível para outros dispositivos?

Não, mesmo quando o AirTag transmite a sua localização usando outros iPhones e dispositivos Apple, ele não revelará a sua localização ou a sua identificação a ninguém. Todo o processo é criptografado e a Apple frequentemente altera o identificador Bluetooth do AirTag por motivos de privacidade e segurança.

 

13 – O que acontece se outra pessoa encontrar o meu AirTag perdido?

Se o utilizador não conseguir encontrar o seu AirTag, pode colocá-la no modo Perdido e fornecer um número de contacto e uma mensagem. Então, se outra pessoa encontrar um AirTag, ela pode colocar o seu iPhone perto do dispositivo e as informações de contacto, assim como as informações de série desse AirTag, aparecerão.

Conforme já referimos, os dispositivos Android também podem ler AirTags perdidos tocando-o na parte de trás do smartphone, com recurso ao NFC.

 

14 – Podemos usar os AirTag com um dispositivo Android?

Não. O AirTag não é compatível com dispositivos Android. No entanto, os dispositivos Android podem ler AirTags perdidos via NFC.

 

15 – Um AirTag pode ser partilhado com um familiar?

Sim e não. Se for usada a partilha de Família, o utilizador pode evitar que o AirTag apareça no iPhone dos seus familiares. Fora isto, não será possível.

 

16 – Podemos partilhar um AirTag com amigos que não fazem parte do nosso grupo Partilha com a familiar?

Sim, o utilizador pode fazer isso. No entanto, tem de desativar a notificação de localização temporariamente do sistema Encontrar antes de entregar o AirTag.

 

Portanto, agora que este gadget está a chegar às mãos dos consumidores, estas questões já ficam com respostas. Se alguma outra existir, deixem nos comentários para podermos partilhar e responder. Em breve teremos no Pplware a análise aos AirTags e aos vários cenários de utilização

Fonte: Pplware.

Apple lança o iOS 14.5 para todos, atualizem já

 Depois de 8 versões beta e uma versão RC, chega agora a versão final do iOS 14.5. Além deste, também foi disponibilizada a versão final do iPadOS 14.5. As novidades são muitas, como já havíamos avançado aqui, mas agora são para todos.

Assim, depois de algum tempo a marinar e afinar, estas são as novidades que vão encontrar no vosso iPhone e iPad. Para os outros dispositivos, a Apple também os estará a lançar.

Estas são as muitas novidades que o novo iOS lhe vai entregar. Suporte para as AirTags e muito mais.

 

Desbloquear o iPhone com o Apple Watch

  • Possibilidade de desbloquear o iPhone X e modelos posteriores com o Apple Watch Series 3 e modelos posteriores, ao tentar usar o Face ID com máscara.

AirTag e Encontrar

  • Suporte para AirTags para monitorizar e localizar objetos importantes, como chaves, carteiras e mochilas, com privacidade e segurança, através da aplicação Encontrar.
  • A opção Localização exata disponibiliza indicações visuais, sonoras e hápticas para encontrar um AirTag por perto, através da ultra banda larga fornecida pelo chip U1 nos modelos de iPhone 11 e iPhone 12.
  • Possibilidade de localizar um AirTag fazendo reproduzir um som através da coluna integrada.
  • A rede Encontrar, com centenas de milhões de dispositivos, pode ajudar a localizar o seu AirTag, mesmo que não esteja por perto.
  • O modo perdido emite uma notificação quando o seu AirTag é encontrado; tem a opção de introduzir um número de telefone através do qual podem entrar em contacto consigo.

Imagem AirTags

Emoji

  • Suporte para tons de pele distintos para cada pessoa em todas as variações do emoji de casal a dar um beijo e do emoji do casal com coração.
  • Novos emoji de rostos, de corações e de mulher com barba.

Siri

  • Anúncio de chamadas recebidas com Siri, incluindo a identificação de quem está a ligar, ao usar AirPods ou auscultadores Beats compatíveis, permitindo atender as chamadas em alta voz.
  • Suporte de chamadas FaceTime em grupo através de um pedido a Siri para ligar através do FaceTime para uma lista de contactos ou um grupo da aplicação Mensagens.
  • Possibilidade de pedir a Siri para efetuar uma chamada para um contacto de emergência.

Privacidade

  • A transparência no seguimento por aplicações permite controlar que aplicações podem seguir a sua atividade em aplicações e sites de outras empresas, para fins de publicidade ou partilha com empresas de recolha de dados.

Apple Music

  • Partilha de letras de músicas através de Mensagens, Facebook e Instagram Stories; os assinantes podem reproduzir o excerto na aplicação Mensagens sem ter de sair da conversa.
  • Top por cidade inclui a música mais ouvida em mais de 100 cidades de todo o mundo.

Podcasts

  • Páginas dos programas renovadas para ser mais fácil começar a ouvir.
  • Opção para guardar e descarregar episódios, que os adiciona automaticamente à biblioteca para um acesso mais rápido.
  • O modo de descarga e as definições de notificação podem ser personalizados para cada podcast.
  • O Top Mais e as categorias populares na pesquisa ajudam a descobrir novos podcasts.

Melhorias para 5G

  • O suporte para SIM duplo permite ligações 5G através do número utilizado para dados móveis, nos modelos de iPhone 12.
  • Melhorias dos modos de dados inteligentes que otimizam ainda mais a experiência em redes 5G, para melhorar a duração da bateria e a utilização de dados nos modelos de iPhone 12.
  • Suporte para roaming internacional 5G em redes operadoras compatíveis, nos modelos de iPhone 12.

Mapas

Partilha da hora prevista de chegada, para itinerários de carro, de bicicleta ou a pé; basta pedir a Siri ou tocar na ficha do itinerário na parte inferior do ecrã e, depois, tocar em Partilhar hora de chegada.

Lembretes

  • Possibilidade de ordenar os lembretes por título, prioridade, data limite ou data de criação.
  • Opção para imprimir as listas de lembretes.

Traduzir

  • A velocidade de reprodução das traduções pode ser regulada com uma pressão longa no botão de reproduzir.

Jogos

  • Suporte para comandos sem fios Xbox Series X|S ou Sony PS5 DualSense™.

CarPlay

  • Com os novos controlos de Siri ou do teclado no CarPlay, a hora prevista de chegada indicada na aplicação Mapas pode ser facilmente partilhada ao conduzir.

Esta atualização também resolve os seguintes problemas:

  • As mensagens no fim das conversas podiam ser ocultadas pelo teclado em determinadas circunstâncias.
  • As mensagens apagadas podiam continuar a aparecer nos resultados das pesquisas com o Spotlight.
  • O envio de mensagens em algumas conversas na aplicação Mensagens podia falhar repetidamente.
  • Alguns utilizadores precisavam de reiniciar o dispositivo para receber e‑mails novos no Mail.
  • A secção de identificação e bloqueio de chamadas podia não aparecer nas definições de Telefone.
  • Os separadores em iCloud podiam não aparecer no Safari.
  • Podia não ser possível desativar o Porta‑chaves em iCloud.
  • Os lembretes criados através de Siri podiam ser definidos involuntariamente para durante a madrugada.
  • O sistema de comunicação do estado da bateria irá recalibrar a capacidade máxima da bateria e a capacidade de desempenho máximo nos modelos de iPhone 11, para resolver as estimativas imprecisas de comunicações do estado da bateria detetadas por alguns utilizadores (https://support.apple.com/HT212247).
  • Otimização que visa reduzir o aparecimento de um ligeiro brilho, com níveis de brilho baixos sobre fundos pretos, nos modelos de iPhone 12.
  • A saída de áudio dos AirPods era direcionada para o dispositivo incorreto na troca automática.
  • As notificações de troca automática dos AirPods podiam não ser apresentadas ou apareciam duplicadas.

Além do iOS 14.5, a Apple lançou igualmente o iPadOS 14.5, watchOS 7.4, macOS 11.3, tvOS 14.5 e HomePod 14.5. Para os seus computadores lançou o macOS Big Sur 11.3.

Fonte: Pplware.