25 de ago. de 2023

Apple regista patente de um anel inteligente

 Aos equipamentos tecnológicos que conhecemos, aos poucos, vão-se juntando outros que, até então, eram apenas fruto da nossa imaginação ou que víamos nos filmes de ficção científica. Um desses equipamentos são os anéis inteligentes e as mais recentes notícias dão conta de que a Apple registou uma nova patente daquele que poderá ser o seu smart ring.

Nova patente da Apple de um anel inteligente

Depois dos relógios inteligentes, há um novo wearable que poderá revolucionar o futuro das tecnologias vestíveis. Estamos a falar dos anéis inteligentes, um produto semelhante a um anel normal, mas com tecnologia avançada incorporada.

E agora, as notícias recentes revelam que a Apple registou novas patentes para aquele que se supõe ser o seu smart ring, que poderá ser apelidado de Apple Ring. Esta possibilidade por parte da marca da maçã já não é propriamente algo novo, pois desde há algum tempo que a empresa estará a analisar essa oportunidade de negócio.

A nova patente a Apple foi registada no passado dia 22 de agosto e mostra então um produto circular que, no seu interior, está capacitado com tecnologia que lhe permite realizar diversas funções. E os detalhes revelam que este anel inteligente poderá vir equipado com várias das funções do Apple Watch, como notificações e respostas rápidas através do equipamento.

No documento da patente são referidas algumas funcionalidades deste wearable, nomeadamente a capacidade de "controlar outros dispositivos". Alguns exemplos são o controlo do smartwatch, equipamentos de monitorização de saúde, smartphones, tablets, portáteis, auriculares, entre outros.

O Apple Ring terá o recurso de feedback háptico que o fará vibrar no dedo do utilizador assim que recebe uma notificação.

Alguns acreditam que os anéis inteligentes se vão tornar muito populares no futuro e substituir as smartbands e smartwatches nalgumas tarefas, como a monitorização da saúde do utilizador.

Neste segmento já existem algumas marcas, como a Oura com o seu Oura Ring. Para além disso, também a Samsung está a preparar o seu anel inteligente que, de acordo com o jornal sul-coreano The Elec, terá como nome Galaxy Ring e já estará na fase de testes com os primeiros protótipos. Este anel deverá chegar ao mercado em 2024.

Fonte: Pplware.

iPhone 15 e 15 Pro podem chegar com novas cores e cabos coloridos; veja


 O iPhone 15 e o iPhone 15 Pro estão previstos para serem anunciados pela Apple no próximo dia 12 de setembro de 2023. Com isso, recentes vazamentos indicam que os telefones podem estrear com novas cores e até mesmo opção de cabos coloridos.

Conforme o informante Unknownz21as variantes iPhone 15 e 15 Plus terão ao menos seis opções de cores diferentes. Enquanto isso, os modelos iPhone 15 Pro e 15 Pro Max devem se beneficiar do acabamento em titânio para oferecer novos tons.

Supostas cores do iPhone 15.Supostas cores do iPhone 15.Fonte:  MacRumors/Reprodução 

Segundo a fonte, o iPhone 15 e 15 Plus terão as opções de cores:

  • Pink/Rose Gold/Blush Gold (Rosa);
  • Green (Verde);
  • Blue (Azul);
  • Yellow (Amarelo);
  • Orange/Coral (Laranja);
  • Black/Midnight/Dark/Basalt (Preto).

Aparentemente, em 2023, os dispositivos de entrada da Apple não serão lançados na tradicional versão vermelha conhecida como Product(Red). Contudo, é possível que a cor retorne como uma opção especial em algum momento de 2024.

Mantendo o ar mais sério, os novos iPhone 15 Pro e 15 Pro Max devem ser lançados nas cores:

  • Blue (Azul);
  • Space Black/Space Gray (Preto);
  • Titanium Gray (Cinza);
  • Silver (Prata).

Como dito, os celulares “super premium” devem trazer tons diferentes das variantes de entrada devido ao acabamento em titânio. Usando o mesmo material resistente e leve, o Apple Watch Ultra está disponível no tom “titânio natural”

Cabos USB-C coloridos

Em uma publicação no X (antigo Twitter), a informante Kosutami divulgou novas imagens de supostos cabos USB-C trançados para iPhone 15. Nos tons laranja, amarelo, azul, preto e branco, os acessórios combinam com as supostas cores dos novos aparelhos da Apple.

Supostos cabos USB-C coloridos do iPhone 15.Supostos cabos USB-C coloridos do iPhone 15.Fonte:  X/Kosutami/Reprodução 

Segundo a fonte, esses seriam os novos cabos originais da Apple. Então, pela primeira vez, a marca deve enviar um cabo de alimentação com a cor combinando com o aparelho.

Seguindo o padrão minimalista, independentemente da cor escolhida pelo usuário, a Apple sempre enviou cabos brancos nas caixas dos iPhones. Portanto, a companhia parece estar disposta a mudar ligeiramente o visual dos acessórios dos produtos.

Fonte: Tecmundo.

Um iPhone 14 Pro está a ser utilizado para construir próteses para animais de estimação

 O projeto é muito interessante e recorre a tecnologias comuns para fabricar próteses para animais de estimação. Estas peças são fabricadas de acordo com o problema do animal e tiram proveito das capacidades do iPhone 14 Pro de digitalização tridimensional.

Um iPhone 14 Pro está a ser utilizado para construir próteses para animais de estimação

iPhone 14 Pro tem um poderoso LiDAR

Graças a uma mente criativa e à impressionante câmara do iPhone 14 Pro, uma empresa de próteses está a criar novas próteses personalizadas para cães que precisam de um pouco mais de apoio.

Os animais que são amputados acabam por desenvolver outros problemas, diminuído-lhes a qualidade de vida. Depender demasiado numa única pata pode levar a problemas nas costas e nas articulações mais tarde na vida do cão. Como tal, obter próteses personalizadas pode aliviar algumas das dores e prolongar a vida dos animais.

A Apple, vendo uma boa história e um bom marketing, mostrou exatamente como a sua tecnologia pode ajudar.

3D, câmara... ação!

Neste vídeo da Apple no YouTube, a empresa mostra a história de Trip - um cão com deformações físicas tão graves que o veterinário o mandou considerar para eutanásia. O dono falou com a 3DPets, uma empresa de construção de próteses, para ver se o podiam ajudar.

Com um iPhone 14 Pro, a 3D Pets utiliza o scanner LiDAR e a câmara TrueDepth para criar um modelo 3D dos animais de estimação em que trabalha. A partir daí, desenham à mão próteses que se adaptam à constituição e forma específicas do cão. Estas são depois impressas em 3D e colocadas num arnês que o cão usa.

No site da 3DPets, é necessário preencher um formulário para saber se o animal é um bom candidato para o processo. Aí, são colocadas questões importantes como o tipo de animal que é, o tipo de dispositivo de que necessita e, mais importante, o seu nome.

O processo torna-se mais aprofundado à medida que avança, até que envia fotografias da área afetada para que tenham uma ideia do que será necessário para ajudar o seu animal.

Apesar de demorar 4 a 5 semanas a serem feitas, as próteses têm um pé que absorve os choques e garantem um ajuste perfeito. De acordo com as FAQ, os preços começam em 1500 dólares (cerca de 1400 euros), mas os potenciais clientes podem optar por um plano de pagamento.

A Apple tem apostado nos últimos anos na tecnologia LiDAR para levar ao iPhone recursos que melhoram não só funcionalidades já existentes, como abre a porta a novos projetos.

Como tal, espera-se que esta tecnologia melhore e seja mais utilizada com o lançamento do iPhone 15 Pro e do iPhone 15 Pro Max, devido à sua câmara e especificações mais impressionantes, ainda este ano.

Fonte: Pplware.