11 de dez. de 2021

µBrowser é um navegador web para o seu Apple Watch

 O Apple Watch é um poderoso computador de pulso. Mais que o seu poder de processamento, esta máquina tem todas as possibilidades de mostrar as páginas web, permitindo um nível diferente de utilização corrente. Para isso precisamos de uma app, o µBrowser.

Seguramente que no watchOS falta o Safari, mas a Apple lá terá as suas razões para não o incluir. Como tal, vamos ver o que vale este browser de terceiros.

Imagem Apple Watch com browser no Pplware

µBrowser é o seu navegador no Apple Watch

Claro que não é estranho a Apple não ter colocado um navegador no Apple Watch. Se a ideia é proporcionar sempre a melhor experiência de utilização, então o ecrã do smartwatch não é o local ideal para mostrar páginas web.

Contudo, há alguns anos, a Apple acrescentou a possibilidade de as aplicações mostrarem páginas web quando o utilizador tocava num link. No entanto, essa linha de utilização não teve grande impacto.

Assim, e porque de facto há uma ausência para esta ação de ver uma página no Apple Watch, o µBrowser vem tentar colmatar esta falta e mostrar que é possível termos um browser no ecrã do nosso relógio Apple.

Este navegador foi Desenvolvido por Arno Appenzeller. Custa a módica quantia de 0,99€ e pode ser descarregado via App Store.

 

Bom, mas não perfeito... mas útil!

Depois de o instalar, irá perceber que é simples, mas isso tem mesmo de ser. Também não é completo ao ponto de mostrar uma página com todos os pergaminhos, mas também não o consegue fazer por razões óbvias.

Tudo depende da qualidade do site que queremos carregar e de como está "construído". Aliás, podemos mesmo nalguns nem conseguir ver as imagens, ou outros objetos que façam parte da interface desse sítio. Existem também formatos incompatíveis.

Em vários sites testados, percebemos que as fontes não são nalguns casos bem acolhidas e podemos não estar a ver o site de forma responsiva, como o veríamos num qualquer dispositivos convencional.

O µBrowser é extremamente fácil de instalar e utilizar. Esta app permite-lhe pesquisar na web ou introduzir um URL diretamente no relógio, mas para ser mais fácil, também podemos usar a aplicação do iPhone, que é a que dá origem à do Apple Watch.

Podemos adicionar os favoritos que serão o gatilho para vermos no ecrã do relógio os links.

Assim, quando no Apple Watch tocarmos nos links, a app irá tentar carregar o site e irá pedir para confirmar essa operação. Segundo o autor da app, este é um requisito técnico da Apple e que, apesar da rapidez, não são recolhidos quaisquer dados.

A aplicação é muito rápida e os sites na Série 7 carregam imediatamente. Claro, nos mostradores com ecrã menor, apesar de funcionar, adensa-se a dificuldade de ver alguns sites de forma ordenada.

Esta app no modelo mais recente até tem uma boa usabilidade, principalmente em sites com mais texto que imagens, onde o texto de ajuste bem às margens do ecrã, como nalguns sites de notícias.

Pode também ser uma app interessante para correr determinados serviços em páginas feitas à medida para este ecrã.

Fonte: Pplware.



Depois de um arranque tremido, o iOS 15 começa a ganhar terreno no iPhone

 O iOS 15 é a mais recente versão base do sistema operativo do iPhone. Mesmo não sendo uma versão que traz novidades visuais muito relevantes, não deixa de ser um marco para a Apple, em especial no que toca à privacidade dos utilizadores.

Esta é uma versão que se esperava ter uma adesão grande, mas a verdade é que isso ainda não aconteceu. Ainda assim, e depois de um arranque tremido, o iOS 15 começou a ganhar terreno no iPhone.

iOS 15 iPhone Apple iOS 14 instalação

Quando a Apple apresentou o novo iOS 15 para o iPhone, prometeu que este sistema iria estar focado na proteção dos utilizadores e dos seus dados. Para o fazer bloqueou o acesso das apps a essa informação e apenas com autorização a pode libertar.

A instalação do iOS 15 no iPhone melhorou

Esta deveria ser uma atualização simples e que a maioria dos utilizadores abraçaria no iPhone, mas isso acabou por não se revelar verdade. A adoção foi lenta, com um arranque pouco expressivo, mas que com o tempo foi ganhando maior expressão.

iOS 15 iPhone Apple iOS 14 instalação
Adoção iOS 15

Esse número atinge agora um novo patamar, com o revelar de que a instalação do iOS 15 deverá ter atingido os 58%. Os números não são oficiais e vêm da conhecida Mixpanel, que avalia periodicamente a evolução dos dados do iOS e do iPhone.

iOS 14 da Apple foi uma versão com grande adoção

A comparação do iOS 15 com a versão anterior é inevitável, até porque o iOS 14 teve uma adesão significativa desde o seu lançamento. Esperava-se as vendas do iPhone 13 ajudasse a este crescimento, algo que, na verdade, pode ter ajudado neste crescimento recente.

iOS 15 iPhone Apple iOS 14 instalação
Adoção iOS 14

A Apple apresenta de forma oficial números de adoção do iOS, mas ainda não o fez para o ‌iOS 15‌. Os últimos dados divulgados publicamente pela marca mostrava que a 3 de junho de 2021 havia já 85% de adoção do iOS 14 no iPhone.

Depois de vários problemas reportados no iOS 15, e com atualizações ainda presentes no iOS 14, os utilizadores parecem ainda decididos a manterem o iPhone na versão anterior e a aguardar por uma ainda maior estabilidade neste sistema operativo.

Fonte: Pplware.

Tem aí os seus AirPods? Então veja o que a Apple traz com o novo firmware

 Os AirPods são um bom investimento do ponto de vista da qualidade do som, das funcionalidades e da integração num ecossistema muito completo. Contudo, o software dos dispositivos precisa de ser atualizado à medida que as melhorias são desenvolvidas pelas equipas responsáveis.

Portanto, antes do natal e depois de ter lançado os AirPods 3, a Apple decidiu atualizar praticamente todos os seus auscultadores para a versão 4C165.

Imagem AirPods e AirPods Pro com novo firmware

AirPods 2, 3, Pro e Max recebem novo firmware

A segunda geração dos AirPods e dos poderosos Max estavam anteriormente a executar a versão de firmware 4A400. Os AirPods Pro tinham anteriormente 4A402 firmware disponível, e os mais recentes modelo 3 estavam a executar firmware versão 4B66.

Dito isto, e porque a Apple continua a não dar qualquer explicação, estimamos que estas atualizações venham corrigir algum bug encontrado, assim como polir a qualidade do som dos auscultadores.

Imagem AirPods 3 e AirPods Pro atualização de firmware

 

E como posso atualizar?

Bem, seguramente que todos já sabem como chegar à informação sobre o firmware dos vossos auscultadores Apple, mas vamos deixar essa informação de novo:

Pode verificar o firmware dos ‌‌‌AirPods Pro‌‌‌ seguindo estas etapas:

  • Ligue os seus ‌‌AirPods Pro‌‌ ao seu dispositivo iOS.
  • Abra a aplicação Definições.
  • Toque em Geral.
  • Toque em Informações.
  • Selecione os AirPods‌‌‌‌‌.
    • Observe o número em frente a "Versão do firmware".

Agora que já sabe a versão dos seus auscultadores Apple, deverá estar a perguntar-se como poderá executar esta atualização. Bom, não existe uma forma padrão de atualizar o software dos AirPods, mas o firmware é geralmente instalado via OTA enquanto os auscultadores estão ligados a um dispositivo iOS.

Colocar os AirPods na caixa, ligar os auscultadores a uma fonte de energia, e depois emparelhar os AirPods a um iPhone ou iPad deverá forçar a atualização após um curto período.

Esta atualização chega-nos depois do iOS 15.2 RC ter sido já lançado.

Fonte: Pplware.