9 de set. de 2021

Apple terá decidido fabricar o seu carro autónomo por conta própria

 O mercado dos carros elétricos autónomos está ao virar da esquina e as empresas mais bem preparadas serão as que mais clientes captarão. É um mercado cheio de oportunidades e as tecnológicas sabem que as podem agarrar. Depois de um périplo pela Ásia, sem resultados positivos aparentemente, há indícios de que a Apple irá avançar por conta própria no fabrico do seu carro.

Pelas movimentações dos últimos tempos, a empresa de Cupertino deverá ter enfrentado alguma resistência por parte daqueles que olham para o automóvel da Apple como um forte concorrente.

Imagem Concept Apple Car

Apple Car será produzido pela Apple

Esta semana, o Projeto Titan, que tem como objetivo desenvolver o Apple Car, sofreu um duro golpe. Segundo o que foi anunciado, o vice-presidente da Apple e ex-executivo da Tesla, Doug Field, deixa a empresa para ir para a Ford. No entanto, de acordo com o Mail Economic Daily da Coreia, a Apple ainda tem “centenas de engenheiros ligados ao secreto projeto” e, atualmente, está a selecionar fornecedores de peças finais para o seu carro elétrico e autónomo.

Esta decisão poderá ter que ver com a dificuldade em conseguir parceiros na indústria automóvel. Depois de ter contactos com a BMW, Hyundai Motors/Kia, Nissan e Toyota, as portas não se abriram e a Apple estará agora por conta própria.

 

Projeto Titan enfrentou resistência na indústria automóvel

O Projeto Titan começou em 2014 e desde então a Apple já perdeu vários engenheiros, como também já foi ao mercado contratar outros com experiência no ramo, alguns saídos mesmo de marcas fabricantes.

De acordo com uma fonte local familiarizada com a Apple, no dia 8 deste mês, a empresa enviou uma Solicitação de Cotação (RFQ) para alguns fabricantes de peças automóveis globais enquanto restaurava um laboratório de desenvolvimento de veículos que havia praticamente parado. A solicitação de orçamento é um documento enviado após a Solicitação de Informações Prévias (RFI) e a Solicitação de Proposta (RFP), e é uma mensagem que indica que o fornecedor final das peças será selecionado em breve.

Portanto, os indícios parecem mostrar que a gigante da Cupertino irá avançar com o seu carro, dentro das suas estruturas e colocar no mercado a proposta sem intervenção de outros grandes fabricantes. Recentemente, a empresa contratou dois engenheiros da Mercedes para aumentar a sua equipa do Apple Car.

Com os avanços e recuos, alguns analistas apontam que o carro só aparecerá em 2025.

Fonte: Pplware.

iPhone 14 está já a dar o que falar, há quem diga “saber demais”

 Ainda o iPhone 13 não foi apresentado e já se fala no iPhone 14 e no que poderá aparecer, segundo desejos e alguma imaginação à mistura. No próximo dia 14 de setembro teremos o oficializar do smartphone da Apple para 2021 e uma fechar de ciclo para muitos rumores. No entanto, já rolam ideias para o iPhone de 2022.

O iPhone 14 não será um desdobrável ou desenrolável. Será sobretudo um iPhone de concretização de objetivos estipulados pelos apaixonados pela marca.

Ilustração rumor iPhone 14 da Apple

iPhone 14 na visão de quem deseja que a Apple faça

Os rumores alimentam a imaginação e a imaginação alimenta muitas vezes a realidade. Isto é, muito do que se falou como sendo uma fuga de informação, uma tendência, uma política habitual ou uma previsão, acabará por se materializar. Assim, agora que o iPhone 13 está já nas caixas, pronto para ser mostrado e depois entregue aos milhões de utilizadores que o vão comprar, é hora de vaticinar o que virá em 2022.

Há algumas horas, o popular leaker Jon Prosser, conhecido pelos seus sucessos nas fugas de informação que acabam por ser realidade (nem todas, mas uma boa parte), publicou algumas renderizações que afirma serem baseadas em informações fieis sobre o próximo iPhone 14.

Segundo ele, e isso não é difícil de prever, o iPhone de 2022 aparecerá em setembro do próximo ano. No entanto, as "boas notícias" poderão ser a do desaparecimento do notch, que passa para debaixo do ecrã e um redesenho da frente do telefone que o coloca limpo num chassi aprimorado.

Imagem iPhone 14 cores

 

Sem notch, corpo de titânio e altifalante redesenhado: eis o iPhone 14

Apenas uma semana antes do lançamento do iPhone 13, o leaker coloca os holofotes no iPhone 14, que verá a luz do dia em um ano. São muitas as novidades que, segundo ele, passaram do iPhone 13 para o iPhone 14, então o design deste último deve mudar muito mais do que as mudanças introduzidas nas últimas gerações.

Se analisarmos as renderizações publicadas com as informações oferecidas no vídeo, podemos ver que o iPhone 14 não terá um notch, algo que muitos utilizadores apreciarão no seu iPhone. Por outro lado, haverá um orifício para a câmara frontal que deixará uma bola preta no centro do ecrã. O resto do complexo de câmaras será integrado debaixo do painel fontal.

Um chassi de titânio mais espesso e robusto também será apresentado.

Titânio? Mas qual é o objetivo desta mudança de material?

A explicação pode ser que convença, isto é, o ter um painel traseiro mais espesso, mas em simultâneo mais leve, poderá integrar o conjunto das lentes das câmaras dentro da estrutura, tornando a parte de trás totalmente plana.

Com esta integração, as próprias câmaras ficarão mais seguras e evitarão alguns danos., assim como uma proteção ao LiDAR.

Mas há mais, esta alteração ao design também atinge os microfones e altifalante que parecem uma evolução do iPhone 14 como é discutido no vídeo.

Imagem iPhone 14 com botões redondos de volume, segundo Jon Prosser

Ainda sobre o iPhone 14, há igualmente uma colagem à chegada de novos botões circulares para o controlo de volume. Por fim, o conector Lightning permanecerá em alguns modelos. Noutros esta porta, ou qualquer outra, poderá desaparecer e ser apenas um iPhone com carregamento MagSafe e transmissão de dados via WiFi.

No vídeo há algumas outras dicas que poderão, ou não, ser uma realidade. Apesar disso, a única certeza que temos para já é a data do evento Apple. Dia 14 de setembro, pelas 18 horas, hora de Portugal continental, irá ser acompanhado aqui.

Fonte: Pplware.