11 de nov. de 2022

Apple confirma lançamento para final deste mês do SOS de Emergência via Satélite no iPhone

 A Apple no passado mês de setembro lançou a nova linha do iPhone 14. Apesar de estéticamente alguma coisa ter mudado nos modelos Pro, a verdade é que por fora não se nota o que veio por dentro. Falamos mais concretamente da nova funcionalidade da ligação SOS de Emergência via Satélite. Na apresentação, a empresa de Cupertino prometeu ativar esta opção nos EUA e Canadá já no mês de novembro.

Dando seguimento à data de lançamento, foi confirmado pela Apple que no final de novembro a nova funcionalidade estará ativa. Isto também permite que até final do ano, eventualmente, chegue a mais países.

Ilustração do SOS de Emergência via Satélite no iPhone da Apple no iPhone 14

SOS de Emergência via Satélite no iPhone dentro de dias

A Apple confirmou hoje num comunicado de imprensa que o SOS Emergência via satélite para os modelos iPhone 14 será lançado nos EUA e no Canadá no final deste mês. A Apple ainda não forneceu uma data de lançamento específica ou uma versão iOS necessária para a funcionalidade.

Além disso, a gigante californiana anunciou também que está a investir 450 milhões de dólares do seu Advanced Manufacturing Fund (Fundo de Fabrico Avançado) para o desenvolvimento de infraestruturas críticas de apoio ao SOS de Emergência via Satélite, sendo a maioria do financiamento destinada ao parceiro de satélite da Apple, a Globalstar.

A Apple disse que o seu investimento irá fornecer melhoramentos críticos à rede de satélites e estações terrestres da Globalstar no Alasca, Florida, Hawai, Nevada, Porto Rico, e Texas, para garantir que os utilizadores do iPhone 14 possam ligar-se aos serviços de emergência quando fora da rede.

iPhone 14 apto a comunicar por satélite

Os quatro modelos iPhone 14 poderão ligar-se diretamente aos satélites Globalstar, permitindo aos utilizadores enviar mensagens de texto para serviços de emergência quando fora do alcance da cobertura celular e Wi-Fi e partilhar a sua localização via satélite utilizando a aplicação Find My (Encontrar). Esta funcionalidade ajudará os utilizadores a apontar o seu iPhone para um satélite com indicações visuais no ecrã.

A Apple diz que uma mensagem de satélite pode demorar 15 segundos a enviar em condições ideais com uma visão direta do céu e do horizonte, mas pode demorar mais de um minuto para que a mensagem seja enviada "debaixo de árvores com folhagem leve ou média". Em ambientes com "folhagem pesada" ou "outras obstruções", um iPhone pode não conseguir ligar-se de forma qualitativa a um satélite.

 anteriorpróxima 

Apple investe na rede de satélites

A Apple quer ter a rede a servir os seus iPhones e para isso está a investir. Assim, como resultado desse esforço financeiro, as estações terrestres da Globalstar já foram modernizadas para utilizar novas antenas de alta potência concebidas e fabricadas especificamente para a Apple.

A empresa partilhou mais detalhes sobre como funciona a funcionalidade:

Quando um utilizador de iPhone faz um pedido de SOS emergência via satélite, a mensagem é recebida por um dos 24 satélites da Globalstar em órbita terrestre baixa, viajando a velocidades de aproximadamente 25.000 km/h. O satélite envia então a mensagem para estações terrestres personalizadas localizadas em pontos-chave em todo o mundo.

Uma vez recebida por uma estação terrestre, a mensagem é encaminhada para os serviços de emergência que podem enviar ajuda, ou para um centro de retransmissão com especialistas de emergência treinados pela Apple, se a localização mais próxima dos serviços de emergência não for capaz de receber mensagens de texto.

Num documento de suporte, a Apple diz que o SOS de Emergência via Satélite estará disponível com uma atualização de software iOS 16 a chegar em novembro. O serviço será gratuito durante os dois primeiros anos, sugerindo que a Apple planeia cobrar por ele no futuro.

A Apple confirmou que a funcionalidade se expandirá para outros países até ao final do próximo ano, mas também não deixou claro qualquer informação em contrário.

Fonte: Pplware.

Apple lança nova atualização de firmware para os AirTags e para os AirPods

 Depois de ter lançado o iOS 16.1.1 com correções, o iOS 16.2 beta 2 com novidades para os programadores, a Apple dedicou-se a atualizar o firmware dos seus mais variados dispositivos. Primeiro dedicou uma atualização aos AirPods Pro 2 e agora lançou para os restantes AirPods e para oo AirTags.

Como sempre as novidades ficaram no segredo dos deuses. Contudo, fica a dica para verem se estão a usar o melhor e mais recente firmware.

Imagem AirTags e AirPods da Apple para atualização de firmware

Atualização firmware AirTags

As etiquetas localizadoras de objetos da Apple, os AirTags, são um produto de sucesso da empresa e que faz muito jeito ao utilizador. Aliás, têm sido um sucesso nestes últimos tempos de confusão nos aeroportos com muitas bagagem extraviada.

A empresa de vez em quando atualiza este dispositivo para corrigir pequenos bugs e para aumentar a sua performance. Assim, a nova versão de firmware de hoje é a versão 2.0.24, e inclui o número de construção 2A24e.

Antes de hoje, a versão mais recente do firmware AirTag era a versão 1.0.301 e apresentava o número de compilação 1A301. Infelizmente, é incerto neste momento o que muda com a atualização, uma vez que a Apple ainda não partilhou as notas de atualização do firmware de hoje.

 

Como podemos ver a versão do software?

A Apple não deixou esta informação com acesso direto. Assim, para podermos descobrir a versão do software atualmente instalado para um AirTag que temos, basta fazer o seguinte:

  • Abra a aplicação Encontrar.
  • Depois selecione a AirTag da lista no separador Objetos.
  • Agora toque no indicador de bateria no painel deslizante para cima.

Conforme vão reparar, ao tocar no indicador de localização permite alternar a visualização que mostra o número de série e a versão do software do acessório. Toque novamente para voltar à informação anterior.

Atualização de firmware da AirPods 2, AirPods 3, AirPods Pro e AirPods Max

nova versão de firmware para estes novos AirPods é a versão 5B58. A atualização está disponível para todos os modelos AirPods acima mencionados. Curiosamente, a versão anterior do firmware era a 4E71, e é a mesma versão que foi lançada para o AirPods Pro 2 no início desta semana.

Nas notas de lançamento da Apple: "Correções de bugs e outras melhorias". Útil como sempre!

 

Como podemos verificar a versão do software?

Pode verificar o firmware dos ‌‌‌AirPods seguindo estas etapas:

  • Ligue os seus ‌‌AirPods ao seu dispositivo iOS.
  • Abra a aplicação Definições.
  • Dentro verá o menu AirPods.
  • Já neste menu dedicado aos AirPods corra a janela até ao fundo e verá Informações.
  • Agora veja a opção Versão que lhe diz o número que tem instalada.
    • Se não forem os Max pode abrir o menu Versão e terá também a informação do firmware da caixa de carregamento.

Basicamente não há muito mais a fazer, se não esperar que chegue a sua vez. Ainda esperamos também que a promessa seja cumprida e que a Apple dê mais informação.

Fonte: Pplware.