1 de jan. de 2021

Apple teve derrota importante em caso contra empresa de emulador do iOS

 A Apple tem, neste momento, vários processos a decorrer em tribunal, que parecem estar a tomar direções diferentes. Ao contrário de outros anos, nem todos estão a pender para o lado da gigante de Cupertino e dos seus serviços.

Uma recente decisão de um tribunal da Flórida deu razão à Corellium, no caso que opunha estas duas empresas. A Apple viu assim negada a sua vontade de interromper o serviço de emulação do iOS que esta empresa fornece.

Apple Corellium tribunal iOS decisão

Uma derrota importante da Apple

Este caso teve início em agosto do ano passado e a Apple tenta que a empresa Corellium deixe de fornecer o seu serviço de emulação do iOS e de outros sistemas da Apple. A empresa alega que estes estão ilegalmente a fazer uso do iOS, por este correr fora do iPhone.

A ideia deste cenário é dar aos investigadores a possibilidade de avaliarem o iOS e assim descobrirem falhas ou problemas neste sistema. Através da virtualização conseguem interagir com o sistema de outra forma, monitorizando processos e interagindo com as apps do sistema.

Apple Corellium tribunal iOS decisão

Tribunal decide a favor da Corellium

Esta nova decisão do tribunal deita por terra a intensão da Apple e abre caminho a que a Corellium continue a vender o seu serviço. O juiz Rodney Smith fundamentou a sua decisão no chamado “fair use”, porque a solução era “transformativa” e ajudava os investigadores a descobrir problemas no iOS.

Também os argumentos da Apple sobre o facto de a Corellium ter um serviço comercial não convenceram o juiz. Este decerto não prejudica a sua defesa de uso justo, especialmente se for considerado o benefício público que esta solução traz.

O juiz também rejeitou o argumento da Apple de que a Corellium agiu de má-fé ao vender o seu produto indiscriminadamente, e ao não exigir que as falhas fossem reportadas. Argumentou que a empresa não impôs essas regras no seu próprio Programa de Bugs.

Apesar desta derrota, a Apple ainda pode dar continuidade a um segundo processo igualmente contra a Corellium. Neste alega que para criar este software foram contornadas medidas de segurança importantes do iOS, implementados pela gigante de Cupertino.

Fonte: Pplware.

WhatsApp 'abandona' iPhones e Androids antigos; saiba quais

 


Atualização - 30/12/2020 - 14h50: o WhatsApp emitiu um comunicado oficial sobre a notícia de que seu mensageiro deixaria de funcionar em uma série de aparelhos em 01/01/2021 explicando que, na verdade, o suporte aos ditos modelos já foi encerrado. Isso quer dizer que os smartphones listados já não conseguem mais rodar a ferramenta de comunicação. A confusão sobre a data surgiu após uma atualização nos termos de serviço do mensageiro neste mês de dezembro, mas que não alterava as informações sobre o fim do suporte aos celulares e sistemas operacionais citados. Confira a notícia original a seguir:

A partir de 1° de janeiro, o WhatsApp finalizará o suporte a diversos aparelhos – o que, consequentemente, impedirá seus proprietários de utilizarem o aplicativo de mensagens instantâneas sem trocar de celular. A ação afetará aqueles que contam com dispositivos antigos; se este for o seu caso, é bom dar uma olhada na lista divulgada.

Apesar de ser algo comum, esta é a primeira vez em que iPhones foram "contemplados" por uma rodada de desligamentos. Além disso, a companhia ressalta a necessidade de se manter sistemas operacionais atualizados, uma vez que alguns dos selecionados deverão rodar ambientes mínimos para a continuidade dos serviços.

Já no caso de usuários de smartphones com KaiOS, baseado em Linux, inclusive donos de JioPhone e JioPhone 2, a exigência é que os aparelhos contem com a versão 2.5.1 ou mais recente se o objetivo é manter o app em 2021.

Por fim, havendo jailbreak em seu companheiro da empresa da Maçã, é possível que tudo continue funcionando perfeitamente. Entretanto, a prática não recomendada pelo WhatsApp, uma vez que tais modificações podem afetar a funcionalidade dos dispositivos.

Sendo assim, problemas eventuais devem ser corrigidos pelo próprio usuário, sem ajuda alguma da companhia.

Esta é a primeira vez em que iPhones perderão o WhatsApp.Esta é a primeira vez em que iPhones perderão o WhatsApp.Fonte:  Reprodução 

Sem WhatsApp (independentemente do sistema)

  • iPhone, iPhone 3G, iPhone 3GS, iPhone 4
  • LG Optimus Black (e modelos anteriores)
  • Motorola Droid RAZR
  • Samsung Galaxy S2
  • HTC Desire

Exigência mínima: iOS 9 ou Android 4.0.3

  • iPhone 4S, iPhone 5, iPhone 5S, iPhone 6, iPhone 6S
  • LG Lucid
  • Motorola Droid 4
  • Sony Xperia Pro
  • HTC Sensation, HTC Thunderbolt 4G
  • Samsung Galaxy Note
  • Samsung Galaxy S3 (e variantes)

Aparelhos descontinuados anteriormente continuam sem o aplicativo de mensagens. E o seu, está na lista?

Fonte: Tecmundo.

Brasil tem os iPhones mais caros do planeta

 


Quando a Apple lança algum produto novo, uma enxurrada de memes toma conta da internet por conta dos preços nas alturas e da previsão de que nem o céu é o limite quando as novidades chegam ao Brasil.

Uma pesquisa feita pelo site Currently.com levantou o preço da nova linha de iPhones 12e, para surpresa de ninguém no Brasil, descobriu que os mais caros são vendidos em terras tupiniquins.

A comparação dos preços lista os cinco países com os valores mais altos e os mais baixos para a nova família de smartphones Apple. Somos o país que paga mais caro por qualquer modelo de iPhone; a seguir, vêm (alternadamente) Itália, México, França e Alemanha. Já a Índia teve uma menção (des)honrosa: é dela o 2° lugar dos mais caros iPhones 12 Max Pro.

Confira abaixo os gráficos com os preços indicados em dólar e que  foram convertidos a partir dos valores cobrados pelos aparelhos em cada país.

Nas alturas

iPhone 12 Mini

Made with Flourish

iPhone 12

Made with Flourish

iPhone 12 Pro

Made with Flourish

iPhone 12 Pro Max

Made with Flourish

Poucos aparelhos

A primeira razão para qualquer celular importado custar tanto é a alta do dólar – só isso faria o modelo mini com 64GB, vendido nos EUA a US$ 699, custar quase R$ 3.650. Porém, ainda temos a pesada carga tributária que hoje encarece um smartphone em 39,8%, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

Na época do lançamento do iPhone X, a revista Veja ouviu o editor-chefe do Blog do iPhone, Alessandro Salvatori. Segundo ele, além do dólar em alta e os impostos, o preço alto também é uma estratégia da Apple para reduzir o volume de pedidos no período pós-lançamento.

Salvatori disse que, se a empresa não tem smartphones o suficiente para atender a demanda, ela infla o preço, forçando assim a redução dos pedidos em um primeiro momento. Segundo ele, a tendência é de os preços caírem quando a produção se normalizar, mas nem sempre isso significa preços menores para a população no Brasil.

Fonte: Tecmundo.