28 de mai. de 2021

Apple Watch arrasa concorrência com um terço do mercado no 1.º trimestre de 2021

 O mercados dos smartwatches tem sido próspero para a Apple e mesmo para outras empresas, o segmento está a crescer. Um novo relatório da Counterpoint diz que os envios globais de relógios inteligentes tiveram um salto de 35% face ao ano anterior no primeiro trimestre de 2021. O Apple Watch é responsável por um terço do mercado de smartwatch neste trimestre, de acordo com os novos dados.

Estes valores refletem o poder deste dispositivo no valores da receita da própria Apple. Segundo a empresa de Cupertino, a categoria onde se encaixa o Apple Watch foi responsável por 7,8 mil milhões de dólares em receita para a empresa.

Imagem Apple Watch Series 6

Apple Watch lidera, mas poderá ter em breve mais concorrência

De acordo com o relatório, a Apple manteve a sua posição de liderança catalisando o crescimento global do mercado ao registar um aumento de 50% face período homologo na procura dos modelos da Série 6.

A empresa de Cupertino viu a sua quota de mercado aumentar em 3%. A Samsung também viu o seu mercado dos smartwatches crescer. Este registou um aumento de 27% face ao mesmo período de 2020. O responsável foi o Galaxy Watch 3 e o Galaxy Watch Active Series. Contudo, o crescimento do vendedor sul-coreano ficou abaixo da média do mercado, e registou um pequeno decréscimo na sua quota de mercado.

Imagem do mercado dos smartwatches pela análise da Counterpoint

Sistemas operativos para smartwatches também são liderados pelo watchOS

Em termos de plataformas de sistema operativos para os smartwatch, o watchOS da Apple capta mais de um terço do mercado com uma taxa de adesão crescente à sua base de mil milhões de utilizadores de iPhone. Os analistas da Counterpoint preveem algumas mudanças a longo prazo, depois de a Samsung e a Google terem anunciado a sua parceria num novo sistema operativo Wear OS:

Este é um grande passo da Google para acelerar as suas ambições para o espaço dos wearables. Pode construir um portefólio robusto de dispositivos Wear integrando o melhor dos três mundos – Tizen OS, Wear OS e Fitbit OS. A consolidação traz mais poder à plataforma Wear da Google e atrairá mais programadores para construir novas experiências para o pulso.

Referiu o Neil Shah, vice presidente da Counterpoint.

Os analistas da empresa também consideram que este mercado vá ainda crescer face ao que estes dispositivos estão a trazer no campo da saúde e bem-estar.

À medida que os smartwatches evoluem em sensores de monitorização cardíaca, em avaliações dos mais variados desempenhos físicos, mais pessoas olham para o dispositivo como uma necessidade.

Imagem Fitbit

A Apple ganhou um grande impulso no seu produto quando adicionou o ECG e o oxímetro. No entanto, a empresa, com o lançamento do Serie 7, poderá ir mais além acrescentando ao que já existe uma funcionalidade inovadora de deteção do nível de açúcar no sangue.

Aliás, a ET News da Coreia relatou em janeiro de 2021 que tanto a Samsung como a Apple estão a trabalhar no sentido de trazer as medições do nível de açúcar no sangue aos seus relógios este ano.

Imagem do smartwatch da Huawei

Um caso também de sucesso é o da Huawei. A empresa capta a segunda posição, apesar de ter perdido algum fulgor. Contudo, ainda detém uma quota de 8,4% de todo o mercado dos smartwatches no primeiro trimestre. A empresa poderá ganhar este ano um maior pendor nas escolhas dos utilizadores após a sua estratégia de permitir apps de terceiros nos seus smartwatches.

Em resumo, espera-se um mercado mais forte nestes gadgets depois das empresas olharem para eles como um importante dispositivo auxiliar da saúde e bem-estar. Uma porta aberta pelos Apple Watch há uns anos.

Fonte: Pplware.

Há uma falha de segurança no SoC M1 da Apple! Mas será assim tão má?

 O SoC M1 da Apple veio mudar completamente o mercado dos computadores. É hoje a solução que todos tentam seguir para melhorar os seus equipamentos e o que estes oferecem aos utilizadores.

Esta solução da Apple tem estado a ser avaliada de forma intensiva pelos investigadores de segurança, pela sua juventude. Pois, uma nova falha de segurança foi descoberta, mas a grande questão é mesmo se esta é assim tão má e perigosa.

falha segurança SoC M1 Apple

Um novo problema no SoC M1 da Apple

Nas muitas análises de segurança que estão a ser realizadas no novo SoC M1 da Apple, surgiu um novo problema. Foi o investigador de segurança Hector Martin que após avaliar o que esta proposta oferece, detetou a falha agora descoberta.

Do que descreve este investigador, o novo processador da Apple permite que duas aplicações troquem informação de forma não controlada e fora dos canais normais. Isto significa que podem fazer esta troca sem recorrer a ficheiros, memória, sockets ou outros recursos.

Do que Hector Martin revela, a falha que foi descoberta não é simples de resolver, necessitando que o SoC M1 visse o seu desenho revisto. Isto obrigava depois a que fosse lançada uma nova e revista versão do processador da Apple.

Uma falha real e a ser explorada?

A grande questão agora é perceber qual o verdadeiro impacto desta falha do desenho do SoC M1 nos sistemas da Apple. O que o investigador de segurança refere é que este não deverá ser algo preocupante, pelo menos por agora.

falha segurança SoC M1 Apple

O risco de duas apps partilharem os seus dados é extremamente reduzida e o roubar de dados também parece fora de contexto. Como não pode ser invocado pelo JavaScript, deixa de fora outros vetores de ataque.

Resta a Apple manifestar-se sobre este problema e descansar os utilizadores, afastando de vez todos os problemas. Provavelmente desaparecerá na próxima versão do SoC M1, para assim ficar completamente imune e longe de todas as falhas de segurança.

Fonte: Pplware.

Estudo: utilizadores estão mais satisfeitos com smartphones Samsung do que com iPhones

 Atualmente o mercado dos smartphones está completamente recheado de várias opções para diversos gostos e carteiras. No entanto, e apesar de haver clientes para todas as gamas, é natural existir uma certa rivalidade entre marcas e modelos. E para agudizar ainda mais esta questão, vão saindo diversos estudos interessantes que nos dão indicadores sobre como são as pessoas que possuem determinado smartphone.

Neste sentido, uma recente pesquisa concluiu que os utilizadores estão mais satisfeitos com telefones Samsung do que com os iPhones da Apple.

Utilizadores mais satisfeitos com smartphones Samsung do que com iPhones

Os telefones da Apple são equipamentos muito populares e apetecíveis do mercado. A nova linha iPhone 12 tem sido um verdadeiro sucesso de vendas e é a mais lucrativa do mercado.

No entanto, uma recente pesquisa de satisfação tentou apurar a felicidade dos utilizadores de telefones nos Estados Unidos. E parece que quem tem iPhone não está mais satisfeito do que quem tem Samsung.

Segundo os resultados do estudo, os consumidores norte-americanos com smartphones topo de gama da Samsung parecem mais felizes com o seu equipamento do que aqueles que têm um iPhone da Apple.

O estudo contou com a participação de 21.189 norte-americanos e, segundo os resultados, a Samsung obteve uma pontuação geral de 81 pontos. Desta forma, esta é assim a fabricante mais bem recebida pelos consumidores.

Samsung Galaxy Note 10 Plus

Apesar de a marca da maçã ter liderado no ano passado, neste ano sofreu uma queda de 2% na pontuação, ficando com 80 pontos. Assim, ocupa o segundo lugar juntamente com a Motorola, que cresceu 4%, e com a Google.

De todos os modelos referidos da marca sul-coreana, o modelo mais querido dos utilizadores é o Galaxy Note 10 Plus, seguido do S10 Plus e do S20 Plus, todos com 85 pontos. O Galaxy S20 conquistou 84 pontos e o Galaxy A20 obteve 83 pontos.

Pode ser a pesquisa de satisfação na íntegra aqui.

Fonte: Pplware.