9 de nov. de 2021

Apple lança correção para bug que inutilizou Macs com chip T2


 Lançado no mês passado, o macOS Monterey trouxe dores de cabeça para muitos proprietários de Macs após a atualização, como a falha relacionada aos hubs USB. Outro problema foi o bug que inutilizou algumas máquinas equipadas com o chip de segurança T2, para o qual a Apple acaba de disponibilizar uma correção.

Segundo a Maçã, um número "muito pequeno de usuários" foi afetado pelo erro, que era relacionado ao firmware do chip T2. Ao atualizar para o macOS Monterey, esses dispositivos não funcionavam mais, sendo impossível até mesmo ligá-los, conforme as reclamações postadas no Twitter na última semana.

Para eliminar o problema, a empresa lançou uma versão atualizada do firmware do chip T2, devidamente corrigida. Com esse novo patch, os Macs não são mais bloqueados durante o update para a nova geração do sistema operacional, permitindo aos usuários realizar o procedimento sem temer a inutilização da máquina.

Desenvolvido para garantir recursos de inicialização seguros, armazenamento criptografado e segurança para dados do Touch ID, entre outros recursos, o T2 foi lançado no iMac Pro em 2017. Atualmente, as funcionalidades oferecidas por ele têm sido incorporadas ao chip Apple M1, fazendo a empresa deixá-lo de lado.

O que fazer com os Macs bloqueados?

Como se trata de uma correção preventiva, lançada para os Macs com chip T2 que ainda não foram atualizados para o macOS Monterey, o patch de correção não pode ser baixado nos equipamentos já afetados pelo bug, uma vez que a máquina não liga. Para estes casos, a recomendação é procurar o suporte da Apple em busca de assistência.

Além do iMac Pro 2017, o T2 está presente em modelos como iMac (Retina 5K, 27 polegadas, 2020), Mac Pro, Mac Mini, MacBook Air e MacBook Pro. A lista completa de dispositivos que trazem o processador pode ser conferida no site da Apple.

Fonte: Tecmundo.



macOS Monterey: Consumos de memória das apps disparam e sistema apresenta problemas

 A chegada do macOS Monterey não tem sido isenta de problemas para os utilizadores. Não existe um padrão identificado, mas estes têm-se dividido entre os processadores tradicionais da Intel e os SoC M1 da Apple, dado que apenas estas 2 plataformas estão disponíveis.

Com já algumas situações bem identificadas, surge uma nova que está a complicar a vida aos utilizadores. Desde que têm o macOS Monterey, muitos utilizadores começaram a queixar-se dos consumos de memória, que disparam sem qualquer razão aparente.

macOS Monterey apps RAM memória Apple

As propostas da Apple no campo dos sistemas operativos sempre foram muito restritas no que toca à utilização de memória por parte das apps. Estas estão limitadas nos recursos a que acedem e assim fica garantido que não existem utilizações abusivas.

Não é este o cenário que muitos utilizadores estão a encontrar agora e que tem levado a um número crescente de queixas. Estas espalham-se pelas principais redes sociais, mas chegam também dos próprios fóruns da Apple, onde muitos reportam o problema.

O que parece acontecer é o esgotar da memória disponível para as apps do macOS Monterey, acabando o sistema por alertar os utilizadores. A mensagem é clara e mostra que a RAM está prestes a ser esgotada, devendo o utilizador fechar algumas das suas apps.

Muitos utilizadores reportam que para além das suas apps, existe um ponto que parece estar a consumir demasiados recursos. Falamos do Control Center, que por norma está no topo desta lista das apps que consomem a RAM do sistema.

Não existe também um padrão identificado no que toca ao hardware. Apenas se sabe que estas falhas estão nos Mac com o SoC da Apple, mas não apenas no M1. As novas versões, o M1 Pro e o M1 Max, estão também a ser afetadas por este problema.

Não existe ainda uma resposta da Apple e nem sequer uma posição da empresa face a este problema. Provavelmente será corrigida com uma atualização, tal como fez com os bloqueios que estavam a afetar a instalação do macOS Monterey nos Mac com processador Intel.

Lembrando do problema anunciado anteriormente:

Fonte: Pplware.