22 de ago. de 2022

Apple lança kit para consertar MacBook Air e Pro com M1 em casa


 A Apple vai oferecer, a partir de amanhã (23), o Self Service Repairpara MacBooks Air e Pro com chip M1. O anúncio da empresa, feito nesta segunda-feira (22), oferece aos consumidores peças originais de reposição, manuais e ferramentas para consertar os eletrônicos.

A ideia é que o próprio usuário seja capaz de consertar o seu computador em casa, sem precisar levá-lo a uma assistência técnica. Anunciado em novembro de 2021 e efetivamente lançado no início deste ano, o programa também comporta iPhones.

Disponível nos Estados Unidos, o Self Service Repair da Apple oferece aos MacBook Air e Pro peças como tela, bateria e trackpad, mas a empresa cita que existe “mais de uma dúzia de tipos diferentes de reparo pra cada modelo”. Os novos computadores da companhia com o chip M2 não participam do programa, entretanto.

Apple recomenda experiência em reparos

Para usufruir do programa, é recomendado que os clientes tenham experiência com reparos de dispositivos eletrônicos. A Apple também indica que o manual de reparo seja lido antes de fazer uma solicitação. Nesses casos, o cliente paga um aluguel de US$ 49 (cerca de R$ 250) pelo kit de reparo, que fica disponível por um período de uma semana.

“Para a grande maioria dos clientes que não têm experiência em consertar dispositivos eletrônicos”, diz a Apple, o recomendado é visitar um fornecedor de serviços “com profissionais técnicos certificados” para realizar um reparo.

“Todas as peças genuínas da Apple são desenvolvidas e projetadas para cada tipo de produto e passam por extensivos testes para garantir a mais alta qualidade, segurança e confiabilidade”, diz o comunicado da empresa.

Ao fazer a substituição de uma peça, por exemplo, o consumidor pode levar à Apple a antiga para que seja reciclada. A empresa também cita que o cliente pode receber um crédito para compras ao fazer isso.

Fonte: Tecmundo.



iOS 16 está pronto, mas iPadOS 16 e macOS Ventura… só para outubro

 Estamos a poucos dias da apresentação do novo iPhone 14 e de outros dispositivos, como o Apple Watch, por exemplo. Nesse sentido, os engenheiros da empresa de Cupertino já terão terminado o desenvolvimento da versão final do iOS 16. Mas, segundo parece, o mesmo não aconteceu com outros sistemas operativos.

Segundo o analista Mark Gurman da Bloomberg, há atrasos no que toca ao software para o iPad e Mac.

Ilustração iOS 16

Preparem os iPhones, o iOS 16 está pronto

Os engenheiros da Apple finalizaram a produção da versão oficial do iOS 16. Como relatado por Mark Gurman da Bloomberg, na sua newsletter Power On, o próximo sistema operativo para iPhone está preparado para um lançamento público, uma vez que os engenheiros entregaram a versão final na semana passada.

Não é raro a Apple lançar versões beta para programadores e "testadores" públicos de um sistema operativo que está em desenvolvimento há algumas semanas.

Como já estamos no iOS 16 beta 6 e na beta 4 pública, a Apple está a terminar o seu ciclo de testes apenas algumas semanas antes do rumor do evento de 7 de setembro - como também foi relatado pela Bloomberg.

A actualização do iOS 16.0, que os engenheiros da Apple terminaram o trabalho nesta última semana, deverá ser lançada em setembro, juntamente com o watchOS 9. Estas actualizações corresponderão com o novo hardware. As actualizações do macOS Ventura e do iPadOS, por outro lado, estão agora agendadas para outubro (após atrasos relacionados com o Stage Manager no software do iPad) para corresponderem à nova linha de hardware.

Disse Gurman.

Não haverá nenhum iPad novo ou Mac?

Tendo isto em mente, após a introdução da série iPhone 14 e dos novos modelos Apple Watch, a Apple anunciará também quando irá lançar o iOS 16, watchOS 9, e o tvOS 16 - este último não viu grandes atualizações neste ciclo beta.

O que também é interessante é que o macOS Ventura e o iPadOS 16 verão um lançamento um mês mais tarde, quando se espera que a Apple anuncie novos Macs e iPads dentro de dias.

Este será o momento perfeito para a Apple, mais uma vez, abordar os benefícios do Stage Manager e outras características de continuidade que estarão disponíveis com estes lançamentos.

O iOS 16 traz um novo ecrã de bloqueio, uma integração mais profunda do modo de focagem, novas funções para Mensagens e FaceTime, etc.

Assim, com o fecho do desenvolvimento do iOS 16, a Apple deverá já iniciar a produção do iOs 16.1. Para este outro sistema operativo, é provável que a Apple esteja a planear lançar algumas novidades ainda por apresentar.

Fonte: Pplware.

iPhone 14: veja a evolução de design desde o 1º celular da Apple


 O iPhone provavelmente é a linha de smartphones mais conhecida do mundo. Desde seu lançamento em 2007 até hoje, o produto da Apple é referência na indústria e dita tendências de tecnologia, qualidade e, principalmente, design. Desde o primeiro modelo, os aparelhos ditam algumas regras que são comumente adotadas por concorrentes no mercado mobile.

Por isso, em antecipação ao anúncio do iPhone 14, que deve chegar em setembro, o TecMundo relembra as inovações no design das diferentes gerações desse dispositivo tão popular criado por Steve Jobs.

Confira abaixo as principais mudanças visuais na linha iPhone desde a estreia dos aparelhos da Apple no mercado!

iPhone, iPhone 3G e iPhone 3GS

iPhone original/ iPhone 3G/ iPhone 3GS

Lançado em 2007, o primeiro iPhone revolucionou o mercado de telefonia móvel como conhecemos atualmente. Além de levar uma conexão de internet que realmente funcionava, o aparelho abandou o famoso tecladinho embutido, e partiu de vez para um teclado direto na tela, que era sensível ao toque.

O celular tinha uma construção mais espessa, feita em plástico, tela de 3,5 polegadas, um pequeno entalhe na parte traseira, para a câmera principal, e um botão Home na parte central. No ano seguinte foi a vez da primeira atualização, o iPhone 3G, que trouxe a famosa conexão 3G e a App Store, mas manteve um design extremamente similar. Em 2009, foi a vez de estrear o iPhone 3GS, que conseguiu colocar mais processamento e uma câmera melhor, mas sem inovações visuais.

iPhone 4 e 4S

iPhone 4

Em 2010 a Apple iria mudar o patamar mais uma vez, trazendo o iPhone 4 para o jogo, sendo esta a primeira grande atualização da linha depois de 3 anos de existência. O novo modelo mantinha o botão central e as bordas arredondadas, mas investia numa carcaça mais reta, sem ondulações na parte traseira.

O corpo do dispositivo recebeu bons toques em alumínio e aço, algo que viria a ser destaque em diversos smartphones topos de linha no futuro. A tela permaneceu com 3,5 polegadas, mas tinha um display com mais resolução, a famosa tela de Retina. Aliás, esse foi o primeiro iPhone a contar com uma câmera frontal, para selfies, quase que no centro do display.

O ano de 2011 marcou o lançamento do iPhone 4S, que manteve a fórmula do redesign, melhorando apenas especificações técnicas e introduzindo a assistente virtual Siri ao dispositivo. No mesmo ano, Steve Jobs veio a falecer, passando o bastão de CEO da Apple para Tim Cook, que permanece no cargo até hoje.

iPhone 5, 5S e iPhone 5c

iPhone 5 e 5S/ iPhone 5C

Em setembro de 2012, o iPhone 5 era lançado, estreando uma tela de 4 polegadas, e claro, trazendo melhorias do seu tempo, como a introdução da conexão Lightning de carregamento. O visual não mudou tanto, embora a parte traseira fosse dividida em 2 sessões com mais opções de cores.

O iPhone 5S, de 2013, também não inovou tanto no visual, mas trouxe um sensor de digitais para desbloquear o aparelho. Já o iPhone 5c, lançado no mesmo ano, foi concebido como uma versão mais baratinha da linha, retornando a uma construção em plástico e carcaça colorida bem forte.

iPhone 6, 6 Plus, iPhone 6S e 6S Plus

iPhone 6

Pulando para 2014, o iPhone 6 era lançado com mais uma mudança no display, agora pulando para 4,5 polegadas, enquanto seu irmão maior, o também anunciado iPhone 6 Plus, chegava ao mercado com 5,5 polegadas e resolução Full HD. O visual não mudou muito em relação ao antecessor, mas parece ter sido levemente modificado para ter um tom mais minimalista.

Um ano depois, a Apple não mudou a família de dispositivos, e fez uma atualização "pontual" com os iPhone 6S e iPhone 6S Plus. O design se manteve idêntico, adicionando apenas novas cores, e uma construção reforçada com mais alumínio, pois um dos grandes problemas da versão de 2014 é que muitos usuários relatavam que seus aparelhos entortavam com facilidade.

iPhone SE, iPhone 7 e 7 Plus

iPhone SE (1ª geração)

Em 2016, o iPhone SE foi lançado como uma versão mais barata da família iPhone 6, porém, com uma mudança de nomenclatura e design bem similar com as duas últimas gerações da Apple.

No mesmo ano, a companhia anunciou os grandes sucessores da linha, com o iPhone 7 e o 7 Plus, que contavam diferenças visuais e uma grande mudança: a ausência de entrada para fones de ouvido. A versão mais básica abandonava a traseira reta dos antecessores, e trazia uma carcaça com leves ondulações na transição com as bordas. A câmera traseira era mais saltada dessa vez, e tom caminhava para algo mais neutro, com uma tela de 4,7 polegadas.

iPhone 7/ iPhone 7 Plus

Já o iPhone 7 Plus era maior, com 5,5 polegadas um visual similar, mas aumentando o módulo de câmeras traseiro em formato horizontal, que abrigava um sensor principal e uma lente extra para zoom.

iPhone 8, 8 Plus e iPhone X

iPhone 8/ iPhone 8 Plus

Em 2017, a Apple não mudou tanto o seu modus operandi com a família iPhone 8 e 8 Plus, mantendo um visual muito parecido com a geração passada, mas agora, colocando um acabamento mais premium em vidro e alumínio, dando a sensação de um produto mais refinado.

Neste mesmo ano, uma década após o lançamento do iPhone original, a empresa anunciou o iPhone X, que mais uma vez iria revolucionar o mercado. Esqueça o famoso botão Home e dê boas-vindas a uma tela Super Retina OLED de 5,7 polegadas que cobre toda a frontal do aparelho.

iPhone X

O produto ainda tinha bordas mais suaves e uma adição bem interessante, o famoso notch no display, ou seja, uma espécie de entalhe horizontal centralizado na parte superior da tela, abrigando a câmera frontal e o recente FaceID. O módulo traseiro das câmeras ficou em formato de pílula na vertical.

iPhone XR, XS e XS Max

iPhone XR / iPhone XS e XS Max

Em 2018, a companhia dava vida ao iPhone XR, versão tela de 6,1 polegadas, câmera com apenas um sensor saltado e design praticamente idêntico ao iPhone X. No mesmo ano, os modelos XS e XS Max também foram lançados, com visual novamente muito parecido com a geração anterior. A grande diferença dessa vez era no iPhone XS Max, que, como o nome sugeria, aumentava a tela ao máximo para 6,5 polegadas.

iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max

iPhone 11 base/ iPhone 11 Pro e Pro Max

Ao ano de 2019 foi importante para a Apple, uma vez que moldou parte do visual que os aparelhos chegam a adotar atualmente. Embora a construção seja muito parecida, a grande diferença acaba no módulo de câmeras traseiro, que tem formato quadricular e mais saltado, abrigando diferentes sensores.

As versões 11 Pro e 11 Pro Max acompanharam a novidade, adicionando apenas materiais mais luxuosos na composição da carcaça, mas mantendo o esqueleto, por assim dizer.

iPhone SE 2020

iPhone SE (2ª Geração)

iPhone SE de 2020 foi mais uma tentativa da Apple de lançar um novo aparelho da linha com características mais antigas, preço baixo e design popular, com carcaça de plástico bem colorida, botão home, etc. As características "antigas" garantiram sucesso com os mais nostálgicos, o que fez a linha se consolidar como uma opção mais acessível da marca.

iPhone 12, 12 Mini, 12 Pro e 12 Pro Max

iPhone 12 base e Mini/ iPhone 12 Pro e Pro Max

No mesmo ano, a companhia lançou mais quatro smartphones, inaugurando sua 12ª geração, se é que podemos chamar assim. Dessa vez a marca trouxe um iPhone Mini para a competição, com uma "pequena" tela de 5,4 polegadas. A companhia também aumentou o que já era grande, levando o iPhone 12 Pro Max a ter um display massivo de 6,7 polegadas.

As mudanças visuais foram pontuais, adicionando uma faixa de alumínio na lateral, e mantendo o módulo de câmeras "quadradão" com cada vez mais sensores. A construção dos modelos mais elevados ganhou proteção Ceramic Shield, ou seja, cristais de nanocerâmica na composição do corpo do celular.

iPhone 13, 13 Mini, 13 Pro e 13 Pro Max

iPhone 13 base e Mini/ iPhone 13 Pro e Pro Max

Os mais recentes modelos da linha lançados não mudam tanto em relação à família iPhone 12, mantendo um design bem similar de câmeras e carcaça com o Ceramic Shield. Para fazer justiça, o módulo de câmeras foi apenas reordenado, e agora, os sensores estão posicionados na diagonal.

iPhone 14

Com anúncio previsto para o próximo dia 7 de setembro, os principais destaques da linha iPhone 14 deve ficar com os aparelhos do segmento Pro e Pro Max. Os dispositivos terão reformulações no notch, que dará vida a um entalhe em formato de pílula, conforme a imagem de uma peliculada vazada recentemente.


Por enquanto, especula-se que a Apple deve lançar quatro modelos da família: iPhone 14, iPhone 14 Pro, iPhone 14 Plus e iPhone 14 Pro Max. Os celulares devem receber o tão aguardado processador A16, com processo de fabricação da TSMC, que pode entregar grandes saltos de performance, mas principalmente, mais de 20% em eficiência energética.

Fonte: Tecmundo

Apple poderá alargar a presença de anúncios à app Mapas já no próximo ano

 Apesar de ser muito discreta, a Apple tem aumentado a presença de anúncios nos seus serviços. Estes são já uma realidade na App Store, mas tudo indica que vão aumentar em breve, abrangendo outras propostas.

Já se sabia que este era um movimento que estava a ganhar força dentro da Apple, mas agora surgem ainda mais informações. Do que é revelado, os anúncios chegam ao Apple Maps e será já no próximo ano.

Apple Maps anúncios 2023

A Apple tem tentado aumentar a sua receita, procurando novas áreas de atuação, em especial focadas nos seus serviços. A forma mais óbvia e mais simples de o conseguir é através do aumento de publicidade, com anúncios em novos locais.

Isso foi já avançado recentemente, com informações que dão como certo que vão haver mudanças neste campo. O que surge agora é informação mais específica e com dados concretos como este processo se irá realizar, vindas de Mark Gurman, da Bloomberg, uma fonte fidedigna.

Apple Maps anúncios 2023

O que este revelou na sua newsletter "Power On" aponta a chegada de anúncios à app Mapas da Apple para breve. A janela de tempo revelada mostra que será já em 2023 que estes novos elementos vão chegar ao serviço de mapas da gigante de Cupertino.

A informação é precisa e focada, revelando que a Apple terá já os seus engenheiros a trabalhar de forma intensiva nesta realidade para que chegue no próximo ano. Estes anúncios não vão ter da mesma forma dos que existem na App Store, mas vão ser mais discretos.

Apple Maps anúncios 2023

Quem quiser publicitar no Apple Mapas terá acesso à possibilidade de subir no ranking das pesquisas feitas pelos utilizadores deste serviço. Ainda assim, estes vão depender da localização geográfica e de vários outros fatores associados ao serviço de mapas.

Esta informação agora revelada vem confirmar o que já tinha sido avançado na passada semana. O importante agora é mesmo o foco da Apple no Maps e o investimento que está a ser feito para ser disponibilizado já em 2023, bem como a forma como vai surgir.

Fonte: Pplware.