18 de jun. de 2023

iPhone agora alerta-o quando está muito perto do ecrã

 Todos sabemos que a exposição excessiva e prolongada a ecrãs de TV, smartphones, computadores pode ter efeitos negativos na sua saúde ocular. Nesse sentido, a Apple criou agora uma função na nova versão do iOS que o alerta quando está muito próximo do ecrã.

iPhone agora alerta-o quando está muito perto do ecrã

De acordo com a CUF, hoje em dia, com a evolução tecnológica e a adoção de filtros protetores à generalidade dos ecrãs, já é um mito falar em radiações danosas à saúde. No entanto, expor excessivamente os olhos a aparelhos eletrónicos continua a ser potencialmente prejudicial.

Estes são alguns dos sintomas mais comuns:

  • Olhos secos ou lacrimejantes
  • Irritação ou comichão nos olhos
  • Visão sensível ou intolerância à luz
  • Visão turva ou cansada
  • Dificuldade de focagem

Nesse sentido, a Apple criou uma nova função para o iPhone. Essa função já está disponível no iOS 17 e pode ser ativada para quem já instalou a versão beta. A nova funcionalidade chama-se "distância do ecrã", e tem como o nome sugere, o objetivo passa por reduzir o cansaço visual.

Como ativar a nova função no iPhone com iOS 17?

Para ativar esta funcionalidade, basta ir às Definições > Tempo de ecrã e ativar a opção Distância do Ecrã.

Segundo refere a Apple, esta função, que é opcional, foi desenvolvida com o intuito de reduzir o risco de miopia, principalmente em crianças. O objetivo passa por incentivar a hábitos visuais que visem reduzir o cansaço ocular.

A funcionalidade faz uso da câmara TrueDepth, que tem a capacidade de medir a distância entre o ecrã e os olhos do utilizador.

O alerta surge quando o iPhone detetar que está a uma distância de 30 centímetros dos olhos por um período prolongado.

O iOS 17 ainda está em fase beta, podendo ser experimentado em todos os iPhones que têm suporte. A versão final deve ser lançada apenas em setembro.

Fonte: Pplware.



Apple é a marca com a câmara de smartphone mais popular, diz estudo

Quando pensamos em escolher um novo smartphone, damos especial atenção a determinadas caracteríctisas e especificações. E uma das mais importantes para os consumidores é, sem dúvida, a qualidade das câmaras fotográficas. E um recente estudo concluiu que a Apple é a marca com a câmara de smartphone mais popular.

Estudo diz que a Apple tem a câmara de smartphone mais popular

O mercado está recheado de diferentes opções de smartphones para os mais variados gostos, interesses e possibilidades económicas dos utilizadores. Antes de comprarem, muitas pessoas recorrem à Internet para saberem mais sobre determinados equipamentos e ainda pesquisarem várias outras possibilidades.

Agora, um recente estudo levado a cabo pela SimpleGhar concluiu que a Apple é a marca com a mais popular câmara fotográfica para smartphones. Para além disso, o mais surpreendente é que o estudo também incluiu câmaras fotográficas profissionais e determinou que a empresa da maçã é a mais popular no que respeita aos dispositivos de fotografia.

Para obter estes resultados, a empresa considerou mais de 470 milhões de fotos através da plataforma Flickr, onde os membros partilham as suas fotografias com as devidas configurações e, assim, é possível identificar o equipamento responsável para as captar. Portanto, o SimpleGhar analisou essas informações e conseguiu determinar os smartphones com as câmaras mais populares segundo os dados de mais de 100 países.

Na imagem seguinte vemos então que a câmara fotográfica mais popular pertence ao iPhone 11, com 13.212.135 fotos na plataforma Flick e os primeiros 24 lugares pertencem a outros equipamentos Apple. Já o mais recente modelo da empresa de Tim Cook, o iPhone 14 Pro Max ocupa o vigésimo quarto lugar com 1.894.379 tags na plataforma.

Clique na imagem para aumentar

O 25º lugar é ocupado pelo Samsung Galaxy S21 Ultra que conta com 1.796.943 fotografias. De seguida temos o Google Pixel 6 Pro, com 1.670.015 imagens e o Pixel 6 surge na 27º posição com 1.525.166 fotos no Flickr.

Para além das câmaras, o estudo também determinou quais os telefones mais populares nos vários países a nível de câmara fotográficas. As conclusões mostram os seguintes resultados:

  • iPhone 12 Pro Max é o mais popular nos Estados Unidos
  • iPhone 11 é o mais popular na China
  • iPhone 13 Pro Max é o mais popular na Índia
  • iPhone 13 Pro é o mais popular no Japão

Clique na imagem para aumentar

    No que respeita às câmaras fotográficas profissionais, a Canon EOS 5D Mark IV é a mais popular com 11.761.586 imagens no Flickr. Em segundo lugar encontra-se a Sony A7 III com 9.094.495 tags na plataforma.

    Pode ver os resultados completos aqui.

     Fonte: Pplware.

    iOS 17 traz Ping My Watch: use o seu iPhone para descobrir o Apple Watch

     Atualmente, com o Apple Watch, o utilizador pode "pingar" para descobrir onde está o iPhone. Basicamente é um comando que espoleta um som no iPhone permitindo descobrir onde está "escondido". Agora, e finalmente, no iOS 17 iremos ter o inverso. Com o Procurar o relógio (Ping My Watch) o utilizador poderá fazer o Apple Watch denunciar-se. Vamos ver como se ativa a funcionalidade.

    Imagem Encontrar relógio no iOS 17

    iOS 17: Pequenos pormenores que se tornam pormaiores no dia a dia

    Apesar de não ser um recurso hiper, mega fantástico, é uma daquelas funcionalidades que dá muito jeito ter. Aliás, quem tem os dois equipamentos Apple sabe que por vezes o Apple Watch é uma ajuda imprescindível para descobrir onde "que raio" está o iPhone. Para isso, na Central de Controlo, o smartwatch da Apple tem uma opção que "pinga" um alerta sonoro no iPhone.

    Esta funcionalidade já tem alguns anos, como nos mostra este vídeo que a Apple produziu aquando do lançamento do iPhone 12:

    Agora, com o novo sistema operativo, a Apple traz o mesmo recurso, mas de forma inversa e é muito simples de utilizar.

    Este botão, tal como outros que já sabemos a sua eficiência, está localizado na Central de Controlo. Vem desativado e por isso temos de ir às Definições ativar o botão, como mostram as imagens a seguir.

    Siga estes passos:

    • Abrir Definições;
    • Toque na opção Central de controlo;
    • Deslize para baixo e toque no botão + ao lado de Procurar o relógio;
    • Deslize para baixo no canto superior direito (ou na parte inferior nos telefones com botão Home) para abrir a Central de controlo;
    • Toque no novo botão Procurar o relógio;

    Procurar o relógio na Central de controlo funciona desde que o seu telefone e relógio estejam no alcance do Bluetooth e ligados. Para distâncias maiores, terá de ir à velha e eficaz ferramenta Encontrar para fazer ping no seu relógio.

    O recurso funciona se o Apple Watch estiver no pulso (ok, no pulso pode soar estranho, mas pense que pode ter um Apple Watch emparelhado com o seu iPhone e esse estar no pulso do seu educando, via membro da família), funciona se estiver "perdido" mesmo sem estar ativo, funciona se estiver bloqueado, mas, como referido em cima, para este recurso tem de estar ao alcance do Bluetooth.

    Fonte: Pplware.