8 de set. de 2021

Apple Watch será importante na monitorização de pacientes com AVC criptogénico

 Em cerca de 25% dos acidentes vasculares cerebrais (AVCs) isquémicos não é possível determinar uma causa, sendo estes designados como criptogénicos. Por hora, três portugueses sofrem um acidente vascular cerebral (AVC), sendo que um deles não sobrevive e, dos restantes, metade fica com sequelas incapacitantes. Um em cada quatro sobreviventes de AVC sofre outro evento no espaço de 5 anos. É aqui que o Apple Watch, assim como outros smartwatches podem ser importantes.

Até agora, a vigilância de longo prazo exige um procedimento cirúrgico minimamente invasivo e isso pode mudar com a disponibilidade e precisão dos smartwatches com recursos comprovados de monitorização da frequência cardíaca.

Imagem Apple Watch ECG

Um motivo comum para derrames criptogénicos é um distúrbio do ritmo cardíaco não detetado, denominado fibrilhação auricular (FA). Como a FA ocorre de forma intermitente, é difícil deteta-la durante as 24 a 96 horas de monitorização, conforme os protocolos padrão pós-AVC.

Num estudo anterior de 2014, foi mostrado que a FA foi detetada apenas em 2% dos pacientes com AVC criptogénico como parte do protocolo de monitorização pós-AVC padrão, enquanto a monitorização contínua de longo prazo durante 12 meses conseguiu detetar fibrilhação auricular em 13% destes pacientes.

O Apple Watch e outros smartwatches com qualidade comprovada na monitorização da frequência cardíaca poderão evitar procedimentos mais invasivos para a monitorização a longo prazo.

 

Mas as leituras ECG do Apple Watch são fidedignas?

Os registos de ECG de derivação única do Apple Watch podem ajudar a monitorizar a frequência cardíaca e o ritmo cardíaco do utilizador regularmente. Podem oferecer um potencial para uma estratégia alternativa não invasiva de vigilância do ritmo de longo prazo para diagnosticar FA nesses pacientes com AVC criptogénico.

Os investigadores da Barts Health NHS Trust em Londres estão a preparar-se para lançar um estudo controlado para determinar se a monitorização da FA do Apple Watch pode ser usada para vigilância de longo prazo nos pacientes com AVC criptogénico.

Ilustração de um AVC criptogénico

estudo recrutará 192 participantes e estes serão equipados com o Apple Watch Series 4. Os participantes deverão realizar um registo diário de ECG durante um ano após o procedimento de ablação por cateter.

O algoritmo de notificação automática de FA estará ativo durante todo o período de estudo e se houver suspeita de FA com base no tacograma será acionada uma notificação para o participante fazer um registo de ECG. Isso será até ao ponto de tempo de 12 meses.

O tacograma é a sequência dos intervalos de tempo (RR) entre batimentos sucessivos no ECG, é o sinal cardiovascular mais simples para a caracterização da variabilidade da frequência cardíaca (VFC).

O estudo também se concentrará na compreensão da correlação entre a atividade do participante e a FA. Os dados do acelerómetro e da atividade também serão captados para correlacionar com os dados da frequência cardíaca durante este período de 12 meses.

Espera-se que o novo estudo do Apple Watch seja lançado no próximo mês de outubro de 2021, e concluído em outubro de 2023.

 

Apple Watch destaca-se como um equipamento de vigilância da saúde do utilizador

Espera-se que o novo Apple Watch Series 7 seja revelado no evento da Apple em 14 de setembro. Embora a maioria dos rumores sobre o novo Apple Watch se tenha concentrado no seu maior ecrã e bateria maior, ainda resiste uma esperança que a Apple possa surpreender os consumidores com um novo recurso de monitorização de saúde e bem-estar.

O Apple Watch, mas também vários outros smartwatches, estão a conquistar um mercado que é imenso, o dos equipamentos de monitorização da saúde e bem-estar.

Fonte: Pplware.

iPhone 14: imagens vazadas mostram tela sem notch e muitas novidades


 Na próxima terça-feira (14), a Apple deverá anunciar a nova linha iPhone 13. Entretanto, nesta quarta-feira (08), o canal Front Page Tech, no YouTube, revelou os primeiros detalhes do iPhone 14, que só deve ser lançado em 2022. O vídeo, que cita informações recebidas em sigilo, também mostra o possível visual do celular com base em renderizações 3D.

A publicação destaca que o suposto iPhone 14 trará de volta aspectos visuais mais próximos do iPhone 4. Se no iPhone 12 as linhas do aparelho voltaram a adotar um formato mais plano, o próximo seguirá a tendência, diz o canal. Além disso, é apresentado que as laterais do novo celular serão em titânio.




Outro detalhe importante da divulgação está na parte traseira do dispositivo. No lugar de um quadrado em alto relevo para as câmeras, a nova geração supostamente manterá alinhados os sensores com o vidro. Na tela, como mostram as imagens, o iPhone 14 deverá deixar de usar o recorte (notch) e passará a adotar apenas um furo para a câmera frontal. O Face ID continuará presente, mas sob a tela.

Baseado no iPhone 14 Pro Max

Segundo o material, as renderizações são baseadas em um modelo real do iPhone 14 Pro Max. O lançamento de um iPhone sem o recorte na tela, introduzido no iPhone X, é esperado para 2022 também por analistas de mercado e citado em outros vazamentos. De acordo com o vídeo, o próximo iPhone ainda deverá manter a entrada Lightning padrão.

As informações divulgadas pelo canal surgem mais de 1 ano antes da apresentação da suposta linha iPhone 14. Dessa forma, além de serem tidas como rumor, as novidades podem ser modificadas no decorrer do projeto. Na próxima semana, entretanto, já deveremos conhecer oficialmente o iPhone 13 e os potenciais produtos relacionados.

Fonte: Tecmundo.

Apple anuncia oficialmente o evento de 14 de setembro para o iPhone 13 e não só

 Era um rumor já com traços de alguma certeza. Contudo, só agora é que se pode dizer que oficialmente a Apple irá apresentar no próximo dia 14 o novo iPhone 13 e algumas outras novidades.

A Apple confirmou oficialmente o evento totalmente virtual e transmitido a partir do Apple Park. Para este evento a empresa de Cupertino deu-lhe o slogan “California streaming”.

Imagem evento Apple setembro de apresentação iPhone 13

É oficial. O evento da Apple é dia 14 de setembro

O evento da Apple no próximo dia 14 de setembro será realizado às 10 horas de Cupertino e 18 horas de Portugal continental. Este evento marca o segundo ano consecutivo em que a Apple realiza a keynote anual de setembro de forma totalmente virtual devido à pandemia.

O evento será transmitido ao vivo no site da Apple, no canal da empresa no YouTube e através da app Apple TV no iPhone, iPad, Mac e Apple TV.

Imagem Tim Cook a apresentar evento Apple via streaming

O que podemos esperar deste evento além do iPhone 13?

Muito já se vaticinou e são rumores que se poderão transformar em factos, neste caso em anúncios de produtos. Portanto, oficialmente aparecerá o iPhone 13. Espera-se que o novo iPhone traga um punhado de novos recursos. Rumores de mudanças incluem um notch menor, melhorias no grupo de câmaras, ecrã com tecnologia ProMotion 120 Hz e muito mais.

O Apple Watch Series 7 também deve ser anunciado durante o evento de 14 de setembro. Com um design totalmente novo e um ecrã maior, o Apple Watch Series 7 está a preparar-se para ser uma atualização notável. No entanto, os relatórios indicam que a Apple enfrenta problemas de produção que podem restringir severamente o fornecimento.

A Apple também está a planear novos AirPods que podem ser anunciados neste mesmo evento. Há rumores de que os AirPods 3 cheguem com um design semelhante aos AirPods Pro, mas sem pontas de ouvido substituíveis.

Serão eventualmente também anunciados novos números de vendas e receitas, assim como poderão aparecer novidades nos serviços que a empresa comercializa.

Outra certeza é o lançamento oficial do iOS 15, watchOS 8, iPadOs 15, tvOS 15, macOS Monterey e audioOS 15.

Fonte: Pplware.