12 de mar. de 2023

Estudo: Quem usa iPhone são adultos jovens, no ativo e com poder de escolha

 Quem hoje usa um iPhone será que o faz pelo "status"? Este mito urbano caiu há muito, hoje o dispositivo é escolhido pela sua qualidade e funcionalidades que, dentro do seu ecossistema, são únicas. Então, que idades escolhem este gadget? Essa pergunta fica respondida pelo estudo levado a cabo pela Consumer Intelligence Research Partners (CIRP). Vamos conhecer que faixas etárias postam na marca da maçã!

Imagem de jovem adulto que tem preferências pelo iPhone

iPhone é uma escolha de pessoas adultas jovens

Não é segredo para ninguém que Apple tem muita influência sobre os consumidores, especialmente no seu mercado mais forte, o dos Estados Unidos. Aliás, recentemente vimos que a empresa alargou de novo a sua quota de vendas no país de origem conquistando mercado à sua concorrente mais direta, a Samsung.

Contudo, nem sempre é fácil perceber quem são os utilizadores que atualmente apostam na marca, que compram os dispositivos nos mais variados segmentos. Este foi o objetivo de um estudo desenvolvido pela Consumer Intelligence Research Partners (CIRP), uma empresa dedicada fornecer análise de valores mobiliários para a comunidade de investidores, com base sobretudo, no estudo do mercado de consumo.

Segundo estudo agora apresentado, a empresa visava descobrir quais faixas etárias que usam Apple e os seus produtos. Os resultados mostram que o iPhone é mais usado por pessoas mais jovens. No entanto, há informações nas entrelinhas muito interessantes.

As faixas etárias apresentadas mostram-nos que o iPhone, produto chave da Apple, é escolhido por uma população adulta, jovem e no ativo, advindo disso o poder de compra. Uma população interessada nas novas tecnologias e permanentemente em cima das novidades que este mercado fértil disponibiliza.

  • 18 aos 24 anos - 22% dos utilizadores
  • 25 aos 34 anos - 27% dos utilizadores
  • 35 aos 44 anos - 23% dos utilizadores
  • 55 aos 65 anos - 10% dos utilizadores

Analisando os resultados, este estudo mostra que há uma predominância de pessoas adultas jovens, no mercado de trabalho que, não só preferem o iPhone, como outros produtos Apple.

Conforme podemos perceber deste gráfico, quase 70% de todos os utilizadores da Apple têm menos de 45 anos. Isso confirma o que os relatórios anteriores sugeriram, ou seja, que os jovens adultos americanos são uma grande razão pela qual a Apple é tão popular. Não há muitos utilizadores de iPhone, iPad e Mac com mais de 45 anos.

No entanto, esta realidade pode mudar no futuro, pois a Apple continua a inspirar seguidores leais. É claro que os mais jovens são cativados pelo sucesso da Apple, mas ainda há muitos utilizadores mais velhos. Só o tempo dirá se esta distribuição mudará ao longo dos anos.

Fonte: Pplware.

Volta-se a falar no HomePod com ecrã de 7 polegadas a lançar em 2024

 A Apple lançou no início deste ano uma nova versão do HomePod original. Apesar de se falar já há algum tempo numa coluna com mais abrangência, que incluísse a Apple TV, por exemplo, isso ainda não aconteceu. Mas os analistas apostam em 2024 e vaticinam algo novo.

De acordo com um artigo publicado pelo conhecido analista Ming-Chi Kuo, a próxima geração do HomePod poderá facilitar uma integração mais profunda com os outros produtos de hardware da Apple.

Com base em informações vindas de dentro da cadeia de fornecedores, Kuo refere a empresa Tianma, que será aparentemente um beneficiário da "renovada estratégia doméstica inteligente da Apple", tornando-se o único fornecedor do ecrã remodelado do HomePod.

Imagem ecrã inteligente Tianma para colunas

Tianma demonstrou um novo avanço no desenvolvimento de ecrãs miniLED

Se a sua participação no fabrico do novo HomePod correr bem, a Tianma poderá ser encarregada de fornecer painéis de iPad no futuro.

Em 2021, Mark Gurman da Bloomberg foi o primeiro a sugerir que a Apple está a trabalhar em novos modelos HomePod com ecrãs e câmaras.

Gurman também referiu que a empresa de Cupertino estará a trabalhar na funcionalidade multi-toque para o HomePod. A longo prazo, acredita-se que a Apple repense está na sua estratégia doméstica inteligente e possa combinar um dispositivo que junte, por exemplo, a Apple TV e HomePod.

Para facilitar a utilização, este novo dispositivo terá um ecrã e diversas outras valências.

Em relação ao software, o HomePod já funciona com uma variante de tvOS, mas há algumas indicações de que a Apple está a trabalhar numa nova plataforma "homeOS".

Fonte: Pplware.

Atalho do iPhone para ativar/desativar os Serviços de localização

 Este é um guia que tem como objetivo ensinar a colocar no ecrã principal do iPhone ou iPad, um atalho para irmos diretamente à opção ligar ou desligar os Serviços de localização. Será que a app atalhos permite links para o interior do iOS?

Ilustração do Atalho para Serviços de localização

A aplicação Atalhos está cada vez mais poderosa, à medida que a Apple a capacita com mais funções. Vemos, por exemplo, no iOS 16.4 a empresa de Cupertino a testar vários novos atalhos e funcionalidades de automatização.

Nesse seguimento, um leitor deixou uma dica: porque não criar um atalho no ecrã frontal para ser mais fácil "ligar e desligar o GPS".

Desafio aceite e pelo que se poderá ver, a Apple realmente fez uma app de Atalhos muito poderosa o que traz ao iOS uma sem número de novas formas de gerir as funcionalidades.

 

Criar atalho para os Serviços de localização

Os passos são simples e o truque é adicionar o caminho para a opção. Quem diz esta opção diz dezenas de outras, como podemos ver aqui.

O método é como temos feito, em vez de um comando, inserimos um endereço. Vamos ver então os passos:

  • Abrir a app Atalhos;
  • Clicar no canto superior direito no sinal de mais (+);
  • Clicar no botão Adicionar ação;
  • Na pesquisa procurar por URL;
  • Na lista escolher a opção URL e dentro clicar em cima da opção Abrir URL;
  • Na primeira secção, onde aparecerá como exemplo o endereço da Apple, colar o seguinte endereço: prefs:root=Privacy&Security&path=LOCATION
  • Agora podem testar clicando na barra de rodapé no ícone Play;
  • Feito o teste e estando tudo a funcionar, clicar no ícone de partilha na barra de rodapé;
  • Escolher a opção Ecrã principal e depois escolher o nome para o Atalho.

Feito isto, ao clicar neste atalho abrirá de imediato a opção para ativar ou desativar os Serviços de localização.

Fonte: Pplware.


Impeça o seu iPhone de alternar automaticamente entre Wi-Fi e dados móveis

 Por predefinição, o seu iPhone muda automaticamente entre Wi-Fi e dados móveis, em determinadas circunstâncias. Pode não ser do interesse da sua carteira! Então, veja aqui como parar este comportamento no seu smartphone Apple.

Imagem do menu onde se pode desativar o Apoio ao Wi-Fi para não mudar para dados móveis no iPhone

Ao utilizar um novo iPhone, tal como o iPhone 14 Pro Max, o dispositivo alterna automaticamente entre Wi-Fi e móvel. A mudança para dados móveis acontece principalmente quando a ligação Wi-Fi é lenta ou não fiável para lhe proporcionar um acesso ininterrupto à Internet. No entanto, muitos de nós temos planos de dados móveis limitados e ter os nossos iPhones a mudar para 4G/5G sem nos alertar pode ser problemático.

O comportamento pode resultar na drenagem do plano de dados móvel se estivermos, por exemplo, a descarregar ficheiros grandes, como uma atualização do iOS, que agora pergunta se pode fazer o download via dados móveis.

Felizmente, pode desativar esta funcionalidade para impedir que o seu iPhone mude automaticamente entre Wi-Fi e telemóvel.

Quer esteja no iOS 16 ou numa versão anterior do sistema operativo, os passos a seguir são os mesmos, e pode encontrá-los abaixo.

  1. Iniciar a aplicação Definições;
  2. Toque em Rede móvel;
  3. Percorra para baixo, e desative o Apoio ao Wi-Fi.
  4. Voilà! O seu iPhone já não mudará automaticamente para dados móveis quando a sua ligação Wi-Fi não for "de boa qualidade".

    Embora o Apoio ao Wi-Fi possa ser problemático para quem tem planos de dados limitados, é uma ótima funcionalidade para quem não tem uma quota. Assim, se o seu plano de operadora não restringir a utilização de dados móveis, poderá querer manter esta funcionalidade ligada para obter a melhor experiência de navegação na Internet possível.

    Já que está neste menu, veja também as restantes opções que podem ajudar a poupar dados quando está fora de uma rede Wi-Fi. É uma boa forma de conhecer também as aplicações que estão a ser gulosas!

    Fonte: Pplware.