14 de dez. de 2022

Suporte Apple Music finalmente adicionado aos veículos elétricos Tesla

 Está visto que a visita de Elon Musk ao Campus da Apple, onde foi recebido por Tim Cook, parece estar a dar frutos. Bom, mesmo não tendo nada a ver, a verdade é que depois de muitos pedidos, a Tesla finalmente vai disponibilizar o Apple Music no seu sistema de entretenimento.

A fabricante de automóveis elétricos lançou há poucas horas uma atualização de software de fim de ano que apresenta suporte para o serviço de streaming de música da empresa tecnológica californiana.

Ilustração Tesla com Apple Music

Apple Music nos Tesla

De acordo com relatos no Twitter, a atualização 2022.44.25 permite que os proprietários de Tesla terem acesso às suas contas ‌Apple Music‌ diretamente nos seus carros.

Transmita mais de 100 milhões de músicas e 30.000 listas de reprodução sem anúncios. Ouça toda a sua biblioteca, descubra novas músicas e sintonize estações de rádio ao vivo. Para aceder ao Apple Music, toque no ícone do Apple Music no Iniciador de Aplicações, leia o código QR com o seu dispositivo móvel e faça login com o seu ID Apple.

Informação indicada no sistema da Tesla.

Contudo, será necessária uma assinatura Premium Connectivity para transmitir o Apple Music através de uma ligação móvel.

Houve indícios de que o suporte ao ‌Apple Music‌ estava iminente quando uma exposição da Tesla no Petersen Automotive Museum em Los Angeles apresentou um veículo com uma aplicação Apple Music‌ instalada.

Imagem Apple Music nos elétricos Tesla

A integração do ‌Apple Music‌ tem sido um recurso há muito desejado pelos proprietários de Tesla, e os assinantes do ‌Apple Music‌ que desejam acesso podem instalar o software mais recente para obtê-lo.

Este poderá ser um bom indício da abertura da marca a mais software da empresa de Cupertino. Quem sabe a seguir o CarPlay não é também "desbloqueado"!

Fonte: Pplware.

A Apple estará a preparar a chegada de lojas apps de terceiros ao iPhone com o iOS 17

 A Apple sempre procurar manter a App Store como o único ponto de instalação de apps no iPhone e no iOS. Controla todos os momentos das apps ali presentes e garante aos utilizadores que não existem problemas de segurança ou de desempenho.

Com muitas mudanças a serem pedidas, a Apple estará finalmente a ponderar abrir o iOS a loja de apps de terceiros. Não revelou como o deverá fazer, mas certamente que vão existir limites e um controlo muito grande.

Apple app store lojas apps instalar

Lojas de apps de terceiros a chegar

As entidades reguladoras têm estado a avaliar muitos elementos do ecossistema da Apple a como estes se comportam com os restantes. Quer impedir situações de monopólio e em que a empresa impede que outras propostas sejam apresentadas aos utilizadores.

Um dos principais visados é mesmo a App Store, que poderá ter mudanças em breve. Do que é avançado, a Apple poderá estar a preparar a chegada de lojas de apps de terceiros. Isso levará ao que muitos esperam há anos: poder instalar apps fora do ecossistema da empresa e sem o controlo completo desta.

Apple terá de deixar instalar no iOS

Várias equipas estão a redesenhar o software da empresa para o abrir a esta novidade, permitindo também que seja possível contornar parte das imposições conhecidas. Claro que o controlo deverá ser mantido, obrigando as apps a serem verificadas e cobrando taxas adicionais. Não fica ainda claro se sistemas de pagamentos de terceiros vão ser permitidos.

Ainda sem uma data prevista, deverá ser revelado com a chegada do iOS 17 e antecipando algumas medidas que a Europa poderá obrigar a serem realidade. O Regulamento Mercados Digitaispoderá impor a mudança e assim terminando com o monopólio da Apple neste campo.

Mudanças não ficam pela App Store

Esta regulamentação da UE pode ir ainda mais longe e obrigar a Apple a abrir outros sistemas. Falamos do NFC do iPhone, da rede Find My ou do controlo aplicado a browsers terceiros. Por fim, e esta será mais complicada, pode ir até ao iMessage, com a criação de mecanismos de interoperabilidade com outros serviços de mensagens.

O mais curioso é que a Apple poderá aplicar todas estas medidas apenas em alguns mercados escolhidos e com legislações mais restritivas. Vão ser as bases para algo mais alargado, mas que só mais longe no futuro será verdadeiramente global e alargado a todos.

Fonte: Pplware.

Apple Watch recebeu o watchOS 9.2: Veja o que há de novo

 Com o iOS 16.2, a Apple lançou também novas versões do sistema operativo para os outros dispositivos. Como tal, quem tem um Apple Watch com versão 4 ou superior já pode instalar o watchOS 9.2. A cada versão o dispositivo torna-se mais completo mesmo para os que foram lançados há 4 anos.

Com esta nova versão os smartwatches da Apple dão mais um passo naquilo que os torna especiais. Vamos ver o que há de novo.

Imagem com o Apple Watch Ultra com watchOS 9.2

Segundo o relatório da empresa para o lançamento de hoje, o watchOS 9.2 inclui novas funcionalidades, melhorias e correções de erros.

  • Melhorar tempo permite-lhe competir com os resultados obtidos em treinos anteriores de corrida ao ar livre, bicicleta ao ar livre e cadeira de rodas ao ar livre.
  • Novo algoritmo personalizado de kickboxing na aplicação Treino para obter métricas mais precisas.
  • Na aplicação Ruído, a indicação de quando os níveis de som ambiente são reduzidos está agora disponível com AirPods Pro (1.ª geração) e AirPods Max quando é usado o cancelamento ativo de ruído.
  • Os utilizadores da Configuração da família podem ser convidados para a aplicação Casa para poderem controlar as colunas HomePod e acessórios de casa inteligentes, bem como abrir portas com as chaves de casa na aplicação Carteira.
  • Suporte de acessibilidade para visualizar quando a Sirene está a ser usada no Apple Watch Ultra.
  • Melhoria no tempo de resposta e na precisão dos controlos com gestos para AssistiveTouch e ações rápidas.
  • Otimização da deteção de acidente no Apple Watch Ultra, Apple Watch Series 8 e Apple Watch SE (2.ª geração).
  • Correção de um erro que causava a apresentação incorreta da hora do relógio logo após fechar um alarme no modo de concentração “Dormir”.
  • Correção de um erro que causava interrupções em sessões de atenção plena.

Encontrará informação acerca do conteúdo de segurança das atualizações de software da Apple no site: https://support.apple.com/kb/HT201222

Fonte: Pplware.

Apple lança iOS 16.2 para todos e traz muitas novidades

 A Apple, depois de 4 versões beta e um RC está agora a disponibilizar ao público em geral o iOS 16.2. Com alguma surpresa, a empresa além das novidades avançadas nas versões anteriores ainda acrescentou mais funcionalidades.

Agora o utilizador Apple terá criptografia de ponta a ponta, Apple Music Sing, entre outras ferramentas que mostramos de seguida.

Imagem iOS 16.2

Conforme havíamos referido na semana passada, aquando do lançamento do iOS 16.2 RC, a Apple estaria já a preparar o lançamento público do novo iOS 16.2. Além deste, também está disponível o iPadOS 16.2, watchOS 9.2, tvOS 16.2 e macOS Ventura 13.1.

O que há de novo no iOS 16.2?

Freeform

  • Freeform é uma nova aplicação para trabalhar criativamente com amigos ou colegas no Mac, iPad e iPhone
  • Um ecrã flexível permite-lhe adicionar ficheiros, imagens, stickies, e muito mais
  • Ferramentas de desenho permitem-lhe desenhar em qualquer parte do ecrã com o seu dedo

Apple Music Sing

  • Uma nova forma de cantar com milhões das suas canções favoritas no Apple Music
  • Vozes totalmente ajustáveis deixam-no em dueto com o artista original, cantar a solo, ou misturá-lo
  • Com as melhorias ao nível da letra, que acompanha a batida, é ainda mais fácil cantar ao ritmo da música

imagem Apple Music Karaoke

Proteção de dados avançada para iCloud

  • Nova opção expande o número total de categorias de dados iCloud protegidos utilizando encriptação de ponta a ponta para 23 - incluindo iCloud Backup, Notas e Fotos - protegendo a sua informação mesmo no caso de uma violação de dados na nuvem

Ecrã de bloqueio

  • Novas definições permitem ocultar o papel de parede ou as notificações quando a opção de ecrã sempre ligado está ativada no iPhone 14 Pro e no iPhone 14 Pro Max.
  • O widget Sono permite ver os dados de sono mais recentes.
  • O widget Medicação permite ver lembretes e aceder rapidamente ao horário.

  • Game Center

    • Suporte para SharePlay no Game Center para jogos multijogador, tornando possível jogar com as pessoas que participam numa chamada FaceTime.
    • O widget Atividade permite ver o que os seus amigos andam a jogar e a alcançar nos jogos, sem ter de sair do ecrã principal.

    Apple TV

    • Live Activities para Apple TV app permite-lhe seguir as suas equipas favoritas com pontuações ao vivo diretamente no seu Ecrã de Bloqueio ou em Dynamic Island no iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max

    Casa

    • Melhoria da fiabilidade e eficiência da comunicação entre os acessórios da casa inteligente e os dispositivos Apple.

     

    Esta atualização inclui também as seguintes melhorias e correções de bugs:

    •  A pesquisa melhorada em Mensagens permite-lhe encontrar fotos baseadas no seu conteúdo, como um cão, carro, pessoa, ou texto
    • Turn Off Hide IP Address Setting permite aos utilizadores do Reencaminhamento privado iCloud desativar temporariamente o serviço para um sítio específico no Safari
    • Artigos noticiosos na app Meteorologia mostram informações relevantes para o tempo nesse local
    • Os Cursores Participantes em Notas permitem-lhe ver indicadores ao vivo à medida que outros fazem atualizações numa nota partilhada
    • AirDrop agora regressa automaticamente aos Contactos apenas após 10 minutos para evitar pedidos indesejados de receção de conteúdos
    • Otimizações de deteção de colisões nos modelos iPhone 14 e iPhone 14 Pro
    • Corrige um problema que faz com que algumas notas não se sincronizem com iCloud após as atualizações sejam feitas

    Algumas características podem não estar disponíveis para todas as regiões ou em todos os dispositivos Apple. Para mais informações podem consultar a página da Apple com as informações.

    Fonte: Pplware.