21 de ago. de 2023

Se tem um Tesla, agora já o pode controlar ainda mais com a Siri no iPhone

 A Tesla tem procurado criar automações nos seus carros, para facilitar a vida aos utilizadores. Com apps dedicadas, traz agora uma novidade importante para o iPhone e para os seus utilizadores. A partir de agora podem controlar os carros da Tesla com recurso à voz e usando a Siri.

Tesla iPhone Siri atalhos automação

Foi há poucos dias que a Tesla lançou mais uma versão da sua app dedicada ao iOS e ao iPhone. A marca colocou várias novidades nesta atualização, com uma delas a chamar à atenção de todos. Falamos da possibilidade de usar a Siri para controlar partes do carro.

Aceda aos controlos e à climatização do seu veículo a partir da aplicação Apple Atalhos

Esta é a descrição das novidades da versão 4.24.0 e deixa claro que o controlo disponível aumentou de forma muito grande. Com os atalhos os utilizadores podem criar as automatizações necessárias e assim abrir também a porta à Siri e à utilização da voz para controlar os Tesla.

Tesla iPhone Siri atalhos automação

A lista de atalhos que podem ser criados é grande e mostra como a Tesla quer dar a liberdade total aos utilizadores. Ainda que se foque na climatização e controlos, os utilizadores vão poder realizar muitas ações diretamente com a Siri no iPhone.

Modo de Defesa com Arma Biológica Modo acampamento Descongelar Modo Cachorro Preparar o veículo Definir o aquecedor do assento (posição do assento e nível de aquecimento) Definir temperatura (escolha a temperatura da climatização) Janelas de ventilação Definir volume Teste de Emissões Fechar todas as janelas Flashes Buzina Bloquear/desbloquear Abrir frente Porta de carga aberta/fechada Porta aberta/fechada (Modelo X) Abrir/Fechar mala traseira Modo Sentinela Definir limite de carga Iniciar/parar carregamento

Apesar de estarem disponíveis, estes comandos precisam de ser ativados na app Atalhos, na zona automação. Ao carregar no +, estas novas opções vão estar disponíveis.

Parece agora claro que cada vez mais os Tesla estão a mudar e a poderem ser controlados por voz. Estamos cada vez mais perto de nem sequer ter de tocar no carro para se deslocarmos do ponto A para o ponto B. Um dia bastará dizer "Hey Siri, leva-me a casa"!

Fonte: Pplware.

Carrega o seu iPhone durante a noite? Não o faça…

 Apesar das várias evoluções e inovações na área da tecnologia, os smartphones ainda não têm uma autonomia mega que dê, por exemplo, para uma semana. Nesse sentido é preciso carregar constantemente os dispositivos e são muitos os que aproveitam a noite para o fazer. Mas, no caso do iPhone, a Apple diz para não o fazer.

Carrega o seu iPhone durante a noite? Não o faça...

Carregar o iPhone durante a noite degrada a bateria...

Todos temos a noção de que quando carregamos um dispositivo eletrónico é normal que esta "aqueça". Além disso, muitos deixam o smartphone a carregar durante a noite para de manhã este estar nos 100%. Mas a Apple alerta para diversas situações, como é o caso do sobreaquecimento que por sua vez leva a um desgaste da bateria.

Segundo a Apple, quando o iPhone “fica com a carga completa durante longos períodos de tempo, a saúde da bateria pode ser afetada”.

Carrega o seu iPhone durante a noite? Não o faça...

Mas a empresa da maça vai mais longe, segundo o canal de comunicação Mirror. Os utilizadores do iPhone chegam a correr riscos de “incêndio, choque elétrico e lesões” se deixarem o iPhone a carregar “debaixo do cobertor, almofada ou do corpo quando ligado a uma fonte de energia”.

A Apple alerta ainda para que...

Não durma em cima de um dispositivo, adaptador ou carregador wireless. Mantenha-os numa área ventilada. Tenha cuidados extra se estiver numa condição física que afeta a sua capacidade de detetar calor contra o corpo

A Apple aconselha também sempre o uso de carregadores oficiais, que são testados e certificados.

Fonte: Pplware.

Antutu revela qual o iPhone e o iPad mais poderoso do momento

 

Apesar de se focar mais no universo Android, a Antutu não deixa de ter os equipamentos móveis da Apple debaixo do seu radar. Avalia-os da mesma forma e apresenta também os mais poderosos que podemos encontrar. A lista de julho de 2023 está disponível e mostra como estão distribuídos o iPhone e o iPad em termos de potência.

Antutu iPhone iPad Apple

A Antutu também olha para o universo da Apple

Todos conhecem a Antutu e as avaliações que esta faz dos equipamentos. Foca-se no seu desempenho, elegendo os mais capazes e os que oferecem aos utilizadores o melhor desempenho geral, usando os seus testes e as suas métricas.

Se normalmente olhamos para as listas dedicadas ao Android, importa também recordar que estes valores surgem também para o universo dos equipamentos da Apple. Estes têm também um ranking, ainda que limitado à arquitetura que a gigante de Cupertino criou.

O iPad lidera destacado a lista de equipamentos

Para julho de 2023, a Antutu mostrou a lista dos equipamentos móveis mais potentes, tendo o iPad Pro 6 com SoC M2 de 12,9 polegadas no topo. Este reclama para si uma pontuação média de 1.389.538. Com 1.279.375 pontos, temos a seguir o iPad Pro 6 de 11 polegadas e com o mesmo SoC.

Antutu iPhone iPad Apple

A lista segue depois, até atingir o seu meio, com o iPad Pro 5, nos modelos de 12,9 e 11 polegadas, terminando no iPad Air 5. Estes 3 tablets da Apple usam todos o mesmo SoC, o M1, ainda que atinjam resultados diferentes, graças à quantidade de RAM presente, entre outros fatores.

O iPhone segue-se com alguma surpresa nos resultados

O primeiro iPhone aparece apenas depois de todos estes tablets. Falamos do 14 Pro e 14 Pro Max, equipados com o mais recente SoC A16. A lista termina com o iPhone 13 Pro Max e 13 Pro, seguidos pelo iPhone 14, todos com o SoC A15 da Apple.

Estamos a poucas semanas da chegada do iPhone 15, que certamente trará uma nova tabela e uma mudança nas posições apresentadas. Dificilmente irá ultrapassar qualquer iPad, mas certamente que deixará para trás o iPhone 14 em todos os seus diferentes modelos.

Fonte; Pplware.

Apple pode ter cortado na produção do iPhone 15 devido à escassez de alguns componentes

 Os próximos iPhones estão quase a chegar e tudo ficará conhecido já no mês que vem, em setembro. Até lá, como naturalmente já estamos habituados, muitas informações, vindas de rumores ou algumas fontes mais seguras, vão sendo reveladas. Assim, recentemente um analista previu que a empresa da maçã poderá ter cortado na produção dos novos iPhone 15 por causa da escassez de determinados componentes.

Produção do iPhone 15 pode já ter sofrido cortes

De acordo com as previsões do analista Jeff Pu, a Apple já estará a cortar na produção do novo iPhone 15, que chegará ao mercado no próximo mês de setembro, juntamente com o lançamento de outras novidades. O motivo por detrás desta previsão prende-se com os rumores de que a empresa de Tim Cook estará a enfrentar problemas com a produção em massa de alguns componentes para o seu novo smartphone, como ecrãs e câmaras fotográficas.

Através de uma nota enviada aos investidores, acedida pelo 9to5Mac, o analista refere que a Apple deverá produzir cerca de 77 milhões de unidades do iPhone 15 até ao final deste ano. Mas anteriormente estimava-se que a marca da maçã iria enviar para o mercado perto de 83 milhões de exemplares do novo telefone. Jeff Pu destaca que os motivos são sobretudo dois.

Em primeiro lugar, o analista refere os problemas com a rede de fornecimento de alguns componentes, em concreto no que respeita aos sensores das câmaras da Sony, a estrutura de titânio para equipar os modelos Pro e os ecrãs. Mas outra preocupação está relacionada com a quantidade de procura pelo novo equipamento, o que terá levado Tim Cook a ajustar as suas estimativas de vendas.

Pu explica que o corte de produção antes do lançamento "não é um sinal positivo e o potencial aumento de preço do iPhone 15 Pro Max também pode diminuir a procura final".

Fonte: Pplware.

Cuidado, hackers podem simular Modo de voo no iPhone para atacarem o iOS 16

 

A Apple aplica medidas de segurança no iOS e no iPhone que o tornam quase imune a ataques de hackers. A verdade é que a imaginação destes é grande e por vezes as formais mais simples acabam por ser as mais eficientes. A provar isso surge agora um novo ataque que simplesmente simula o Modo de voo para permitir ataques ao iPhone e ao iOS 16.

iPhone Modo voo iOS 16

Um novo ataque ao iPhone e ao iOS 16

Foi a empresa de segurança Jamf Threat Labs que descobriu esta nova aparente vulnerabilidade do iOS 16. Do que é descrito, é simples enganar os utilizadores do iPhone e levá-los a acreditar que têm problemas no acesso à Internet. Isso é representado com o Modo de voo a estar (aparentemente) ativo.

Este é, na verdade, um ataque que decorre em duas fases, sempre dependendo do que o utilizador vê. A ideia dos hackers é levar a que os utilizadores interajam com o sistema, quando, na verdade, aceitam instruções que os atacantes fornecem ao iPhone.

iPhone Modo voo iOS 16

Finge o Modo de voo para enganar

O primeiro passo é dar a ideia de que o Modo de voo está ativo. Isto é feito com recurso ao deamon SpringBoard, que trata de gerir os elementos da interface para fazer parecer que o Modo de voo está ligado. É com esta mudança que os utilizadores confirmam que estão sem acesso à Internet.

Um segundo deamon, o CommCenter, trata de bloquear o acesso à Internet no iPhone, sempre controlado pelos hackers. Apenas a app pretendida fica com permissões de acesso à rede, para assim o ataque se desenvolver com sucesso pelos atacantes. Caso o Safari seja usado, a indicação para que o modo de voo seja desativado é apresentada.

iPhone Modo voo iOS 16

Ficou muito por explicar neste ataque

Do que é descrito na explicação deste novo vetor de ataque, não ficam claros alguns pontos. Não se sabe se é necessário o acesso físico ao iPhone e de que modo os atacantes conseguem comprometer o iOS 16. Ainda assim, esta situação foi de imediato reportada à Apple.

Apesar de ser algo novo e de não existirem provas de que foi usado no passado em ataques, os utilizadores devem ter uma atenção redobrada. Caso surja uma situação como a descrita, devem precaver-se e evitar ligar-se a redes sem fios desconhecidas e limitar o acesso ao iPhone a outros utilizadores.

Fonte: Pplware.