22 de mar. de 2022

Novo iPad Air tem problemas de construção? Utilizadores queixam-se da sua qualidade

 Apresentado pela Apple no dia 8 de março, o novo iPad Air chegou ao mercado na passada sexta-feira. Este modelo traz um conjunto de novidades interessantes, seguindo a linha de produtos que a marca já tem disponível.

Agora que começou a chegar aos novos utilizadores, há uma queixa que parece estar a crescer. Muitos reclamam que a qualidade de construção decaiu e o alumínio da traseira é bastante mais fino que o habitual.

iPad Air Apple qualidade construção alumínio

O novo iPad Air traz para este modelo um conjunto de caraterísticas que eram já esperadas há algum tempo. Falamos do SoC M1 da Apple, bem como da presença de conetividade 5G. Todos os restantes elementos, como a porta USB-C continuam presentes.

Esta nova versão de um dos iPads mais usados está agora a reunir uma queixa que não é normal. Coloca em causa a qualidade de construção aplicada pela Apple, revelando que poderá ter alguns materiais abaixo das especificações que seriam esperadas.

Uma publicação no Reddit revela que a parte traseira poderá ser mais fina que o normal, reagindo de forma não esperada. Este não parece ser um caso isolado, pois existem muitos comentários de outros novos utilizadores com a mesma queixa.

O que é revelado é que esta parte traseira cede sob pressão e que faz barulhos anormais. O relato revela que é possível sentir a bateria e que ao carregar nesta área o iPad Air faz barulhos, parecendo que existe diferença no alumínio usado.

Para confirmar esta situação, existem vários vídeos publicados que mostram o comportamento do novo iPad Air. Neles é possível ouvir os barulhos anormais que este modelo faz.

Não se conseguiu ainda perceber se esta é uma situação que estará muito alargada ou se é apenas um lote específico produzido pela Apple. Vários outros comentários afirmam que a qualidade parece ser a mesma que a de modelos anteriores.

Espera-se que a Apple reaja a esta situação e que esclareça o que se passa. Caso seja uma situação isolada a alguns equipamentos, poderá proceder à sua troca e corrigir a produção para que não se repita.

Fonte: Pplware.


Sabia que o iOS 15.4 permite digitalizar instantaneamente texto manuscrito?

 Certamente que já viu algo diferente no seu iPhone quando a câmara aponta para um local onde tem texto. Sim, de facto há novidades. Isto porque com o iOS 15.4 e iPadOS 15.4, lançados ao público na semana passada, apareceram novos recursos, entre eles a possibilidade de reconhecer e tratar texto impresso ou manuscrito.

Apesar de ter ficado um pouco fora do radar, a capacidade de digitalizar texto diretamente na app Notas é uma excelente funcionalidade pronta a usar.

Imagem a digitalizar texto com a câmara do iPhone

Use o seu iPhone para digitalizar texto manuscrito num documento

Recentemente, a Apple partilhou um vídeo com instruções passo a passo sobre como usar o recurso Digitalizar texto. Num dispositivo com iOS 15.4 ou iPadOS 15.4, basta abrir a aplicação Notas, tocar no ícone da câmara, seguido de Digitalizar texto e, por fim, no botão inserir, assim que o texto for adicionado à nota.

O recurso também foi adicionado à app Lembretes.

Este novo recurso baseia-se na funcionalidade Texto detetável introduzida no iOS 15 e iPadOS 15.

O Texto Detetável permite que o utilizador abra a aplicação Câmara, posicione o texto em tempo real no visor, copie o texto e cole o texto numa qualquer aplicação digitalmente.

Texto detetável

  • A funcionalidade Texto detetável torna interativo o texto existente em fotografias, para poder copiar e colar, procurar e traduzir em Fotografias, capturas de ecrã, Vista rápida, Safari e pré-visualizações com a Câmara (iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone XR e modelos posteriores).
  • Os detetores de dados para Texto detetável reconhecem números de telefone, endereços de e-mail, datas, moradas e outros elementos em fotografias, para poder utilizá-los diretamente.
  • Disponível a partir do teclado, permitindo inserir texto diretamente do visor da câmara em qualquer campo de texto.

O iOS 15.4 e o iPadOS 15.4 introduziram vários outros recursos, incluindo a capacidade de desbloquear um iPhone 12 ou mais recente com Face ID enquanto estiver a usar uma máscara, Controlo Universal em modelos de iPad compatíveis, dezenas de novos emojis, uma nova opção de voz Siri, a capacidade de iniciar Sessões do SharePlay diretamente de aplicações compatíveis e muito mais.

Fonte: Pplware.

Bateria do iPhone no iOS 15.4 esgota-se muito depressa? Há queixas dos utilizadores

 Apresentado no início desta semana, o iOS 15.4 trouxe para o iPhone um conjunto único de novidades da Apple. Estas querem melhorar ainda mais a utilização deste sistema e do iPhone, ao mesmo tempo que resolve alguns problemas.

Algo que ninguém esperava era a chegada de uma situação anormal e que limita a utilização do iPhone. O que muitos utilizadores do iOS 15.4 relatam é uma falha que leva a bateria deste smartphone a desaparecer de forma muito rápida.

bateria iPhone iOS 15.4

Muitas novidades chegaram com o iOS 15.4

A grande novidade do iOS 15.4 está no Face ID e na possibilidade de usar uma máscara para desbloquear o iPhone. Numa altura que temos de estar protegidos, a Apple resolveu melhorar o seu sistema de autenticação para ser mais simples de usar.

Claro que há mais novidades, em áreas que eram também esperadas alterações. Falamos de novos emojis e até de cartões de vacinação na app Saúde e Carteira, bem como várias melhorias para o iPhone, que corrigem problemas e falhas anteriores.

Novo problema de bateria no iPhone

Algo que esta versão trouxe também foi um novo problema com as baterias, segundo muitos utilizadores reportam agora. Estas queixas não parecem generalizadas a todos os utilizadores, mas têm crescido nas redes sociais e no número de utilizadores.

Algo que é possível perceber é que este problema parece estar a afetar vários modelos do iPhone, desde o 13 Pro Max, o 11 ou outros. Não existe um padrão reconhecido, sendo alargado a vários modelos, alguns mais recentes e outros mais antigos.

Teorias apontam várias fontes para esta situação

Existem já várias teorias para a origem do problema. Alguns utilizadores apontam o dedo à utilização mais frequente dos 120Hz ProMotion, mas os modelos mais antigos não têm esta capacidade. Há ainda quem tenha desligado o 5G e a situação tenha melhorado.

Não é anormal haver uma lentidão no iPhone após uma atualização do iOS e até um ligeiro aumento dos consumos de bateria. Estas são, por norma, situações temporárias, mas que se corrigem de forma automática ao fim de alguns dias. Este não prece ser, infelizmente, o caso e a Apple deverá ter de intervir em breve.

Fonte: Pplware.