11 de jul. de 2021

A duração da bateria dos Macs com M1 é tão boa que na Apple pensaram que havia um bug

A Apple lançou a linha de SoCs Apple Silicon M1 e trouxe uma nova cultura aos computadores da marca. Além de terem um desempenho de alto nível, as máquinas pautam-se pelos seus consumos baixíssimos. Quando esta tecnologia foi apresentada ao responsável de marketing para o mercado mundial de produtos da Apple, Bob Borchers, este recebeu um feecback curioso da sua equipa.

Segundo o que foi revelado, quando um Mac estava a ser mostrado em pleno desempenho, a levar o SoC M1 aos limites, as pessoas que estavam a ver acharam algo estranho. O tempo passava, a máquina continuava em alto desempenho, e a bateria não baixava. Seria um bug?

SoC M1 surpreendeu até os engenheiros da Apple

Numa entrevista ao site Tom’s Guide, Bob Borchers revelou que a empresa mandatou Tim Millet, vice-presidente de arquitetura de plataforma da Apple, para dar prioridade ao projeto Apple Silicon, o objetivo seria fazer o melhor chip do mercado:

Se outra pessoa pudesse construir um chip que realmente proporcionasse um melhor desempenho dentro daquele recinto, qual é o objetivo? Porque havíamos de mudar?

Assim, para os meus arquitetos de chips, esse era o objetivo.

Disse Tim Millet, vice-presidente de arquitetura de plataforma da Apple.

Millet observou como a Apple começou a trabalhar na Rosetta anos antes do Apple Silicon, para garantir que a transição para o novo SoC seria perfeita, e que “tudo funcionava como esperado”.

Mas a revelação realmente fantástica foi quando a equipa de marketing de produto mundial da Apple viu pela primeira vez um M1 a funcionar:

Quando vimos aquele primeiro sistema – do SoC M1- testamos durante algumas horas e a bateria manteve-se, então pensamos: “Malta, isto é um bug, o indicador da bateria está avariado.

Lá do fundo Tim [Millet] riu-se e disse: “Não, é assim que deveria ser” e foi fenomenal.

 

Imagem Apple Silicon M1

Novos chips M1X irão aumentar o poder dos Macs

O MacBook Air da Apple com M1 e o MacBook Pro de 13 polegadas com M1 oferecem a melhor vida útil de bateria e desempenho graças à eficiência de energia do chip M1. Com isso, as máquinas conseguem uma potência e performance impressionante.

A empresa deve lançar um novo chip M1X com 10 núcleos, incluindo 8 núcleos de alto desempenho num novo conjunto de modelos de MacBook Pro ainda este ano.

Fonte: Pplware. 

Apple lança betas 5 públicas para macOS 11.5, iOS 14.7, iPadOS 14.7, tvOS 14.7, watchOS 7.6

 Se ainda não deu o salto para o iOS 15, e pretende seguir os desenvolvimentos do iOS 14, então saiba que já pode instalar a quinta versão beta dos sistemas operativos para o iPhone, iPad, Apple TV, Mac e Apple Watch. A empresa de Cupertino disponibiliza através da sua página Apple Beta Software Program a possibilidade de testar as versões beta antes destas chegarem à versão final.

Estas versões trazem várias correções e prometem um desempenho melhorado dos dispositivos a correr o ainda sistema oficial.

Imagem iOS 14.7 beta 5 da Apple

Novas versões beta para os dispositivos Apple

O iOS 15 e os restantes sistemas operativos ainda estão na sua segunda beta, onde várias novidade não estão ativadas. Contudo, em termos de estabilidade, este será dos sistemas operativos que na versão beta se comporta melhor, sem bugs de grande monta. No entanto, o iOS 14.6 é a versão oficial e em breve estará disponível a versão iOS 14.7.

A Apple lançou as quintas betas de programador e betas públicas do macOS 11.5, iOS 14.7, iPadOS 14.7, tvOS 14.7 e watcOS 7.6.

Os programadores registados podem descarregar as betas através do portal de programadores da Apple. Caso já tenham o perfil instalado, então recebem a novidade via OTA (over-the-air).

Imagem de uma novidade dos sistemas operativos agora lançados na beta 5

 

O que há de novo?

A Apple está a testar alguns melhoramentos de desempenho, está a corrigir pequenos erros, eventualmente até aquele que dá origem a que o Wi-Fi do iPhone “estoure” e apresentou outra novidade, a introdução da gestão de alarmes nos HomePod.

Conforme pode ser visto no site dedicado aos programadores Apple, estas são as compilações disponíveis:

  • macOS Big Sur 11.5 beta 5
  • iOS 14.7 beta 5 (18G5063a)
  • iPadOS 14.7 beta 5 (18G5063a)
  • watchOS 7.6 beta 5 (18U5561a)
  • tvOS 14.7 beta 5 (18M5559a)

Portanto, se está a seguir o desenvolvimento do iOS 14, tem agora novo software para testar.

Fonte: Pplware.