12 de ago. de 2022

Apple força encerramento de sites com perfis beta dos sistemas operativos da empresa

 Todos os fãs da Apple, principalmente os mais curiosos, estão sempre à espera que sejam libertadas as versões beta dos novos sistemas operativos para poderem ver o que há de novo. Visto que estas versões são disponibilizadas para programadores, existe um determinado cenário que não favorece quem não está habilitado a testar estas betas. Contudo, existiam até há poucas horas sites que disponibilizavam para download os perfis que permitiam qualquer um instalar e usar as versões de teste dos novos sistemas operativos.

O que é aqui interessante é a Apple ter forçado estes sites a fechar neste momento. O que esteve por trás desta "ameaça"?

Este tipo de sites existe há muitos anos. E em termos gerais, o facto de utilizadores, não programadores, instalarem estes perfis fora do âmbito dos programas da Apple (sim, porque existe também o programa beta público) poderia, possivelmente, ajudar a Apple a receber muito mais feedback.

Sites como o BetaProfiles.com era muito conhecido e tinha muitos utilizadores a usar esta plataforma para descarregar os perfis que permitiam instalar o iOS, o iPadOS, o macOS, o tvOS e o watchOS com instruções e alertas. Este e outros desapareceram e, dizem, a Apple poderá estar por trás deste "apagão".

Beta Profiles diz adeus devido às ameaças da Apple

Pese o facto destes perfis "à mão de semear" fossem realmente convenientes, estes sites não tinham a "benção" da Apple. A gigante de Cupertino não parece querer que esta anarquia de testadores continue.

A publicação dos responsáveis pelo site é clara. Para evitar males maiores e processos judiciais da Apple conta os responsáveis do site (deste e de outros) mais vale desligar o serviço.

Imagem dos perfis beta disponibilizados pelo site que a Apple mandou encerrar

Conforme é sabido, os programadores pagam cerca de 100 euros por ano para terem acesso a estes perfis a determinadas ferramentas. Ora, se qualquer pessoa pode ter acesso, gratuitamente, a eles, possivelmente haverá dentro da comunidade de programadores quem não veja isto com bons olhos.

Além disso, estes perfis não são controlados pela Apple e poderão ter igualmente uma vertente de malware como ameaça.

Esta é sem dúvida muito má notícia para todos os fãs de sites como este. Nas respostas ao tweet que deixamos como exemplo, tornou-se claro que muitas pessoas tinham utilizado o site desde o seu primeiro dia de criação. Da mesma forma, todos os perfis que foram descarregados para iOS 16 ou macOS Ventura podem ainda ser utilizados sem qualquer problema. É importante retirá-los do dispositivo para depois receberem a versão final oficial.

No futuro, para lá dos "sites clandestinos" que poderão voltar a aparecer, há sempre a hipótese das pessoas se inscreverem, gratuitamente, no programa Apple Beta Software.

Fonte: Pplware.


Esqueceu a senha? Veja como desbloquear o seu iPhone


 O iPhone conta com um dos sistemas mais seguros do mundo. E tamanha proteção às vezes pode ser uma desvantagem, principalmente na hora de recuperar a senha de proteção do seu aparelho, caso tenha esquecido.

Mas não precisa se desesperar, pois o próprio iOS traz alternativas para ajudar o usuário que esqueceu a senha e quer desbloquear o iPhone. Hoje o TecMundo te mostra alguns desses procedimentos, confira!

Como recuperar a senha do iPhone usando o Modo de Recuperação?

Sabemos que esse é um baita susto, mas não precisa ficar desesperado! Nós trouxemos um passo a passo que é a solução se você esqueceu a senha do seu iPhone – ou algum engraçadinho trocou e é necessário recuperá-la. Nunca se sabe, não é mesmo? Confira:

1. Conecte seu iPhone a um PC utilizando o cabo USB do aparelho;

2. Abra o aplicativo do iTunes no seu computador;

É preciso ter o aplicativo do iTunes em seu PC

3. Em seguida, desligue o seu iPhone e coloque-o no modo de recuperação. Esse modo varia de acordo com o aparelho, confira:

  • iPhone 7 / 7 Plus: Pressione e segure o botão lateral, então desligue o aparelho quando a opção "Desligar" aparecer. Agora pressione o botão para diminuir o volume, conecte o iPhone ao computador, então solte o botão quando visualizar a tela do modo de recuperação;

    • iPhone 8/8 Plus e versões posteriores:  Pressione e segure o botão lateral e o de aumentar o volume, então desligue o aparelho quando a opção "Desligar" aparecer. Agora pressione o botão lateral, da direita, e conecte o iPhone ao computador, então solte o botão quando visualizar a tela do modo de recuperação;

    4. Assim que seu iPhone entrar no Modo Recuperação, uma janela pop-up surgirá no aplicativo do iTunes no seu PC. Clique na opção "Restaurar" e espere até que o procedimento se encerre;

    5. Pronto, agora você já pode configurar suas opções de segurança novamente no iPhone.

    Como recuperar a senha do iPhone através do iCloud Web?

    1. Acesse o site do iCloud Web;

    2. Uma vez lá, faça login com a sua conta Apple;

    3. Em seguida, escolha a opção "Buscar iPhone", como mostra a imagem abaixo;

    Clique no botão "Busca iPhone" para seguir com o procedimento de recuperação

    4. Na próxima tela, clique na opção "Todos os dispositivos". Depois, clique no aparelho com a tela bloqueada;

    Escolhe o seu aparelho na lista de dispositivos

    5. Agora, clique no topo da tela, à esquerda, no nome do seu aparelho. Na tela seguinte, escolha a opção "Apagar iPhone";

    Escolha a opção "Apagar" para restaurar seu sistema

    6. Pronto, agora seu aparelho será restaurado, e você poderá fazer todas as configurações novamente.

    Como recuperar a senha do iPhone usando o iTunes?

    1. Conecte o seu iPhone a um computador usando o cabo USB;

    2. Agora abra o iTunes no seu PC;

    3. Em seguida, espere até que o iPhone faça a sincronização com o iTunes;

    4. Depois, aperte na opção "Resumo";

    Procure a opção "Resumo" na coluna da esquerda do iTunes

    5. Na próxima tela, aperte na opção "Restaurar iPhone";

    Depois de clicar na opção "Restaurar iPhone" o seu aparelho será formatado

    6. O aparelho começará o processo de restauração de fábrica, espere até que o progresso chegue ao fim;

    7. Pronto, agora basta configurar novamente o seu iPhone e, em seguida, restaurar o backup para ter todos os dados e arquivos do seu sistema de volta.

      Fonte: Tecmundo.



Criador do Telegram volta a atacar a Apple! Queixa-se da aprovação das atualizações

 Pavel Durov, o criado do Telegram, sempre foi muito crítico das políticas da Apple e do que a empresa pratica em várias áreas. Por norma revela as suas opiniões fortes e fundamentadas, para assim mostrar ao mundo como o Telegram é tratado em várias frentes.

Pois agora o criador do Telegram voltou a usar a sua app para revelar mais uma situação e apontar o dedo à Apple. Em causa está o tempo que as atualizações demoram a ser aprovadas, funcionando assim a favor da gigante de Cupertino e das suas propostas.

Telegram Pavel Durov Apple App Store atualizações

Criador do Telegram volta às suas críticas incómodas

O Telegram é uma das apps de topo da App Store, no que toca a comunicação. Tem ganho uma visibilidade cada vez maior e é para muitos a escolha óbvia para enviar e receber mensagens, sendo também alargada às suas funcionalidades extra.

É precisamente um lote de novidades que parece estar no centro de uma nova questão entre Pavel Durov e a Apple. O início desta situação chegou com uma crítica pesada do criador do Telegram à forma como os processos de aprovação de novas atualizações são feitos.

Apple demora demais a aprovar atualizações na App Store

Segundo o que Pavel Durov publicou no seu canal do Telegram, este serviço tem uma nova versão a aguardar a aprovação da Apple há 2 semanas. Esta deverá revolucionar a forma como os utilizadores se exprimem nas mensagens, mas está parada e não chega à App Store.

Outra opinião forte que foi deixada aponta para algo mais geral. Pavel Durov questiona como devem estar a ser tratados os programadores que têm apps de maior impacto. Se o Telegram, uma das 10 apps mais relevantes da App Store está à espera este tempo todo, todas as menores devem ter um impacto financeiro grande resultado destas situações.

Telegram Pavel Durov Apple App Store atualizações

Pavel Durov recorda o destino das comissões cobradas

A somar a esta perda, o criador do Telegram recordou ainda que devem ser somadas as taxas que a Apple e a Google cobram. Curiosamente, e segundo o que a Apple informa, parte dos 30% que são pagos servem para garantir as equipas que avaliam as apps e as atualizações das mesmas.

Parece estar aberta mais uma guerra entre Pavel Durov e a Apple. Esta não é a primeira vez que o criador do Telegram ergue a sua voz para criticar a empresa e a App Store, em especial pelas suas práticas e situações que vai gerando.

Fonte: Pplware.