11 de mar. de 2020

Apple lança a beta 5 do watchOS 6.2 para o Apple Watch

Depois de ontem terem sido lançadas as versões beta 5 do iOS 13.4, iPadOS 13.4, macOS Catalina 10.15.4 e tvOS 13.4, hoje foi a vez da quinta versão beta do watchOS 6.2. Os developerstêm assim oportunidade de trabalhar com mais uma ronda de software corrigido para preparar versões finais das suas apps.
Esta versão sai depois de a Apple ter lançado, há cerca de um mês, a versão pública do watchOS 6.1.2 com correções de bugs. Mas há mais novidades!

Apple Watch irá ser “a chave” do seu carro

Se tem conta developer ou tem instalado o perfil de configuração adequado do Apple Developer Center, a nova versão watchOS beta pode ser descarregada através da app Watch dedicada no iPhone. A seguir vá a Geral > Atualização de Software. Ainda assim, para instalar a atualização, o “Apple Watch” precisa ter pelo menos 50% de bateria, deve ser colocado no carregador e deve estar ao alcance do “iPhone”.
O watchOS 6.2 apresenta o suporte para a loja de apps do Apple Watch‌ visando permitir compras dentro da aplicação. Assim, tal funcionalidade, irá permitir aos programadores criar e vender apps Apple Watch‌ que oferecem opções e assinaturas de compra integradas.
Imagem do Apple Watch com Carkey
O código, que pode ser consultado das versões beta do iOS 13.4, deixa perceber que a atualização complementar para o watchOS 6.2, irá futuramente permitir ao ‌iPhone‌ e Apple Watch‌ ter o recurso “CarKey”. Isto é, estes dispositivos irão poder brevemente ser usados em vez das chaves, permitindo desbloquear os veículos compatíveis com NFC.

Não está claro se este recurso estará disponível quando o watchOS 6.2 for lançado, mas está já a ser desenvolvido. Além destas novidades, há já vários rumores que dão conta de mais funcionalidades a serem preparadas para sair no Apple Watch Series 6. A Apple parece estar cada vez mais interessada em dedicar a atenção do seu smartwatch para questões de saúde e bem-estar.
Fonte: Pplware.

COVID-19 obriga a Apple a cancelar evento de apresentação do iPhone 9

O assunto começa a ser constante e está a entranhar-se no dia a dia. A doença COVID-19, o novo Coronavírus, está a abrandar o planeta lentamente. Segundo informações, devido ao vírus e a atrasos no fabrico do novo iPhone 9, a Apple decidiu adiar o evento que seria a apresentação de novos produtos neste mês. Assim, o sucessor do iPhone SE será apresentado e lançado quando a empresa tiver certezas de conseguir satisfazer a procura.
Os eventos da Apple juntam sempre milhares de pessoas dentro e fora das instalações da empresa. Esta seguramente não seria a altura certa para o lançamento do novo iPhone e de outras novidades já alinhadas.
Imagem iPhone 9 no Steve Jobs Theater da Apple

COVID-19 atrasa a Apple

A empresa de Cupertino está a braços, como o resto do mundo, com problemas em várias frentes. Em primeiro lugar, a empresa não tem produção satisfatória nas suas fábricas na China para colocar produto no mercado. Em segundo lugar, com o agravamento do surto de Coronavírus nos Estados Unidos, estes eventos estão totalmente desaconselhados.
Conforme algumas informações, a empresa ficou “preocupada” em trazer cerca de 1000 pessoas para um evento à imprensa no seu Teatro Steve Jobs no Apple Park, no final de março. Muitos executivos da Apple também estavam preocupados em como poderiam se distanciar socialmente num evento público com tantas pessoas ao redor.
Além disso, o Condado de Santa Clara proibiu o encontro de 1000 ou mais pessoas até 1 de abril, o que impede ainda mais a Apple de realizar um evento de apresentação do iPhone 9, mesmo que ela quisesse.
Image, iPhone 9 da Apple parado pelo coronavírus COVID-19

iPhone 9 sem material para ser montado na China

A fonte também referiu que há “atrasos na produção de dois dos produtos primários” que a Apple pretendia lançar no evento. Não ter estes dispositivos à venda em todo o mundo logo após o evento teve outro papel fundamental no adiamento do evento.
Os atrasos na produção fazem sentido uma vez que vários parceiros da cadeia de fornecimento da Apple tiveram que encerrar as suas fábricas devido ao surto de COVID-19 na China. A Apple está agora a avaliar o cronograma de produção de componentes e a montagem do produto final e, dependendo disso, a empresa irá decidir sobre um plano de apresentação para os seus dispositivos. A partir de agora, nada será rígido nas datas, isto é, as coisas podem mudar de um dia para o outro.

Acreditava-se anteriormente que a Apple anunciaria alguns produtos novos este mês através de um comunicado de imprensa. No entanto, dado que o surto do vírus se espalhou nos Estados Unidos e os atrasos na produção, é agora possível que o lançamento seja adiado para abril.
Fonte: Pplware.

Apple lançou a beta 5 do iOS 13.4, iPadOS 13.4, macOS Catalina 10.15.4 e tvOS 13.4

A caminhada está a ser feita de forma a termos a versão final dos sistemas operativos da Apple dentro de poucos dias. A empresa está a aperfeiçoar os sistemas iOS 13.4, iPadOS 13.4, macOS Catalina 10.15.4 e tvOS 13.4 e lançou hoje a beta 5. De realçar que o watchOS 6.2 não está, ainda, na beta 5.
As novidades passam pela correção de problemas, afinações de ações e uma alteração importantíssima para os programadores.
Imagem atualização Apple do iOS 13.4 beta 5

Apple lança novidades essencialmente para programadores

A Apple acaba de lançar a beta 5 do iOS/iPadOS 13.4 (compilações 17E5255a), do macOS Catalina 10.15.4 (19E258a) e do tvOS 13.4 (17L5255a). Uma semana depois da beta 4, a empresa vem corrigir alguns bugs que foram identificados.
Uma das novidades destas versões é a chamada Compra Universal (“Universal Purchase”) para apps:
A partir de março de 2020, o developer poderá distribuir as versões iOS, iPadOS, macOS e tvOS da sua aplicação como uma compra universal, permitindo que os clientes desfrutem da sua aplicação e compras na aplicação nas plataformas, comprando apenas uma vez. Pode optar por criar uma nova aplicação para estas plataformas usando um único registo de aplicação na App Store Connect ou adicionar plataformas ao seu registo de aplicação existente. Comece a criar e testar as suas aplicações usando um único ID de pacote com o Xcode 11.4 beta.
Além disso, as categorias serão unificadas na App Store e na Mac App Store. Desta forma, tudo se alinha com esta alteração e ajudar a tornar as suas aplicações mais detectáveis. As seguintes alterações serão feitas.
  • Poderá selecionar as seguintes categorias para aplicações iOS: “Ferramentas do programador” e “Gráficos e design”.
  • Poderá selecionar as seguintes categorias para aplicações do macOS: “Livros”, “Comida e bebida”, “Revistas e jornais”, “Navegação” e “Compras”.
  • As categorias “Fotografia” e “Vídeo” na Mac App Store serão combinadas em “Foto e vídeo”. As aplicações para Mac e as atualizações pendentes com a categoria “Fotografia” ou “Vídeo” selecionada no App Store Connect serão movidos automaticamente para a categoria combinada.
  • “Crianças” não será mais uma subcategoria em “Jogos” na Mac App Store.

Pequenas, mas importantes, novidades para utilizadores

Conforme já foi notado noutras versões, há outros recursos, como a partilha de pastas inteiras pelo iCloud Drive, Limites de Comunicação para o Tempo de ecrã no macOS e controlo de ponteiro do rato com a cabeça (dentro de Acessibilidade).
Imagem atualização macOS 10.15.4
A Apple também não esqueceu o CarPlay e este ganhou novos controlos. Assim, os utilizadores agora terão mais usabilidade nas chamadas e suporte a mapas de terceiros no Dashboard. Há novos botões na app mail, como já se havia alinhavado antes, há novos Memojis, sincronização das letras de música na app Música no macOS, uma nova API CarKey, modificadores de teclas no iPadOS, entre outros.

Por enquanto, as novas versões de testes estão disponíveis apenas para programadores. Contudo, como sabemos do passado, estas deverão em breve estar disponíveis na Apple Beta Software Program. Fora desta atualização ficou, pelo menos para já, o watchOS 6.2.
Fonte: Pplware.

Apple vai trazer novidades na app Mensagens no iOS 14 e macOS 10.16… mas há mais!

Num ano normal, a Apple estaria prestes a lançar novidades sobre o seu ecossistema e a colocar no mercado produtos novos. Contudo, dado que o COVID-19 está a mudar o panorama global, estes eventos das empresas podem não acontecer. Apesar disso, a Apple está a trabalhar nos seus sistemas operativos e têm surgido rumores relacionados com o iOS 14 e o macOS 10.16.
Os mais recentes “leaks” estão relacionados com funcionalidade do Mensagens. Haverá em breve novidades… dizem!
Imagem Mensagens do macOS e iOS da Apple

Novidades na app Mensagens

As novas informações sobre o iOS 14 e o macOS 10.16, a serem reais, poderão fazer parte dos sistemas operativos que vão ser apresentados em breve e lançados no outono. A Apple estará a testar uma funcionalidade que permitirá recuperar uma mensagem depois desta ser enviada. Uma funcionalidade que conhecemos desde há muito noutros serviços.
Assim, a ideia é quando enviarmos uma mensagem e ela estiver, por algum motivo, errada, possamos apagar e deixar quer no lado do emissor, quer no lado do remetente, a indicação que foi excluída do rol de conversa.
Imagfem exemplo de mensagem apagada no chat de conversa da Apple
Foi também descoberto no código vasculhado do iOS 14 uma outra “novidade”. Existe um novo sistema de menção semelhante ao Slack que permitirá aos utilizadores marcar outros contactos com os seus nomes, tipo @Pedro ou @Maria. Quando digita o sinal @, será exibida uma lista de contactos sugeridos.
Esta funcionalidade é particularmente útil nas conversas de chat em grupo. Isto porque podemos individualizar a pessoa visada na nossa conversa o que vai disparar a essa pessoas uma notificação. Além disso, será igualmente possível ativar a configuração “Ocultar alertas” e receber apenas notificações por push quando formos mencionados diretamente.
Outros recursos em desenvolvimento incluem indicadores quando estamos a escrever no chat em grupo. São indicadores de escrita que permitem marcar conversas como não lidas e uma expansão do comando /me para partilhar atualizações de status.
There is a whole lot of evidence in Catalina that they're working on a full, Catalyst version of Messages, much like Shortcuts for Mac. So, just like Shortcuts, I decided to cut to the chase and do it myself by calling the system frameworks. Voilà
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Apple trará mais recursos para iOS 14, watchOS 7 e macOS 10.16

Estas são apenas mais algumas pequenas novidades. No fundo, a Apple parece estar a querer trazer para dentro do seu Messenger várias funcionalidades que existem noutros serviços. Basicamente estarão todos a ficar iguais, o que por um lado é mais interessante para o utilizador.
Além destas, já foram deixadas várias hipóteses de novidades, algumas vistas em fragmentos do iOS 14 e outras serão suspeitas baseadas no que a Apple costuma fazer. Fala-se numa nova app para Realidade Aumentada, também foram encontradas evidências de um novo e renovado ecrã inicial (será mesmo uma alteração profunda), etc… Além destes, como vimos, já se falou no recurso de deteção de oxigénio no sangue no Apple Watch e várias outras possíveis novidades no WatchOS 7, iOS 14 e macOS 10.16.


Portanto… agora é esperar que a Apple dê novidades sobre quando será o evento de apresentação destas e de muitas outras funcionalidades.
Fonte: Pplware.

Coronavírus: Apple vendeu menos de 500 mil iPhones na China em fevereiro

A COVID-19, doença que é provocada pela infeção do coronavírus SARS-CoV-2, está a atrofiar o mundo e a atividade das empresa. Há prejuízos aos milhões um pouco por todos os segmentos. Contudo, a China tem estado no foco dos grandes prejuízos da tecnologia. Num relatório agora conhecido, a Apple no mês de fevereiro vendeu menos cerca de 780 mil iPhones que no mesmo mês de 2019.
Conforme está a ser reportado, a Apple vendeu neste mês de fevereiro menos de meio milhão de iPhones na China. Estes dados foram apresentados pelo governo nesta segunda-feira. Segundo as autoridades, o surto de coronavírus reduziu para metade a procura dos smartphones.
Imagem iPhone em queda na China e Apple culpa Coronavírus

Coronavírus levou a uma queda de 50% na venda dos smartphones

A China colocou restrições nas viagens e pediu aos residentes que evitassem lugares públicos no final de janeiro, pouco antes do festival de Ano Novo Lunar. Este evento é uma espécie de natal para os chineses, onde trocam muitos presentes e fazem festejos por toda a China. Estas restrições mantiveram-se em grande parte durante a maior parte do mês de fevereiro.
No total, as marcas de telemóveis venderam um total de 6,34 milhões de aparelhos em fevereiro na China, 54,7% abaixo dos 14 milhões do mesmo mês do ano passado, segundo os dados da Academia de Tecnologia da Informação e Comunicação da China (CAICT).
Foi também o nível mais baixo para fevereiro desde pelo menos 2012, quando a CAICT começou a publicar dados.
Imagem utilizadora com proteção contra o Coronavírus junto a uma loja da Apple na China

Xiaomi e Huawei foram as marcas que mais perderam

As ações da Apple caíram cerca de 6% no meio de uma queda maior em Wall Street. Todo este impacto está relacionado com o medo crescente de uma recessão devido a uma queda acentuada nos preços do petróleo e ao vírus de rápida propagação.
Embora este seja um momento muito nervoso… advertimos que a procura chinesa no trimestre de março não é a tendência, mas um “evento de choque” que acreditamos que será de curta duração.
Escreveu o analista de Wedbush, Daniel Ives, numa nota de imprensa.
Imagem loja Xiaomi na China

As marcas Android, que incluem dispositivos feitos pela Huawei e Xiaomi, foram responsáveis pela maior parte da queda. Assim, juntas, também por causa do Coronavírus, viram as vendas caírem dos 12,72 milhões de unidades de fevereiro de 2019 para 5,85 milhões deste ano. Além destes, a Apple também viu os seus dispositivos caírem. Este ano foram vendidos 494 mil iPhone, ao passo que ano passado no mesmo mês a empresa de Cupertino havia vendido 1,27 milhões. No mês de janeiro a empresa tinha até mantido os números estáveis, nesse mês vendeu um pouco mais de 2 milhões.
As empresas de análise de mercado, como a  IDC e Canalys, previam anteriormente que as vendas globais de smartphones cairiam cerca de 40% no primeiro trimestre, pois o surto do vírus atingiu a procura e perturbou as cadeias de fornecimento.

As lojas de marca da Apple na China foram fechadas por pelo menos duas semanas em fevereiro, à medida que os receios sobre a epidemia aumentavam. Como resultado, o CEO da empresa, Tim Cook, escreveu uma carta aos investidores. Cook avisou que nesse mês não iria cumprir a sua orientação inicial de receita para o trimestre atual, devido à fraca procura.
Fonte: Pplware.