8 de out. de 2022

Apple Watch deu pistas para uma mulher descobrir que estava grávida

 Não, desta vez não é um caso de alguém que foi salvo pelo Apple Watch. Neste caso em particular, até pode ter um final não muito feliz. Contudo, na questão principal, o smartwatch da empresa de Cupertino voltou a mostrar que, de facto, é um dispositivo de saúde que acompanha de perto os sinais vitais dos utilizadores. Foi graças a estes sinais, indícios recolhidos pela app Seguimento do ciclo e pelos sensores que uma mulher descobriu que estava grávida.

O relógio tira proveito da monitorização cardíaca, ECG, oxímetro, e muito mais. Desta vez, contudo, o Apple Watch foi uma ajuda para ser detetada uma gravidez antes mesmo da mulher suspeitar.

Apple Watch deteta a gravidez antes dos testes clínicos

A história foi partilhada por uma utilizadora do Apple Watch na rede social Reddit. De acordo com a mulher de 34 anos, ela desconfiou que algo estava diferente, uma vez que o relógio indicou que o seu ritmo cardíaco médio em repouso tinha aumentado consideravelmente numa questão de dias.

Normalmente o meu ritmo cardíaco em repouso é de cerca de 57 bpm e o meu ritmo cardíaco aumentou para 72 bpm,

Explicou a utilizadora.

Há muitas razões para que o ritmo cardíaco de uma pessoa aumente consideravelmente. No início, a mulher acreditava que podia ter COVID-19, uma vez que algumas pessoas podem sentir o ritmo cardíaco acelerado como um dos sintomas, mas um teste à COVID mostrou-lhe que não era esse o caso. Também não parecia ser apenas uma constipação normal.

Foi quando ela encontrou alguma informação que lhe dava como possível resultado... uma gravidez! Isto porque, segundo o relato da mulher, as mulheres grávidas também podem notar um ritmo cardíaco acelerado logo nas primeiras semanas de gravidez.

Li por vezes que isto acontece no início da gravidez e tenho a certeza de que o teste foi positivo instantaneamente.

Disse a mulher.

Após ter ido a uma clínica para fazer um teste de gravidez, o médico que a atendeu confirmou que a mulher estava grávida de quatro semanas. Claro que o Apple Watch não tem nenhuma característica oficial para detetar a gravidez, mas é interessante ver como o relógio detetou que havia algo diferente do habitual apenas pela mudança no ritmo cardíaco médio.

Depois desta experiência, a utilizadora deixa um conselho aos utilizadores, para estes prestarem sempre atenção aos alertas do ritmo cardíaco do Apple Watch.

Estou a passar-me porque não estou preparada para outro bebé, mas isto dá-me tempo para considerar as minhas opções e pensar no que vou fazer. Eu sei que isto pode ser um uso fora do normal para o relógio, mas se for uma mulher em idade fértil e o seu relógio mostrar um aumento do ritmo cardíaco, pode valer a pena fazer o teste!

Concluiu a grávida.

Características do Seguimento do ciclo

O Apple Watch apresenta uma aplicação de monitorização dos ciclos que permite às utilizadoras registar detalhes sobre o seu ciclo menstrual. Com o Apple Watch Series 8 e Apple Watch Ultra, a Apple adicionou um sensor de temperatura corporal que também é capaz de ajudar a melhorar as previsões do período e fornecer estimativas retrospetivas da ovulação com base nas mudanças de temperatura durante o sono.

Portanto, utilizando as informações que registou, a aplicação Seguimento do ciclo pode avisar da data prevista para o início e o fim do próximo período menstrual ou período fértil. Para além dos dados que registou, o Seguimento do ciclo pode usar os dados de frequência cardíaca para melhorar as previsões.

Fonte: Pplware.

O iPhone 14 custa à Apple mais 20% para ser produzido que o modelo anterior

 Como todos os anos, e poucos dias depois do lançamento do novo iPhone 14, surgem os preços associados à produção destes smartphones. É sempre uma estimativa aproximada, mas que mostra de forma clara as margens de lucro da Apple para os seis equipamentos.

Desta vez não foi diferente e surge agora uma estimativa do custo de cada componente e da montagem de cada da linha do iPhone 14. O custo disparou e está agora no valor mais elevado de sempre, com um aumento de 20% face ao iPhone 13.

iPhone 14 Apple preço aumento custo

Aumento de 20% no custo face ao iPhone 13

Com um preço que varia entre os 1.039€ do iPhone 14 e os 1.499€ do iPhone 14 Pro Max, este smartphone viu o seu preço aumentado no nosso mercado. Ainda assim, e em alguns pontos do planeta, a gigante de Cupertino conseguiu manter o valor para vários destes modelos.

Uma análise agora realizada pela Nikkei Asia, veio mostrar o preço destes novos equipamentos, mas numa perspetiva técnica, ou seja, com base nos seus componentes e no custo da montagem destes. O resultado mostra que o iPhone 14 está mais caro de produzir, com um aumento que ronda os 20%, atingindo um recorde histórico.

iPhone 14 Apple preço aumento custo

Produzir o iPhone 14 custa 501 dólares

A produção do iPhone 14 Pro Max custa 501 dólares, um grande aumento em relação ao custo de 461 dólares do seu antecessor. O principal motivo deste aumento é o SoC A16 Bionic, que custa já 110 dólares. Com este valor, e visto que, por exemplo, nos EUA não houve alteração de preço, a Apple irá ver os seus lucros reduzirem.

O SoC A16 Bionic custa 2,4 vezes mais que o antecessor, que ainda está disponível nos dois modelos base. Outra razão para o aumento dos preços está novos sensores CMOS da Sony, que são 30% maiores em tamanho, mas 50% mais caros, atingindo um custo bruto de 15 dólares.

iPhone 14 Apple preço aumento custo

Apple está a mudar os locais de produção

As empresas sediadas nos EUA assumem quase um terço do custo total no iPhone 14 e têm um aumento de 10% face a 2021. A Coreia do Sul é o segundo maior fornecedor de componentes para estes smartphones, e a mudança deve-se principalmente à Apple ter desenvolvido parte dos seus elementos, como o SoC.

A participação da China encolheu ainda mais, já que a Apple está a reduzir a dependência deste mercado. Para além dos componentes, também a própria montagem está a ser deslocalizada. Esta avaliação da Nikkei Asia ao iPhone 14 revelou que não há componentes extra para a função SOS via satélite, por ser baseada em software, o que significa que pode chegar a mais mercados rapidamente.

Fonte: Pplware.

Instagram deixou de funcionar no iPhone? A culpa é da mais recente atualização


 O iOS 16 tem sido afetado com alguns bugs estranhos e que têm limitado a utilização do iPhone em apps como o Instagram e outras. Estas ficam sem acesso à câmara e a outros elementos essenciais.

Agora o problema inverteu-se, continuando a não poder usar o Instagram no iOS e no iPhone. A app está limitada e simplesmente não pode ser usada, desde a sua última atualização.

Instagram iPhone iOS atualização problema

O Instagram é por agora uma das principais redes sociais, em especial para a utilização num smartphone. A partilha de fotografias e vídeos curtos é o interesse dos utilizadores, que também se deliciam a ver o que outros colocaram neste serviço da Meta.

No entanto, a mais recente atualização da app está a limitar a sua utilização. As queixas acumulam-se há alguns dias.





As queixas são já muitas e mostram que sempre que se abre a app, simplesmente volta a ser fechada, sem ser apresentada qualquer mensagem. O processo de arranque é cancelado e o utilizador fica sem qualquer informação que possa ajudar a detetar o problema.

A causa não é conhecida, ficando apenas balizada na mais recente atualização do Instagram e a maioria no iOS 16 e posterior. As normais tentativas de resolver o problema estão a falhar, pelo que é descrito nas redes sociais. Eliminar e reinstalar é o mais vezes aplicado, mas não é suficiente para contornar o problema. 

Para resolver o problema no iPhone e no iOS, terá de ser criada uma nova atualização do Instagram. Esta deverá surgir dentro de dias e eliminará de vez esta situação. Não se sabe ainda quando deverá surgir, mas é esperada para os próximos dias.

Esta não é certamente uma situação normal, mas mais uma vez afeta o iOS e o iPhone, que tem estado debaixo de fogo nas últimas semanas. Poderá ser simples de resolver, mas a verdade é que está a afetar os utilizadores há alguns dias.

Fonte: Pplware.

Google aproveitou a apresentação dos novos Pixel 7 para enviar mais recados à Apple

 A apresentação dos novos Pixel 7 deu espaço à Google para mostrar o que tem andado a fazer e definir o que será o padrão no Android nos próximos meses. Estes novos smartphones chegam também com o Pixel Watch, que quer ganhar o seu espaço.

Esse evento teve ainda espaço para mostrar novidades que irão chegar com o Android em breve. No meio de tanta novidade, houve ainda tempo para a Google aproveitar e enviar mais alguns recados à Apple e às suas decisões.

Google Apple Pixel RCS recados

Evento Pixel aproveitado pela Google

A Google tem tentado levar a Apple a adotar alguns dos seus novos padrões para a comunicação segura e com extras importantes. Falamos do RCS, que a Google assumiu como sendo o futuro para as mensagens e que tem já implementado no Android e em vários clientes.

Assim, durante o evento Made by Google 2022, a Google não perdeu a oportunidade de enviar mais recados à sua rival. Voltou a mostrar como está empenhada em tornar o RCS o padrão e como este poderá ser o futuro para este serviço que todos usamos.

RCS: o foco dos recados enviados à Apple

Em palco, a Google criticou a Apple por esta não adotar o RCS para melhorar as mensagens de texto. A gigante das pesquisas nunca se referiu de forma clara à Apple, mas ficou claro que o destinatário era a gigante de Cupertino, tal como aconteceu noutras vezes.

Esta parece ser uma oportunidade perdida, até porque a Apple já deixou claro que não pretende adotar o RCS. O próprio Tim Cook respondeu recentemente a um jornalista que o questionou sobre esta opção que "era melhor comprar um iPhone".

Google Apple Pixel RCS recados

Novidades antigas do Android no iOS

Outra mensagem indireta que foi enviada pela Google à Apple está na deteção de acidentes. Foi mostrado em palco que o Android já tem esta novidade há 3 anos e que assim não é uma novidade. Há também a chegada do always-on display ao iPhone 14, algo que está presente nos Pixels desde o lançamento do Pixel 2 em 2017.

No meio de tantas novidades da Apple que, aparentemente, foram inspiradas no Android, apenas uma parece ficar de fora. O RCS, que a Google queria no iOS é simplesmente ignorado e não vai ser uma realidade no iPhone.

Fonte: Pplware.