9 de jun. de 2023

Voz pessoal no iPhone: já podemos criar a nossa com o iOS 17

 A Apple pouco apresentou no WWDC 2023 do iOS 17. Estavam com pressa para mostrar ao mundo os Apple Vision Pro. No entanto, depois de disponibilizada a versão beta, muitas novidades estão a surgir. Hoje trazemos mais uma: Voz pessoal. Sabe para o que serve? Então vamos explicar.

Imagem do iOS 17 com a Voz pessoal, nova ferramenta da Acessibilidade

No passado mês de maio, a Apple apresentou novos recursos fantásticos de acessibilidade chamados Personal Voice (Voz pessoal) e Live Speech (Fala em tempo real). Basicamente estas ferramentas permitem a qualquer pessoa criar e armazenar com segurança uma réplica da sua voz e usá-la via texto com o iPhone (ou iPad).

Agora, com o lançamento em versão beta do iOS 17, o recurso já está disponível. Como tal, vamos ensinar a configurar o Voz pessoal no iPhone.

Para que serve a funcionalidade Voz pessoal?

Algumas pessoas, por vários motivos, entre eles, a doença esclerose lateral amiotrófica, perdem a capacidade de falar. A Apple tem implementado várias ferramentas para tornar o iPhone num auxiliar de qualidade para estes e muitos outros casos de incapacidades.

O recurso Voz pessoal grava 15 minutos de algumas frases para ficar com a voz do utilizador dentro da sua base de dados e posterior, através de algumas ferramentas de comunicação, como o Face ID, a voz da pessoa é usada para "fala" o que está a ser escrito, por exemplo. Tornando esta ação de falar pela pessoa mais pessoal e menos "robótica".

Incrivelmente, com o Voz pessoal, os utilizadores podem gravar a sua voz em cerca de uma hora, quando isso normalmente leva semanas, sem mencionar que a base de dados de voz tradicional é um serviço caro.

Com o Voz pessoal no iPhone, o utilizador terá de ler uma série de frases aleatórias. A ferramenta precisa de um total de 15 minutos da sua fala – a Apple observa que pode levar “cerca de uma hora” para concluir todo o processo.

Mas a melhor parte é que esta tarefa pode ser feita aos poucos, sempre que precisar parar, o seu progresso é guardado e poderá continuar quando der jeito.

Claro que esta ferramenta poderá ser usada por todos, não só por pessoas que tenham alguma dificuldade. Aliás, poderá ser utilizada para gravar a nossa voz enquanto estamos com todas as faculdades. Se um dia, daqui a uns anos tivermos o azar de não articular a faculdade da fala... a nossa voz está guardada.

Como configurar a Voz pessoal no iPhone com iOS 17

  1. No seu iPhone a correr o iOS 17 beta, abra a aplicação Definições;
  2. Deslize para baixo e toque em Acessibilidade;
  3. Deslize para baixo novamente, em Fala, escolha Voz pessoal;
  4. Toque em Criar uma voz pessoal;
  5. Certifique-se de seguir as instruções como gravar num local silencioso. Segure o iPhone “cerca de 15 cm da boca” e fale naturalmente;
  6. Se quiser pode fazer a configuração aos poucos, voltando à ferramenta.

Veja como configurar o Voz pessoal no iPhone:

Além de iniciar o processo para criar uma voz pessoal, o utilizador pode optar por partilhá-la nos seus dispositivos Apple e permitir que aplicações de terceiros usem a voz pessoal.

Para começar, o utilizador deve dar um nome à sua gravação de voz. Depois iniciará a tarefa de ler me voz alto o texto.

Obs: apesar dos menus já estarem traduzidos, ainda não é possível gravar as frases em português. Pelo que se espera que daqui a algumas versões beta ou mesmo no final no lançamento, a Apple já tenha tudo em português de Portugal.

Depois de iniciar a gravação, o processo passará automaticamente de uma frase para a seguinte.

Toque em OK no canto superior esquerdo a qualquer momento para guardar o seu progresso e retornar mais tarde. Também pode tocar na seta para voltar para retomando uma frase anterior.

Depois de configurar a Voz pessoal, pode ativar o Fala em tempo real em Definições > Acessibilidade com um atalho de clique triplo.

Portanto, pelo que está aqui presente, a Apple estará a criar para o utilizador uma base de dados da sua voz para articular as frases, mesmo que sejam para quando a fala já não seja possível.

Fonte: Pplware.

iOS 17: Apple inclui possibilidade de partilhar AirTags com outras pessoas

 Os AirTags são um sucesso para descobrir bagagens perdidas, ferramentas esquecidas, carteiras desaparecidas e até carros roubados. No entanto, a Apple teve de "fechar algumas liberdades" para a etiqueta localizadora não ser um meio de stalking. No entanto, havia uma funcionalidade importante em falta: o partilhar a gestão do AirTag. Se havia, com o iOS 17 deixará de haver.

Imagem AirTags da Apple

Estes dias têm sido uma colmeia de notícias sobre os novos sistemas operativos da Apple. No Apple Park os programadores foram premiados com muitas novidades no WWDC 2023. Do evento saíram já muitas novidades que não foram reveladas na keynote de segunda-feira.

Uma delas é que o iOS 17 inclui a capacidade de partilhar AirTags entre várias pessoas, pelo que aquelas notificações irritantes sobre ter um objeto perdido por perto podem desaparecer, uma vez que o AirTag compreenderá que o objeto também é nosso porque veio de um localizador partilhado.

 

Partilha de AirTags com várias pessoas será possível no iOS 17

Até agora, quando comprava um AirTag e o configurava, era para seu uso exclusivo. A partir daí, quando o acessório se afastava de si, todas as pessoas à sua volta eram notificadas com uma mensagem de que um objeto estava perdido, caso o proprietário não estivesse por perto. Isso pode estar a chegar ao fim no iOS 17 porque a Apple incluiu a partilha do AirTag.

Com o iOS 17 instalado, podemos entrar na aplicação Encontrar, ir a Objetos e selecionar o nosso AirTag. Aparecerá então uma nova secção chamada Partilhar este AirTag. A partir desse menu, podemos convidar várias pessoas.

Com esta alteração, a Apple pretende resolver dois problemas:

  1. Que todos os utilizadores que tenham uma relação com esse AirTag (por ser um objeto partilhado, por exemplo) deixem de receber mensagens de que há um objeto perdido nas proximidades quando o dono do acessório não estiver por perto.
  2. Que o mesmo acessório pode ser partilhado por até cinco pessoas e pode ser localizado da mesma forma.

Também é verdade que não ficamos apenas com o ponto 1, mas que os utilizadores que tiveram acesso ao AirTag também podem interagir com ele, fazendo-o tocar ou segui-lo, como já referimos. Por fim, a Apple garantiu que a possibilidade de partilha está ativada não só nos AirTags, mas em todos os elementos da rede Encontrar.

Fonte: Pplware.