24 de mar. de 2020

Chegou o iOS e iPadOS 13.4 e Watch OS 6.2! Conheçam já as novidades

O tempo é de luta contra um vírus, mas a vida não para!  A Apple lançou hoje atualizações de software para o iPhone, iPad, Apple Watch, Apple TV e Mac. As maiores mudanças estão no iPad. A partir de hoje, é possível emparelhar um rato ou trackpad com o iPad e usá-lo para mover o cursor.
As novidades ao nível do iOS 13.4 e Watch OS 6.2 também são interessantes. Vamos conhecê-las.
Chegou o iOS e iPadOS 13.4 e Watch OS 6.2! Conheçam já as novidades

Novidades no iOS 13.4 para iPhone

O iOS 13.4 introduz novos stickers de Memoji e a partilha de pastas em iCloud Drive a partir da aplicação Ficheiros. Esta atualização inclui igualmente correções de erros e melhorias.
Memoji
  • Nove stickers de Memoji novos, incluindo Cara sorridente com corações, Mãos juntas e Cara de festa.
Chegou o iOS e iPadOS 13.4 e Watch OS 6.2! Conheçam já as novidades
Ficheiros
  • Partilha de pastas em iCloud Drive a partir da aplicação Ficheiros.
  • Controlos para limitar o acesso apenas às pessoas convidadas ou conceder acesso a qualquer pessoa que tiver a hiperligação para a pasta.
  • Permissões para escolher quem pode fazer alterações e enviar ficheiros ou só consultar e descarregar ficheiros.
Mail
  • Controlos sempre visíveis para apagar, mover, compor ou responder a uma mensagem na vista de conversas.
  • Com S/MIME configurado, as respostas a e‑mails cifrados são automaticamente cifradas.+
App Store com Apple Arcade
  • Suporte da opção Compra universal que permite a utilização de uma única compra de uma aplicação participante, no iPhone, iPod touch, iPad, Mac e na Apple TV.
  • Os jogos Arcade jogados recentemente são apresentados no separador Arcade, para poder continuar a jogar no iPhone, iPod touch, iPad, Mac e na Apple TV.
  • Vista de lista para Ver todos os jogos.
CarPlay
  • Suporte para aplicações de navegação de terceiros no painel do CarPlay.
  • Informações apresentadas durante uma chamada agora visíveis no painel do CarPlay.
Realidade aumentada
  • AR Quick Look suporta a reprodução de áudio em ficheiros USDZ.
Teclado
  • Suporte para a escrita com sugestões em árabe.
Esta atualização inclui igualmente correções de erros e outras melhorias.
  • Adiciona um indicador na barra de estado para assinalar a interrupção da ligação VPN, em modelos de iPhone com ecrãs de canto a canto.
  • Resolve um problema que, ao abrir a Câmara, podia fazer o visor aparecer como um ecrã preto
  • Resolve um problema que fazia com que a aplicação Fotografias parecesse ocupar demasiado espaço de armazenamento
  • Resolve um problema na aplicação Fotografias que podia impedir a partilha de uma imagem com a aplicação Mensagens, se iMessage estivesse desativado.
  • Resolve um problema no Mail que podia fazer com que as mensagens parecessem ordenadas incorretamente.
  • Resolve um problema no Mail que podia levar à apresentação de linhas vazias na lista de conversas.
  • Resolve um problema que podia fazer o Mail bloquear, ao tocar no botão Partilhar na Vista rápida.
  • Resolve um problema nas Definições que podia fazer com que a opção de dados móveis fosse incorretamente apresentada como estando desativada.
  • Resolve um problema no Safari que podia impedir a inversão das páginas web, se o modo escuro e a inversão inteligente estivessem ativados.
  • Resolve um problema que podia fazer o texto copiado de conteúdo web parecer invisível ao ser colado, quando o modo escuro estava ativado.
  • Resolve um problema no Safari que podia levar à apresentação incorreta de um mosaico CAPTCHA.
  • Resolve um problema que podia fazer com que a aplicação Lembretes não emitisse novas notificações para um lembrete recorrente em atraso até este ser marcado como concluído.
  • Resolve um problema que podia levar a aplicação Lembretes a enviar notificações de lembretes concluídos.
  • Resolve um problema que podia fazer com que iCloud Drive parecesse estar disponível no Pages, Numbers e Keynote, mesmo sem sessão iniciada.
  • Resolve um problema em Apple Music que podia impedir o streaming de alta qualidade dos videoclipes.
  • Resolve um problema que podia levar à interrupção da ligação do CarPlay em determinados veículos.
  • Resolve um problema no CarPlay em que a vista apresentada na aplicação Mapas podia afastar-se temporariamente da área atual.
  • Resolve um problema na aplicação Casa que podia fazer com que, ao tocar numa notificação de atividade de uma câmara de segurança, fosse aberta uma gravação diferente.
  • Resolve um problema que podia fazer com que, ao tocar no menu Partilhar a partir de uma captura de ecrã, os atalhos não aparecessem.
  • Melhora o teclado de birmanês com a possibilidade de aceder aos símbolos de pontuação a partir de números e símbolos.
  • Algumas funcionalidades podem não estar disponíveis em todas as regiões ou em todos os dispositivos Apple.

Novidades para Watch OS 6.2 para o relógio inteligente da Apple

Relativamente ao sistema operativo para o relógio inteligente da Apple, esta nova versão passa a disponibilizar funcionalidades do ECG para utilizadores no Chile, Nova Zelândia e Turquia. Além disso, os utilizadores destes países passam a ter alertas de ritmos cardíacos irregulares.
Além disso, passa a ter compras integradas nas aplicações para Apple Watch. Foi ainda resolvido um problema que podia pausar a reprodução de música ao mudar entre Wi‑Fi e Bluetooth.
Chegou o iOS e iPadOS 13.4 e Watch OS 6.2! Conheçam já as novidades

Novidades para iPadOS 13.4

Ao nível do iPadOS 13.4, como referido, as novidades são interessantes. Agora é possível emparelhar um rato ou trackpad com o iPad e usá-lo para mover o cursor.
De relembrar que o suporte para trackpad para o iPadOS foi anunciado aquando do lançamento do iPad Pro na semana passada.

Além dos sistemas anteriores, está também disponíveis o tvOS 13.4 (para a Apple TV) e o macOS Catalina 10.15.4.
Fonte: Pplware.

Apple: iOS 14 traz indícios de Realidade Aumentada para notificações da app Encontrar

A Apple deu a conhecer no novo iPad Pro recursos de Realidade Aumentada que irão potenciar vários serviços nativos da empresa. Como tal, foi mesmo desenvolvido hardware que potencia essa tecnologia. Portanto, é de esperar que os próprios sistemas operativos comecem a ser adaptados e atualizados a esta nova funcionalidade. Nesse sentido, foi encontrado no iOS 14 indícios de Realidade Aumentada para notificações do serviço Encontrar.
Possivelmente o novo iPhone 12 terá também um scanner LiDAR para Realidade Aumentada.
Imagem Apple iPad Pro com iOS 14 com Realidade Aumentada na app Encontrar

Apple alarga utilização da Realidade Aumentada no iOS 14

A aplicação Encontrar da Apple irá receber novos recursos úteis no iOS 14. Segundo foi possível perceber em fragmentos de código do sistema operativo, este irá incluir o modo de realidade aumentada e novas notificações de localização. Os recursos descritos são baseados numa versão inicial do iOS 14, que foi disponibilizada a uma publicação.
Conforme sabemos, o sistema Encontrar permite colocar no iPhone, iPad, Apple Watch, AirPods e computadores Mac a capacidade de localização através da app independente Encontrar. Esta ferramenta permite ter a localização destes dispositivos e encetar algumas ações, como, por exemplo, enviar uma mensagem para o ecrã dos dispositivos (os suportados), reproduzir um som, marcar como perdido e receber informações de localização quando encontrado, bloquear e até apagar o dispositivo.
Além destas ações, desde o iOS 13, a Apple ainda fundiu nesta app o Encontrar Amigos, chamou-lhe Pessoas. Como tal, o sistema, que até funciona no iCloud via Web (que pode ser usado num Android) permite partilhar locais com familiares e amigos. Tudo na mesma app.

Encontrar terá alertas para quem não chegar ao local e à hora marcada

O iOS 14 incluirá um novo recurso de notificação para a parte da partilha de localização do Encontrar. Assim, especificamente, a app atualizada irá incluir uma nova opção para receber um alerta quando alguém não chegar a um local específico num horário programado do dia.
O Encontrar já inclui a capacidade de receber alertas quando alguém chega a um local como escola ou trabalho. A nova opção de receber alertas quando alguém não chegar a um local a tempo resultará em menos notificações para os pais que acompanham as crianças que chegam à escola ou para ambientes de trabalho, para as pessoas que usam esta opção.
Este foi apenas mais um recurso encontrado. Há vários que a Apple incluirá, como já demos conta, por exemplo, novidades para o Mensagens, funcionalidade de alerta para baixo oxigénio no sangue, novidades para o Homekit, etc…

 Fonte: Pplware.