19 de set. de 2022

Ligação por satélite do iPhone 14 usa chip Qualcomm e componentes de RF com selo Apple

A caixa de Pandora foi aberta e o foco nos próximos anos passará por ligar os smartphones diretamente às comunicações por satélite. Não serão só as mensagens de SOS, mas tudo irá gravitar, o termo é mesmo esse. Várias empresas estão já a comercializar, um exemplo é a Starlink, outro, a Globalstar ou ainda a AST SpaceMobile em colaboração com a Vodafone. Pelo meio há outras empresas já prontas para o salto, como é o caso da Qualcomm no iPhone 14.

Atualmente, a conectividade por satélite com o novo iPhone é possibilitada pelo modem Qualcomm e componentes de RF personalizados da Apple.

Ilustração da funcionalidade de SOS por satélite do iPhone 14

Qualcomm X65 e tecnologia Apple inovam nas comunicações por satélite

O iPhone 14, iPhone 14 Plus, Pro, e iPhone 14 Pro Max incluem uma nova funcionalidade SOS de emergência via satélite, para que os utilizadores possam obter ajuda mesmo quando estão fora do alcance da rede móvel de comunicações ou Wi-Fi. Esta funcionalidade será lançada numa primeira fase nos Estados Unidos e Canadá, com início em novembro, mas poderá ainda este ano ser levada para outros países.

Segundo informações da Reuters deste fim de semana indicou que as funcionalidades de satélite são ativadas por um modem Qualcomm X65 dentro dos telefones. Uma declaração da Apple à Reuters também afirmou que os componentes e software de radiofrequência (RF) personalizados da Apple também tornam possível a funcionalidade de satélite.

Imagem chip 5G com satélite Qualcomm

O modem Qualcomm X65 permite a ligações móveis 5G para chamadas telefónicas e dados, mas também é a 'banda n53' que permite ao iPhone comunicar com satélites no céu. Especificamente, a Apple usa uma parceria com a infraestrutura de satélite gerida pela Globalstar.

Sistema SOS no iPhone 14 foi muito bem pensado

O SOS de emergência via satélite estará disponível quando o utilizador inicia uma chamada SOS de emergência, mas não consegue ligar-se a uma torre de telemóvel. Nesse caso, o telefone apresentará a opção de ligação ao satélite e enviará, em vez disso, uma breve mensagem de texto.

Os utilizadores necessitarão de uma visão clara do céu para que a funcionalidade funcione; o iOS orientará o utilizador a apontar o seu dispositivo para se alinhar com satélites aéreos.


Se os serviços de emergência locais puderem utilizar canais baseados em texto, o iPhone transmitirá estas mensagens diretamente através da ligação ao satélite. Caso contrário, os centros de retransmissão da Apple receberão a mensagem SOS e chamarão os serviços de emergência no seu nome.

Conforme referido anteriormente, este serviço será gratuito durante dois anos, com início em novembro. A Apple não divulgou planos de preços para o serviço de satélite após esse período gratuito ter terminado. A disponibilidade do país está inicialmente limitada aos Estados Unidos e Canadá.

Apple quer tirar a Qualcomm de dentro dos iPhones

Deixou de ser segredo que as equipas de chip da Apple trabalham atualmente num modem 5G interno visando "retirar" por completo as peças da Qualcomm do iPhone, com objetivos primários de eficiência energética (maior duração da bateria) e redução dos pagamentos de royalties para melhorar as margens de custo unitário de cada iPhone vendido.

No entanto, fazer um modem é incrivelmente complicado e muitos analistas permanecem céticos se a Apple conseguirá ser bem sucedida. Já a empresa de Cupertino espera replicar o sucesso dos seus investimentos nos Apple Silicon personalizados para os SoCs da série A e da série M. No que toca aos rumores, espera-se que o primeiro modem Apple esteja pronto para um "momento de anúncio nobre" em 2024.

Não podemos descartar o premente retorno investimento de mil milhões de dólares que a Apple fez ao adquirir a divisão de modems para smartphones da Intel, em 2019.

Fonte: Pplware.

iPhone 14 Pro: Ainda agora chegou e já tem problema com as suas câmaras nas apps

 Foi no final da passada semana que o novo iPhone 14 Pro começou a chegar aos utilizadores. Estes acompanham os restantes modelos e trazem todas as novidades que a Apple preparou para estes novos smartphones.

Não se esperavam problemas, principalmente, agora saíram das mãos da Apple. Infelizmente este não é o cenário encontrado e há já muitas queixas para um problema em particular. As câmaras do iPhone 14 Pro estão a vibrar e a fazer um barulho anormal.

iPhone 14 Pro câmaras Apple apps problema

Um grande problema para o iPhone 14 Pro

São muitas as novidades que a Apple colocou no iPhone 14 Pro, para o tornar ainda melhor e dar aos utilizadores novas funcionalidades. Entre estas mudanças, estão mudanças nas câmaras fotográficas, de onde se espera uma qualidade superior à dos modelos anteriores.

Lamentavelmente, e segundo muitas queixas dos utilizadores, há um problema grande nas câmaras deste novo smartphone. Estas acumulam-se em várias redes, onde é mostrado que existe um tremor anormal sempre que se tenta usar as câmaras em apps externas ao iOS 16.

As câmaras também vibram em algumas apps

Para além deste comportamento que se sabe não ser nada normal, há ainda outra questão, também esta associada às câmaras do iPhone 14 Pro. Ao usar este componente, novamente em apps externas à Apple e ao iOS 16, ouve-se uma vibração neste componente, novamente anormal.

Com este comportamento, fica impossível usar estas apps e em especial sempre que as câmaras tenham de ser ativadas. Snapchat, TikTok e Instagram são apenas alguns exemplos de apps de que os utilizadores se queixaram ao usar no iPhone 14 Pro. Muitos relatam que deverá ser apenas um problema de software e que uma atualização deverá tratar.

A Apple poderá resolver o problema em breve

A Apple ainda não reconheceu esta situação e nem terá ainda uma solução que possa ser aplicada. Ao mesmo tempo, as apps afetadas podem ter de lançar também correções para que esta situação da vibração e do ruído das câmaras desapareça.

Esta é uma situação anormal e que não traz uma boa imagem à chegada dos novos iPhone 14 Pro. Não se sabe ainda a sua origem, mas dado que tem como padrão as câmaras deste novo smartphone da Apple e várias apps, é quase óbvio de onde esteja a fonte do problema.

Fonte: Pplware.