28 de ago. de 2023

Vem aí o evento da Apple: setembro vai trazer novos produtos para além do iPhone 15

 Estamos a poucos dias da apresentação de mais uma série do iPhone. Como tal, espera-se que a Apple realize o seu evento anual de outono possivelmente na terça-feira, 12 de setembro, onde anunciará a nova linha iPhone 15 e mais algumas coisas poderão ser reveladas!

Apple Watch Series 9

Este ano, espera-se que a empresa de Cupertino lance o Apple Watch Series 9, uma atualização evoluída da atual Série 8.

Aguarda-se que a nova versão se concentre na atualização dos núcleos dentro do chip da série S do dispositivo, proporcionando uma melhoria notável no desempenho, mas o resto do dispositivo provavelmente será efetivamente o mesmo que o Watch Series 8.

De acordo com Mark Gurman da Bloomberg, o chip S9 será baseado no chip A15 Bionic utilizado no iPhone 13, iPhone 14 e outros dispositivos.

novo chip poderá melhorar significativamente o desempenho e a eficiência, aumentando a velocidade de lançamento de aplicações e melhorando potencialmente a duração da bateria. A empresa planeia introduzir uma nova opção de cor rosa para o Apple Watch Series 9.

 

Apple Watch Ultra 2

O Apple Watch Ultra é o Apple Watch topo de gama da Apple, e tem um preço igualmente topo de gama, em Portugal custa 1 009,00 €.

O seu ecrã é de 49 mm, o maior já feito pela empresa e foi pensado para entusiastas de atividades ao ar livre que precisam de mais durabilidade e de uma gama mais alargada de funcionalidades de nicho do que aqueles que usam o Apple Watch normal.

Segundos rumores, no próximo outono sairá uma versão atualizada do Apple Watch Ultra e espera-se que receba a mesma atualização do processador S9 que está a chegar ao Apple Watch Series 9, juntamente com novos componentes impressos em 3D.

Imagem Apple Watch Ultra

A versão de segunda geração do Apple Watch Ultra poderá ser potencialmente mais leve do que o modelo de primeira geração.

Um rumor partilhado na rede Weibo afirma que o novo Apple Watch Ultra terá um peso reduzido, o que pode ser devido às peças impressas em 3D que a Apple está usando.

O Apple Watch Ultra de segunda geração também pode vir com uma nova opção de cor mais escura, como um tom de titânio preto.

 

Novas capas para iPhone e braceletes para Apple Watch

Como é típico dos eventos da Apple em setembro, é provável que sejam lançadas novas capas para iPhone e braceletes para Apple Watch numa variedade de cores novas. Por vezes, as novas capas e braceletes ficam disponíveis para encomenda na loja online da Apple poucos minutos após o fim do evento.

De acordo com um rumor, a tecnológica americana planeia lançar uma nova braceletes para o Apple Watch Series 9 que será feita de tecido e terá uma fivela magnética, semelhante à pulseira Modern Buckle existente.

Entretanto, várias fontes afirmaram que a Apple não irá oferecer capas de pele para o iPhone 15 este ano, como tem feito nos lançamentos anuais do iPhone desde 2013. Em vez disso, foi sugerido que a empresa irá oferecer capas semelhantes ao couro que utilizam materiais mais ecológicos.

Caixa de carregamento USB-C para AirPods Pro

É provável que a Apple lance uma capa de carregamento USB-C para os AirPods Pro juntamente com o lançamento do iPhone 15, segundo Mark Gurman da Bloomberg e o analista da Apple Ming-Chi Kuo.

A mudança está em linha com a mesma mudança de Lightning para USB-C que se espera que aconteça em toda a série iPhone 15 este ano.

 

Cabos USB-C com cores correspondentes ao iPhone 15

Este ano, espera-se que a Apple envie modelos de iPhone 15 com um cabo USB-C para USB-C trançado de cor correspondente na caixa, em vez de um cabo branco simples.

Os rumores sugerem que cada cabo estaria disponível numa cor que combinaria com a tonalidade do modelo do iPhone 15.

Os rumores sugerem que o cabo terá 1,5 metros em vez de um metro. Com o design entrançado, espera-se também que seja mais durável.

Se os rumores forem corretos, como acreditamos que sejam, espera-se que a Apple venda cabos USB-C adicionais com cores correspondentes como acessórios para combinar com as cores da sua nova linha de smartphones.

 

Cabo Thunderbolt para iPhone 15 Pro

A Apple pode oferecer um cabo acessório de transferência de dados USB-C para modelos de iPhone 15 Pro que é capaz de velocidades Thunderbolt ou USB4 de até 40 Gbps, de acordo com as fugas de informação.

Diz-se que o comprimento do cabo é de 0,8 metros, que é mais curto do que o cabo Thunderbolt 4 Pro existente da Apple (1,8 m). A Apple irá, alegadamente, vender o cabo separadamente.

De acordo com o analista para os assuntos Apple, Ming-Chi Kuo, os modelos do iPhone 15 Pro suportarão "pelo menos" USB 3.2 ou Thunderbolt 3. No entanto, o cabo USB4 que vazou é baseado no protocolo Thunderbolt 4, permitindo que ele ofereça velocidades equivalentes de 40 Gbps, ou o dobro do padrão USB 3.2 Gen 2 anterior.

 

Novo software para produtos Apple

Espera-se que o iOS 17 para o iPhone, o iPadOS 17 para o iPad, o watchOS 10 para o Apple Watch e o tvOS 17 para a Apple TV sejam lançados em setembro, após vários meses de testes beta, e é provável que a empresa forneça datas de lançamento para estas atualizações de software.

Por vezes, as atualizações são lançadas poucos dias após o evento.

Tudo isto será acompanhado aqui no Pplware e nas semanas seguintes teremos as habituais análises dos novos equipamentos.

Fonte: Pplware.

Manuscrito de Steve Jobs sobre o Apple I vendido por mais de 160 mil euros

 A Apple ainda não soprou as velas dos 50 anos, mas o valor que o seu nome reúne já é histórico. A confirmar isto está um manuscrito do seu cofundador, Steve Jobs, sobre o primeiro computador da empresa, o Apple I: a carta foi leiloada por mais de 160 mil euros!

Steve Wozniak e Steve Jobs com uma placa de circuitos do Apple I, em 1976. Foto: Apple Inc.

Temos acompanhado a evolução da Apple e sabemos que, à medida que o tempo passa, mais valiosas se tornam as coisas que lhe estão associadas, seja isso um gadget histórico ou uma simples folha de papel.

Vimos aqui, por exemplo, que o protótipo do Apple I, o primeiro computador da marca, usado por Steve Jobs, foi vendido em leilão por um valor muito perto dos 700 mil dólares.

Num valor um tanto mais baixo, mas ainda impressionante, foi, agora, leiloado um manuscrito de Steve Jobs sobre o mesmo dispositivo, o Apple I, por 176 mil dólares(cerca de 162 mil euros à taxa de câmbio).

A carta, escrita por Steve Jobs e entregue a um amigo, indica a forma como o Apple I deveria ser promovido. Além disso, nela consta a assinatura do cofundador e a morada da casa dos seus pais, confirmando que se trata de uma carta que data o início da história da empresa.

Manuscrito de Steve Jobs sobre o Apple I

O cofundador da Apple escreveu sobre os 8 KB de RAM, as suas possibilidades de expansão através da porta "edge", e o software e manuais incluídos. Se o cliente quisesse apenas a placa e o manual, poderia obtê-los por 75 dólares: "uma verdadeira pechincha".

Considerando o que conhecemos hoje como um computador, o Apple I é dificilmente reconhecível como tal. Contudo, faz parte da história da empresa e da informática em geral. Aliás, as poucas unidades que restam foram vendidas por centenas de milhares de dólares, noutros leilões, nos últimos anos.

A pessoa que detém agora a carta não é conhecida. Contudo, saberá que, daqui a uns anos, o manuscrito valerá muito mais do que os 160 mil euros que pagou, em agosto de 2023.

Fonte: Pplware.

iOS 17 vai trazer novidade para o Apple Mapas que a Google devia copiar para o seu Maps

 A poucas semanas da chegada do iOS 17, os utilizadores que o testam continuam a descobrir novidades. A mais recente está localizada nos Mapas da Apple e revelam um cuidado extra da marca para a utilização dos mapas em modo offline. É de tal forma interessante que até o Google Maps o deveria ter presente.

iOS 17 Apple Mapas Google Maps

Com o iOS 17, a Apple quer melhorar o seu serviço de mapas e isso é já visível nas versões de testes que a empresa disponibilizou para testes. Uma das novidades desta nova versão são os mapas offline, algo que a Google tem no seu Maps há vários anos.

A novidade, agora revelada, vem melhorar ainda mais este modo offline, auxiliando os utilizadores a decidirem quando o devem usar. A descoberta foi partilhada no Reddit e mostra que caso a rede dos operadores na área seja fraca, surgirá uma notificação no Mapas da Apple.

Esta aconselhará os utilizadores a descarregarem os mapas e assim ter acesso ao serviço mesmo quando a rede estiver inacessível. Esta é, do que se sabe, uma funcionalidade que será exclusiva do iOS 17 e desta proposta da Apple para os seus equipamentos.

Com esta ajuda, os utilizadores do iPhone ou do iPad vão poder antecipar problemas no acesso aos mapas. Vão poder preparar-se e assim ter os mapas das áreas a que vão ter acesso antecipadamente e com todo o detalhe.

Não fica claro como a Apple determinará se uma área tem boa ou má cobertura no iOS 17, mas certamente que será uma informação fidedigna. Ao mesmo tempo, fica também a dúvida se será uma funcionalidade exclusiva dos EUA ou se será aberta a outras áreas do planeta.

O que é certo é que mesmo com uma funcionalidade que pode ser considerada tão simples, a Apple consegue dar um serviço ainda melhor nos Mapas. A Google, que tantas vezes altera o seu serviço, deveria copiar esta oferta do iOS 17 e assim ter uma proposta ainda melhor.

Fonte: Pplware.