13 de ago. de 2020

Dica – Configurar o Face ID no iPhone ou iPad para o reconhecer com máscara

 O Face ID é um dos melhores métodos de segurança atualmente no segmento dos smartphones e tablets. Ao verificar o nosso rosto, procura mais de 30.000 pontos invisíveis para criar um mapa do nosso rosto em profundidade. Com a pandemia, as máscaras trouxeram um problema a este recurso, ele não nos reconhece e, para usarmos, o dispositivo temos de introduzir o código. Contudo… podemos expor a segurança de acesso ao dispositivo.

Então e se “ensinássemos” o nosso iPhone ou iPad a nos reconhecer mesmo com máscara?

Ilustração técnica para usar máscara e ser identificado pelo Face ID no iPhone ou iPadO método, que tem sido “publicitado” em vários fóruns de utilizadores Apple, nem sempre funciona, pelo menos com aquela precisão que estamos habituados. Mas, com algum cuidado a gravar o rosto alternativo na configuração do Face ID, podemos ter a sorte do dispositivo nos passar a reconhecer mesmo com máscara.

Não podemos esquecer que o sistema é muito preciso e usa mais de 30 mil pontos relacionados com o nosso rosto. Portanto, mesmo que consigamos tapar o nariz, a boca e parte da cara, ele ainda assim tem muitos pontos para nos identificar.

 

Então, como podemos “ensinar” o Face ID a reconhecer-nos com máscara?

1.º passo: Vamos a DefiniçõesFace ID e código e vamos usar a opção Configurar uma aparência diferente.

2.º passo: Assim que escolhemos esta opção, devemos ter a nossa máscara apenas em metade do rosto. Como sabemos, a gravação do rosto no Face ID é feita em duas etapas. Como tal, a primeira etapa será com a máscara a cobrir a metade direita e a segunda também deverá ter a máscara na mesma posição.

3.º passo: Se o seu dispositivo avisar que o seu rosto está obstruído, afaste ligeiramente a máscara do centro do rosto. Siga o processo de configuração movendo a sua cabeça num círculo.

4.º passo: Será solicitado a concluir o processo mais uma vez – continue a segurar a máscara na mesma posição e do mesmo lado do rosto.

5.º passo: Assim que as duas digitalizações de Face ID forem concluídas, coloque a sua máscara e tente desbloquear o dispositivo. Se funcionar, ótimo! Caso contrário, repita a configuração.

Conforme vão poder ver, ao usar a máscara, o Face ID não irá ser tão rápido nem tão expedito como é em situações normais. Contudo, se fizer bem feito e usar a mesma distância da gravação do rosto, vai funcionar.

Fonte: Pplware.

Dica – Saiba quantos ciclos tem a bateria do seu iPhone

 A Apple tem criado ferramentas para que o utilizador saiba avaliar a qualidade da bateria do seu iPhone. Com os anos, a bateria tem o desgaste normal à medida que vai fazendo ciclos de carga. Essa informação não está revelada desta forma na nona interface do iOS, dado que este mostra sim, mas em percentagem. Contudo, com duas ou três manobras, podemos perceber ao certo quantos ciclos já fez a bateria do nosso iPhone.

Hoje vamos mostrar como o utilizador pode usar informações contidas no sistema operativo para ter um número exato de ciclos.

Imagem iPhone com indicação da qualidade da bateriaAo longo dos anos fomos deixando pistas e dicas para o utilizador vigiar a bateria do seu smartphone. Já o mostramos para o iPhone, para o Android, até para computador Mac e Windows. Hoje, sem aplicações de terceiros, mostramos como podem obter tal indicador.

 

Acerca dos ciclos da bateria

Quando utiliza o iPhone, a bateria regista ciclos de carregamento. Um ciclo de carregamento ocorre quando se utiliza toda a energia da bateria, mas isso não significa necessariamente um só carregamento.

Por exemplo, pode utilizar metade da carga do smartphone num dia e depois recarregá-lo totalmente. Se fizesse o mesmo no dia seguinte, contaria como um ciclo de carregamento, e não dois. Desta forma, podem ser necessários vários dias para concluir um ciclo.

As baterias possuem um número limitado de ciclos de carregamento até o desempenho esperado diminuir. Quando a contagem de ciclos é atingida, recomenda-se a substituição da bateria para manter o desempenho. Pode utilizar a bateria após atingir a contagem máxima de ciclos, mas poderá notar uma redução na duração da bateria.

Se souber quantos ciclos de carregamento existem na bateria e quantos sobram, poderá determinar em que altura deve substituir a bateria. Para obter o melhor desempenho, substitua a bateria quando esta atingir a contagem máxima de ciclos.

 

Como verificar os ciclos da bateria do iPhone

Verificar a contagem do ciclo da bateria diretamente num iPhone não é tão fácil quanto pode pensar, mas nós ajudamos a tornar fácil o processo. Iremos precisar de mexer nalguns ficheiros para realmente ver a contagem. Vamos lá então!

Antes de mais, para podermos ter esta informação é importante ter ativada a opção de partilha de análise. Assim, para ativar esta informação vá a Definições > Privacidade > Análise de Melhorias. Neste último menu ativem a opção Partilhar análise de melhorias do iPhone e do Apple….

Primeiro é necessário aceder às Definições. Dentro procuramos a opção Privacidade. Sigam as imagens ilustrativas.

Em segundo lugar, dentro do menu Análise e melhorias, vamos procurar a opção Dados de análise. Agora, lá dentro, vamos encontrar uma lista de relatórios ordenada por ordem alfabética.

Portanto, no meio destes relatórios temos de encontrar aquele que tem a informação dos ciclos. Para isso role para baixo até encontrar os ficheiros “log-aggregated”.

Toque no último desses ficheiros para visualizar os dados mais recentes.

O desafio seguinte é conseguir copiar todo este texto. Pode pressionar o ecrã até lhe aparecer a opção “selecionar tudo”. Contudo, se não conseguir, selecione desde o início do texto até ao final manualmente. Não é difícil de o fazer.

Conforme podem ver nas imagens seguintes, a ideia é copiar este texto todo e colar depois numa nota.

Assim, com o texto colado numa nota, vamos agora pesquisar a linha que nos irá dizer o número de ciclos. Então, temos de ir buscar uma ferramenta que nos ajude, dentro do texto, a descobrir um fragmento.

Para isso clicamos no ícone da partilha, que no iOS 13 está no canto superior direito. No caso do iOS 14, há um menu redesenhado, mas tem as mesmas opções.

Agora, com a ferramenta Encontrar na nota aberta colamos este texto: batterycyclecount.

Conforme podem ver nas imagens em baixo, o texto vai aparecer e disparar o número de ciclos que, à data, o iPhone tem.

 

Em suma…

Este iPhone, até à data de hoje, fez exatamente 295 ciclos. Portanto, está ainda com uma invejável saúde. Isto porque, segundo a Apple, as baterias do iPhone são projetadas para reter até 80% da sua capacidade original com 500 ciclos de bateria.

Esta é a sua capacidade de desempenho máximo. No entanto, é apenas um número aproximado, porque depende muito dos seus hábitos de carregamento. Temos casos em que o iPhone tem cerca de 1200 ciclos e a saúde da bateria está nos 78%. Isto mostra que a bateria mesmo com muitos ciclos continua a ter um excelente desempenho.

Fonte: Pplware.

Apple investigada por limitar xCloud e Facebook Gaming na AppStore

 Recentemente a Apple viu-se envolvida num assunto polémico por não permitir que a app Facebook Gaming para iOS tivesse jogos incluidos. Segundo os argumentos da empresa da maçã, as políticas da Apple não permitem que as aplicações promovam streaming ou tenham jogos que não foram revistos pela marca.

Mas para além deste conteúdo do Facebook, a empresa de Cupertino também limitou a presença do Project xCloud da Microsoft na sua loja de aplicações. E devido a estas duas situações, a Comissão da União Europeia decidiu iniciar uma nova investigação às políticas da Apple.

AppStore limita as apps Facebook Gaming e xCloud

Esta semana a Apple permitiu finalmente a inclusão da app Facebook Gaming na sua loja de aplicações. No entanto isto só foi possível com uma alteração controversa uma vez que a aplicação pode sim estar na AppStore, mas sem jogos.

Ora, uma aplicação de streaming de jogos sem a possibilidade de ter jogos para os utilizadores usufruírem… torna-se um pouco estranha. Mas segundo Sheryl Sandberg, diretora de operações do Facebook, estas alterações foram necessárias para que a app passasse pela aprovação na App Store. De acordo com as políticas da Apple, as aplicações estão proibidas de promover streaming ou ter jogos que não foram revistos pela marca.

Relembramos que o Facebook Gaming esteve vários meses à espera e uma resposta positiva por parte da Apple, que rejeitou a aplicação por diversas vezes.

Também o xCloud da Microsoft viu a sua presença ser limitada na AppStore. E segundo a empresa de Redmond:

A Apple é a única plataforma de uso geral que impede os consumidores de jogos em nuvem e serviços de assinatura de jogos como o Xbox Game Pass.

Comissão da União Europeia vai investigar as políticas da Apple

De acordo com a Reuters, a Comissão da União Europeia, que já investigava as políticas da Apple, passou a acompanhar também de perto esta recente situação relacionada com o Facebook Gaming e o xCloud.

As investigações à Apple iniciaram-se em junho e pelo menos três delas envolvem as regras restritivas da AppStore. Recentemente o Telegram também fez uma queixa formal à Comissão Europeia devido às supostas práticas anti competitivas da empresa da maçã. Isto porque a Apple retém 30% sobre qualquer transação feita a partir de uma app para iOS, mas também porque impossibilita os utilizadores de fazerem download de apps externas à App Store.

Mas agora o Facebook e a Microsoft também se uniram de forma a mostrar o seu desagrado e preocupação relativamente às políticas praticadas pela Apple. Esta iniciativa promoveu um significativo movimento de críticas por parte dos programadores que se queixam de um tratamento desigual contra a dona do iPhone.

Questionada pela Reuters acerca destes problemas, Arianna Podesta porta-voz da Comissão respondeu apenas que:

A Comissão está ciente dessas preocupações em relação às regras da App Store da Apple.

Apple já reagiu às críticas

Enquanto isso, a empresa de Tim Cook já reagiu às críticas. A Apple defendeu-se dizendo que as suas regras se aplicam a todas as aplicações de forma a proteger os seus clientes e providenciar também um ambiente justo para os programadores.

A marca da maçã usou como exemplo os casos do PlayStation Remote e do SteamLink, que são permitidos na App Store.

Fonte: Pplware.

iPad Air 4 pode ser lançado só em 2021, e “muito caro”

 

O perfil no Twitter@komiya_kj, (conhecido informante sobre produtos da Apple) “vazou” a data aproximada do lançamento do iPad Air 4, assim como algumas de suas especificações. Dependendo do que o usuário espera do dispositivo, as informações poderão deixá-lo feliz ou bem decepcionado.

De início, esperávamos que o iPad Air 4 fosse anunciado pela Apple até o fim deste ano. Mas a informação compartilhada por Komiya afirma que o tablet só será anunciado em março de 2021.

Pior que isso: quem esperava poder comprar um iPad barato, mas atualizado, também poderá estranhar as especificações divulgadas, que mais o fazem parecer uma versão “light” do iPad Pro, o que, inevitavelmente, o torna bem mais caro que as versões anteriores.


iPad Air 4 seria um iPad Pro Light?

Segundo Komiya, o novo iPad Air terá design semelhante ao do iPad Pro, o que pode incluir a exclusão do botão “Home” e bordas mais finas. Como ele cita que o dispositivo terá o Face ID, a informação parece fazer sentido, já que o leitor de digitais não seria mais necessário. Aparentemente, o tablet será disponibilizado em dois tamanhos, 11” e 12,9”, que também são compartilhados com o iPad Pro.

Uma informação incongruente é em relação ao chip do dispositivo: o palpiteiro cita o A14X Bionic em uma publicação, e o A14 Bionic em outra.

Fora isso, outras especificações podem impressionar, como a presença de uma porta USB-C (mais rápida que a Lightning, presente no iPad 3), quatro alto-falantes estéreo, tela de retina líquida e o suporte para periféricos como a Apple Pencil e as capas com teclado embutido.

Bonitinho, mas “ordinário” (no preço)

Se essas especificações tornam o novo iPad Air muito mais robusto que os aparelhos das gerações anteriores, toda essa tecnologia também será refletida no preço.

Segundo o rumor publicado, o preço inicial do dispositivo será de US$ 649, enquanto o preço inicial do iPad Air 3, em seu lançamento, era de US$ 499.

Fonte: Tecmundo.