7 de jan. de 2020

FBI volta a pressionar a Apple para desbloquear iPhone do atirador da Base Naval

A Apple não abdica da sua política de privacidade incondicional. Como resultado, entrar num iPhone é uma tarefa cada vez mais difícil e tem da parte da Apple total oposição. Apesar desta política de privacidade, o FBI voltou a pressionar a empresa de Cupertino para desbloquear dois iPhones que podem pertencer a Mohammed Saeed Alshamrani, o suspeito do crime ocorrido numa base naval da Florida no mês passado, que resultou em 3 pessoas mortas.
Apesar de ser uma atitude para ajudar as forças da autoridade a desvendar contornos deste crime, as questões de outrora permanecem de pé.
Imagem ilustrativa iPhone da Apple versus bloqueio do FBI
Novo braço de ferro entre a Apple e o FBI
De acordo com a NBC News, numa carta enviada segunda-feira à administração da Apple, o FBI disse que tem permissão do tribunal para revistar os telefones, mas os investigadores até agora não conseguiram adivinhar as palavras-passe.
Conforme é sabido, já no passado a empresa de Cupertino travou um duro braço de ferro com o FBI acerca do desbloqueio de dispositivos. Em 2016, a Apple resistiu à tentativa do FBI de forçar a empresa a desbloquear um iPhone usado por um terrorista, criando uma batalha legal entre segurança e privacidade.
No entanto, o FBI encontrou uma empresa privada que levou a cabo o trabalho de desbloquear o telefone e o caso desapareceu em grande parte do debate público. Posteriormente, num caso separado em Nova York, em 2016, que envolveu um traficante de drogas confesso, o resultado foi semelhante ao caso anterior. O FBI abandonou o pedido de ajuda da Apple depois de encontrar outra forma de entrar no iPhone.
Imagem da Base Aérea Naval da Flórida

Apple trabalha com as autoridades, mas não abre o iPhone

Conforme foi declarado à NBC News, a Apple ainda não comentou este caso. Contudo, a fabricante do iPhone declarou laconicamente que trabalha em cooperação com as autoridades policiais.
Quando o FBI nos solicitou informações relacionadas com este caso há um mês, nós demos-lhes todos os dados na nossa posse.
Referiu a Apple num comunicado à cadeia de TV americana. Aliás, a Apple no passado criou um site para estas respostas.

O FBI também procurou a ajuda de outras agências federais, especialistas de outros países e “contactos familiares na comunidade de vendedores” para desbloquear os iPhones da Alshamrani, de acordo com a NBC News. Sobre este assunto, o FBI recusou-se a comentar.
Fonte: Pplware.

Surgem online as primeiras imagens computadorizadas do próximo iPhone da Apple

Após os rumores que davam conta do iPhone 9 como sucessor do iPhone SE – ou seja, o iPhone SE2 – aparecem agora as primeiras imagens computadorizadas que nos dão um vislumbre do que esperar do próximo smartphone da Apple!
É esperado que este smartphone seja apresentado e lançado na primeira metade do ano, sendo comercializado a um preço menor do que o praticado pelo iPhone 11.
Surgem online as primeiras imagens computadorizadas do próximo iPhone da Apple
Nos últimos anos, para além do smartphone topo de gama, a Apple tem disponibilizado um modelo mais económico mas igualmente poderoso. Foi assim com o iPhone 8 e iPhone SE… Sendo que este ano devemos ter um sucessor do iPhone SE que se pode denominar iPhone 9!
Assim, em 2020 devemos ter o lançamento de smartphones da Apple em duas fases: o topo de gama na tradicional Keynote de setembro e um modelo mais barato que deverá ser anunciado na primeira metade do ano.
Apple pode lançar dois iPhone 9 como sucessor do iPhone SE já daqui a poucos meses
Tal informação proveio de vários rumores junto de parceiros, fornecedores e colaboradores da Apple. Nesse sentido, foram desenvolvidas imagens computadorizadas com base em todos os indícios existentes até ao momento.

iPhone 9 ou iPhone SE2 aparece em imagens computadorizadas

As imagens foram criadas pelo utilizador @OnLeaks e divulgadas no Twitter, sendo famoso por estes trabalhos que muitas vezes se revelam plenamente certeiros.
 anteriorpróxima 
A somar às imagens partilhadas no tweet, os restantes renders foram divulgados no iGeeksBlog. Nas imagens podemos ver bastantes semelhanças com o iPhone 8, herdando assim as molduras enormes em torno do ecrã que não remetem de todo para um smartphone de 2020.
Para além disso, o Touch ID volta a marcar presença num smartphone da Apple, tendo sido precisamente o iPhone 8 o último a recebê-lo. A grande desvantagem do iPhone 9 – ou iPhone SE2, não sendo conhecida a sua designação oficial – poderá estar precisamente em todas as semelhanças com o iPhone 8, que é um equipamento de 2017.
No quesito da câmara, a traseira tem apenas um sensor fotográfico que poderá ser herdado do que foi usado no iPhone XR e que revelou resultados bastantes convincentes. Não obstante de não serem conhecidas as especificações em concreto, estamos sem dúvida perante um smartphone destinado a um público que não tem exigências tão elevadas que requeiram a aquisição do iPhone 11 ou do seu modelo Pro.

Mesmo assim, o que acha do design do iPhone 8 no hipotético iPhone 9/iPhone SE2 a lançar em 2020? Estará a Apple a cometer um erro crasso ao fazê-lo? Partilhe nos comentários!
Fontes: Pplware.