14 de mar. de 2023

Apple terá problemas se limitar o carregamento no USB-C do iPhone 15 na União Europeia

 É já certo que a Apple terá de mudar a interface Lightning para a USB-C no iPhone 15. Ainda assim, a empresa tinha uma carta na manga, ao criar cabos específicos para tirar o potencial máximo. Agora, e do que foi provado, se o fizer estará a violar a nova diretiva da União Europeia.

Apple União Europeia carregamento USB-C iPhone 15

Apple poderá criar cabos especiais para o iPhone 15?

Uma das maiores expectativas para este ano é saber como irá a Apple lidar com a obrigação de usar a interface USB-C no próximo iPhone. Esperado, como é normal, para setembro deste ano, o iPhone 15 e o iPhone 15 Pro vão ter de abandonar a interface Lightning, por imposição da União Europeia.

Uma informação da passada semana mostrava que a Apple poderia usar os seus MFi (Made For iPhone) para criar uma diferença. Apenas estes poderiam ser capazes de permitir velocidades mais elevadas, tanto na transmissão de dados como no próprio carregamento.

Esta possibilidade parece agora cair por terra, segundo uma análise detalhada deste processo. A informação apresentada pela União Europeia mostra de forma clara que não pode ser aplicada qualquer limitação neste campo.

A potência máxima deve expressar a soma da potência exigida pelo equipamento de rádio para manter o funcionamento e a potência necessária para atingir a velocidade máxima de carregamento.

Apple União Europeia carregamento USB-C iPhone 15

Regras da União Europeia para o carregamento via USB-C

Smartphones e dispositivos de rádio semelhantes, se puderem ser recarregados por carregamento com fio, são equipados com porta USB-C. Além disso, e se também exigirem carregamento em tensões superiores a 5 volts ou correntes superiores a 3 amperes ou potências superiores a 15 watts, incorporam o protocolo de comunicação de carregamento USB Power Delivery.

A União Europeia já tinha revelado que "a harmonização da tecnologia de carregamento rápido ajudará a evitar que diferentes produtores limitem injustificadamente a velocidade de carregamento. Também ajudará a garantir que a velocidade de carregamento seja a mesma ao usar qualquer carregador compatível para um dispositivo".

Com esta mensagem, fica claro que Apple não poderá criar cabos MFi com capacidades extras. Caso o faça, mesmo cumprindo a diretiva que obriga a ter uma porta USB-C, estará a incumprir na totalidade do que está a ser alvo da nova legislação.

Curiosamente, a legislação da União Europeia não menciona a transferência de dados, de modo que poderia ser outro caminho para a Apple bloquear um iPhone 15 com USB-C, se assim o desejasse. A empresa não incluiu nenhum tipo de chip autenticador no iPad ou MacBook quando estes mudaram para USB-C.

Fonte: Pplware.

Veja quais são os 7 melhores antivírus para o iOS


 Houve uma época em que vírus eram inimigos mortais de quem usava tecnologia. Pode ser que atualmente essas ameaças tenham dado a falsa impressão de diminuição, mas ainda assim é prudente ter um antivírus iOS instalado em seu aparelho.

Se esse é o seu caso, trazemos aqui 7 dos melhores antivírus gratuitos para usar em seu dispositivo da Apple e tentar ficar o mais livre possível da ameaça dos arquivos tendenciosos.

Quais são os melhores antivírus gratuitos para iPhone/iOS?

A relação abaixo traz algumas opções de antivírus que possuem uma versão gratuita ou um período de teste livre de taxa. Caso se sinta à vontade, há a possibilidade de investir um pouco para comprar a licença paga com um pouco mais de recursos adicionais.

1. McAfee

(Fonte: McAfee/Reprodução)(Fonte: McAfee/Reprodução)Fonte:  McAfee 

O McAfee já é bastante conhecido por quem usa tecnologia, já que fez bastante sucesso em sua versão para computadores. Logo, era de se esperar que ele também apresentasse um antivírus iOS repleto de funcionalidades.

Entre os principais recursos em sua versão livre de taxas, estão: monitoramento de Wi-Fi, alerta de violação de dados, análise e monitoramento do sistema e de identidade –  além, claro, da proteção durante a navegação na rede.

Caso você passe por algum site suspeito, ele vai emitir um alerta, o que é extremamente útil para não cair em phishing, páginas com malware e sites falsos com o intuito de roubar seus dados pessoais e financeiros.

2. Avira

O Avira é outra proteção que faz bastante sucesso entre os donos de computadores, e aparece em nossa lista como um dos melhores antivírus gratuitos para quem usa dispositivos da Maçã.

Ele é um dos mais completos quando falamos em versões gratuitas, e ainda conta com um recurso chamado Privacy Manager. Caso esteja ativado, ele impede que a Siri compartilhe seus dados com a Apple – o que é uma boa caso não queira divulgar literalmente tudo que faz no aparelho com a empresa.

Somado a isso, ele também possui um scanner de rede, analisador de dispositivo, gerenciador de armazenamento de fotos, bloqueador de chamadas e até mesmo um backup de contatos.

3. Kaspersky

(Fonte: Kaspersky/Reprodução)(Fonte: Kaspersky/Reprodução)Fonte:  Kaspersky 

Outro aplicativo de defesa que traz o nome de uma empresa bastante conceituada quando o assunto é proteção de dados e dispositivos.

O que faz do Kaspersky um dos melhores antivírus gratuitos para iOS é a opção de utilizar um scanner de violação de segurança, além de gerenciador de senhas e até mesmo o acesso a uma VPN caso precise de um endereço de IP em outra localidade.

4. Bitdefender

(Fonte: Bitdefender/Reprodução)(Fonte: Bitdefender/Reprodução)Fonte:  Bitdefender 

Mais uma opção de antivírus iOS para quem não está disposto a gastar pela licença de um aplicativo para proteger o seu sistema operacional.

Com o auxílio do Bitdefender, as exposições de dados são colocadas em um nível mínimo graças às defesas entregues pelo software, sejam para senhas, endereços ou informações financeiras.

Além disso, é possível verificar contas online contra vazamentos de dados. Tudo para deixá-lo tranquilo enquanto navega em seu iOS.

5. Panda

(Fonte: Bitmag/Reprodução)(Fonte: Bitmag/Reprodução)Fonte:  Bitmag 

Quer mais uma opção de antivírus em que você não precisa desembolsar nada pelas defesas básicas? Então, pode considerar o Panda nessa relação.

Além de realizar as funções de defesa enquanto navega na internet e a possibilidade de fazer varreduras sempre que quiser para garantir que está livre de ameaças, ele também apresenta um GPS na função antirroubo e VPN para quem deseja realizar conexões utilizando outras localizações.

6. Norton

Ok, o Norton não é um antivírus totalmente gratuito, já que exige o pagamento de valores fechados em seu pacote anual. Porém, dá para instalá-lo em seu aparelho por 60 dias e solicitar o cancelamento dentro desse prazo – ou seja, isso concede o uso de dois meses gratuitos.

Nesse tempo, o usuário tem a vantagem de conferir diversos recursos oferecidos pela ferramenta, como proteções contra phishing e SMS suspeitos, além de acesso a uma VPN, monitoramento de atividades suspeitas e até mesmo verificação de segurança de uma rede Wi-Fi. Se gostar do desempenho, basta assinar após o período grátis.

7. TotalAV

Por fim, fechamos essa lista com o TotalAV, que entre as principais vantagens traz ferramentas de escaneamento que são capazes inclusive de encontrar brechas em e-mails que já tiveram problemas de dados vazados.

Complementando o pacote oferecido pelo software, também temos um localizador de dispositivo, ferramentas para segurança de sistema, opção de limpeza de fotos e um decente sistema antiphishing.

E você, conhece mais algum bom antivírus iOS para recomendar? Compartilhe a sua opinião com os demais leitores utilizando as nossas redes sociais.

Fonte: Tecmundo.

Apple TV: lançada a versão beta 4 do tvOS 16.4 para programadores

 A Apple lançou a beta 4 (build 20L5490a) do sistema operativo tvOS 16.4 para Apple TV. Esta versão é apenas para programadores registados. A beta pública equivalente deve ser lançada em breve.

Imagem Apple TV 4K

Por alguma razão surpreendente, temos a beta 4 do tvOS 16.4 para Apple TV, mas não há para já nada para iOS 16.4, iPadOS 16.4, macOS 13.3 ou watchOS 9.4. De facto, estas versões permanecem na beta 3, que viu a luz do dia na semana passada. Podemos naturalmente suspeitar que a Apple não demorará a propor uma nova versão nos vários suportes.

Se a sua Apple TV estiver configurada para receber versões beta, vá a Definições > Sistema > Atualizações de software > Atualizar software para descarregar o tvOS 16.4 Beta 4.


A Apple ainda não disse quando a versão final estará disponível, mas deve ser ainda este mês. De facto, alguns rumores referem que a versão estável do iOS 16.4 estará ainda este mês de março disponível para todos.

Fonte: Pplware.