19 de fev. de 2023

Não deite fora os seus cartões caducados, use-os no iPhone com NFC

 Sabia que os seus cartões bancários, como o de débito ou crédito, têm um grande potencial mesmo depois de "mortos"? Com a tecnologia que possuem, o NFC, podemos usar esses cartões com o iPhone e criar rotinas muito interessantes. Dê uma nova vida ao cartão que já não lhe levanta dinheiro nem lhe paga as contas. Use o seu iPhone!

Imagem de capa para Atalhos, cartões com NFC a serem usados no iPhone

Seguramente que muitos dos nossos leitores, quando caduca um cartão bancário, destrói-o ou guarda para "ter ali". Basicamente o cartão não serve para muito. A não ser que possamos usar a sua etiqueta NFC que têm no interior para... inventarmos coisas úteis com esses cartões e o nosso iPhone.

Atenção, esta dica também pode ser efetuada com aplicações para Android, basta que leiam a etiqueta NFC do cartão. Mas hoje o foco é usarmos a poderosa aplicação nativa do iOS Atalhos.

Como criar um gatilho com o cartão de crédito e o NFC

A ideia é muito simples. Imagine que tem um cartão caducado, e que é já "moderno", com NFC, daqueles do tipo "encostar para pagar". Com ele podemos fazer umas coisa sinteressantes usando o leitor de NFC do iPhone e desenvolvendo uma rotina para espoletar uma ação. Hoje, vamos criar uma mensagem de Bom dia.

  • Abrimos a nossa aplicação Atalhos no iPhone;
  • 2 - Na barra de menus, no fundo, escolhemos a opção Automatização;
  • 3 - Dentro de Automatização clicamos no sinal + (sinal mais) no canto superior direito;
  • 4 - Agora escolhemos a opção Criar automatização.

Como poderão reparar, este local tem uma série de ações já mecanizadas, e é com essas que contamos hoje, mais concretamente com a que diz respeito ao NFC.

  • Na lista apresentada descemos até encontrar a opção NFC. E clicamos em cima;
  • Dentro da Automatização nova, na Etiqueta NFC, clicamos em Ler;
  • Agora aproximamos o seu cartão bancário (débito ou crédito), para ser detetado;
  • Logo que o iPhone consiga detetar a etiqueta NFC damos-lhe um nome.

O nome atribuído é para, na lista de atalhos e de ações, sabermos qual faz o quê. Podemos até colocar o nome do cartão, para ser mais fácil identificar qual é que está associado a certa ação.

  • Agora já com nome dado ao cartão, clicamos no Seguinte, canto superior direito;
  • No menu seguinte iremos encontrar 3 opções já definidas, escolhemos Enviar mensagem;
  • Os campos de edição estão a azula claro, será o primeiro para colocar o texto da mensagem, e o contacto a quem vamos enviar a mensagem
  • Agora clicamos em Seguinte novamente.

Deixamos só a sugestão para poderem explorar esta menu, tem imensas ações que podemos usar, até para combinar com outras aplicações, podendo fazer um sem número de coisas. Por exemplo, imagine que tem um cartão "emoldurado" que, quando passar o iPhone por cima, ele abre um email já pronto com determinado texto, dia e hora para enviar sem perder mais tempo.

São apenas alguns exemplos, porque dá para fazer "mil coisas".

  • Já com a nossa mensagem colocada e o contacto escolhido, clicamos em cima no Seguinte;
  • A seguir, tiramos a opção Perguntar ao executar;
  • Agora o nosso atalho foi colocado na lista de atalhos e podemos começar a usar.

Basicamente agora, sempre que for lido o NFC deste cartão de crédito ou débito, a mensagem será enviada automaticamente.

Podemos ativar a opção de notificação que nos aparece no último menu.

Neste teste em vez de dizer Bom dia, a mensagem dava conta da data de uma entrada e da hora.

 

Mas só dá com os cartões bancários caducados?

Claro que não. O exemplo é para podermos ser criativos, até "pintar" o cartão para servir apenas de decoração e de gatilho. Aliás, pode ser outro cartão qualquer, até o da entrada da piscina, desde que tenha NFC.

Fica a dica, deixem-nos utilizações para este guia que sejam criativas.

Fonte: Pplware.

Apple revela pela primeira vez os números de adoção do iOS 16 e do iPadOS 16

 A Apple sempre fez questão de manter o iPhone e o iPad atualizados por muito tempo e isso acontece agora com o iOS 16 e iPadOS 16. Não se limita aos modelos mais recentes e traz estas atualizações para os modelos mais antigos. A provar isso estão os dados mais recentes que mostram a forma como o iOS 16 está a ser instalado.

Apple iOS iPadOS iPhone iPad

Por norma, a Apple limita muito o acesso a informação sobre os dados de utilização dos seus equipamentos. Isso é bem visível nos relatórios trimestrais, onde não revela dados de vendas e de outras áreas. Ainda assim, liberta alguma informação, como fez agora com a adoção do iOS 16 e iPadOS 16.

Como está a instalação do iOS 16 no iPhone

Estes novos dados revelam quantos iPhones e iPads estão a usar já o iOS 16 e iPadOS 16, sendo medido com base nos dispositivos que usaram a App Store no dia 14 de fevereiro. O iOS 16 é compatível com o iPhone 8 e modelos mais recentes, enquanto o iPadOS 16 é compatível com todos os iPad Pro modelos e modelos selecionados do iPad Air, iPad mini e iPad, lançados desde 2017.

Apple iOS iPadOS iPhone iPad

Este site da Apple revela que o iOS 16 está já instalado em 72% de todos os iPhones e em 81% de todos os iPhones lançados nos últimos quatro anos. 20% de todos os iPhones ainda usam o iOS 15, enquanto 8% têm ainda o iOS 14 ou anterior, segundo a Apple.

Apple não deixou de olhar para o iPadOS 16

Já a adoção do iPadOS 16 está em 50% no geral e em 53% para todos os modelos de iPad lançados nos últimos quatro anos, de acordo com os dados da Apple. O uso da versão 15 permanece bastante alto, com 35% de todos os modelos de iPad compatíveis, enquanto 13% estão a usar a versão 14 ou anterior.

Apple iOS iPadOS iPhone iPad

A Apple partilhou suas primeiras estatísticas de adoção do iOS 15 em janeiro de 2022, enquanto esses números de adoção do iOS 16 foram divulgados em fevereiro, portanto, a diferença de tempo não permite uma comparação direta. No entanto, considerando o mês extra de disponibilidade, parece que a adoção do iOS 16 seguiu uma trajetória semelhante à do iOS 15.

Estes são dados que mostram que a Apple continua a garantir atualizações que os utilizadores adotam de forma rápida. Depois de algumas versões com problemas claros nas primeiras versões, isso parece ultrapassado e tudo voltou ao ritmo a que a empresa está habituada para o iOS e para o iPadOS.

Fonte: Pplware.

Windows 11 nos Mac com M1 ou M2? A Microsoft tem a solução através do Parallels

 A mudança da Apple para o seu SoC M1 e M2 veio trazer muitos problemas para todos os que se queriam usar os computadores da Apple com Windows 11. Este sistema não está adaptado a este hardware e a Apple não abriu a porta a esse cenário. Agora, a Microsoft veio trazer a solução com o Parallels, que ainda assim não é totalmente integrada.

Windows 11 M2 M1 Apple Parallels

Windows 11 nos Mac M1 ou M2? Parallels é a solução

Desde o lançamento do primeiro computador da Apple com o seu SoC M1, e depois com o M2, que muitos utilizadores procuram uma forma de correr o Windows 11 nesta plataforma. Habituados ao Boot Camp, esperavam que fosse simples fazer essa mesma instalação e ter acesso a todas as funcionalidades.

Ainda que exista uma versão do sistema da Microsoft dedicada aos SoC ARM, nunca foi dado acesso a esta. Está limitada aos fabricantes que criam hardware específico e o público ficou sem acesso. Isso muda agora com a decisão da gigante do software em abrir o seu sistema à Parallels.

Num artigo de suporte, a Microsoft revelou agora as formas de ter o Windows 11 a correr no novo hardware da Apple. São apresentadas duas soluções, sendo que a baseada no Parallels a mais simples de ser usada e provavelmente a mais modular. A segunda assenta nos Windows 365 Cloud PCs.

Windows 11 M2 M1 Apple Parallels

Microsoft traz assim uma solução para a Apple

Para o conseguir, só precisa de usar o Parallels Desktop 18, tendo assim suporte para correr as versões ARM do Windows 11 Pro e Enterprise. Irá ser usada uma versão virtualizada, que ainda assim dá acesso à quase totalidade das funcionalidades do sistema da Microsoft.

Este último ponto é importante e a Microsoft faz questão de o detalhar. Esta solução não suporta o Windows Subsystem for Android, o Windows Subsystem for Linux, o Windows Sandbox e a Segurança baseada em virtualização. Há ainda ausência de suporte para as apps de 32 bits presentes na loja da Microsoft.

Esta ainda muito longe do que era conseguido cm o Boot Camp, mas é já um passo importante. Ao usar o Parallels, os utilizadores podem ter acesso direto a uma máquina virtual onde podem correr todas as apps do Windows 11 e assim ter a união entre os dois sistemas, o da Microsoft e o da Apple.

Fonte: Pplware.