13 de abr. de 2022

Google lança app para migração de dados de iPhone para Android

Embora alguns rumores dessem como certo que o Google estava desenvolvendo um aplicativo Switch do Android, para que usuários da Apple pudessem migrar de seus dispositivos iOS para smartphones com o sistema Android, muitos achavam que eram apenas “lendas urbanas”. Mas nesta quarta-feira (13), o TechCrunch provou que o app não só existe, como está disponível na App Store.

Presente em diversos mercados globais, mas ainda não disponível na loja brasileira, o aplicativo gerencia de maneira fácil a transição entre as duas plataformas, auxiliando os usuários a transferir seus contatos, calendário, fotos e vídeos para um novo dispositivo com sistema Android.

Para isso, o app orienta os usuários a desativar o iMessage da Apple, para passar a receber mensagens de textos no novo aparelho, além de direcioná-lo para o iCloud, permitindo a migração de toda a biblioteca de fotos e vídeos diretamente para o Android.

Como os arquivos do iPhone migram para o sistema Android?

Fonte: App Store/Reprodução.
 No processo de migração, o que o Switch To Android faz é migrar pacotes completos de informações para uma conta no Google Drive. Depois, basta ligar o seu dispositivo Android que ele passa a receber os dados do serviço de armazenamento, e os sincroniza. Ou seja, dá para transferir praticamente todos os conteúdos sem nenhum cabo, e sem mesmo que os dois aparelhos estejam próximos entre si.

É importante dizer que, embora migre facilmente contatos, calendário, fotos, vídeos e mensagens de texto, o novo app do Google não consegue migrar aplicativos de usuários, instalados no aparelho com iOS. Isso se deve provavelmente a mecanismos de segurança que impedem que iPhones possam ser escaneados por aplicativos de terceiros.

A entrada do aplicativo do Google na App Store ocorre quase sete anos após a Apple colocar o seu primeiro app na Google Play Store: o Move to iOS, que ajudava os proprietários de dispositivos com sistema Android a migrarem para iPhones.

Fonte: Tecmundo.

Apple Watch poderá receber ligação via satélite para SOS e contactos de emergência

 Quando há fumo... há fogo. Há algum tempo que o rumor de conectividade via satélite orbita os produtos da Apple. No período que antecedeu a chegada do iPhone 13, falou-se na possibilidade deste ter ligação por satélite nas chamadas de emergência. Novos rumores referem que a Apple planeia trazer a conectividade via satélite para o seu smartphone e também para o Apple Watch.

Segundo a Bloomberg, o futuro smartwatch da empresa de Cupertino poderá permitir mensagens de texto de emergência e recursos de resposta SOS via satélite diretamente no pulso do utilizador.

Imagem Apple Watch com serviço de emergência SOS

Ligações SOS enviadas do Apple Watch via ligação por satélite

Conforme estamos lembrados, antes do lançamento do iPhone 13 no outono passado, apareceu uma enorme quantidade de relatórios e informações onde era sugerido que a linha do iPhone 2021 apresentaria "LEO", ou conectividade via satélite. Esta ligação, que não dependia das antenas terrestres, como acontece hoje com o GSM, permitiria que o ‌iPhone‌ enviasse mensagens curtas para contactos de emergência por redes de satélite sem passar por uma operadora.

O recurso acabou não se materializar na linha ‌iPhone 13‌, mas a Bloomberg avança hoje com a informação de que esta opção pode ser lançada ainda este ano com o iPhone 14. Posteriormente, o dispositivo que será também beneficiado com esta tecnologia será o Apple Watch.

Ilustração de serviço para Apple Watch de chamada via satélite

O plano da Apple inclui duas partes para permitir que os utilizadores aproveitem a conectividade via satélite. A primeira, chamada "Mensagem de Emergência via Contactos", permitirá que os utilizadores enviem mensagens de texto curtas para serviços de emergência e contactos através de uma rede de satélite quando não haja sinal da rede GSM disponível.

Então, apareceria o novo protocolo sinalizado com um ícone dedicado dentro da aplicação Mensagens.

O segundo componente permitirá que os utilizadores relatem um desastre, acidente, evento de emergência, como, por exemplo, um acidente de carro, barco ou avião, às autoridades competentes.

A segunda característica de emergência está centrada em deixar os utilizadores reportar uma crise. O telefone irá perguntar que tipo de emergência está a acontecer, como as que envolvem um carro, barco, avião ou fogo.

O sistema também é capaz de receber informações mais específicas, tais como uma pessoa a cair ao mar ou um navio a afundar-se. Irá perguntar a um utilizador se são necessários serviços de busca e salvamento, se há um comportamento suspeito ou armas envolvidas, e se uma pessoa sofreu um ferimento traumático.

Conforme refere a Bloomberg.

Como esperado, a tecnologia que poderá aparecer no iPhone e no Apple Watch estará sempre dependente da regulamentação e disponibilidade locais, acrescentando que "estas opções poderão não funcionar em todos os países".

Apesar de ser uma novidade que leva o iPhone para um patamar nunca antes alcançado, a empresa de Cupertino já havia há uns anos deixado pistas neste sentido.

Fonte: Pplware.