14 de dez. de 2021

Polónia investiga a App Tracking Transparency e a Apple por práticas monopolistas

 Anunciada pela Apple com o iOS 14, a App Tracking Transparency só tomou forma mais tarde no iOS 14.5. O mecanismo pretende garantir a privacidade aos utilizadores, dando-lhes a escolher com quem partilham os seus dados.

Esta funcionalidade tem sido alvo de muitas críticas por parte de empresas, programadores e até de entidades reguladoras. A mais recente a tomar uma ação foi a Polónia. O país quer avaliar se esta funcionalidade não dá à Apple uma posição única face à sua concorrência.

Apple Tracking Polónia apps dados

Apple Tracking quer proteger utilizadores

Desde que foi colocada à disposição dos utilizadores que a App Tracking Transparency foi adotada pela maioria. Estes querem controlar quem acede aos seus dados e assim poderem decidir como e quando estes vão ser usados para apresentar publicidade.

Adiado inicialmente, devendo chegar com o iOS 14, acabou por chegar mais tarde com o iOS 14.5. Segundo a Apple este adiamento serviu para que os programadores adaptassem as suas apps e serviços a esta nova realidade que estava a chegar.

Apple Tracking Polónia apps dados

Polónia investiga a Apple por monopólio

Agora, a entidade para a concorrência da Polónia está a investigar a App Tracking Transparency, devido a preocupações de monopólio. O regulador afirma que “não significa que as informações dos utilizadores não sejam mais recolhidas e que estes não recebam anúncios personalizados”.

Ao mesmo tempo, a entidade diz que receia que a Apple tenha introduzido este novo recurso para promover a sua rede de publicidade Apple Search Ads. Revelou ainda que com esta investigação, querem avaliar se as ações da Apple podem ter como objetivo eliminar concorrentes no mercado de serviços de publicidade personalizada.

Apple Tracking Polónia apps dados

Dados dos utilizadores estão mesmo seguros?

Esta investigação surge após ser apresentado um estudo recente que questionou a eficácia do App Tracking Transparency. O estudo afirma que o recurso apenas cria uma ilusão de privacidade junto dos utilizadores.

Ficou claro que a maioria dos utilizadores do iPhone ativaram o App Tracking Transparency para cancelar a recolha de dados das apps. Ainda assim, os investigadores descobriram que a funcionalidade não faz diferença no número total de recolha de dados que estão presentes e ativos.

Fonte: Pplware.

Acha que está a ser seguido por AirTags da Apple? O seu Android já as pode detetar

 Mesmo tendo sido criadas para ajudar os utilizadores a encontrarem os seus objetos, as AirTags nem sempre são usadas da forma mais correta. Desde o primeiro momento que existem preocupações de privacidade, que a Apple tentou resolver.

As medidas aplicadas procuram mitigar todas as preocupações, mas algumas estavam a ficar para trás. Agora a Apple dá mais um passo e desta vez para os utilizadores Android. Estes já podem procurar a presença de AirTags com os seus smartphones.

AirTags Apple Android smartphones app

Apple preparou mais uma app para o Android

Sendo um produto do ecossistema Apple, é natural que as AirTags apenas possam ser usadas e detetadas pelos equipamentos da marca. Este tem sido o seu posicionamento e dificilmente irá mudar isso no futuro, como é natural.

Assim, no caso das AirTags, os utilizadores do Android estavam expostos e não podiam detetar se estas fossem usadas para os seguir. Isso muda com a chegada da app Tracker Detect, que permite procurar estes dispositivos nas proximidades dos smartphones.

Já é possível detetar Airtags com esta app

A Apple não vai limitar a utilização desta app às AirTags e abre também a outros dispositivos. Do que é revelado na descrição da app, esta consegue detetar outros dispositivos que possam usar a rede Encontrar para poderem ser detetadas.

Com uma utilização simples, é apenas necessário iniciar a pesquisa por estes dispositivos. Caso seja detetada uma AirTag, esta vai surgir como desconhecida e não apresentará qualquer informação adicional.

Tracker Detect

Homepage: Apple
Preço: Gratuito


Fonte: Pplware.