5 de fev. de 2021

Este pode ser o aspeto das câmaras fotográficas do iPhone 13

 O iPhone 12 ainda é um smartphone muito recente no mercado, mas o assunto sobre um novo modelo da maçã já começa a ganhar cada vez mais espaço nas notícias do setor tecnológico.

Nesse sentido começam a surgir alguns rumores e, recentemente, foi divulgada uma recente imagem do possível aspeto das câmaras fotográficas do iPhone 13.

Os consumidores nunca estão saciados de novos produtos. E assim que algum equipamento é lançado, passado pouco tempo as atenções voltam-se para os próximos produtos que as marcas possam trazer.

E é exatamente isso que também se está a passar com a Apple. Pois mesmo que o iPhone 12 ainda mantenha o ‘cheiro a novo’, os ruídos sobre o próximo modelo já se começam a sentir cada vez com mais força.

Divulgada imagem das possíveis das câmaras fotográficas do iPhone 13

Uma suposta imagem com as câmaras fotográficas do iPhone 13 acabou por ser recentemente divulgada na Internet. No entanto, e como seria de esperar, tal não passa para já apenas de rumores. Até porque há ainda indicadores de que a Apple poderá lançar o próximo modelo sob o nome de iPhone 13 ou de iPhone 12S.

No entanto, de acordo com esta imagem, parece haver uma mudança significativa no módulo das câmaras fotográficas traseiras. Ou seja, se até aqui as câmaras do iPhone são salientes e apresentam um leve relevo, segundo a nova possibilidade, as câmaras serão agora cobertas e protegidas por um vidro protetor comum.

Numa primeira análise, este formato poderá distinguir de imediato o novo iPhone 12 dos seus antecessores. Para além disso, certamente que com este vidro protetor será muito mais fácil, por exemplo, limpar as câmaras do smartphone da maçã.

Também recentemente os analistas do Barclays Blayne Curtis e Thomas O’Malley anunciaram que os quatro modelos do iPhones 13 vão contar com câmaras ultra grande angulares, com abertura até f/1.8.

Mas decerto que nos próximos tempos vão surgir mais alguns rumores e novidades. E, assim poderemos ir desenvolvendo uma ideia mais fiel daquilo que a marca de Tim Cook estará a preparar.

Fonte: Pplware.

Não consegue ligar o seu Mac a monitores externos? A culpa é do macOS Big Sur

 A Apple tem estado ativamente a atualizar os seus sistemas operativos, sempre para corrigir problemas e para trazer novidades. Ainda assim, parecem existir problemas a ser esquecidos e que não estão a ser resolvidos.

Um deles, que vem já desde o macOS BigSur 11.1, está relacionado com os monitores externos e a sua ligação. Muitos utilizadores queixam-se que não conseguem ligar os seus Macs aos monitores externos.

monitor macOS Big Sur USB-C externos

As queixas estão a aumentar e muitos utilizadores estão a relatar que existe um problema no macOS Big Sug que os impede de usar monitores externos. Não é uma situação nova, tendo chegado com a versão 11.1 do Big Sur. Mesmo a mais recente atualização parece ter esta falha presente.

Porta USB-C não reconhece monitores externos

A primeira falha está focada nas portas USB-C e que estão com problemas neste sistema. As queixas revelam que as portas USC-C deixaram de reconhecer os monitores externos e que como tal não podem ser usados para complementar estas máquinas.

Não existe um padrão sobre as máquinas da Apple onde o problema se manifesta, sendo generalizado nos diferentes modelos. Estando focado no macOS Big Sur, parece afetar monitores ligados por DisplayPort e por HDMI, quer ligados diretamente ou através de adaptadores e hubs.

Culpa parece ser do macOS Big Sur nos Mac

Uma segunda falha, também localizada nos monitores externos, tem um comportamento anormal e estranho. O que é relatado neste caso revela que os monitores ficam incapazes de funcionar na sua resolução máxima, de 4K e 60Hz, por exemplo.

Em alguns casos, um monitor de 4K é detetado como apenas de 1080p. A maioria dos casos parece estar nos MacBook Pro de 16 polegadas, mas há também relatos de outros modelos. Por agora parece não existir uma solução alternativa fiável, propagada e testada para este problema.

O curioso nestes dois casos é que não estavam presentes no lançamento do macOS Big Sur, tendo surgido posteriormente. A versão Release Candidate da versão 11.3 parece não tratar destas 2 falhas.

Fonte: Pplware.

A Apple poderá estar a desenvolver hardware de saúde sob marca própria

 A Apple já percebeu que o mercado dos dispositivos e dos serviços dedicados à saúde é muito rentável. Um dos grandes motivos pelo qual as pessoas compram o Apple Watch, por exemplo, é pela sua capacidade de “vigiar” certos sinais vitais e indicadores de saúde. A Apple também sabe que as pessoas não questionam os custos quando está em causa a sua própria saúde.

A empresa de Cupertino poderá estar já a desenvolver hardware para colocar produtos dedicados à saúde com marca Apple.

Imagem Apple Saúde


Equipamentos de saúde Apple

A Apple tem um grupo de trabalho de tecnologias de saúde interdisciplinar de engenheiros e criadores. Como resultado, nos últimos anos o mercado viu chegar alguns dos melhores recursos de produtos de saúde e bem-estar.

A empresa californiana tem departamentos bem definidos para criar produtos (hardware) e serviços. Myoung Cha e a sua equipa de engenharia são responsáveis pelas iniciativas Apple Health Strategic. Este departamento tem várias parcerias com empresas de ciências biológicas. Dois exemplos mais conhecidos são a Biogen e ZimmerBiomet. Além desta equipa, a Apple tem uma outra que tem estado em destaque. O responsável é Jay Blahnik e têm debaixo da sua alçada projetos especiais, como o Apple Fitness +.

Estes produtos aumentam os utilizadores e a necessidade da Apple procurar soluções nos projetos para a linha Saúde e Bem-Estar. Contudo, a empresa poderá estar a aumentar o desenvolvimento de equipamentos.

Imagem Apple Watch saúde

 

Saúde: Desenvolvimento de novo hardware

Um novo anúncio de emprego da Apple sugere que a tecnológica pode estar a desenvolver produtos de hardware de saúde com a sua marca. Assim, pode ler-se que a empresa procura um Engineering Project Manager (EPM) para a sua equipa de tecnologias de saúde. Segundo as informações, este irá liderar o projeto e desenvolvimento de produtos de hardware de saúde da marca Apple.

De acordo com a publicação, este quadro superior também será a cara da empresa para fornecedores no que toca aos serviços necessários ao fabrico dos produtos. Os requisitos poderão dar um sinal que a Apple tem novos produtos Apple Health Hardware a entrar em produção de fábrica em breve.

Conforme referimos, a maioria dos recursos de saúde e bem-estar da Apple tem estado canalizada para os projetos do Apple Watch e do iPhone. No passado, a empresa fez várias aquisições ou parcerias para promover hardware relacionado à saúde.

A empresa adquiriu a popular marca de monitorização do sono Beddit e integrou a oferta nas suas próprias lojas e canais de suporte.

 

Parcerias que podem correr mal

A parceria com outros players de hardware de saúde no passado nem sempre produziu os melhores resultados. Conforme estaremos lembrados, a parceria da Apple com a AliveKor é um exemplo. A AliveKor parou de vender os seus produtos Kardia através do canal da Apple, e as duas empresas estão agora numa disputa judicial sobre um caso de violação de patente.

Apesar de tudo o que se possa conjeturar, esta nova descrição de trabalho do produto Apple Health Hardware não fornece nenhuma pista sobre a natureza destes novos produtos em potencial.

Dado que a Apple procura aumentar a prontidão de fabrico e lançar a produção em massa, em breve, é esperado que o produto seja mais voltado para a saúde e menos para o bem-estar. Na verdade, seria muito interessante ver a monitorização da tensão arterial ou os sistemas de medição contínuos da glicose disponíveis via software e serviços da Apple.

Fonte: Pplware.

Dica: Como ouvir música do YouTube no iPhone com o ecrã desligado

 Apesar dos serviços de streaming estarem hoje muito mais populares, a verdade é que o YouTube ainda é um dos mais populares para ouvir música. Assim, no seguimento do que apresentámos para Android, vamos mostrar como pode ouvir música do YouTube no iPhone sem estar com o ecrã ligado. E do que é que precisa? Do Safari, simplesmente.

A dica funciona para iPhone e iPad. Conforme vão perceber, é uma alternativa gratuita para ouvir boas listas de músicas sem gastar um euro!

Imagem YouTube no iPhone com ecrã desligado

Ouvir música do YouTube no iPhone com ecrã desligado

Se usam a app do YouTube para ouvir música ou um podcast e querem ouvir no iPhone com o ecrã desligado ou em segundo plano, esqueçam. A app da Google simplesmente para o vídeo quando mudamos de app. O mesmo acontece quando acedemos ao YouTube, via browser. No entanto, há um truque!

  • Vamos usar o bom e velho método português, isto é, vamos lá desenrascar. Abram o Safari e vão ao www.youtube.com;
  • Agora, dentro do YouTube no browser, escolham a vossa música;
  • Façam play e no canto inferior direito, cliquem para ecrã total.

Depois de colocarem o vídeo em ecrã total, desliguem o iPhone. A música irá parar, mas aí basta dar um clique no ecrã e fazer play de novo no menu de reprodução.

Em seguida, já podem desligar o ecrã do iPhone e assim poupar bateria. Conforme é referido, podem também usar outras apps que o áudio continuará a ser reproduzido em segundo plano (por vezes poderão ter de insistir, pois o iOS insiste em querer mostrar o Apple Music, em vez do áudio do browser).

Além desta possibilidade, para quem tem Apple Watch, também é possível controlar o áudio a partir do dispositivo. Assim, das várias opções, destaque para a possibilidade de controlar o volume, pausar o som ou mudar de faixa.

Imagem Apple Watch com controlo de reprodução da música do YouTube

Assim, fica mais uma dica para aproveitarem música gratuita do YouTube no iPhone, ou iPad e ter o ecrã desligado a poupar bateria.

Fonte: Pplware.

Brasil: Mulher comprou um iPhone 12 Pro, mas recebeu um saco de areia

 Volta e meia surgem nas notícias situações caricatas que aconteceram no mundo da tecnologia. E muitas dessas situações passam-se durante o processo de encomenda de algum produto. Recentemente o caso envolveu um dos novos smartphones da Apple.

No Brasil, uma mulher encomendou um exemplar do iPhone 12 Pro mas, em vez do telefone, recebeu em casa um saco de areia.

É comum surgirem histórias engraçadas e caricatas de situações que aconteceram com encomendas de produtos tecnológicos, em especial daqueles que são recentes e muito desejados pelos consumidores.

Por exemplo, em meados do mês passado, foram detetadas várias caixas vazias da PlayStation 5 à venda no eBay por mil dólares. Mas, como esta, existem muitas outras histórias, e uma delas aconteceu agora no Brasil.

Mulher compra iPhone 12 Pro e recebe… uma caixa de areia

Lilian Estevanato, uma publicitária de 32 anos e residente em Brasília, teve recentemente uma surpresa bastante desagradável na sua caixa de correio. A mulher encomendou online no passado dia 28 de janeiro um exemplar do iPhone 12 Pro, através do site Casas Bahia. N0 entanto em vez do smartphone da Apple, recebeu nada mais do que um saco de areia inserido na caixa de um iPhone.

A encomenda chegou a sua casa nesta segunda-feira, dia 1 de fevereiro, e Lilian não desconfiou do que pudesse estar lá dentro. A caixa vinha lacrada e continha o selo da loja. Para além disso também não encontrou nenhum sinal ou evidência de adulteração. Em declarações ao jornal Metrópole, Lilian Estevanato adianta que:

Achei a entrega rápida. Não desconfiei de nada quando recebi a encomenda. Veio, inclusive, na caixinha do iPhone, estava lacrada.

Mas assim que abriu a caixa o seu entusiasmo desvaneceu-se ao encontrar um saco de areia no lugar do iPhone 12 Pro.

Quando abri e vi o saco cheio de areia entrei em desespero, sem saber o que fazer. Pensei que tinha caído num golpe, e comprado através de um site falso.

Queixa foi deixada também nas redes sociais

A mulher entrou imediatamente em contacto com as Casas Bahia, primeiro através da loja, depois na categoria de queixas e, por fim, deixou uma publicação nas redes sociais. Segundo Lilian:

Questionei, porque não se trata de um atraso na entrega de um pedido ou outras encomendas comuns. Paguei R$ 8 mil e recebi um saco de areia.

Lilian revela que só depois da publicação a expor o sucedido é que foi atendida pela loja, uma vez que a queixa conseguiu notoriedade. As Casas Bahia contactaram então a lesada no sentido de acertar a devolução do valor pago ou envio de um novo exemplar. A mulher optou por escolher o envio de um novo equipamento que deverá chegar no próximo dia 11 de fevereiro.

Há várias teses que tentam explicar o que se passou. No entanto a encomenda foi feita não na loja das Casas Bahia, mas foi sim vendido e entregue pelas Casas Bahia. Ou seja, foi através de um vendedor parceiro.

Contudo, Liliana referiu que depois da sua publicação nas redes sociais, surgiram várias pessoas a contar casos semelhantes.

O que me chamou a atenção foi que, ao pesquisar sobre o caso e registar a reclamação, descobri que dezenas de pessoas passaram pela mesma situação. Nem todas conseguiram a restituição.

Por sua vez, as Casas Bahia dizem estar a investigar o que se passou junto da transportadora JADLOG. A loja deixa ainda claro que “repudia qualquer tipo de prática danosa ao consumidor”.

Fonte: Pplware.

MacOS também está vulnerável a falha de segurança grave que afeta o Linux

 A segurança dos sistemas operativos da Apple muitas vezes sai do seu controlo, muito porque têm na sua base um sistema Unix. Assim, todas as falhas que afetam estes sistemas estão muitas vezes expostas no macOS ou no iOS.

É precisamente esta situação que agora está a acontecer. Uma falha detetada no Linux está espalhada de forma geral e foi provado que está também presente no macOS. Por agora ainda não existe uma solução para este problema grave.

macOS Linux sudo falha Apple

Uma falha grave presente no Linux

Foi na passada semana que a mais recente falha do Linux foi descoberta. Esta afeta o sudo, um componente sensível e que dá temporariamente permissões de root a qualquer utilizador. Com o simples heap overflow no sudo é possível obter acesso a todo o sistema.

Os investigadores que descobriram esta falha, chamada Baron Samedit (CVE-2021-3156) focaram-se no Linux. Testaram e confirmaram a sua existência em várias distribuições, como o Ubuntu, Debian e o Fedora. Provavelmente afetaria outros sistemas UNIX e até o BSD.

macOS está vulnerável no sudo

A confirmação surgiu agora de que o BSD está afetado e assim o macOS tem o mesmo problema. No que foi revelado pelo cofundador da Hacker House, este sistema traz o sudo e testou com sucesso a presença da falha, mesmo nas mais recentes versões do sistema da Apple.

Por agora ainda não existe uma solução para esta falha de segurança no ecossistema da Apple. Mesmo as mais recentes atualizações de segurança da empresa deixam esta falha por corrigir. Este passo foi testado pela equipa de investigadores que provou a existência da falha.

Apple ainda não comentou a falha

Sabe-se que a Apple já foi notificada e que estará a investigar o problema de segurança reportado. A empresa recusou-se a comentar este problema e a vulnerabilidade, pelo menos até ter uma solução para o mesmo.

Em breve deverá surgir uma correção para o macOS, que tratará deste problema. Até lá, e como esta falha pode ser explorada com a presença de malware ou com acesso físico aos computadores, os utilizadores devem ter uma atenção especial, uma vez que estão vulneráveis.

Fonte: Pplware.