17 de mai. de 2022

Apple estará a testar o ecrã a cores da E Ink para um dispositivo dobrável

 O trabalho das fabricantes de tecnologia móvel está em constante evolução e da Apple espera-se um modelo dobrável para acompanhar as tendências do mercado. No entanto, apesar de todas as notícias e rumores tarda em chegar uma informação oficial.

Há agora novos desenvolvimentos que chegam do analista Ming-Chi Kuo que dão indicação de que a Apple estará a explorar a possibilidade de lançar um dispositivo dobrável com o ecrã a cores da E Ink.

Apple estará a testar o ecrã dobrável a cores da E Ink

A Apple estará a testar a utilização de um ecrã a cores da E Ink como solução para um dispositivo dobrável, segundo a informação partilhada hoje por Ming-Chi Kuo no seu Twitter.

Na verdade, Kuo não deixa uma suposição no ar. Nas palavras dele é afirmado que a Apple está mesmo a testar esta tecnologia para um futuro ecrã de capa de um dispositivo dobrável e aplicações semelhantes a tablets, eventualmente para equipamentos tipo e-reader. 

Acrescenta ainda que esta solução - um ecrã EPD (Electronic Paper Display) - poderá trazer vantagens a estes dispositivos graças à sua excelente economia de energia.

A olhar para o que o mercado oferece, um EPD poderia ser aplicado num equipamento do tipo dos Z Flip da Samsung, onde apenas é apresentada informação limitada, como notificações, horas e pouco mais. Os modelos em livro estão a chegar ao mercado já com ecrãs secundários externos com tecnologia OLED, já que o objetivo é que sejam tão versáteis fechados quanto abertos, num misto entre o smartphone e o tablet.

A E Ink que é mais conhecida pelos seus ecrãs monocromáticos, por exemplo os que equipam os Kindle da Amazon, tem também soluções a cores e até mesmo ecrãs dobráveis.

Esta informação partilhada pelo analista não inclui, no entanto, nenhuma data previsível para o possível lançamento de um dispositivo em concreto para o mercado. Recorde-se que já se falou em 2021 para a chegada de um equipamento semelhante ao Samsung Galaxy Z Flip, já se falou um modelo com ecrã dobrável de 9" para 2025 e até num de 20", mas para 2026.

Fonte: Pplware.

Apple: apps passarão a cobrar preços de assinatura mais altos de forma automática

 A forma como os utilizadores compram serviços dentro de apps ou fazem subscrições tem vindo a mudar para responder às exigências do mercado, dos reguladores e das próprias empresas que as desenvolvem, além claro, de quem as distribui. No caso da Apple, vai haver uma nova mudança importante.

As aplicações passarão a cobrar preços de assinaturas mais altos de forma automática.

Apple: apps passarão a cobrar preços de assinatura mais altos de forma automática

Sempre que há um aumento de preço de uma assinatura de um serviço associado a uma app, antes de haver a cobrança, o utilizador do iPhone é alertado para esse aumento, decidindo se pretende ou não avançar para o pagamento.

Mudanças na App Store da Apple

Mas as regras vão mudar. A Apple lançou um update às notificações de subscrições com o qual pretende facilitar todo o processo de subscrição, no entanto, poderá levar a cobranças inesperadas.

Segundo o que é indicado, os developers passarão a poder cobrar preços mais altos de forma automática, ainda que isso tenha que responder a uma série de condições impostas pela Apple. 

Imagem ilustração Spotify

A empresa irá notificar por e-mail e notificação que irá haver em breve um aumento do preço da subscrição de uma determinada app, mas terá que ser o utilizador a aceder à app e cancelar a assinatura ou ajustar o plano.

Além disso, este recurso só estará disponível caso os programadores se comprometam a não aumentar o preço mais do que uma vez por ano. Além disso, o aumento não deve exceder 5 dólares e 50% do preço atual da assinatura, ou 50 dólares e 50% do preço atual da assinatura anual.

Atenção às cobranças inesperadas

Este processo poderá trazer surpresas aos utilizadores. Segundo a própria Apple, os utilizadores tendem a ignorar os avisos de aumento dos preços, acabando por não renovar as subscrições dos serviços sempre que há uma alteração de preços.

Ora, com esta tendência para ignorar notificações, muitos serão aqueles que não irão dar conta que foram avisados de um aumento, e no momento da cobrança ser-lhes-á retirado mais dinheiro do que aquele que era esperado.

Fonte: Pplware.