23 de ago. de 2020

Concorda com a taxa de 30% sobre transações na App Store e Google Play?

 A polémica instalou-se depois que a Apple e a Google eliminaram o popular jogo Fortnite da suas lojas de aplicações. Em causa está a manobra da Epic Games para receber pagamentos diretos. Desta forma, a criadora de jogos conseguia contornar a taxa de 30% sobre transações na App Store e no Google Play Store.

Estas políticas das lojas de aplicações têm sido alvo de várias críticas. Portanto, na nossa questão desta semana, pretendemos saber se concorda com a taxa de 30% sobre transações na App Store e Google Play. Participe!

App Store e Google Play

Taxa de 30% sobre transações na App Store e Google Play: Sim ou Não?

Sempre que há uma transação através de alguma aplicação para iOS e Android, é aplicada uma taxa de 30% cujo valor fica do lado da Apple e da Google, respetivamente.

Esta política tem sido amplamente criticada pelos programadores, mas também por algumas personalidades, como o fundador do Telegram que acusou a Apple de destruir as startups com esta taxa. Estas críticas tomaram outras proporções e originaram mesmo uma queixa formalcontra a Apple à Comissão Europeia por práticas anticompetitivas.

A mais recente situação que fez reacender os ânimos e questionar as práticas das lojas de aplicações foi a eliminação do Fortnite da App Store e Google Play. A Epic Games, dona do popular jogo, fez uma manobra para receber pagamentos diretos e conseguir passar por cima das taxas das lojas de apps.

Epic Games vs App Store

A situação já levou a Epic Games a processar a Apple, apelando ao tribunal para que a marca da maçã pare com estes bloqueios, pois podem ter consequências irreparáveis para a criadora de jogos. Mas a empresa de Cupertino já respondeu oficialmente, comparando a Epic Games aos ladrões que saem da loja da Apple sem pagar pelos produtos que levam.

Desta forma, na nossa questão desta semana gostaríamos de saber se concorda com a taxa de 30% sobre transações na App Store e Google Play.


Participe na nossa questão desta semana

Concorda com a taxa de 30% sobre transações na App Store e Google Play?

  •  
  •  

Ver Resultados

Obrigado pela vossa participação!


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Fonte: Pplware.

Apple bloqueou atualizações do WordPress para iOS até a empresa integrar compras na app

 A Apple tem estado a forçar os programadores das aplicações que estão dentro da App Store a corrigir algumas falhas no sistema de compras integradas. Depois do caso da Epic, que quis contornar as regras, e por isso foi colocada fora da loja da Apple e da Google, agora aparece um caso com a aplicação WordPress para iOS. Depois de algumas semanas sem atualizações, o seu responsável veio partilhar em público a estranheza das exigências da empresa de Cupertino.

Segundo os pedido da Apple, a app WordPress tem de colocar as compras dentro da App devidamente assinaladas e apagar as comissões devidas. Mas que compras, se o serviço é gratuito?

App WordPress com compras integradas dos planos wordpress.com

A Apple supostamente bloqueou as atualizações da aplicação WordPress para iOS até a empresa implementar compras integradas para planos pagos wordpress.com. Contudo, num tweet feito ontem, o responsável do WP, Mat Mullenweg, disse que a falta de atualizações da app nas semanas anteriores foi devido ao processo estar “bloqueado” na App Store.

O caso tem contornos que inicialmente parecem estranhos. Então o WordPress não vende nada e a Apple está a pedir que estes incluam o modulo de compras integradas? Será um erro da Apple?

O fundador do WordPress até partilhou no Twitter a sua admiração com as exigências da Apple, dado que a app WordPress tem os mesmos contornos desde que nasceu. Além disso, Mat detalhou o problema e até pediu feedback à sua comunidade no Twitter.

Pese o facto da atitude de Mat Mullenweg parecer genuína, há algumas informações que não foram referidas. Inicialmente o responsável referiu que o WordPress não estava a tentar contornar alguma regra ou que não ia cumprir o que a Apple pediu, apenas deu a entender que seria um mal-entendido da Apple.

 

A Apple sabia que não estava tudo “bem contado” no WordPress

A explicação dava a entender que de facto havia algo estranho. Afinal a app WordPress para iOS é open source e só permite que os utilizadores criem um site WordPress alojado gratuitamente. Portanto, tudo era informativo e não era possível sequer comprar um domínio único. Contudo, conforme Ben Thompson observa, nesta situação, a Apple está a pedir 30% das vendas de domínios dos planos .com da Automattic.

Mas então se não há qualquer vendas, o que quer a Apple?

Verdade que não há, mas a app WordPress, segundo parece, violou as restrições da Apple sobre o direcionamento de utilizadores para sites de compras e pagamentos fora da app. Isto é, pese o facto da app declarar não  ter planos de armazenamento dentro da app, na área “Help Center “está lá o link para enviar os utilizadores para os planos pagos deste serviço de alojamento.

É importante notar que a app WordPress para iOS é um projeto do WordPress.com. É um serviço de alojamento construído no backbone do WordPress, mas tecnicamente separado da plataforma de código aberto em wordpress.org.

As regras são claras e, segundo parece, tentar contornar as políticas aceites pode ser imensamente prejudicial. A empresa já disse que em 30 dias tem o pedido da Apple implementado.


Provavelmente que este “desabafo” do CEO do serviço de sites e blogs era para aproveitar o “ruído” causado pela Epic depois de ter posto em causa as comissões de 30% da Apple e da Google. Assim, esta poderá ser uma forma de tentar pressionar a empresa de Cupertino numa altura em que esta está num processo de escrutínio antitruste mais amplo dos reguladores nos EUA e na Europa.

Fonte: Pplware.

iPhone 12 Pro Max: imagens e especificações caem na Internet

 O mundo anseia pela tão aguardada apresentação e lançamento dos novos iPhones da Apple. Mas parte da surpresa pode ter sido agora desvendada antes do tempo. Pois supostas imagens e especificações do iPhone 12 Pro Max foram agora divulgadas na Internet.

A imagem foi partilhada por uma fonte chinesa e mostra a possível parte traseira daquele que será o iPhone 12 mais caro da nova linha da empresa de Cupertino.

Imagem iphone 12 concept com ecrã OLED Samsung

Um dos mais esperados smartphones do ano deverá ser conhecido em breve. Falamos do iPhone 12 da Apple e de todas as suas variantes que certamente são destinadas às diferentes capacidades financeiras dos consumidores.

Aos poucos vão sendo conhecidas novidades e pormenores desta nova gama da marca da maçã. Segundo as informações, o iPhone 12 deverá ser anunciado já na segunda semana do mês de outubro de 2020.

Imagem e especificações do iPhone 12 Pro Max são divulgadas online

Mas agora um leak divulgou uma imagem e algumas especificações que supostamente fazem parte do modelo mais caro de toda a linha: o iPhone 12 Pro Max.

A imagem partilhada, que podemos ver de seguida, deverá então corresponder à parte traseira do próximo topo de gama da Apple.

Possível parte traseira do iPhone 12 Pro Max

Se se confirmar, então o aspeto e design do iPhone 12 Pro Max será dentro daquilo que a Apple já nos tema habituado, sobretudo nos últimos lançamentos. Mas há alguns detalhes que importam salientar.

A capa em tons de azul petróleo metalizado mostra um compartimento com três orifícios grandes destinados aos sensores da câmara fotográfica. Para além disso, um pequeno orifício superior deve alojar o flash, um outro à direita deverá destinar-se ao microfone e outro localizado na zona inferior poderá alojar um sensor LiDAR.

Já relativamente às especificações, e de acordo com a fonte, o iPhone 12 Pro Max terá um ecrã OLED de 6,7 polegadas com uma taxa de atualização de 120 Hz. Virá com 6 GB de memória RAM e nas versões de 128, 256 e 512 GB de armazenamento interno. O processador será o A14 Bionic de 5 nanómetros e trará o sistema operativo iOS 14.

Quanto às câmaras, este flagship terá uma principal de 12 MP, uma telefoto de 12 MP e uma ultra grande angular também de 12 MP e ToF 3D. Já a câmara frontal contará com 12 MP e 3D.

Fonte: Pplware.

Apple: que modelos serão descontinuados com a chegada do iPhone 12?

 A pandemia e as restrições de produção, obrigaram a Apple a adiar o seu habitual evento de setembro para o mês seguinte. Assim, o iPhone 12 e respetivas versões, chegarão apenas em outubro. No entanto, há já grandes expectativas e rumores de grandes mudanças.

O lançamento do iPhone 12 poderá pôr fim à venda de alguns produtos e outros deverão baixar de preço significativamente.

Apple: iPhone 11 Pro e XR poderão ser descontinuados com a chegada do iPhone 12

Já muito se tem escrito sobre o lançamento dos novos smartphones iPhone 12. Em outubro serão apresentados vários modelos desta nova linha e o 5G finalmente deverá chegar à Apple.

Modelos de iPhone descontinuados com a chegada do iPhone 12

Mas novos lançamentos darão lugar a outras mudanças. Segundo informações recentes, a chegada dos iPhone 12 colocarão fim à venda de outros vários modelos. Nomeadamente, alguns lançados o ano passado.

Uma publicação no Twitter, por parte de uma conta que habitualmente lança rumores relacionados com a Apple, revela assim que os modelos iPhone XR e iPhone 11 Pro, serão descontinuados. Além destes, também os iPhone 11 Pro Max. Já no ano passado, aquando do lançamento dos iPhone 11, a Apple descontinuou os modelos do ano anterior iPhone XS e XS Max.

iPhone 11 mais barato

Além de serem descontinuados alguns modelos, o iPhone 11, o smartphone mais vendido no mundo nos últimos meses, deverá sofrer uma quebra de preço substancial. 

Na informação partilhada pelo mesmo utilizador que revelou que o iPhone 12 5G iria ser cerca de 200 dólares mais caro que as versões LTE, é indicado que o iPhone 11 passará a custar 549 dólares. Isto é cerca de menos 150 dólares face ao preço normal.

Os valores para Portugal deverão, no entanto, ser diferentes, evidentemente. Contudo, não há indicações relativas a tal alteração de preço.

Preços esperados para os modelos do Apple iPhone 12

Por fim, já que se está a falar em preços, aqui fica a lista dos preços esperados para os vários modelos do iPhone 12.

    iPhone 12 [5.4]
    • $699 (128GB)
    • $799 (256GB)

    iPhone 12 Max [6.1]

    • $799 (128GB)
    • $899 (256GB)

    iPhone 12 Pro [6.1]

    • $999 (128GB)
    • $1099 (256GB)
    • $1299 (512GB)

    iPhone 12 Pro Max [6.7]

    • $1099 (128GB)
    • $1199 (256GB)
    • $1399 (512GB)
Fonte: Pplware.