13 de mar. de 2023

Estamos a dormir pouco. Esta é a conclusão de um estudo com base nos dados do Apple Watch

 Não há dúvida que cada vez dormimos menos por noite. Aliás, há vários estudos que apontam as causas para a humanidade estar a dormir tão pouco. No entanto, a Apple quis tirar proveito dos dados recolhidos pelo seu Apple Watch e pela aplicação Sono. Os dados são preocupantes, até porque dormir menos de 5 horas por noite aumenta substancialmente o risco de doenças crónicas. Vamos conhecer os resultados.

Estamos a dormir pouco. Esta é a conclusão de um estudo com base nos dados do Apple Watch

O Apple Watch é, hoje em dia, usado por milhares de pessoas durante as horas de sono. Além da monitorização dos valores cardíacos, da respiração e do nível de stress, o smartwatch da empresa da maçã monitoriza a qualidade do sono.

Assim, recorrendo a estes dados, recolhidos pelo Apple Watch, foi apresentado o Apple Heart and Movement Study. Os investigadores dizem que a maioria das pessoas não está a dormir o suficiente todas as noites. A investigação, publicada este mês pelo Brigham and Women's Hospital, baseia-se em dados sobre o sono recolhidos de mais de 42.000 utilizadores do Apple Watch.

 

Estudo do rastreio do sono do Apple Watch

Como destacado pela ABC News, os investigadores do Brigham and Women's Hospital analisaram mais de 2,9 milhões de noites de sono dos utilizadores do Apple Watch. Verificaram que apenas 31% dessas pessoas dormem pelo menos sete horas por noite, o que é o mínimo recomendado para adultos saudáveis.

Tal como outras organizações, também a Associação Americana do Coração recomenda sete a nove horas de sono por noite. Não conseguir pelo menos sete horas de sono pode colocar em risco de "doença cardiovascular, declínio cognitivo e demência, depressão, obesidade, e tensão arterial mais alta, açúcar no sangue e níveis de colesterol".

Os investigadores recolheram os seus dados através do Apple Heart and Movement Study. Este estudo foi anunciado pela primeira vez pela Apple em 2019, e qualquer pessoa pode optar por ele utilizando a aplicação Apple Health ou a aplicação Apple Research no seu iPhone.

Utilizando estes dados, os investigadores conseguiram recolher uma série de pontos de dados interessantes:

  • Nos dias de semana, as pessoas vão para a cama antes das 00h00 66,4% das vezes, mas este número cai para 56,6% aos fins de semana.
  • Washington teve a maior porção de pessoas com mais de 7 horas de sono, com 38,3%. O Havai classificou-se no mais baixo, com 24,2%.
  • Para os participantes que tinham partilhado pelo menos 10 noites de dados de sono (um total de 42.455 participantes), o tempo médio de sono por indivíduo foi de 6 horas e 27 minutos.

Este tipo de dados não são exclusivos de um estado, ou até mesmo de um país. Até porque há outros estudos, na mesma direção que este. Se noutros a ideia é confiarem nos dados recolhidos pelos intervenientes, neste é o próprio relógio que faz a compilação do tempo de sono, qualidade, entre outros fatores.

Já agora, quantas horas dorme por noite?

Fonte: Pplware.

iPhone 14 Pro Max versus Galaxy S23 Ultra: Qual tem a melhor bateria?

 Desde há vários anos que a Apple bate a Samsung na capacidade de bateria. A par disso, os iPhones Pro e Pro Max estão muito bem cotados quanto à qualidade e capacidade das suas baterias. Se no passado a Apple tinha uma bateria sempre "aflitinha", hoje o iPhone é dos que tem melhor autonomia. No entanto, chegou o Galaxy S23 Ultra. Será que a Samsung conseguiu finalmente bater a Apple nos topo de gama?

Imagem Galaxy S23 Ultra versus iPhone 14 Pro Max

Será que o Galaxy S23 Ultra consegue bater o iPhone 14 Pro Max?

Claro que cada um usa o equipamento como precisa e os consumos não são iguais para todos. No entanto, o canal do YouTube PhoneBuff, tal como tem feito ao longo destes últimos anos, coloca lado a lado os melhores equipamentos do mundo e faz alguns testes comparativos. Se no teste do despenho a Apple bateu o novo Samsung, já no teste de queda o iPhone ficou "com o vidro em pedaços". Agora, é a vez da bateria.

Conforme já mostramos aqui o Galaxy S23 Ultra parece ser mais do que uma mera atualização do Galaxy S22 Ultra. Com a sua vasta gama de alterações, o topo de gama também recebe um impulso significativo na duração da bateria e consegue acompanhar o iPhone 14 Pro Max num extenso teste de resistência, que envolve a utilização ativa tanto dos smartphones como do tempo de espera.

O iPhone 14 Pro Max só consegue manter-se ligado durante 38 minutos a mais do que o Galaxy S23 Ultra.

Imagem valores do comparativo entre o Galaxy S23 e o iPhone 14 pro Max

A título de curiosidade, o Galaxy S23 Ultra traz uma bateria de 5.000mAh, maior que o iPhone 14 Pro Max que abriga uma bateria de 4.323mAh.

O teste de duração da bateria permite-nos constatar que o Galaxy S23 Ultra consegue acompanhar o ritmo do iPhone 14 Pro Max nos testes.

Estes comparativos incluem uma chamada telefónica de uma hora de duração, uma hora a trocar mensagens de texto, uma hora de verificação de e-mails, navegação na web e consulta a rolar no Instagram, entre outras variadas consultas.

Assim, vemos um "lado a lado" entre o Galaxy S23 Ultra e o iPhone renhido. Isso deve-se a um ecrã mais eficiente e um SoC Snapdragon 8 Gen 2 que está muito bom, até a poupar bateria!

Com ambos os topos de gama a oferecer performances muito parecidas, são os detalhes que sobressaem. Neste caso, o iPhone continua no topo, apesar de estar a ver o Galaxy muito perto.

Se na navegação o Samsung consegue vantagem, perde depois noutros conteúdos mais pesados, mostrando que o SoC da Apple continua com um desempenho muito bom. Mas atenção, há um enorme salto do Galaxy S22 Ultra para o S23 Ultra. Resta saber o que a Apple vai conseguir fazer no seu iPhone de 2023, visto que o da Samsung já sabemos.

Fonte: Pplware.

E agora… onde deixei o carro estacionado? Calma, o smartphone sabe

Quem nunca estacionou e na volta perdeu completamente a noção de onde tinha deixado o seu carro? Com cada vez menos lugares para estacionar e mais carros a ocupar as vagas, deixamos o carro longe e nem sempre deitamos a devida atenção. E como podemos usar a tecnologia que temos no bolso para nos ajudar?

Ilustração aplicações para encontrar o carro estacionado

Há dias estacionei o carro num parque, como qualquer pessoas estaciona, e fui à minha vida, até porque estava já em cima da hora marcada. Com a pressa, ao passar de uma rua para a outra, esqueci, momentaneamente, o parque exato onde havia estacionado.

Bom, na vinda ainda fiz o caminho inverso, mas com uma área de parques em volta de uma grande área, tive de pedir ajuda ao smartphone. De facto, apesar de saber que esta funcionalidade existia, nunca me tinha socorrido dela.

A nossa sugestão de hoje é mostrar que algumas soluções, como o Google Maps e Apple Maps permitem gravar a localização do nosso carro. Além disso, existem outras apps de terceiros que também gravam a localização e permitem levar-nos até ele.

 

Google Maps

Este será provavelmente o mais simples e rápido de usar até porque existe para Android e iOS. Muitos dos utilizadores do sistema operativo da Apple até o preferem, em detrimento do software nativo da empresa de Cupertino.

Assim, se esta for a escolha, abra a app Google Maps para o ajudar a encontrar o seu carro, embora alguns dos passos difiram ligeiramente entre o iOS e o Android. Depois de ter estacionado o seu carro, abra o Google Maps no seu telefone e toque no pino azul que representa a sua localização atual (e local de estacionamento), depois toque na opção Guardar estacionamento para adicionar um destino no mapa.

Os utilizadores Android também podem introduzir notas com mais detalhes sobre a sua localização e até definir um número específico de horas e/ou minutos que desejam estacionar, o que pode ser útil se estiver estacionado a um parquímetro. Pode também tocar em Partilhar se quiser partilhar a sua localização com outra pessoa ou simplesmente enviá-la para si próprio.

Agora, quando chegar a altura de regressar ao seu carro estacionado, tem a localização marcada no mapa. Basta tocar no pino e escolher Direções e Iniciar para obter direções passo a passo para o seu carro.

 

Apple Mapas

Antes de poder usar os mapas do iOS para encontrar o seu lugar de estacionamento, precisa de afinar algumas definições primeiro. Vá a Definições > Privacidade e Segurança > Serviços de Localização > Serviços do sistema > Locais importantes. Certifique-se que todos estes locais estão ativos. Será solicitado o Touch ID ou Face ID.

Agora vá a Definições > Mapas > Local de estacionamento. Ative esta opção.

Feito isto, quando estacionar o carro nalgum sítio e sair de junto dele, poderá voltar à localização do veículo, onde o deixou estacionado. O seu iPhone fá-lo-á automaticamente se o tiver ligado via Bluetooth ou CarPlay. Quando se desligar do carro, o seu telefone deverá exibir uma notificação indicando que o Mapas criou ou cair um pino para mostrar onde estacionou.

Se a notificação não aparecer, não usa CarPlay, ou o seu telefone não está ligado através de Bluetooth, abra a app Mapas da Apple e procure o pino azul Carro estacionado no mapa, depois toque nele. Se não o vir, escreva "carro estacionado" no campo de pesquisa, e a localização do carro deve aparecer.

Toque no botão Editar Localização para ver uma imagem da área circundante do seu carro. Também pode criar uma nota com mais detalhes e tocar no botão Adicionar Foto para tirar uma fotografia do seu carro e localização.

Quando precisar de encontrar o seu carro, abra Mapas e toque no pino Estacionar Automóvel. Selecione Direções, depois toque em Ir para seguir as direções de marcha para o seu carro estacionado.

Portanto, quer tenha um smartphone Android, quer tenhas um Apple, ambos estão bem munidos com software nativo para o ajudar a sinalizar o local de estacionamento e o ajudar a chegar até ele.

Existem depois várias opções de apps de terceiros, como o Find My Car ou Parked Car Locator, mas pouco mais ou nada acrescentam a estas ferramentas da Apple e da Google. Áhh já agora, a app Via Verde Estacionar, além de outras funcionalidades, também tem o essencial destas que mostramos.

Nas áreas descobertas, com estas aplicações, não irá mais "perder" o seu veículo.

Fonte: Pplware.