26 de jun. de 2020

iOS 14 apanha TikTok a ler sempre o clipboard do iPhone e leva a mudanças na app

Para além de todas as mudanças visuais que o iOS 14 vai trazer, a Apple dotou esta nova versão do seu sistema de algumas funcionalidades adicionais. Estas focam-se na segurança e na proteção do utilizador.
Uma destas mudanças está na forma como as apps acedem ao clipboard do iPhone. A cada acesso feito, o utilizador é notificado, para controlar e estar informado. Curiosamente, a conhecida app TikTok foi agora apanhada a ler constantemente esta área.
iOS 14 TikTok app clipboard iPhone

Novidades de segurança no iOS 14

As preocupações com a segurança e a privacidade têm sido uma constante para a Apple. Quer ao máximo que os seus sistemas e os seus dispositivos protejam os dados dos utilizadores, impedindo que estes sejam acedidos indevidamente.
Na continuação destes esforços, o iOS 14 trouxe várias novidades importantes. Uma delas dá agora informação aos utilizadores sempre que o seu clipboard for acedido por uma app. Esta novidade tem mostrado informação decerto útil e o mais recente a ser apanhado foi o TikTok.
iOS 14 beta has a banner to confirm when you paste from another device (eg copy on a Mac and paste on iPhone)

Seems to be bugging out and showing with every keystroke in TikTok
1.153 pessoas estão falando sobre isso

TikTok apanhado a ler o clipboard sempre

Do que tem sido relatado por muitos utilizadores, esta app está constantemente ler este elemento do iOS e assim a receber dados sobre o que o utilizador guardou. O mais caricato é que a cada letra que é escrita, o TikTok recolhe informações do clipboard e guarda-as.
Não se sabe ao certo a razão para este comportamento, mas depois de relatada a situação, o TikTok viu-se na obrigação de se justificar. Segundo o que foi apresentado, esta leitura do clipboard serve para detetar situações de spam e evitá-las.
Hey @tiktok_us, why do you paste from my clipboard every time I type a LETTER in your comment box? Shout out to iOS 14 for shining a light on this HUGE invasion of privacy. inb4 they say it was a "bug"
168 pessoas estão falando sobre isso

App para iPhone foi logo alterada

Outro resultado interessante desta descoberta surgiu depois. O TikTok lançou uma nova versão da sua app para iOS onde aparentemente este comportamento foi corrigido. Apesar de não se saber o que faz nos seus processos, o alerta de acesso deixou de ser apresentado.

Claro que o TikTok não é a única app com este comportamento e muitas outras foram, entretanto, descobertas. Espera-se que assim os utilizadores tenham consciência do que as apps estão a aceder, mesmo que de que forma escondida e invisível
Fonte: Pplware.

iOS 14 traz função para proteger a sua audição quando usa auscultadores

Depois de exploradas mais algumas novidades disponibilizadas no iOS 14, percebemos que a empresa dedicou uma boa parte do trabalho ao bem-estar e à saúde do utilizador. Assim, como temos acompanhado, a Apple tem adicionado ferramentas para proteção da audição. Nesse sentido, o iOS 14 traz agora um novo recuso que informa se a música que ouvimos está dentro do aceitável.
Ouvir música numa intensidade muito elevada pode prejudicar o ouvido interno e a audição. O novo sistema operativo mobile da Apple pode ajudar a acautelar este quadro clínico.
Imagem da nova função do iOS 14 da Apple para proteger a sua audição quando usa auscultadores
Conforme sabemos, ouvir música nos auscultadores com volume muito alto pode prejudicar a sua audição. Como um lembrete disso, o iOS 14 oferece um ícone opcional na Central de Controle para mostrar o quão alto a música está a ser reproduzida num par de AirPods ou de quaisquer outros auscultadores ligados naquele momento.
Conforme vemos nas indicações, a funcionalidade do novo sistema operativo mede a pressão do som até o decibel exato.
Imagem jovem com auscultadores a ouvir música

Poupar a sua audição com o iOS 14

Recorrendo à versão mais recente do iOS beta para programadores, podemos ter acesso a essa ferramenta. Assim, vamos a DefiniçõesCentral de Controlo e, dentro dessa área, ativamos o ícone Audição ativo.
Imagem da nova função do iOS 14 da Apple para proteger a sua audição quando usa auscultadores
O ícone agora na Central de Controlo apresenta um pequeno mostrador com a indicação do volume da música naquele momento. Se tocarmos nesse ícone, a informação aparecerá maior.
A versão expandida de ecrã, como podemos ver nas imagens em cima, mostra uma escala. O verde mostra o intervalo seguro, passando para o amarelo, acima dos 80 dB, os utilizadores entram num volume alto o suficiente para terem contenção no tempo de uso. Acima disto, é já estar a entrar no nível máximo de segurança.

Esta escala está alinhada pela recomendação da Organização Mundial da Saúde (ver documento .pdf) para níveis de som.
Fonte: Pplware.

Apple poderá lançar iPhone 12 4G com ecrã LCD a partir de 549 dólares

Será pelo mês de setembro que a Apple, uma vez mais, colocará no mercado os seus novos smartphones. 2020 será finalmente o ano do 5G, mas ao que tudo indica, a marca também estará a preparar versões 4G para responder às necessidades de mais utilizadores. 
Mas esta é não é por si só uma novidade, considerando que é relativamente comum as marcas estarem a lançar as duas versões. A novidade prende-se com o facto deste modelo 4G se poder apresentar com um ecrã LCD e de poder ser vendido a partir de 549 dólares.
Apple poderá lançar iPhone 12 4G com ecrã LCD a partir de 549 dólares

iPhone 12 poderá chegar com versão 4G e preço surpreendente

Com a apresentação do iOS 14, a Apple prepara-se agora para colocar no mercado a nova linha de smartphones. O iPhone 12 irá estrear-se no 5G, sendo esta uma das grandes novidades reservadas para este ano.
No entanto, há agora a informação de que a marca deverá estar também a preparar versões apenas 4G, para alcançar uma maior fatia do mercado, visto que o 5G ainda não é um padrão acessível a todos os países.
Assim, mais concretamente, deverão ser dois os modelos 4G a chegar ao mercado. 
Uma recente publicação no Twitter, revela que há uma grande probabilidade destes dois modelos serem lançados. Além disso, avança com preços que não são nada típicos para modelos Apple.
my first iphone rumor is the 4g version of the 12 and 12 max
iphone 12(4g) if it happens will be 549$
4g 12 max will be 649$ and there 5g prices are 649 and 749 just like jon prosser said.
18 pessoas estão falando sobre isso
Nesta publicação é avançado que existirão dois modelos LTE, um iPhone 12 4G e um iPhone 12 Max 4G. O modelo mais acessível terá um preço de 549 dólares e o Max custará mais 100 dólares. Além disso, estes modelos, segundo o analisar Jun Zhang terão ecrãs LCD, ao invés dos OLED esperados para as versões mais caras.

É evidente, que os modelos de luxo serão o grande destaque no anúncio dos novos iPhones em setembro. A linha do iPhone 12 virá com conectividade 5G, desempenho aprimorado, melhores câmaras, sensores e um novo scanner LiDAR para fins de AR. Além disso, poderá ter um carregamento ainda mais rápido.
Fonte: Pplware.

Nova API do Safari permite autenticação com o Face ID e Touch ID na web

Estamos a perceber que o tempo das palavras-passe está a terminar. É hora de usarmos outro tipo de autenticação mais segura, como, por exemplo, a identificação do nosso rosto ou da nossa impressão digital. Atualmente, no segmento mobile, isso é já uma ação corrente, mas a Apple quer que seja ainda mais “normal” e usual do que é agora. Para isso, a empresa desenvolveu uma nova API do Safari que permite autenticação com o Face ID e Touch ID nos sites.
Com os telefones a conseguir ler o nosso rosto e a impressão digital, com a ferramenta certa, qualquer site poderá ser autenticado com estas nossas “credenciais” biométricas.

Usar o Face ID e Touch ID para entrar nos sites

A Apple, numa apresentação da WWDC nesta quarta-feira, detalhou um novo recurso do Safari. Assim, como podemos ver, esta funcionalidade permite que os programadores integrem a autenticação de Face ID e Touch ID para a Web. A ideia é, portanto, substituir logins comuns baseados em texto.
Atualmente, os utilizadores de iPhone e Mac podem usar o Face ID e o Touch ID para autenticar a sua identidade nas aplicações iOS compatíveis. É feita autenticação no login inicial e a seguir pode ser exigida a verificação em duas etapas. Esta mesma funcionalidade está a chegar ao Safari com uma nova API chamada Autenticação da Web.
Assim como o processo da aplicação, o próximo recurso do Safari permite que os utilizadores ativem a autenticação de Face ID e Touch ID após um login “antigo” que envolve a inserção de um nome de utilizador, palavra-passe e, se necessário, credenciais de dois fatores. Os proprietários dos sites podem optar por exibir uma notificação pop-up que convida os utilizadores a usar a autenticação biométrica por padrão na próxima visita ao site.
Conforme foi detalhado pela Apple na apresentação “Meet Face ID and Touch ID for the web”, a autenticação Web API oferece tanto a experiência de login simplificada, mas também melhora a segurança. O padrão é resistente ao phishing, pois restringe credenciais públicas ao site e autenticador que os criou. Isso significa que os utilizadores não conseguem partilhar estas credenciais com terceiros.

A Apple pediu aos programadores para começarem a testar o recurso já, pedindo que eles deem feedback sobre bugs e problemas usando a plataforma Feedback Assistant. O Face ID e o Touch ID da Web devem ser lançados ainda este ano.
Fonte: Pplware.