31 de jan. de 2022

Apple cresceu 25% no mercado europeu de smartphones em 2021

 Depois de ter apresentado resultados recorde no ano de 2021, a Apple teve um crescimento de 25% no mercado europeu de smartphones. Segundo um relatório publicado hoje, a empresa de Cupertino superou significativamente o aumento geral de 8% com as vendas dos iPhones.

As vendas do smartphone da Apple na Europa nunca tinham atingido valores como os de 2021, segundo informou a Counterpoint Research.

Imagem iPhone 13 Pro Max da Apple

Pandemia, seguida de escassez de componentes

A empresa de análise de mercado referiu no seu relatório publicado hoje que 2021 foi outro ano do tipo montanha-russa, principalmente ao nível da venda de smartphones na Europa. Os sinais iniciais promissores sugeriam que o mercado estava a se recuperar de um difícil 2020, durante o qual a pandemia da COVID-19 atingiu duramente a região, causando danos na oferta e procura de equipamentos.

No entanto, os impactos da COVID-19 continuaram em 2021. Além disso, e como se já não bastasse a pandemia, a Europa também sofreu com um desafio global, isto é, com a escassez de componentes. Assim, enquanto o mercado total de smartphones europeu conseguiu crescer 8% em 2021, esta foi apenas uma recuperação parcial.

É ótimo ver o mercado europeu de smartphones a crescer em 2021, mas isso conta apenas metade da história. Os impactos da COVID-19 resultaram numa queda anual de 14% nas vendas em 2020, o que significa que o mercado ainda está bem abaixo dos níveis pré-pandemia.

Disse Jan Stryjak, executivo da Counterpoint Research.

 

2021 foi um ano de competição entre marcas

A empresa de análise de mercado deixou igualmente a indicação que 2021 foi um ano muito interessante do ponto de vista da competição intensa entre marcas. A liderança do mercado europeu de smartphones mudou de mãos quatro vezes ao longo do ano, enquanto algumas marcas tiveram o seu melhor ano de vendas na Europa de todos os tempos.

Aproveitando a onda do lançamento do seu primeiro iPhone 5G, a Apple começou o ano em alta com uma participação de 34% no mercado. Em fevereiro, a Samsung lançou a sua série Galaxy S21 que, pelo menos inicialmente, vendeu bem, ajudando as vendas da Samsung a crescer 24% em relação a janeiro e levando-a ao primeiro lugar em fevereiro de 2021.

Depois, as paralisações de fábricas relacionadas à COVID-19 no Vietname, abriram as portas para que a Xiaomi se tornasse a número um na Europa pela primeira vez, em junho de 2021 (ajudada pelo bom crescimento na Rússia, Espanha e Itália).

Contudo, a liderança da Xiaomi durou pouco, pois a Samsung retomou o pódio em julho de 2021, após fortes vendas da sua série A. A empresa da Coreia do Sul então ampliou a sua liderança com o lançamento dos seus populares smartphones dobráveis ​​Galaxy Z, enquanto a Xiaomi foi duramente atingida pela escassez de componentes.

A Samsung continuou a liderar o mercado nos meses seguintes, apesar dos melhores esforços da Apple, cujo lançamento do iPhone 13 tropeçou em outubro de 2021. No entanto, com um final de ano tradicionalmente forte, a Apple finalmente conseguiu a liderança.

Estávamos em novembro de 2021 e a empresa de Tim Cook solidificava a sua posição de líder de inverno. Com isso, a Apple conseguiu atingir a sua maior participação na Europa em dezembro de 2021.

Fonte: Pplware.

Como adicionar o certificado de vacinação à app Carteira no iOS

 A Apple lançou, na semana passada, a versão iOS 15.4 beta 1 para programadores. Nessa versão a empresa adicionou vários novos recursos, principalmente dedicados a facilitar a vida dos utilizadores neste tempo ainda de pandemia. Falamos no Face ID que agora reconhece o rosto coberto com a máscara e da app Carteira que já recebe o certificado de vacinação.

O facto de ter este documento numa app nativa poderá ser interessante para facilitar o acesso. Hoje vamos mostrar como pode adicioná-lo.

Imagem certificado de vacinação na app carteira e Saúde no iOS 15.4 beta

Desde o início da pandemia, a Apple está ao lado das organizações de saúde, e de outras empresas do ramo tecnológico, por forma a facilitar o uso do smartphone para ajudar no combate à doença COVID-19.

Primeiro foi na disponibilização de tecnologia Notificação de exposição, para suportar serviços como o STAYAWAY COVID, depois atribuiu mais critérios de segurança para o Apple Watch ajudar o Face ID e mais recentemente aumentou a capacidade desse mesmo Face IDpara reconhecer o utilizador mesmo estando com máscara.

No iOS 15.4, os utilizadores europeus, à semelhança do que já acontece nos EUA, vão poder adicionar certificados de vacinação COVID-19 na aplicação Carteira e Saúde. Contudo, atualmente ainda não estará a funcionar em todos os países da UE.

Em Portugal, já podemos adicionar, apesar de termos de fazer uma "manobra" para o conseguirmos.

Como adicionar à Carteira o certificado de vacinação.

1.º passo:

Abra a app SNS24 e vá à opção Certificado Digital COVID. Dentro, clique na opção Certificado de Vacinação.

2.º passo:

Com o certificado aberto, poderá fazer de duas formas; ou faz uma captura ao ecrã com o certificado aberto na zona do código QR, usando depois a nova funcionalidade reconhecimento de informação na app Fotografias, ou terá de o exportar para outros dispositivos. Eventualmente envie-o para outro smartphone ou para o seu computador.

Isto porque necessitará a seguir de ler o código QR com a câmara do iPhone que irá integrar este certificado na app Carteira (e também na app Saúde).

3.º passo:

Depois de ter o código QR noutro ecrã, use a app Câmara do seu iPhone, aponte o código QR e clique na opção Vacina contra a COVID-19, que lhe vai aparecer na câmara.

4.º passo:

Agora, como pode ver, o iOS sugere a colocação do certificado nas apps Carteira e Saúde. Clique então no botão Adicionar à Carteira e Saúde.

Se quiser saber mais sobre este serviço, poderá consultar a informação que a Apple disponibilizou.

5.º passo:

Feito isto, dentro das apps Carteira e Saúde irá ter informação sobre o seu certificado. Isso possibilita que com apenas dois toques pode ter acesso a este documento sempre que tiver de o mostrar.

A Apple colocou também informação mais detalhada sobre a vacina na sua app Saúde. Assim, se abrir a app irá ver dentro do grupo Registos de saúde a opção Imunizações.

Poderá aqui também confirmar algumas informações e ficará com este dado importante no seu historial de saúde compilado nesta app do iOS.

 

Mostrar o certificado no Apple Watch

Outro recurso que também ficou disponível foi a possibilidade de mostrar este certificado agora dentro da app Carteira, mas no Apple Watch. No fundo, funciona tal e qual como qualquer outro cartão que tenha nesta app.

Para o chamar, dá dois cliques no botão lateral do Apple Watch e poderá apresentar o cartão. Depois, em cima deste, dá um clique e vai ter ao código QR. Nada mais simples e escusa de estar a procurar no iPhone pelo certificado.

Fonte: Pplware.

Apple já permite aos programadores terem apps não listadas na App Store

 A gestão das apps que estão na App Store da Apple é feita de forma muito controlada, sempre para garantir a maior qualidade e a maior proteção. É uma preocupação natural que os utilizadores do iPhone apreciam.

As mudanças nesta loja dedicada não surgem de forma muito frequente, mas ainda assim querem sempre melhorar. Uma novidade apresentada agora de forma discreta, vai permitir que as apps estejam na App Store e não serem listadas e visíveis.

App Store Apple programadores apps listadas

O normal na App Store da Apple, pelo menos até agora, era a presença de todas as apps de forma visível e acessível a todos os utilizadores. Tudo estaria disponível para ser instalado, bastando ser pesquisado neste ponto central dedicado ao iPhone e outros dispositivos.

A Apple resolveu mudar este paradigma e passou a dar uma liberdade maior aos programadores, que podem escolher como as suas apps estão presentes. Em concreto, e de forma direta, estas podem passar a estar presentes, mas sem que sejam listadas.

App Store Apple programadores apps listadas

Esta novidade não será útil para todos, mas será importante em alguns cenários que até agora não tinham resposta. Falamos de apps de empresas e serviços limitadas a alguns utilizadores ou em casos em que a gestão não pode ser realizada de forma centralizada.

Nos casos em que os programadores decidam colocar as suas apps neste modo, o acesso será feito diretamente pelos utilizadores. Com a partilha de um link os utilizadores vão conseguir aceder à app e fazer depois a sua instalação normal.

App Store Apple programadores apps listadas

Ao mesmo tempo que apresentou esta novidade da App Store, a Apple deixou ainda um alerta para os programadores. Este novo modo não deverá ser usado para o lançamento de versões beta ou de testes das apps. Também todas as avaliações normais da loja de apps da Apple vão ser mantidas, antes da sua publicação.

Esta é uma mudança importante na loja de apps da Apple, em especial para um lote de cenários bem identificados. Agora, e com um simples link, todas as apps não listadas ficam acessíveis, sem ter de as colocar de forma pública.

Fonte: Pplware.