7 de nov. de 2021

7 problemas comuns nos AirPods e como resolvê-los

 Se é um utilizador regular de Airpods, é provável que já se tenha deparado com alguns problemas como o enfraquecimento do áudio, pausas não esperadas ou até mesmo não conseguir de todo ligá-los. Felizmente, há uma solução rápida para a maioria dos problemas e alguns outros truques que pode tentar se estes persistirem.

Portanto, trazemos hoje alguns problemas comuns dos Airpods e como resolvê-los.

Imagem AirPods Apple

Os AirPods não estão a funcionar como deveriam? Como é frequentemente na tecnologia sem fios, pode ser difícil saber o que fazer quando algo corre mal. Estes fones da Apple não são exceção. Antes de mais nada, pode optar por reiniciar as Airpods uma vez que, na maioria dos casos, resolve qualquer que seja o problema.

Como reiniciar aos Airpods

Seguindo a clássica filosofia "desligar e ligar", pode repor os AirPods a um estado "como novo" - reiniciando-os. Depois disto, basta emparelhá-los novamente com o seu iPhone e tudo deve funcionar como normal.

Para reiniciar os AirPods:

  • Manter premido o botão Setup da caixa de carregamento durante 15 segundos até o LED piscar. Dependendo da sua caixa de carregamento, o LED pode estar dentro da tampa.
  • Abra a sua caixa dos AirPods perto do seu iPhone e siga o procedimento de emparelhamento.
  • Não precisará de os emparelhar com todos os dispositivos Apple, uma vez que os fones emparelham-se automaticamente através de iCloud. A propósito, se encontrar problemas frequentemente, deve também verificar se tem AirPods genuínos.

Se ainda tiver problemas com os seus AirPods, as seguintes dicas de resolução de problemas podem ajudar.

1. Como encontrar os seus AirPods

Pode usar a ferramenta "Encontrar" da Apple para localizar os seus AirPods, mas há algumas advertências para o fazer. Se ainda estiverem ligados, o "Encontrar" utilizará o dispositivo ao qual está ligado para uma localização fixa. Se os AirPods estiverem na caixa ou tiverem ficado sem bateria, verá a sua última localização conhecida.

1. Para localizá-los dirija-se a iCloud.com no seu navegador web.

2. Inicie sessão e clique em "Encontrar iPhone".

3. Na parte superior do ecrã, clique na lista suspensa "Todos os Dispositivos".

4. Selecione os seus AirPods para ver a sua localização.

2. Resolução de problemas de áudio

Se estiver a ter problemas de áudio com os seus AirPods, pode estar demasiado longe da máquina à qual eles estão ligados. Estes têm um alcance impressionante de cerca de 30 metros, mas isto pode cair drasticamente quando se encontram obstáculos pelo meio, como paredes ou fontes de interferência.

Se conseguir colocar o seu dispositivo fonte (como um iPhone) no seu bolso, isto já não será um problema. Para fontes estáticas como um computador, terá de se manter dentro do alcance para uma ótima qualidade de áudio.

Também é possível que as fontes de interferência reduzam o seu alcance. Em particular, sabe-se que o Wi-Fi interfere com o chip W1 dentro dos AirPods.

3. AirPods pausam e retomam erradamente

Os AirPods têm sensores de proximidade, que detetam quando os coloca ou retira dos ouvidos. Se o fizer, o conteúdo será automaticamente reproduzido ou pausado, a menos que tenha especificado o contrário. Se estiver a perguntar-se porque é que os seus AirPods continuam a pausar enquanto ainda estão nos ouvidos, é possível que haja um problema com os sensores.

Pode desativar esta funcionalidade em Definições > Bluetooth. Clique no ícone de informações ao lado dos seus AirPods e desative a "Deteção automática" - É de salientar que deve estar com os Airpods ligados a um dispositivo. Isto reduzirá a duração da bateria, uma vez que utilizarão a mesma quantidade de energia quer esteja a usá-los ou não, mas pelo menos resolve o problema.

4. Deteção automática de ouvido não funciona

A deteção automática de ouvido pausa a sua música ou outro conteúdo quando tira os AirPods dos ouvidos. Se isto não acontecer por si, verifique primeiro se tem a funcionalidade ativada. Dirija-se a Definições > Bluetooth, clique no ícone de informações ao lado dos seus AirPods, depois certifique-se de que a "Deteção automática" está ativada.

De seguida, certifique-se de que os fones estão limpos. O sensor de proximidade não funcionará se estiver sujidade a cobri-lo. Isto fará com que eles se comportem como se estivessem constantemente nos seus ouvidos. Não se esqueça de limpar a caixa (um cotonete pode ajudar).

5. Os AirPods não ligam ao iPhone

Se não conseguir ligar os AirPods ao seu iPhone, tente colocá-los novamente na caixa de carregamento e aguarde cerca de 15 segundos. Retire-os novamente, depois tente voltar a ligá-los. Pode forçar manualmente a ligação abrindo o Centro de Controlo, clicando no canto superior direito da caixa de som, e selecionando manualmente os seus AirPods.





O problema pode ser isolado para o seu iPhone. Tente desativar o Bluetooth, ligando e desligando novamente o Modo Avião. Se isto ainda não funcionar, reiniciar o seu iPhone pode resultar. Não se esqueça também que, se não vir nenhum LED, os seus AirPods estão sem bateria. Carregue-os durante alguns minutos e tente de novo.

6. AirPods da Apple não carregam

Alguns utilizadores relataram que os seus AirPods não carregam corretamente. A Apple recomenda que verifique primeiro o seu carregador, o que pode fazer ao tentar carregar o seu iPhone com ele. Se isto funcionar, passe à verificação da porta de carga dos AirPods.

Uma vez que muitos de nós transportamos os nossos AirPods em bolsas e mochilas, a porta de carregamento pode ganhar penugem e outros detritos. Pode limpá-los usando um objeto fino, como um clipe ou um alfinete. Basta raspar o interior e remover qualquer coisa que não deva estar lá dentro, mas é necessário ter muito cuidado para não danificar nenhum dos seus delicados conectores de metal.

Imagem AirPods da Apple

Se estiver confiante de que o carregador funciona e não houver nada concreto que impeça os AirPods de carregar, deixe-os ligados a uma fonte de energia durante 15 minutos. Se mesmo depois disto estiverem mortos, poderá ser altura de contactar a Apple para reparação ou substituição.

7. Bateria acaba demasiado rápido

Pode otimizar a duração da bateria deixando a "Deteção automática" ativada. Se já estiver ligada e nada mudar, um quirk de software pode estar a causar o seu problema. Neste caso, deverá reiniciar os AirPods, conforme detalhado anteriormente.

Não se esqueça que a bateria no seu AirPods e a caixa de carregamento são iguais à bateria do seu iPhone. Quanto mais ciclos estes dispositivos completarem, mais baixa será a carga total da bateria.

Fonte: Pplware.



Deeper 2.7.5 agora afinado para macOS 12 Monterey

 O macOS é já por si um sistema operativo muito bem organizado e traz um conjunto de ferramentas nativas prontas a ajudar a adaptar o sistema ao utilizador. Contudo, há funcionalidades que podem estar mais profundas e a aplicação Deeper ajuda a tornar mais simples certas afinações. Esta ferramenta sofreu uma atualização para ser suportada pelo novo macOS Monterey.

Com este canivete suíço, o utilizar dos Macs poderá facilmente gerir uma mão-cheia de opções. Veja o que pode fazer com esta aplicação.

Imagem macOS Monterey com Deeper

Deeper para macOS...

Apresentamos esta ferramenta há 10 anos. Desde então deixamos uma ou outra vez os incremento que foram deixados pela equitativo por trás do projeto. No entanto, com a nova versão macOS 12, esta aplicação recebeu novo impulso.

Esta aplicação permite ações sobre diversas áreas, como os relatórios de erro, importantes para verificar alguma ação passível de intervenção, no Finder onde podemos parametrizar novos comportamentos desta importante funcionalidade do sistema.

Conforme podemos ver na imagem em cima, o Deeper, da empresa Titanium Software, é uma ferramenta gratuita que tem como missão facilitar aos utilizadores do macOS algumas ações relativas ao pontos estratégicos do sistema operativo.

Na área geral, até às aplicações, a ferramenta vai ajudar a parametrizar o macOS Monterey, ou anteriores, para se ajustar às necessidades do utilizador.

 

Geral

Começando pelo início, o separador Geral alberga várias opções relativas a feitos das janelas, velocidade de exibição dos alertas, tipo de ficheiro gerado pelas capturas de ecrã, caminho onde devem ser guardados esses ficheiros, assim como outras opções que fazem parte do menu Abrir Recentes.

Não tenha receio de mexer, de tentar perceber. Se algo não correr como esperado, use o botão Restaurar Padrões. Tudo voltará ao estado normal, como vem do berço.

Finder

Neste menu estarão opções relacionadas com os efeitos gráficos nas janelas. O Finder, como sabe, é o explorador vitaminado do sistema operativo. Portanto, para lá do trivial, este explorador poderá ser escravizado para se tornar uma ferramenta fantástica dentro do macOS. Resta-lhe perceber como o poderá fazer.

É aqui neste menu do Deeper que poderá ir mais fundo nas configurações. Passe aqui algum tempo, vai ver que sairá recompensado.

Dock

A Dock é uma imagem de marca do macOS. Ao longo dos anos os utilizadores foram adaptando esta área com os seus programas, atalhos e pastas de vários sítios com informações.

Neste menu o utilizador poderá gerir os efeitos gráficos da Dock, pode definir o que acontece quando minimiza uma janela, pode inclusive predefinir que quando não está a usar a Dock, esta fica oculta, para aumentar o espaço de visualização das janelas no ecrã.

Para quem gosta de ter alguns arranjos à moda do Windows, há uma opção que poderá ser do seu agrado. Ao ativar a opção Ativar modo de aplicativo único, sempre que clicar num ícone a janela correspondente á app salta para o topo e todas as outras desaparecem.

Basicamente todas ficam minimizadas e a única ativa é a que escolher, ao clicar no ícone da Dock. Como referi, gaste um pouco de tempo a ativar e desativar para ver o nível de ajuda que poderá receber nesta área.

Início

Tal como o nome do meni indica, aqui poderá mudar as predefinições do sistema sobre o início de sessão. Mudar o wallpaper, ativar o menu info no ecrã de início de sessão, que irá colocar alguma informação que deseje que se veja. Nos MacBooks pode ser interessante este campo para colocar um número de telefone para caso alguém encontre o Mac perdido e o queira devolver.

Se quiser fazer isso sem esta app vá a Menu maçã > Preferências do sistema > Segurança e privacidade > clique no cadeado para fazer alterações > ative a opção Quando o ecrã estiver bloqueado, mostrar uma mensagem > Definir mensagem > botão OK.

Aplicações

Aqui está dentro de uma área própria para definir vários parâmetros no Safari, na app Música, na partilha de ecrã, App Store, entre várias outras opções. Não é que estas opções não possam ser feitas de forma nativa no sistema, mas algumas só mesmo através da linha de comandos.

Com esta interface é bem mais fácil. E, de novo, se algo não ficar como pretendia, basta Restaurar Padrões.

Outros

Aqui serão já opções de pormenor e algumas relativas aos mais piquinhas. Contudo, o último grupo pode fazer jeito perceber para o que serve.

Tenha só em atenção que a opção Desativar Gatekeeper não deve ser usada sem muita ponderação. Este "guardião" do seu Mac protege-o de malware. Se desligar esta opção pode ficar em risco.

Dito isto, deixamos o link para descarregar e usar sem receios. Esta é uma excelente ferramenta para pequenos ajustes que podem ser importantes para o dia a dia.

Use e abuse. Já agora, tem alguma destas ferramentas que queira partilhar?

Fonte: Pplware

iPhones demoram mais a receber novas funcionalidades – Porquê?

 Se está dentro do mundo dos smartphones, já se deve ter questionado sobre o porquê de os iPhones se atrasarem para a festa quando se trata de introduzir novas funcionalidades nas máquinas da Apple. Contrariamente, os smartphones Android parecem obter novas funcionalidades a toda a hora - até fica difícil de acompanhar todas elas.

Mas porque é que os iPhones são tão lentos a introduzir novas funcionalidades? Descubra hoje algumas razões.

O porquê dos iPhones serem tão lentos a receber novas funcionalidades

Leitores de impressões digitais por baixo do ecrã, smartphones dobráveis, etc. Os dispositivos Android parecem obter sempre as características mais recentes antes dos iPhones. Mas porquê?

Características dos iPhones têm de se integrar no Ecossistema da Apple

Uma das maiores razões pelas quais os iPhones são tão lentos a introduzir novas funcionalidades é que cada nova funcionalidade introduzida não está limitada ao próprio iPhone. Esta tem de encontrar o seu lugar em todo o ecossistema Apple - precisa de funcionar bem em quase todos os produtos Apple.

Para o fazer, são necessários testes rigorosos para garantir que não existem problemas antes da funcionalidade ser aprovada. Cada nova funcionalidade precisa de ser adaptada de modo a funcionar em completa sinergia com outros dispositivos e funcionalidades Apple.

As decisões para um novo iPhone são tomadas com meses de antecedência, por vezes anos. E, enquanto os fabricantes de Android parecem lançar constantemente novas funcionalidades, fazê-lo é mais difícil para os iPhones devido ao seu ecossistema profundamente integrado e congruência com outros produtos e serviços Apple.

Imagem ecossistema da Apple

A Apple mantém a consistência dos iPhones acima das tendências

Não é novidade para ninguém que os smartphones Android são lançados em todas as formas e tamanhos, enquanto os iPhones normalmente permanecem mais ou menos os mesmos ao longo dos anos. Embora os fãs do Android possam discordar, isto não é necessariamente a Apple a ser preguiçosa, mas sim a estar consciente da sua base de consumidores.

Alterar demasiado o design ano após ano só dificulta a imagem de marca que um fã de iPhone tem da Apple. Por exemplo, por muito odiada que seja, mesmo por alguns utilizadores de iPhone, ainda assim é icónica e facilmente identificável à distância.

A manutenção da consistência do design, tanto para hardware como para software, assegura que um utilizador de iPhone continuará a atualizar para outro iPhone. Isto ajuda-os a saber o que esperar da sua compra e a não estarem sujeitos a quaisquer surpresas indesejadas que os dispositivos Android possam oferecer.

Imagem consistência da Apple acima das tendências

Contudo, com as marcas chinesas a tornarem-se mais populares a cada dia pelos seus smartphones premium, mas acessíveis, existe certamente mais pressão sobre a Apple para justificar o preço dos seus iPhones.

Software sem falhas acima de características divertidas

Se tiver visto as revisões e comparações online do iPhone, poderá ter notado como estes parecem lidar muito bem com as funcionalidades principais em comparação com smartphones Android de igual preço, tais como chamadas, videochamadas e gravação de voz.

Como existem significativamente menos iPhones do que smartphones Android, os programadores de aplicações como o Instagram e Snapchat podem otimizar melhor as suas aplicações para correr num iPhone. Contrariamente, os smartphones Android obtêm uma solução de tamanho único descuidado.

Facilidade de utilização tem prioridade sobre a personalização

Embora o Android seja conhecido por dar aos utilizadores a possibilidade de escolha e a liberdade de fazer com que os seus telefones sejam mais pessoais, os iPhones estão mais concentrados na padronização e na oferta do que funciona melhor para a maioria das pessoas.

Imagem facilidade de utilização acima da personalização

A vantagem aqui é a facilidade de utilização, maior integração, melhor consistência, e maior segurança e privacidade que se obtém com os produtos da Apple. Mas todas estas vantagens têm o custo de perder a liberdade de personalizar as suas máquinas ou desfrutar regularmente de novas funcionalidades inovadoras.

Em todos os seus produtos, quer seja um iPhone ou um MacBook, a Apple dá prioridade à facilidade de utilização e simplicidade em relação à personalização. É por isso que os iPhones são tão fáceis de operar e não têm tanta curva de aprendizagem como alguns smartphones Android podem ter.

Fonte: Pplware