26 de jun. de 2021

iOS 15 traz protocolo de segurança WPA3 que permite ligações mais seguras a hotspots

 A Apple, no iOS 14, poliu um sem números de funcionalidades ligadas à segurança e privacidade. Com o iOS 15, a empresa pretende aumentar a proteção aos utilizadores incluindo novas tecnologias e políticas de segurança. E há novidades quando os seus dispositivos se ligam aos hotspots.

Conforme foi descoberto por um programador, o iOS 15, nas ligações a hotspots pessoais, apresenta segurança WPA3, que tem melhores mecanismos de segurança face à versão anterior.

Ilustração iOS 15, nas ligações a hotspots, apresenta segurança WPA3 mais forte.

iOS 15 traz protocolo de segurança WPA3

No próximo outono a Apple irá colocar disponível a todos o novo iOS e iPadOS. Então, aparecerá nas ligações aos hotspots criados pelos iPhones e iPads a proteção com o protocolo de segurança WPA3 melhorado.

Este pequeno grande salto oferece ao utilizador uma maior segurança e medidas atualizadas para evitar que terceiros descubram as palavras-passe.

O WPA3 foi anunciado pela Wi-Fi Alliance em junho de 2018 com o objetivo de “aumentar a segurança do Wi-Fi, permitir autenticação mais robusta e fornecer maior força criptográfica”.

No iOS 14 , as ligações dos hotspots de um iPhone ou iPad são protegidas apenas com WPA2 e, agora, nas atualizações que virão no outono, as conexões serão protegidas ainda mais com WPA3.

Four-Way Handshake
A vantagem do WPA3 é o Four-Way Handshake. Portanto, quando um cliente faz um pedido de ligação à rede sem fios, o processo four-way handshake entra em ação. O seu propósito é verificar se o cliente possui as credenciais válidas, e criar uma PTK (Pairwise Transient Key) utilizado para criptografia.

 

Hotspots que serão mais seguros

Os produtos da Apple têm sido capazes de se ligar a redes com a segurança WPA3 há vários anos, mas até agora, as redes pessoais de hotspot criadas por esses dispositivos apenas suportam o padrão WPA2 mais antigo e fraco.

Para o utilizador típico, a experiência de ligação a um hotspot no iOS 15 permanecerá a mesma; no entanto, existem benefícios adicionais.

Apesar das recomendações para criar palavras-passe fortes, complicadas e avançadas para as ligações de Hotspots, muitos utilizadores continuam a usar passwords simples que podem ser facilmente descobertas.

O WPA3 visa especificamente estes casos de uso, pois recorre a “autenticação mais resiliente” que oferece “proteções mais fortes para os utilizadores contra tentativas de descoberta das palavras-passe por terceiros”.

Esta descoberta foi feita pelo programador Noah Evans.


Fonte: Pplware.

Teste de velocidade coloca frente a frente o primeiro iPhone e o iPhone 12

 A Apple surpreendeu o mundo com o lançamento do seu primeiro iPhone em 2007. Muitos utilizadores optaram pela compra de um exemplar, continuando a acompanhar os modelos seguintes até aos mais recentes.

Dessa forma, um canal do YouTube decidiu fazer uma curiosa comparação do iPhone original e do atual iPhone 12, através de um teste de velocidade.

Na Internet encontramos quase todo o género de informações e conteúdos, sobretudo no que respeita à tecnologia. Então se explorarmos o YouTube deparamo-nos com os mais diversos vídeos, com experiências, testes, comparações, provas insólitas, entre outros.

Recentemente um interessante vídeo foi divulgado e, se é seguidor da Apple, vai querer vê-lo.

iPhone 2G compete com o iPhone 12 em teste de velocidade

O canal do YouTube PhoneBuff partilhou com o mundo nesta sexta-feira (25) um vídeo onde mostra um teste de de velocidade entre o iPhone original e o atual iPhone 12. Ainda sem ver o vídeo, certamente que já terá na sua mente qual dos dois será superior. Mas nada como ver mesmo para ter a certeza.

O teste contou com um conjunto de ações que foram cronometradas para verificar a discrepância de tempo gasto entre os dois modelos. Inicialmente é feita a abertura da app Câmara, tirada uma fotografia, aberta a app Fotos e visualização da imagem capturada. Passou-se depois para a calculadora, app Notas, abertura do Safari, acesso aos Contactos, passado pela AppStore e, por fim, abertura das Definições.

Veja o vídeo aqui:

Tal como se esperava, o teste é limitado às apps existentes para o iPhone original. No final do teste, o iPhone 12 concluiu todas as tarefas em 20 segundos, enquanto que o iPhone 2G terminou em 1 minuto e 2 segundos.

Apple iPhone original foi apresentado ao mundo por Steve Jobs há treze anos

Para além disso, de seguida ainda foram abertas e fechadas todas as apps novamente e, no final, o atual smartphone da Apple dispensou 1 minuto no total, e o modelo original totalizou 2 minutos e 29 segundos.

Ainda tem algum iPhone 2G?

Fonte: Pplware.