17 de mai. de 2021

Apple Music ganha Áudio Espacial e músicas de alta qualidade


 A Apple anunciou, nesta segunda-feira (17), que o seu aplicativo de música terá uma opção de Áudio Espacial com suporte à tecnologia Dolby Atmos. A ferramenta chega ao software em junho deste ano e poderá ser aproveitada pelos assinantes sem nenhum custo adicional.

De acordo com a Maçã, a funcionalidade dá aos artistas a oportunidade de criar experiências auditivas envolventes para os fãs com um som "verdadeiramente multidimensional". Oliver Schusser, vice-presidente do Apple Music, disse que essa é a maior melhoria de som promovida pela empresa.

"Ouvir uma música em Dolby Atmos é como mágica. A música vem de todos os cantos ao seu redor e soa incrível. Agora estamos trazendo essa experiência verdadeiramente inovadora e envolvente para nossos ouvintes com músicas de seus artistas favoritos como J Balvin, Gustavo Dudamel, Ariana Grande, Maroon 5, Kacey Musgraves, The Weeknd e muitos mais", contou o executivo.

Apple Music

De acordo com a marca, serão adicionadas novas faixas em Dolby Atmos regularmente e haverá uma curadoria de playlists para ajudar os assinantes a encontrar as músicas que eles gostam. Os álbuns que tiverem a opção do som melhorado terão um selo especial indicando a existência do recurso.

Segundo Kevin Yeaman, CEO da Dolby Laboratories, a ideia é dobrar o número de estúdios de música do mercado que estão habilitados com a tecnologia. "Estamos trabalhando com o Apple Music para tornar o Áudio Espacial com Dolby Atmos amplamente disponível para todos os músicos e todos que amam música", argumentou.

Anteriormente, a Apple já havia implementado o Dolby Atmos como padrão nos fones AirPods e Beats com chip H1 ou W1, e em aparelhos como iPhoneiPad e Mac.

Outra novidade

Além do Áudio Espacial com Dolby Atmos, a Apple anunciou que as mais de 75 milhões de músicas que estão presentes no catálogo do app ganharam a opção do Lossless Audio. Esse é um tipo de codec de áudio que não remove nenhum tipo de informação sonora das faixas.

O recurso já está disponível e pode ser acessado na versão mais recente do aplicativo. Para ativar o Lossless Audio basta ir na opção de Ajustes > Música > Qualidade de Áudio. A qualidade varia de 16 bits a 44,1 kHz (CD) até 24 bits a 192 kHz (alta resolução).

Fonte: Tecmundo.

Apple Music versão Web “confirma” a oferta de alta fidelidade

 Há algum tempo que se faziam notar os indícios de que a Apple estaria a preparar novidades para o Apple Music. Depois das pistas no iOS 14.6 beta 1 e da versão beta da app para Android, agora há “conformações” da chegada de conteúdos HiFi à plataforma de música.

A Apple está a preparar toda a sua linha de áudio para receber a novidade e foi no código-fonte do music.apple.com que, mais uma vez, se encontrou referência à oferta de alta fidelidade.

Imagem Apple Music

Apple Music poderá amanhã apresentar novidades

As referências no código-fonte da página do Apple Music são “Lossless”, “Hi-Res Lossless”, “Dolby Atmos” e “Dolby Audio”. Esta presença de Dolby (que já existia na versão beta do iOS 14.6) é interessante e pode sugerir que o áudio espacial será adicionado ao serviço.

Além destas pistas, a Apple publicou agora um teaser “Prepare-se… A música nunca mais será a mesma”, diz o anúncio na app de música para no iOS e macOS. Portanto, podemos facilmente adivinhar que o lançamento é mais do que iminente. Isto coincidiria com um rumor recente que evocou uma apresentação para 18 de maio (amanhã, portanto).

O primeiro boato sobre a oferta HiFi da Apple Music data do início do mês. Houve muitos indícios desde então, principalmente com a versão beta do iOS 14.6 e na app do serviço no Android. Só falta a formalização pela Apple.

Também será uma forma de verificar se o rumor sobre o preço é verdadeiro. De acordo com os leaks, a oferta HiFi será integrada às ofertas sem aumento de preço. Isso seria benéfico para utilizadores que teriam um som melhor sem pagar mais.

Por fim, outra dúvida é se a empresa de Cupertino irá lançar também os AirPods 3.

Fonte: Pplware.