6 de out. de 2021

Adoção do iOS 15 continua lenta face aos números do iOS 14 no ano passado

 O iOS 14 foi um salto grande no sistema operativo para o iPhone. Trouxe uma série de novidades do ponto de vista estrutural que melhoraram substancialmente a experiência de utilização. Além disso, houve igualmente uma melhoria gráfica que deixou o iPhone com melhor aspeto e mais rápido. Na continuidade desta evolução, este ano, no WWDC 2021, a Apple apresentou o iOS 15. Basicamente foi um polir de funcionalidades já anteriormente lançadas e alguns melhoramentos que eram pedidos há algum tempo.

Lançado no passado dia 20 de setembro, o iOS 15 tem uma adoção mais lenta que o seu antecessor. Qual será a razão desta lentidão?

Imagem iOS 15 versus iOS 14

15 dias após o lançamento do iOS 15, a adoção continua lenta

Conforme demos a conhecer, após poucos dias do lançamento público do novo iOS, foi reportado que os utilizadores estavam a demorar mais a atualizar para o iOS 15 do que aconteceu com a mudança para o iOS 14. Duas semanas depois, a adoção do iOS 15 permanece mais lenta em comparação com os números do ano passado.

Segundo os dados da empresa de análise Mixpanel, apenas 8,59% dos utilizadores atualizaram os seus dispositivos para iOS 15 nas primeiras 48 horas após o lançamento. Para efeito de comparação, este número foi 14,68% mais baixo do que no mesmo período do ano passado, quando o iOS 14 foi lançado.

O Mixpanel mostra agora que no dia 5 de outubro, a adoção do iOS 15 se situa nos 22,22%. Se olharmos para a mesma data no passado ano, percebemos que, na altura, 41,97% dos utilizadores já tinham instalado o iOS 14.

É importante notar que o Mixpanel mede a adoção do iOS com base nos dados recolhidos de aplicações e sites que usam a sua API analítica. Até agora, a Apple não divulgou os números oficiais de adoção do iOS 15.

 

Qual a razão desta lenta adoção do iOS 15?

O facto de as pessoas estarem a atualizar mais lentamente os seus iPhones pode ter várias explicações possíveis. Conforme já referimos, a atualização deste ano é mais incremental, menos radical do que o que se viu no iOS 14. Os widgets foram melhorados no iOS 14, aplicações como a app Mensagens no passado ganharam mais funcionalidades, apareceu também o PiP, uma interface redesenhada na Siri, a nova Biblioteca de apps, o áudio espacial e muito mais.

Fora, todos os trunfos que levaram os utilizadores a instalar para perceberem como funciona e como isso lhes poderia ajudar no dia a dia.

Outro argumento que poderá justificar esta lentidão é a ainda não implementação de funcionalidades prometidas para o iOS 15. Por exemplo, o SharePlay para o FaceTime e o Controlo Universal para os utilizadores de iPad foram adiadas para o final deste ano. Há também uma nova opção que, pela primeira vez, permitirá aos utilizadores permanecerem no iOS 14 e ainda receberem importantes atualizações de segurança.

Imagem iOS 15

Portanto, há um conjunto de possíveis explicações para este abrandamento. Agora, qual destas é a causa ou se há mais alguma, ainda não é possível perceber. Será sobretudo uma combinação de várias.

Fonte: Pplware.

Como alterar a localização GPS do seu iPhone ou iDispositivo com a Foneazy MockGo

 Conseguir alterar a localização GPS no iPhone, sem que de facto estejamos nesse local, não é nada fácil para os seus utilizadores, muito ao contrário do que acontece com quem utiliza o Android.

Porém, até ao dia de hoje, quem utilizasse um jailbreak do iPhone até podia consegui-lo mas e se lhe dissermos que isso já não é necessário? Evitar a perda de garantia ou até provocar danos maiores por causa de um jailbreak quando temos agora  o fantástico Foneazy MockGo: um software especialista em dominar o iPhone, que permite trocar a nossa localização GPS por qualquer outra mesmo sem nunca ter estado naquele lugar.

Mas afinal o que é isso de alterar a localização GPS do iPhone?

Em breve trecho, podemos explicar que esta elegante aplicação permite a qualquer utilizador alterar a sua localização em qualquer dispositivo iOS sem qualquer necessidade de jailbreak e ainda simular um movimento tão real quanto natural.

Logicamente, que uma vez feita a descrição no parágrafo anterior, surge logo a segunda questão:

Mas porque é que alguém iria querer alterar a sua localização real para uma localização falsa?

Na verdade não há apenas uma razão: existem várias.

Por certo, uma das primeiras razões reside precisamente nos bloqueios de geo-restrição que acontecem em muitos países e em muitas apps, isto é, sabemos bem que podemos contornar com uma VPN mas por vezes, certas apps, conseguem detetar se estamos a usar uma VPN ou não: aqui entra de imediato a Foneazy MockGo.

Por outro lado, a necessidade de querer alterar a verdadeira posição de GPS num qualquer iDispositivo poderá passar pelos jogos, em particular aqueles baseados na localização como:

  • Pokemon Go,
  • Harry Potter: Wizards Unite,
  • Geocaching,
  • etc.

A pergunta que fica é: não haveria muita mais diversão se nos pudéssemos deslocar, ainda que virtualmente e sem sair de casa ou de onde quer que nos encontremos, ao alterar a localização?

Principais características do Foneazy MockGo

Como referido, se tomarmos como certo que algumas apps conseguem tomar medidas de segurança para detetar se o utilizador esta a falsificar a sua localização ou não o Foneazy MockGo apresenta-se artilhado, de tal forma, que convence mesmo a app mais exigente do mercado.

Se não, vejamos:

Suporte Multi-device e Multi-device control

Este software dá-nos a opção de trabalhar ao mesmo tempo com 5 dispositivos diferentes Apple bem como de controlar as posições em múltiplos dispositivos ao mesmo tempo.

Modo One-Stop

Este modo permite-lhe largar um pino no mapa e simular a deslocação para o local marcado. Podemos escolher entre andar a pé, de bicicleta ou a velocidade de condução para chegar ao local.

Modo Multi-Stop

Tal como o modo One-stop acima mencionado, esta funcionalidade permite-lhe largar vários pinos no mapa e mover-se através dos pontos escolhidos.

Localizações e rotas favoritas

Ao invés de ter de escrever sempre a sua localização e colocar alfinetes no mapa de vez em quando, basta simplesmente guardar os locais e percursos como favoritos. Mais tarde podem ser utilizados com facilidade.

Importação de ficheiros GPX

Um ficheiro GPS Exchange Format (.gpx) é simplesmente um ficheiro que contém dados GPS tais como pontos de passagem, trajetos, e rotas. O Foneazy MockGo permite importar tais ficheiros para o software para definir a localização e rotas desejadas.

Controlos por Joystick

Com um controlo por joystick, é possível controlar manualmente o nosso movimento no mapa se optar por não utilizar nenhum dos modos automáticos (uma paragem e/ou várias paragens).

Modo realistic

O nome diz tudo: quando este é selecionado, a aplicação simula o movimento da vida real adicionando entre -30% a +30% de variações à velocidade selecionada.

Então, como funciona o Foneazy MockGo?

Em primeiro, convidamos os nossos leitores a assistirem ao vídeo oficial da Fonezy. Esta vai ser a forma mais clara e simples de perceber como tudo vai funcionar. E funciona, ora vejam como:

Mas, e no detalhe? Como operar com o Foneazy MockGo?

Apesar de tudo, a utilização deste software é muito fácil e está ao alcance de qualquer tipo de utilizador: seja muito ou pouco experiente em informática.

Porém, esta facilidade advém, claramente, da sua interface descomplicada que à primeira vista pode enganar com a humildade que se vislumbra. Mas não se deixe enganar.

Ao nível de funcionamento, necessitamos ligar o dispositivo Apple (iPhone, iPad, ou iPod Touch) através do USB e arrancar com o software. Depois, com apenas alguns passos chegamos ao nosso objetivo:

  • Aceitar o Disclaimer e clicar no botão Iniciar,
  • Poderá acontecer a aplicação pedir que desbloqueie o dispositivo para prosseguir. Isto é necessário para que a aplicação funcione,
  • A aplicação passa a mostrar um mapa com a localização atual do nosso dispositivo,
  • Seguidamente, basta escrever o local desejado na barra designada localizada na parte superior esquerda. Uma vez localizado o local é só clicar em MOVE HERE e, plim! Somos teletransportados de imediato para aquele local, virtualmente, claro!
  • Importante: iremos receber uma notificação que refere os perigos de alterar abruptamente a localização. A marca aconselha fechar aplicações que usem o GPS no iOS antes de seguir. Caso não veja qualquer problema, é só prosseguir. Contudo, se tiver a certeza de que não deve haver problemas, ignore isto e clique no botão Teleport.
  • E já está: a localização do seu iPhone ou iPad está automaticamente alterada para a que foi escolhida na aplicação.

Ora a grande mais-valia, reside no facto de não ser necessário, ou obrigatório, manter o smartphone ligado ao PC para manter a localização falsa ativa. O local escolhido vai ser sempre mantido mesmo depois de desconectar o cabo entre o iPhone e o PC.

Apenas quando reiniciar o seu dispositivo irá repor a sua localização para a atual. Na página do Foneazy MockGo vamos encontrar o guia completo para tornar a aplicação ainda mais eficiente, basta visitar este link.

Conclusão

Sem dúvida, existem pontos a favor e outros contra, contudo acreditamos que as vantagens superam quaisquer desvantagens.

Por um lado, esta é uma daquelas aplicações que evita um jailbreak que nem sempre corre bem... Por outro lado, apresentou-se como robusta e cumpridora das suas ações.

Não menos importante, destaque para o facto de serem colocadas muitas ferramentas e opções à disposição, tornando o software acessível a qualquer utilizador, sendo, ao que parece, bastante seguro de utilizar.

Por último, temos a parte menos positiva que, mesmo assim tem algo que podemos dar mérito: trata-se de um software comercial. Contudo, o preço é bastante e existem assinaturas mensais ou anuais e, para quem estiver disposto, existem mesmo um assinatura lifetime (para todo o sempre), que será aquele que mais em conta fica!

Em resumo, para os utilizadores que assim necessite o Foneazy MockGo vale cada cêntimo que lhe é pedido.

Desconto adicional de 30%

Durante a elaboração do artigo, demos conta que está em vigor uma campanha mundial.

Segundo a marca, basta usar o cupão FPU5YU e acedemos automaticamente a 30% de desconto extra sobre a tabela de preços apresentada.

Fonte: Pplware.

iPhone 13 não surpreendeu e os clientes Apple podem mudar para a linha Pixel, diz pesquisa

Depois da apresentação oficial do iPhone 13, já muitas linhas foram escritas sobre este novo smartphone da Apple. Em geral, as notícias são positivas e os vários testes já realizados são abonatórios para o iDevice.

No entanto, uma recente pesquisa concluiu que o iPhone 13 não surpreendeu. Além disso, os clientes Apple poderão mudar para a linha Pixel.

iPhone 13 Pro Max

Na nossa última questão semanal, chegámos à conclusão de que a esmagadora maioria dos nossos leitores (73%) consideram que o novo iPhone 13 não foi uma grande novidade da Apple, sendo algo dentro do esperado e do que já existe.

Paralelamente a estes nossos dados, uma recente pesquisa realizada nos Estados Unidos determinou o nível de satisfação dos clientes Apple sobre o novo smartphone, através de fatores como as novas funções e se as expectativas foram ou não correspondidas.

iPhone 13 não surpreende os utilizadores

A pesquisa foi levada a cabo pela plataforma SellCell e contou com a participação de mais de 5 mil pessoas que têm um modelo iPhone da geração anterior. Os resultados indicam que o novo iPhone 13 não surpreendeu o suficiente para levar os utilizadores de versões anteriores como iPhone 12 ou iPhone 12 Pro Max a migrarem para a nova linha.

Em concreto, 76,8% dos clientes dizem não ter intenção de atualizar o seu smartphone para o novo iPhone 13. Por sua vez, apenas 23,2% respondeu afirmativamente. Já 64% não consideram que as novas mudanças de hardware sejam impressionantes.

Sobre as razões pelas quais mudariam para o novo iPhone 13, 34,1% dos participantes aponta o dedo ao ecrã ProMotion com uma taxa de atualização de 120 Hz (modelos Pro e Pro Max), enquanto que 25,3% referem a maior autonomia da bateria.

Por sua vez, 15,7% referem que será apenas pelo upgrade em si, e 10,5% indicam o notch menor na parte frontal. O processador A15 Bionic, o aumento de armazenamento e as novas cores também estão entre os fatores escolhidos para a mudança.

No que respeita às funcionalidades esperadas para a nova geração, cerca de 29% dos entrevistados dizem que esperavam o regresso do Touch ID no iPhone 13, o que não ocorreu.

Nos casos em que não pretendem comprar o novo smartphone da maçã, 36,8% dizem que vão aguardar pelo iPhone 14 enquanto que 32,2% referem que não irão atualizar o telefone nos próximos dois anos.

Já 16,1% indicam que vão mudar para um telefone Android, sendo que 45% pretendem optar pela linha Pixel e 42% pela gama Samsung Galaxy.

Fonte: Pplware.