7 de jul. de 2020

Apple lança o iOS 14 beta 2: o que traz de novo?

A Apple acabou de lançar o iOS 14 beta 2 e espera-se que, além de mais novidades, traga correções de alguns bugs. Contudo, ainda existem várias novidades que não apareceram na primeira versão beta para programadores.
Depois de descarregar e instalar, vamos validar o que a empresa de Cupertino trouxe nesta nova versão.
Imagem iOS 14 beta 2
Duas semanas após a WWDC, a Apple lançou hoje o iOS 14 beta 2 para programadores. A atualização itera e refina muitos dos novos recursos introduzidos no iOS 14.
Assim, num primeiro olhar, o iOS 14 beta 2 apresenta o número de compilação 18A5319i. Os programadores podem atualizar a partir da versão beta 1 pela aplicação Definições. Simplesmente, abra as Definições, escolha Geral e depois a opção Atualização de Software. Se não vir o iOS 14 beta 2 imediatamente, aguarde que a atualização aparecerá.
Segundo o que a Apple referiu, o iOS 14 estará disponível para beta pública nalgum momento deste mês de julho. Contudo, até ao momento, ainda não foi lançada, mas poderá ter agora a sua oportunidade.

O que há de novo na beta 2?

  • O app Definições não permitirá que instale uma atualização se estiver a reproduzir áudio no seu dispositivo: “Esta atualização não pode ser instalada enquanto o áudio estiver a ser reproduzido”.
  • Novo ícone para a app Calendário.
  • O widget Pequenos Lembretes mostra uma tarefa e não apenas a contagem.
  • A app Ficheiros agora tem opções de widget para “ficheiros de acesso rápido que abriu recentemente”.
  • Há uma nova configuração para a aplicação Música que permite desativar manualmente a arte da capa animada ou limitá-la apenas ao Wi-Fi.
  • Os ponteiros do ícone da app Relógio são um pouco mais grossos.
  • O botão Adicionar widget agora corresponde à cor do plano de fundo.
  • Pequenas alterações na aplicação Tempo: alteração visual da qualidade do ar, mostra a sua rua atual, em vez da cidade, na parte inferior.
  • Alteração na área de notificação da área de transferências.
  • O bug da app Mensagens parece já não se fazer sentir, poderá ter sido corrigido.

Para já não verificamos nenhuma outra alteração, mas a todo o momento poderemos atualizar esta lista.
Fonte: Pplware.

iOS 14: o que significam os pontos laranja e verde na barra de status do iPhone?

A Apple introduziu muitas novidades no iPhone com o novo iOS 14. Entre elas, várias dizem respeito à segurança e privacidade do utilizador, uma área onde cada vez mais vemos a empresa de Cupertino a apostar. Assim, quem instalou a versão beta do novo sistema operativo, notou de certeza a presença de dois pontos luminosos, ora verde, ora laranja, no canto superior direito. Seguramente já se questionaram para que servem estes pontos.
Conforme iremos ver, a Apple dá um alerta ao utilizador para diversas ações inerentes às aplicações. Vamos então perceber para que servem estes indicadores.
Imagem notificação com pontos verde e laranja no iPhone com iOS 14
Conforme podemos perceber, em vários momentos de ação do iPhone, aparecem uns pontos na barra de status, no canto superior direito. Acontece que estes pontos são realmente indicadores informativos que ajudam a tranquilizar e proteger a sua privacidade. Nos MacBooks e iMacs, a Apple possui um LED verde físico que fica ao lado da webcam.
Assim, quando a câmara é ativada, a luz do LED acende para informar que uma aplicação no seu sistema está a utilizar câmara que está a mostrar o que se passa em frente a ela. Contudo, o iPhone e o iPad não possuem LEDs físicos, portanto, a Apple simulou a experiência através do software.

O que significa o ponto laranja no iPhone?

Imagem iPhone com ponto laranja do iOS 14
O ponto laranja significa que uma aplicação no seu smartphone está a usar o microfone. Como tal, o utilizador saberá que o microfone está a ouvir e poderá estar a gravar. Poderão verificar que, se usarem, por exemplo, a Siri ou o Dictafone, ou mesmo se na app Notas usarem o ditado, esse ponto aparecerá de imediato.
Supondo que todas as aplicações irão agir e boa-fé, o ponto laranja deve aparecer apenas quando o microfone for ativado. Assim, se numa qualquer aplicação verificar que o microfone não tem razão para estar ligado, isso será um alerta de que essa aplicação está a abusar da sua privacidade. Então, pode e deve contactar o responsável por essa app (por exemplo, nas avaliações da app na App Store) e reportar o que se está a passar (pode ser um bug na app e nada mais que isso, atenção!).
Nas versões anteriores do iOS, os utilizadores não sabiam quando o microfone estava a ser usado, a não ser quando a aplicação estivesse em segundo plano. Quando as apps gravam o som do microfone, estando em segundo plano, o iOS mostra um indicador vermelho no lado esquerdo do notch.
Imagem iPhone com ponto verde do iOS 14
Este comportamento não mudou no iOS 14, mas agora a luz laranja aparecerá no lado direito do notch em simultâneo.

O que significa o ponto verde no iPhone?

O ponto verde aparece quando uma aplicação está a usar a câmara, como, por exemplo, ao tirar uma fotografia. O acesso à câmara implica também o acesso ao microfone; nesse caso, o utilizador não verá o ponto laranja separadamente. A cor verde corresponde aos LEDs usados ​​nos produtos MacBook e iMac da Apple.
Se uma aplicação estiver a ter acesso à câmara quando não fizer sentido, isso pode significar que a app está a invadir a sua privacidade. O iOS não sabe a razão para que a app tenha acesso ao hardware naquele momento. Como tal, se sentir que não faz sentido, faça saber ao programador da app, usando, por exemplo, o contacto que existe na descrição da app na App Store.

Central de Controlo “recentemente”

Se visitar a Central de Controlo, nos minutos seguintes ao ser usado o microfone ou a câmara, verá que é dada a indicação que estes recursos foram usados. Assim, como pode ver na imagem seguinte, será mostrado o tipo de acesso (microfone ou câmara) e o nome da aplicação que usou o sensor. Isso fornece uma camada extra de transparência, caso tenha perdido o pequeno indicador de ponto circular.

Portanto, estas indicações luminosas são mais uma camada de proteção para não deixar as aplicações invadirem a privacidade e segurança do utilizador. Não é para decorar o seu ecrã, tenha isso presente para se sentir com mais segurança ao usar o seu iPhone.
Fonte: Pplware.

iCloud Keychain do iOS 14 vai alertar sobre passwords fracas ou vazadas

O iOS 14 traz inúmeras novidades interessantes e bastante úteis para o utilizador. Uma das novidades é que agora o serviço Keychain do iCloud traz algumas melhorias importantes e vai alertar o utilizador sobre passwords fracas ou vazadas.
A segurança digital deve ser um assunto encarado cada vez com mais atenção, e felizmente as próprias ferramentas são atualmente uma parte ativa que ajudam nessa tarefa.
O iCloud Keychain é um serviço criado pela Apple que armazena e sincroniza os dados de segurança sensíveis do utilizador, mantendo-os seguros e centralizados. Desses dados constam o nome de utilizador, passwords de sites, redes WiFi e ainda informações relativas ao cartão de crédito usados no iOS. Os utilizadores podem aceder a esta ferramenta através do iPad e iPhone.
Leia o guia completo sobre o iCloud Keychain, o porta chaves da Apple.
A pensar na segurança dos seus clientes, a Apple melhorou o serviço Keychain do iCloud no sistema operativo iOS 14. Com esta atualização, o Keychain será agora capaz de ajudar os utilizadores ao dar-lhes informações úteis e pertinentes acerca da qualidade das suas passwords.

iCloud Keychain agora alerta-o sobre passwords fracas ou vazadas

Com o iOS 14, a Apple disponibiliza um novo menu intitulado “Recomendações de Segurança”. Aqui, serão exibidas todas as passwords do utilizador que podem pôr em risco as suas contas por alguma razão.
Ou seja, o iCloud Keychain vai alertar o utilizador sobre qual o problema relativamente a cada uma das passwords indicando, por exemplo, se é uma palavra passe fraca e vulnerável, ou também se se trata de uma password reutilizada e comprometida.
O serviço sugere, assim, que a password seja alterada como forma de garantir uma melhor segurança na proteção das contas do utilizador.
Keychain alerta sobre passwords fracas e vazadas
Estes são alguns exemplos de alertas de segurança que agora o iCloud Keychain emite no iOS 14:
Muitas pessoas já usaram essa password, o que facilita a sua adivinhação.
Essa password é fácil de adivinhar.
Essa password usa a sequência “123”. A utilização de padrões comuns facilita a adivinhação das passwords.
O iCloud Keychain analisa e verifica as palavras passe que possam estar envolvidas nalgum vazamento de dados, alertando o utilizador para as alterar. Este é um alerta importante uma vez que sugere a alteração imediata da password e, por conseguinte, evitar o comprometimento das contas do utilizador.

macOS Bir Sur também vai disponibilizar esta farramenta

A novidade também está presente no macOS Big Sur e segundo a Apple:
O Safari monitoriza com segurança as suas passwords guardadas, mantendo-se atento às palavras passe que possam estar envolvidas nalgum vazamento de dados. Para isso, o Safari utiliza técnicas criptográficas fortes para verificar regularmente as derivações das suas passwords numa listagem de passwords vazadas, de forma segura e confidencial, não revelando informações sobre as suas palavras passe, nem mesmo para a Apple. Se o Safari encontrar alguma violação, poderá ajudá-lo a atualizar o Sign In ou gerar automaticamente uma nova e segura password.

Para além destas melhorias, a Apple anunciou ainda um projeto de código aberto de forma a ajudar os programadores a dar suporte para passwords fortes compatíveis com sites populares.
Fonte: Pplware.