24 de out. de 2022

Apple lança iOS 16.1 com novos recursos nesta segunda (24)


 A partir desta segunda-feira (24), usuários do iPhone já poderão baixar o iOS 16.1. O lançamento, anunciado pela Apple na última semana, corrige bugs da atualização e traz também novos recursos aos smartphones da empresa.

Entre as novidades, o iOS 16.1 traz ferramentas como a Atividades ao Vivo, que mostra apps de terceiros na tela de bloqueio e suas respectivas atividades — como a distância de um Uber, por exemplo. A atualização também traz a Fototeca Compartilhada do iCloud, novas funções de acessibilidade para o Dynamic Island (no iPhone 14 Pro e 14 Pro Max) e outros.

iOS 16

Também nesta segunda-feira, a Apple lançou o Fitness+ para o Brasil e outras regiões sem a necessidade de utilizar um Apple Watch. A ideia é, também, abranger usuários do smartphone que não possuem um relógio inteligente da marca. A assinatura mensal do serviço de exercícios físicos custa R$ 29,90.

O iOS 16 é compatível com modelos a partir do iPhone SE de 2ª geração e a partir do iPhone 8. Uma das novas ferramentas que a Apple traz, está de volta a exibição da porcentagem de bateria na própria barra de status ao lado do "notch" em modelos recentes.

Além do novo iOS 16.1, usuários do iPad também poderão baixar o iPadOS 16 a partir de hoje. A Apple também iniciou o lançamento público do macOS (13) Ventura, do watchOS 9.1 e do tvOS 16.1.

Como baixar o iOS 16.1

O download do novo iOS 16.1 já está disponível para usuários globalmente. O iPhone deverá exibir uma notificação informando sobre a atualização, mas caso ela não apareça, também é possível baixá-la diretamente do celular:

1. Abra o aplicativo "Ajustes" no iPhone;

2. Toque na opção "Geral";

3. Selecione "Atualização de Software" e aguarde a busca finalizar;

4. Toque em "Baixar e Instalar", aceite os termos e aguarde a finalização do processo.

Fonte: Tecmundo.




6 Fortes características do Ecossistema da Apple

 Com certeza já ouviu falar do ecossistema da Apple, e talvez até esteja a viver dentro dele. Este torna algumas coisas incríveis - como a conveniência de tirar uma fotografia com o seu iPhone e de a ter no seu Mac momentos mais tarde ou a capacidade de mudar facilmente os seus AirPods para o dispositivo que está a utilizar no momento. Existem realmente vários aspetos que fazem deste ecossistema algo forte no mercado.

Portanto, depois de termos trazido 6 problemas do ecossistema da Apple, trazemos hoje 6 das suas fortes características.

Apesar de alguns considerarem que este ecossistema tem alguns problemas, é um facto que este move o mercado e conta com imensas características que justificam a sua quantidade absurda de utilizadores. Deixamos algumas delas.

 

1. O iMessage e o FaceTime ajudam-no a manter-se conectado

Um número crescente de pessoas recusa-se a usar outra coisa que não seja um iPhone por causa do iMessage e do FaceTime. Mas o melhor do iMessage e do FaceTime é que funcionam em quase todos os dispositivos Apple.

O ecossistema da Apple permite-lhe sincronizar as suas mensagens e chamadas entre dispositivos, o que significa que pode aceder ao FaceTime e ao iMessage não só a partir do seu iPhone mas também do seu Mac e iPad, tornando mais fácil manter-se ligado à sua família e amigos, independentemente do dispositivo que estiver a utilizar.

Muitas pessoas estão obcecadas por estes serviços. É um pouco difícil não estar. Estes oferecem mensagens de texto, voz e videochamadas ilimitadas - tudo completamente grátis.

 

2. Fotos no iCloud: as suas fotografias em qualquer lugar

Graças a dispositivos como o iPhone, as câmaras profissionais passaram de algo que se levava para eventos especiais e férias para algo que pode levar consigo para todo o lado. Contudo, mesmo que o iPhone seja óptimo para tirar fotografias, pode não as querer guardar sempre nele. As fotos no iCloud ajudam-no a levar a biblioteca de fotografias do seu iPhone para outros dispositivos no ecossistema da Apple.

Tudo o que precisa de fazer é permitir a sincronização de fotografias no seu iPhone, e qualquer fotografia que tire será automaticamente carregada para a nuvem. A sincronização de fotografias no iCloud não só é conveniente, como também é uma ótima forma de gerir o armazenamento nos seus dispositivos.

O armazenamento pode ser caro, e quando se trata de produtos da Apple, em particular, expandir o armazenamento não é uma opção propriamente barata. Por isso, é essencial gerir o armazenamento que tem o melhor que conseguir.

 

3. Handoff: um par de auscultadores para todos os dispositivos Apple

Se já tem um par de AirPods, sabe que eles funcionam muito bem com o iPhone, e os chips no seu interior ajudam a fazer tudo, desde os emparelhar e ligar rapidamente, até aumentar a duração da sua bateria. Mas pode não saber que com o Handoff pode transformar os seus AirPods na sua fonte de áudio única entre os seus dispositivos Apple - incluindo no Mac.

O Handoff permite-lhe alternar sem problemas entre o seu iPhone, iPad, e Mac. Assim, se tiver os seus AirPods ligados ao seu iPhone e decidir abrir o seu MacBook, receberá automaticamente uma notificação no ecrã a perguntar se deseja ligar-se. Embora a maioria dos auscultadores se possa lembrar de mais do que um dispositivo, terá de entrar manualmente nas definições do seu dispositivo e voltar a ligar-se se quiser alternar entre eles.

Imagem AirPods

Com o Handoff, pode saltar completamente esse processo, tornando a comutação entre dispositivos algo que não precisa de esforço. Quaisquer auscultadores com o chip H1 ou W1 da Apple podem aceder ao Handoff.

 

4. Poucos cabos graças ao AirDrop

A Apple estreou o AirDrop no iPhone em 2013. Mas embora muitas pessoas o conheçam como uma forma de mandar memes para outras anonimamente, é também uma das características mais valiosas do ecossistema da Apple.

Já foram os dias em que era preciso usar um cabo USB para passar algumas fotos entre o smartphone e o computador. Com o AirDrop, pode enviar ficheiros entre os seus dispositivos Apple diretamente por Bluetooth. É uma forma rápida, fácil e segura de copiar dados de um dispositivo para outro.

Embora existam algumas formas de enviar ficheiros de um smartphone Android para um PC Windows, é um processo muito mais complicado, que envolve configurar permissões e descarregar diferentes aplicações. Do outro lado, utilizar o Airdrop num iPhone ou Mac é uma das melhores partes de escolher Apple.

 

5. Múltiplos monitores, facilmente

Utilizar um iPad como segundo ecrã do Mac é uma característica predileta para qualquer pessoa que precise de trabalhar enquanto se desloca. Graças a ela não precisa de estar preocupado com fios, o que significa que é fácil de configurar e ir para onde quer que esteja.

Esta é uma ótima maneira de transformar o seu MacBook num setup de trabalho multi-monitor que pode levar para qualquer lugar. Assim, quer seja um estudante, esteja numa viagem de trabalho, ou seja mesmo um apaixonado pela informática, esta pode ser uma excelente funcionalidade para si.

 

6. Sincronizar tudo com o iCloud Drive da Apple

Uma das coisas que mais impressiona no ecossistema Apple é a forma como tudo está ligado. Habituámo-nos a serviços baseados na nuvem, como o Google Drive, que nos permite aceder aos nossos documentos onde quer que vamos, mas e se também conseguisse sincronizar o seu ambiente de trabalho? Bem, é possível.

Com o iCloud Drive, o seu Mac pode sincronizar automaticamente ficheiros do seu ambiente de trabalho e pasta de documentos através do seu dispositivo Apple. Assim, sempre que adicionar um novo documento ou pasta ao ambiente de trabalho do seu Mac, este será automaticamente carregado para o iCloud.

Depois, tudo o que precisa de fazer é utilizar a aplicação Ficheiros no seu iPhone ou iPad, e poderá aceder aos seus ficheiros, documentos e projetos em qualquer altura e em qualquer lugar.

Fonte: Pplware.

Apple Watch: Notificações do ritmo cardíaco ajudam menina de 12 anos a descobrir o cancro

 O Apple Watch é mais que um computador de pulso. A sua ação, de vigiar os sinais vitais dos utilizadores, elevam a sua ação à proteção da saúde e bem-estar de quem os transporta. A Apple mostrou muitos testemunhos de pessoas que creditam neste smartwatch o facto de ainda estarem vivas. São inúmeros os relatos e hoje trazemos mais um, desta vez de uma menina de 12 anos que descobriu que tinha cancro.

As notificações do ritmo cardíaco do Apple Watch alertaram para um problema grave. A jovem foi capaz de descobrir e tratar o cancro antes que fosse demasiado tarde.

Imagem mneina de 12 anos com o seu Apple Watch que a ajudou a descobrir o cancro

Fonte: Pplware.

Apple lança AirPods Pro de 2ª geração com ANC otimizado no Brasil


 A Apple começou a vender o AirPods Pro de segunda geração no Brasil, versão atualizada do fone de ouvido que traz melhorias no cancelamento de ruído ativo (ANC) e no Áudio Espacial, entre outras novidades. O acessório, revelado em setembro, chegou ao país hoje (24).

Trazendo o chip H2, o dispositivo promete uma “experiência acústica excepcional”, como afirma a gigante de Cupertino. Baseado em áudio computacional, o processador trabalha em conjunto com um renovado driver de áudio de baixa distorção e amplificador personalizado, resultando em graves mais ricos e som cristalino em diferentes frequências.

Apresentando o dobro da capacidade de cancelamento dos sons externos da primeira geração, esta versão permite que o ouvinte se concentre nas músicas sem ser incomodado. Mas se precisar conversar com alguém ou ficar atento aos barulhos da rua, ao se deslocar, basta acionar o modo de transparência adaptativa, outra novidade.

O AirPods Pro de 2ª geração já está à venda no Brasil.

Fornecendo uma experiência mais imersiva, o Apple AirPods Pro de segunda geraçãopossibilita criar um perfil pessoal para o Áudio Espacial com base no tamanho e no formato da cabeça e orelhas. A funcionalidade utiliza a câmera TrueDepth do iPhone e pode ser habilitada em músicas, filmes e programas de TV.

Maior autonomia e ponteira extra

Outro destaque da nova versão do AirPods Pro é a vida útil da bateria estendida, agora com duração de até 6 horas com o ANC ligado, podendo chegar a 30 horas contando a carga disponível no estojo. E na hora de recarregar, há a possibilidade de conectá-lo à tomada com o carregador do Apple Watch, para maior praticidade.

Alto-falante embutido no estojo para facilitar a localização dos fones, novos gestos para controlar a reprodução das músicas e gerenciar o volume e uma ponta auricular extra pequena, para um melhor encaixe em diferentes tamanhos de orelhas, são outras novidades. Já o visual é praticamente o mesmo da geração anterior.

O preço do AirPods Pro de 2ª geração no Brasil é de R$ 2.599, valor sugerido pela fabricante para o mercado nacional. O fone sem fio pode ser encontrado nas lojas onlinee física da Maçã e também na rede varejista.

Fonte: Tecmundo.

Apple lança iOS 16.1 e traz várias novidades

 Depois de 5 versões beta e um RC, está finalmente lançada a versão final do iOS 16.1, para todos os que têm iPhones compatíveis com esta versão. A Apple ao longo destas semanas de lançamentos para os programadores, deixou as várias novidades a descoberto que chegam para aumentar as capacidades dos smartphones.

Além das novidades, esta versão vem corrigir alguns bugs e trazer mais estabilidade ao iOS. Vamos conhecer o que há de novo.

O que há de novo no iOS 16.1?

Como temos vindo a falar, a empresa de Cupertino disponibilizou mais algumas funcionalidades prometidas aquando a apresentação do sistema operativo na WWDC 2022.

Fototeca partilhada em iCloud

  • Uma biblioteca separada para partilhar fotografias e vídeos com até mais cinco pessoas.
  • As regras de configuração permitem partilhar facilmente fotografias antigas com base na data de início ou nas pessoas que aparecem nas fotografias durante a configuração ou o acesso a uma biblioteca.
  • Filtros da biblioteca para mudar rapidamente entre a biblioteca partilhada e a biblioteca pessoal ou ver ambas as bibliotecas em simultâneo.
  • As edições e permissões partilhadas permitem que todos os participantes adicionem, editem, marquem como favoritas, legendem e apaguem fotografias.
  • A opção de partilha na Câmara permite optar por enviar as fotografias tiradas diretamente para a biblioteca partilhada ou ativar uma definição para partilhar automaticamente quando forem detetados outros participantes por perto que estejam a usar Bluetooth.

Atividades em tempo real

  • As atividades em tempo real de aplicações de terceiros estão disponíveis na Dynamic Island e no ecrã bloqueado em modelos do iPhone 14 Pro.

Fitness+

  • Suporte para Apple Fitness+ no iPhone mesmo sem um Apple Watch.

Carteira

  • Partilha de chaves do carro, do quarto de hotel e de outras chaves de forma segura na aplicação Carteira através de aplicações de mensagens, como Mensagens e WhatsApp.

Casa

  • Suporte para Matter, a nova norma de conectividade para casas inteligentes que permite a interoperacionalidade de uma vasta gama de acessórios para casas inteligentes em diferentes ecossistemas.

Livros

  • Os controlos de leitura são automaticamente ocultados quando começa a ler.

Esta atualização também inclui correções de erros para o iPhone:

  • Conversas apagadas poderiam aparecer na lista de conversas na aplicação Mensagens.
  • O conteúdo da Dynamic Island não estava disponível quando era usado o acesso fácil.
  • CarPlay poderia não conseguir estabelecer ligação se fosse usada uma aplicação de VPN.

Algumas funcionalidades podem não estar disponíveis em todas as regiões ou em todos os dispositivos Apple. Encontrará informação acerca do conteúdo de segurança das atualizações de software da Apple no site.

Fonte: Pplware.