26 de jan. de 2021

Apple lança atualização iOS 14.4, iPadOS 14.4, tvOS 14.4, watchOS 7.3…

 Conforme tinha sido prometido na semana passada, a Apple hoje está a lançar atualizações para o seu vasto leque de sistema operativos. Do iPhone, ao HomePod, passando pelo iPad e Apple Watch, os sistema trazem novidades e melhoramentos. Assim, se tem o seu dispositivos Apple à mão, está na hora de o atualizar.

Depois da versão RC, lançada há alguns dias, estas são as novidades que a Apple traz para o seu gadget Apple.

Apple lança o iOS 14.4 para o iPhone e traz novidades

Com o iOS 14.4, a Apple também lançou o HomePod Software 14.4 com novos recursos para o HomePod mini. Assim, a principal mudança com o HomePod Software Versão 14.4 é uma experiência de Handoff totalmente nova alimentada por Ultra Wideband, ou chip U1, no iPhone. Anteriormente, os utilizadores apenas tinham de segurar o seu iPhone próximo à parte superior de um HomePod para transferir áudio de ou para o dispositivo. Contudo, com a atualização de hoje, o HomePod mini oferece uma experiência de Handoff muito mais agradável.

Agora, quando o utilizador aproximar um iPhone do HomePod mini para usar o Handoff, irá sentir um feedback físico do Taptic Engine do iPhone, bem como um cartão no ecrã do iPhone e um indicador visual na parte superior do HomePod mini.

O iOS 14.4 inclui as seguintes melhorias para o iPhone:

  • Reconhecimento de códigos QR mais pequenos pela Câmara.
  • Opção para classificar o tipo de dispositivo Bluetooth nas Definições, de modo a identificar corretamente os auscultadores nas notificações de áudio.
  • Notificações quando não é possível confirmar se a câmara do iPhone é uma câmara Apple nova e genuína, no iPhone 12, iPhone 12 mini, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max.

Esta atualização também resolve os seguintes problemas:

  • Possibilidade de aparecimento de artefactos de imagem nas fotografias HDR tiradas com o iPhone 12 Pro.
  • O widget Fitness podia não apresentar dados atualizados de Atividade.
  • Possibilidade de atrasos ao digitar e as sugestões de palavras podiam não aparecer no teclado.
  • O teclado podia não ser apresentado no idioma correto na aplicação Mensagens.
  • A ativação do controlo de manípulos nas definições de Acessibilidade podia fazer com que não fosse possível atender chamadas a partir do ecrã bloqueado.

O que traz de novo o WatchOS 7.3?

O watchOS 7.3 inclui novas funcionalidades, melhorias e correções de erros, entre as quais:

  • Mostrador União – em comemoração da história da comunidade negra e inspirado nas cores da bandeira pan‑africana, as formas mudam ao longo do dia acompanhando o seu movimento e criando um mostrador único.
  • Experiência de áudio “Hora de andar”, disponível na aplicação Treino para assinantes do serviço Apple Fitness+, com convidados que partilham histórias inspiradoras para ouvir enquanto anda.
  • Aplicação ECG no Apple Watch Series 4 ou posterior, no Japão, Maiote, Filipinas e Tailândia.
  • Avisos de ritmo cardíaco irregular no Japão, Maiote, Filipinas, Taiwan e Tailândia.
  • Resolução de um problema que podia fazer com que a central de controlo e a central de notificações deixassem de responder após a ativação do Zoom.

 

O que traz de novo o 14.4 do software do HomePod 14.4

A versão 14.4 do software inclui correções de erros e as seguintes novas funcionalidades disponíveis com um iPhone com ultra banda larga (U1).

  • Transferência de música com efeitos visuais, sonoros e hápticos do iPhone para o HomePod mini.
  • Sugestões de música personalizadas no iPhone quando este se encontra perto do HomePod mini.
  • Apresentação automática dos controlos multimédia sem ter de desbloquear o iPhone quando este se encontra perto do HomePod mini.

 

O que traz de novo o iPadOS para o seu iPad?

O iPadOS 14.4 inclui as seguintes melhorias para o seu iPad:

  • Códigos QR menores podem ser reconhecidos pela Câmara
  • Opção de classificar o tipo de dispositivo Bluetooth em Definições para uma correta identificação dos auscultadores para notificações áudio

Esta versão também corrige as seguintes questões:

  • Dactilografia pode ser adiada e sugestões de palavras podem não aparecer no teclado
  • O teclado pode não aparecer na linguagem correta em Mensagens
Fonte: Pplware.

Atalhos: Dica divertida para o seu iPhone agradecer o alimento que lhe dá

 A aplicação Atalhos, nativa do iOS, é uma ferramenta fantástica. Isto é, esta aplicação permite que o iOS consiga fazer muito mais do que aquilo que faz nativamente. Existem muitas funcionalidades que são verdadeiros tesouros. Assim, hoje, para tirarmos proveito de mais um comando, vamos ensinar a enunciar uma ação, colocar o iPhone a agradecer o alimento que lhe damos.

Este guia é mais uma porta para seremos criativos e tirarmos proveito de uma infindável coleção de comandos que, cruzados, podem trazer resultados incríveis.

Imagem Atalhos iOS

Conforme têm visto, somos adeptos da app Atalhos e usamos no dia a dia. Por exemplo, de noite, gosto de usar um mostrado no Apple Watch e outro de dia. Então, recorrendo ao Atalhos, como já mostramos aqui, esta transição é automática.

Hoje trazemos mais uma dica, mas agora para verem como podem dar voz a determinadas ações. Recorreremos ao comando Enunciar texto que existe na app que voltamos a explorar.

1 – Abrir a app Atalhos

Este passo pode parecer simples, mas grande parte das pessoas nem sabe que esta app Atalhos existe no iOS. Então, olhe para o menu de baixo e clique em Automatização.

2 – Criar uma Automatização

Após ter entrado na Automatização, clique no canto superior direito no sinal + (mais). Agora clique em Criar Automatização.

3 – Dar voz ao Carregador

Vai precisar procurar a funcionalidade Carregador. Para isso, depois de entrar no menu Automatização nova, procure em baixo de todo a opção Carregador. Clique em cima para selecionar.

4 – Ligar ao carregador e receber a mensagem

Neste passo vai escolher (que é o predefinida) a opção “É ligado“. Dito isto, clique em Seguinte. Assim, agora no menu Ações, vai clicar em Adicionar ação.

5 – Enunciar o texto em voz alta

Dentro das ações, como pode ver, há muitas escolhas. Para facilitar use a pesquisa e escreva Enunciar… provavelmente aparece logo a opção Enunciar texto, conforme pode ver na imagem a seguir.

Clique em cima e faça Seguinte.

6 – A ordem é sua

Neste campo do Enunciar, pode escrever a mensagem que quer ouvir o iPhone enunciar. Basta escrever algo que será dito alto e em bom som pela assistente do iPhone, a Joana.

Novamente, clicar no Seguinte para fechar a tarefa.

7 – Diga da sua justiça iminência

Para finalizar, basta retirar a opção Perguntar ao executar e confirmar que não quer efetivamente que seja perguntado, como pode ver na imagem. Clicar em OK e ligue o cabo da alimentação do iPhone.

Atalhos… e o resultado é este:

Facilmente consegue criar muitas ações que podem ser úteis ou divertidas. Então, pelo facto de serem divertidas permite explorar áreas que depois passam a ajudar nas ações do dia a dia.

A mensagem, como viu, pode ser qualquer uma, assim como podem explorar outros aspetos da ação com a bateria. Por exemplo, criar um aviso sonoro quando o smartphone chegar aos 10% de bateria, entre vários outros cenários. Fica a dica, aproveite.

Fonte: Pplware.