30 de mar. de 2021

Apple começa produção do SoC A15 em maio para o iPhone 13 e litografia 4 nm virá em 2022

 A Apple mantém uma relação próxima com a TMSC, empresa de Taiwan que fabrica semicondutores para a tecnológica de Cupertino. Segundo informações, a empresa irá começar a fabricar o chip Apple A15 em maio. O cronograma de produção alinha-se para o lançamento do iPhone 13 no outono. O chip A15 usará o mesmo tamanho de fabrico de 5 nanómetros que o A14. Contudo, as empresas já preparam o salto de desempenho do próximo ano.

Segundo os relatórios sobre o assunto, a Apple não irá alterar a litografia do SoC, mas irá aprimorar o desempenho, conseguindo agora mais do método de fabrico de 5 nm.

Ilustração de SoC de 5 nm. O A15 para o iPhone 13 da Apple

iPhone 13 trará SoC com fabrico de 5 nm, mas com mais performance

A Apple inovou no mercado dos smartphones ao trazer para estes dispositivos o método de fabrico de 5 nm. Provavelmente esta inovação passou ao largo de muitas pessoas, mas foi um passo gigantesco no mundo da computação.

Na verdade, foi através deste salto, ao atingir a litografia dos 5 nanómetros que permitiu à Apple alcançar o chip M1 que já equipa os Macs tornando-os poderosos e muito eficientes em termos de consumo energia. Bom, estes processadores são de tal forma fiáveis que a empresa de Cupertino substituiu a tecnologia icónica da Intel.

A Intel não tem conseguido acompanhar a Apple, aliás, os seus CPUs mais recentes usam fabrico de 10 nanómetros.

4 nm em 2022 e sempre a acelerar

A Apple está empenhada em manter a liderança. Segundo a Digitimes, a empresa já encomendou o fornecimento de 4 nanómetros da TSMC, que começará a produção no final de 2021. Especula-se que esta litografia seja usada pela primeira vez numa nova geração de chips Mac. Se a produção estiver a aumentar no final de 2021, provavelmente iremos ver os primeiros produtos da Apple com chips de 4 nm a chegarem às prateleiras na primavera de 2022.

Como o A15 permanecerá em 5 nanómetros, isso significa que quaisquer melhorias de desempenho / eficiência serão encontradas principalmente através de mudanças na própria arquitetura. Isto é, será a Apple a melhorar o componente depois de ter mais equipendentes e revelar  os pontos fortes e menos fortes.

O facto deste processador ficar ao serviço dois anos, equipar também o iPhone 13, segue, na verdade, a tendência estabelecida. A Apple e a TSMC lideraram a indústria com o primeiro chip de 7 nanómetros de consumo em massa com o A12, e depois ficaram com 7 nanómetros também no A13. Da mesma forma, 10 nanómetros foram usados ​​primeiro no A10X e novamente no A11.

Fonte: Pplware.

É oficial! WWDC 2021 da Apple marcada para 7 de junho

 Já há data para a WWDC 2021 da Apple. A empresa de Cupertino anunciou finalmente o período para o seu evento direcionado para programadores. Segundo o que foi revelado, a conferência irá começar a 7 de junho e decorrerá até ao dia 11 do mesmo mês e, como é natural nos tempos de hoje, será online.

Curioso com as novidades? Aqui ficam algumas possibilidades.

É oficial! WWDC 2021 da Apple marcada para 7 de junho

A Apple acaba de anunciar oficialmente as datas para a conferência de programadores WWDC 2021. Este ano, a conferência acontecerá virtualmente de 7 a 11 de junho. Isso marca o segundo ano consecutivo em que a Apple realizará uma Conferência mundial e virtual para programadores devido à pandemia por COVID-19.

É oficial! WWDC 2021 da Apple marcada para 7 de junho

Novidades Apple que podem ser apresentadas na WWDC 2021

Na conferência WWDC 2021, a Apple provavelmente revelará as novidades/evoluções das suas plataformas de software, incluindo o iOS 15, macOS 12, watchOS 8 e muito mais.

A empresa de Cupertino irá, provavelmente, também lançar versões betas para programadores dos seus sistemas operativos. Como sempre, a Apple apenas faz o anúncio sem revelar nenhum pormenor. Os rumores apontam também que a empresa poderá lançar os tão aclamados óculos de realidade aumentada

O evento será gratuito para todos os programadores.

Fonte: Pplware.

Apple está a desenvolver um novo controlo remoto para a próxima geração da Apple TV

 São muitos os rumores que nos indiciam que algo estará na mesa de trabalho da Apple relacionado com a nova Apple TV. Espera-se que em breve, eventualmente ainda este mês, a empresa de Cupertino faça uma atualização neste dispositivo. A última versão foi lançada em 2017 e, desde então, fala-se na nova caixa mágica com novas funcionalidades. Assim, indo de pedra em pedra, sabe-se agora que a empresa está a redesenhar o controlo remoto da Apple TV.

Pouco se sabe para já, mas o trabalho desenvolvido tem o nome de código “B519”, que é bastante diferente do nome de código do atual controlo, o Siri Remote – identificado internamente como “B439”.

Imagem controlo remoto Apple TV a Apple

Siri Remote para a Apple TV

Sobre a Apple TV ser uma das melhores boxes de TV do seu segmento não há dúvidas, mas o controlo remoto não é dos mais simples e práticos de usar. No entanto, tecnologicamente, é muito evoluído.

O Siri Remote foi lançado com a 4.ª Geração Apple TV em 2015. Utiliza tanto o IR como o Bluetooth para comunicar com a Apple TV. O comando tem um trackpad de vidro, microfones duplos, 5 botões para Menu, Home, Siri e Play/Pausa, e um botão basculante para cima/baixo do volume.

Além disso, tem um acelerómetro (IMU) e um giroscópio que permite que o comando seja utilizado como controlador de jogos para aplicações e jogos de tvOS. O comando, ao contrário das gerações anteriores, utiliza uma bateria recarregável de polímero de lítio incorporada que é carregada através de uma porta lightning na parte inferior do comando.

Infelizmente, em Portugal, este dispositivo não suporta a Siri, e a Apple apelida-o de Apple TV Remote.

 

O que poderá aparecer de novo no comando da Apple TV?

Quando a Apple lançou a Apple TV 4K em 2017, o Siri Remote tinha uma pequena alteração com um anel branco ao redor do botão Menu, o que o fez ser identificado como um novo modelo. No entanto, como o novo comando em desenvolvimento tem um número de modelo interno bem acima da versão atual, acredita-se que as alterações serão mais significativas.

O Siri Remote sempre foi um acessório polémico entre os utilizadores da Apple TV. Embora algumas pessoas amem, existe um número significativo de utilizadores que odeiam por não ter botões físicos de navegação ou por ter uma superfície de vidro, o que o torna extremamente frágil. Com um novo modelo de Apple TV a caminho, esta pode ser a oportunidade perfeita para a Apple criar um controlo remoto aprimorado.

Já que se fala em novidades, o teclado virtual e a forma como se interage com ele… sim, Apple, é horrível. Espera-se que seja desta que a empresa consiga algo mais criativo e fácil de usar.

Imagem de conceito Apple Tv com SoC M1

Imagem de conceito Apple TV com SoC M1Z

Indícios de novidades nas versões beta do sistema operativo

Na semana passada, a MacRumors descobriu que a Apple removeu as menções ao nome “Siri Remote” do tvOS 14.5 beta, que agora é chamado de “Apple TV Remote”. Conforme referimos anteriormente, este nome já era usado nas regiões sem a Siri, mas agora é um padrão para todos os utilizadores – o que também sugere uma futura mudança no acessório.

Em agosto de 2020, algumas publicações americanas mais próximas da Apple relataram que a empresa já estaria a desenvolver uma nova Apple TV. Supostamente, a nova box trará um processador mais rápido e um “controlo remoto atualizado” que funcionará com a aplicação Encontrar.

Posteriormente, já em dezembro, os mesmos canais reiteraram que as novidades na Apple TV seriam apresentadas em 2021. Portanto, a haver um evento este mês, poderá ser a altura certa para o lançamento na renovada Apple TV.

Fonte: Pplware.

Oficial: Banco Central autoriza pagamentos via WhatsApp no Brasil


 O Banco Central (BC) acaba de informar na noite de hoje (30) que autorizou oficialmente o WhatsApp a realizar pagamentos e transferências bancárias entre usuários do mensageiro.

Segundo o BC, a “Facebook Pagamentos do Brasil” foi aprovada como “iniciadora de pagamentos” no sistema financeiro nacional, enquanto Visa e Mastercard ganharam licenças para prestarem o serviço de “arranjos de pagamentos”. O mensageiro de Mark Zuckerberg vai então operar em parceria com essas duas empresas para fazer a transferência de fundos entre usuários.

Isso significa que o WhatsApp não vai guardar o dinheiro dos usuários em uma conta. Em vez disso, será necessário cadastrar um cartão de débito ou crédito no mensageiro e, através dele, realizar os pagamentos para pessoas e empresas.

É como se o WhatsApp funcionasse como um cartão virtual

Em nota, o BC explicou que, nesse modelo, o WhatsApp poderá definir qual será a tarifa para a utilização do serviço, bem como quem vai pagá-la: quem envia ou quem recebe os fundos. A instituição ainda avaliou a novidade como positiva para o mercado financeiro nacional. "O BC acredita que as autorizações concedidas poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos", disse.

O WhatsApp também se manifestou oficialmente sobre o assunto. Os representantes do mensageiro afirmam estarem “muito satisfeitos” com a decisão do BC, e revelaram que já estão nos preparativos finais para a disponibilização do serviço no Brasil. Não há indicação no momento de que a novidade possa ser integrada de alguma maneira ao PIX.

Ainda não há detalhes específicos sobre como vai funcionar o recurso de pagamentos no WhatsApp, mas, de acordo com a licença aprovada pelo BC, o mensageiro vai simplesmente iniciar o processo de pagamento, e quem fará de fato a transferência de dinheiro para o destinatário será o banco no qual o pagador possui conta e saldo disponível.

Fonte: Tecmundo