1 de jan. de 2023

iPhone carrega mais rápido com carregadores de terceiros do que com os da Apple

 Mesmo sem o carregador estar presente na embalagem do iPhone, a Apple recomenda que sejam usados os seus carregadores e os seus adaptadores. Estes são os que conseguem oferecer as melhores capacidades de carregamento, pelo menos em teoria.

Um teste agora realizado vem colocar em causa este cenário e trazer uma informação importante. Do que é mostrado, o iPhone carrega mais rápido com carregadores de terceiros do que com os da Apple.

iPhone carregadores Apple Android potência

A idea base deste teste era avaliar a capacidade de carregamento que um qualquer carregador de parede consegue oferecer ao iPhone. Os adaptadores usados são oficiais e homologados, para garantirem a segurança e não colocarem em causa a durabilidade do smartphone da Apple.

Os resultados vão contra o que seria esperado, em especial no que toca ao carregamento rápido, tendo batido de forma clara o que os carregadores da Apple oferecem. Não é uma mudança que seja vista em 100% dos carregadores, mas a grande maioria das propostas para o Android bateu o carregador oficial.

A mais curioso é que este cenário acontece mesmo com carregadores que garantem uma potência de 100W ou até 140W. Mesmo nestas condições, o iPhone carrega num tempo inferior ao que os restantes smartphones que usam o sistema operativo Android. A razão está nos protocolos utilizados pelos aparelhos. Enquanto o iPhone usa o padrão USB PD 2.0, outros usam protocolos como Quick Charge (da Qualcomm), o USB PD 3.0 com PPS e até mesmo protocolos proprietários. 

As soluções de terceiros permitem um carregamento mais rápido e eficiente, mas geralmente são bastante dependentes de carregadores que utilizam o mesmo protocolo. Essa dependência é ainda maior ainda no caso de smartphones que oferecem carregamento acima de 100W, já que usam protocolos proprietários.

iPhone carregadores Apple Android potência

Outra informação interessante é que esses carregadores conseguem ter um desempenho superior até mesmo se comparado com as propostas da Apple. Neste cenário, e no caso de um iPhone, é possível economizar ao usar um carregador de terceiros original e ainda ter um desempenho elevado no carregamento rápido.

Não se esperava este comportamento do iPhone e nem dos carregadores da Apple. Era espectável que dado estar dentro do mesmo ecossistema, o carregamento fosse mais rápido e mais eficiente.

Fonte: Pplware.

5 novidades do iOS 16 que chegarão ao iPhone em 2023

 A Apple lançou recentemente o iOS 16.2 com muitas novas funcionalidades. Mas agora as atenções voltam-se para as funcionalidades adicionais que chegarão ao iPhone em 2023. Existem cinco funcionalidades do iPhone que a Apple prometeu anteriormente lançar ou melhorar, tais como uma opção de pagamento em prestações com o 'Apple Pay Later', e uma conta poupança no Apple Card.

Portanto, deixamos 5 novidades do iOS 16 que chegarão ao iPhone em 2023.

Pelo menos uma funcionalidade listada abaixo fará parte do iOS 16.3, enquanto algumas poderão não ser lançadas até ao iOS 16.4 ou posterior.

 

Proteção de dados avançada em mais países

A Apple introduziu recentemente uma funcionalidade opcional de Proteção de dados avançada que expande a encriptação de ponta a ponta para muitas áreas do iCloud quando ativada, incluindo backups do iCloud, fotos, notas, lembretes, ficheiros de voz, e muito mais. A funcionalidade foi ativada no iOS 16.2, macOS 13.1, e outras atualizações de software recentes apenas para utilizadores dos EUA e começará a ser lançada para o resto do mundo no início de 2023, de acordo com a Apple.

Não é claro quando é que a Proteção de dados avançada estará disponível em mais países, mas dado o período inicial de 2023, é possível que a funcionalidade seja ativada nas próximas fases beta, tais como iOS 16.3 ou iOS 16.4.

 

'Apple Pay Later' no iOS 16 em 2023

Anunciado na WWDC 2022 em junho, o 'Apple Pay Later' é uma funcionalidade de pagamento que permitirá aos clientes nos EUA dividirem uma compra em quatro pagamentos iguais ao longo de seis semanas, sem juros ou taxas a pagar. A funcionalidade será incorporada na aplicação Carteira e estará disponível para compras online e em aplicações no iPhone e iPad.

A Apple diz que a funcionalidade está a chegar numa futura atualização de software para os EUA e poderá não estar disponível em todos os estados. O 'Apple Pay Later' não está disponível no iOS 16.2 e não está presente na primeira versão beta do iOS 16.3. Contudo, poderá ser lançada no próximo ano, e expandida para mais países.

Apple Pay Later

Apple

 

Chaves de segurança para o ID Apple

O iOS 16.3 trará uma nova funcionalidade de Chaves de Segurança para o ID da Apple. A empresa disse que estará disponível globalmente no início de 2023. A funcionalidade dá aos utilizadores a opção de utilizar chaves de segurança de hardware para proteger ainda mais as suas contas.

Para os utilizadores que ativam esta funcionalidade, as Chaves de Segurança reforçam a autenticação de dois fatores da Apple, exigindo uma chave de segurança de hardware como um dos dois fatores em vez de um código de verificação de outro dispositivo Apple.

Chaves de Segurança Apple

 

Conta Poupança no Apple Card

Em outubro, a Apple anunciou que os utilizadores do Apple Card poderão em breve abrir uma nova conta poupança e ter as suas recompensas diárias em dinheiro automaticamente depositadas nela, sem taxas, sem depósitos mínimos, e sem requisitos de saldo mínimo. A conta seria gerida através da aplicação Carteira do iPhone.

Uma vez criada a conta, todo o Daily Cash (Dinheiro Diário) recebido a partir desse ponto seria automaticamente depositado na mesma e começaria a ganhar juros, a menos que um utilizador opte por continuar a tê-lo adicionado ao seu saldo. O Apple Card fornece 2-3% de  Daily Cash em compras feitas com o Apple Pay e 1% em compras feitas com o cartão físico.

A conta poupança foi listada nas notas de lançamento do iOS 16.1, mas não acabou por ser lançada com essa atualização e ainda não está claro quando estará disponível. O Apple Card continua disponível apenas nos Estados Unidos.

 

SOS via Satélite em mais países no iOS 16

A Apple anunciou recentemente que o recurso de SOS via satélite do iPhone 14, que salva vidas, será suportado em mais países no próximo ano. No entanto, a Apple não forneceu uma lista de países para onde a funcionalidade será expandida.

Esta funcionalidade foi lançada pela primeira vez em novembro nos EUA e Canadá e requer um iPhone 14, iPhone 14 Plus, iPhone 14 Pro, ou iPhone 14 Pro Max, que tenha iOS 16.1 ou posterior. O serviço tornou-se disponível na França, Alemanha, Irlanda, e Reino Unido no início deste mês, sendo o iOS 16.2 necessário para alguns números de serviço de emergência local. O serviço é gratuito durante dois anos, a partir da ativação de um modelo do iPhone 14.

Esta funcionalidade permite aos utilizadores do iPhone 14 enviar mensagens de texto para serviços de emergência via satélite, quando fora do alcance de dados móveis e Wi-Fi.

Fonte: Pplware.

Sensor de oxigénio do Apple Watch ‘acusado’ de preconceito racial

 O Apple Watch é um relógio inteligente bastante completo que traz várias características e recursos essenciais e úteis para o utilizador comum. Entre as várias ferramentas que disponibiliza encontram-se algumas da área da saúde, como o EEG, Frequência Cardíaca e o Sensor de Oxigénio.

No entanto, foi recentemente aberto um processo judicial contra a marca, acusando o sensor de oxigénio do Apple Watch de preconceito racial. Em suma, a ferramenta é 'acusada' de não ser coerente e precisa nos vários tons de pele e de exibir leituras imprecisas aos utilizadores com uma pele mais escura.

O oxímetro, ou sensor de oxigénio no sangue, do Apple Watch é um dos recursos mais populares integrados no dispositivo. Alguns estudos novos confirmam até que esta ferramente que mede o oxigénio no sangue do utilizador é tão confiável quanto um outro equipamento de grau médico com a mesma finalidade.

No entanto, recentemente este sensor foi alvo de uma ação coletiva que o acusa de preconceito racial.

Sensor de Oxigénio do Apple Watch descrimina quem tem pele mais escura?

De acordo com as últimas informações, um novo processo coletivo judicial contra a Apple foi aberto no passado dia 24 de dezembro por parte de um grupo de residentes de Nova Iorque que são também utilizadores do smartwatch da maçã. Segundo esse mesmo processo, os queixosos alegam que o sensor de oxigénio no sangue do Apple Watch não é coerente nos diferentes tons de pele e fornece leituras imprecisas aos utilizadores que têm um tom de pele mais escuro. Desta forma, a a ação indica que o recurso perpetua assim o preconceito racial que é generalizado nas áreas da saúde e medicina.

Pode ver a ação completa aqui.

O nível de oxigénio no sangue foi integrado pela primeira vez em 2020 nos Apple Watch Series 6. É um indicador importante do nosso bem‑estar geral, no sentido em que nos ajuda a compreender se o nosso corpo está a absorver bem o oxigénio e a distribuí-lo da melhor forma.

Este sensor do Apple Watch conta com quatro conjuntos de LED e quatro fotodíodos. Está incorporado no cristal traseiro totalmente redesenhado do Apple Watch e trabalha em conjunto com a app Oxigénio no sangue para determinar o nível de oxigenação.

Fonte: Pplware.

Vendas fracas do iPhone 14 Plus podem levar a Apple a cortar nos preços dos próximo iPhone

 Mesmo com todos os seus planos, a Apple tem problemas com as vendas do iPhone 14 Plus. Este modelo fez parte da renovação da sua linha, em especial para substituir o fim do modelo mini que a marca acabou por não renovar este ano.

Com prestações abaixo do esperado, é hora de a marca preparar o futuro e a sua estratégia para 2023. Do que é avançado, a Apple estará a preparar-se para reduzir os preços dos próximos iPhone e assim recuperar parte do mercado que acabou por perder.

iPhone 14 Plus Apple preços Pro

Vendas do iPhone 14 Plus podem mudar preços

Não é ainda uma informação oficial, mas há quem esteja a avançar que a Apple terá de rever o seu plano de preços para o iPhone que vai lançar em 2023. Em especial o modelo Plus deverá ver o valor reduzido, para assim se tornar mais atraente face às restantes propostas da linha.

A Apple quer aumentar a diferença entre o iPhone Plus e o Pro, de forma que os extras que separam estes modelos sejam mais realistas e mais ajustados. Com esta diferença de preços, os utilizadores podem acabar por ter uma visão mais realista do modelo Plus, algo que atualmente não acontece.

Como podemos ver hoje, o iPhone 14 Plus tem um preço de 1189€, apenas menos 160€ que o iPhone 14 Pro, que custa 1349€. Esta diferença é pouco atrativa face ao que este último traz, como o SoC A16, ecrã ProMotion com Dynamic Island, câmara telefoto e design de aço inoxidável.

iPhone 14 Plus Apple preços Pro

Apple está a mudar os seus planos, mesmo no Pro

Segundo o que é avançado pelo conhecido Yyeux1122, o corte nos preços poderá ser de 50 ou 100 dólares (46 ou 93 euros). Esta redução não se deverá limitar ao modelo Plus, podendo também ser alargada ao modelo base, para o tornar mais apelativo.

Não se sabe ainda se a Apple deverá alterar também os preços dos modelos Pro, ainda que a marca aposte nesta linha como sendo a mais evoluída e com mais capacidades. Estes 2 modelos (Pro e Pro Max) têm sido a escolha da maioria dos consumidores, como se tem visto nas vendas, positivas para os modelos de topo e negativas para os mais básicos.

É ainda muito cedo para se saber se a Apple irá mesmo fazer esta mudança nos preços nos próximos modelos do iPhone. Quem revelou a informação, o conhecido Yyeux1122, tem uma reputação bem firmada de acesso a informação privilegiada e tem acertado em muitas das suas previsões no passado.

Fonte: Pplware.